Breaking News
Home / Animais / Quetzal

Quetzal

PUBLICIDADE

Quetzal

 

Um símbolo de liberdade

Nome comum: Quetzal
Nome em inglês: Resplendant Quetzal
Nome científico: Pharomachrus mocinno
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Trogoniformes
Família: Trogonidae
Comprimento: 25 a 35 cm
Postura: de 2 a 4 ovos brancos e redondos de cada vez
Período de incubação: 29 dias

Características

Bico duro e compacto. Macho e fêmea têm aparências diferentes. Pés de 4 dedos. O quetzal é um belo pássaro de plumagem verde-esperalda com reflexos dourados. Sua cauda longa ondula quando ele voa.

Foi escolhido na Guatemala como símbolo de liberdade e sua imagem aparece na moeda do país, denominada “quetzal”. Pertence a uma família de pássaros chamados trogões, a qual tem um representante no Brasil, o sucuruá.

Às vezes, é chamado de “serpente de penas”. Ele foi considerado um pássaro sagrado pelas antigas civilizações americanas. Suas penas eram usadas para rituais, embora o pássaro sempre fosse poupado.

As penas da cabeça e das asas são semelhantes às da ave-de-paraíso. O quetzal vive nos ramos mais baixos das árvores das florestas tropicais do México e da Guatemala, em altitudes que vão de 1000 a 3000 metros. É uma ave tranqüila, que pode ficar horas pousada à espera de um inseto que passe ou de uma fruta que caia. Seu canto é um assobio ondulante que fica cada vez mais agudo e cessa repentinamente.

Juntos, o macho e a fêmea constroem o ninho, geralmente escondido em um oco de árvore. A incubação é feita por turnos. Quando o macho entra no ninho para cumprir seu turno, ele gira e senta-se de maneira que as penas da cauda fiquem fora do oco.

Fonte: www.felipex.com.br

Quetzal

Pharomachrus mocinno

Um símbolo de liberdade

O quetzal é um belo pássaro de plumagens verde-esmeralda com reflexos dourados. Sua cauda longa ondula quando ele voa. Foi escolhido na Guatemala como símbolo de liberdade e sua imagem aparece na moeda do país, denominada”quetzal”. Pertence a uma família de pássaros chamados trogões, a qual tem um representante no Brasil, o sucuruá. Às vezes, é chamado de “serpente de penas”. Ele foi considerado um pássaro sagrado pelas antigas civilizações americanas. Suas penas eram usadas para rituais, embora o pássaro sempre fosse poupado. As penas da cabeça e das asas são semelhantes às da ave-do-paraíso.

O quetzal vive nos ramos mais baixos das árvores das florestas tropicais do México e da Guatemala, em altitudes que vão de 1.000 a 3.000 metros. É uma ave tranqüila, que pode ficar horas pousada à espera de um inseto que passe ou de uma fruta que caia. Seu canto é um assobio ondulante que fica cada vez mais agudo e cessa repentinamente. Juntos, o macho e a fêmea constroem o ninho, geralmente escondido em um oco de árvore. A incubação é feita por turnos. Quando o macho entra no ninho para cumprir seu turno, ele gira e senta-se de maneira que as penas da cauda fiquem fora do oco.

Quetzal

Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Trogoniformes
Família: Trogonidae

CARACTERÍSTICAS

Comprimento: 25 a 35 cm

Bico duro e compacto
Macho e fêmea têm aparência diferentes
Pés de 4 dedos
2 a 4 ovos brancos e redondos de cada vez

Período de incubação: 29 dias

Fonte: www.achetudoeregiao.com.br

Quetzal

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Trogoniformes
Família: Trogonidae
Género: Pharomachrus

Quetzal é uma ave com plumagem de bonitas cores da família Trogonidae, que pode ser encontrada nas zonas tropicais da América Central.

Apesar de o termo “quetzal” ser aplicado a todas as espécies do género Pharomachrus, é muitas vezes usado para designar uma única espécie, o quetzal-resplandescente, Pharomachrus mocinno. Outros quetzais são:

P. antisianus: Quetzal-de-crista
P. auriceps: Quetzal-de-cabeça-dourada
P. fulgidus: Quetzal-de-pontas-brancas
P. pavoninus: Quetzal-pavão

O trogonídeo mexicano Euptilotis neoxenus é aparentado com o género Pharomachrus.

O nome “quetzal” é derivado da palavra náuatle quetzalli, “pena de cauda grande e brilhante”. O nome científico Pharomachrus vem do grego pharos (“manto”) e makros (“longo”), em referência à plumagem da cauda e asas do quetzal resplandescente.

Fonte: forum.g-sat.net

Veja também

Rinoceronte

Rinoceronte, Reprodução, Características, Espécies, Mamíferos, Hábitos, Fotos, Classificação, Habitat, Tamanho, Animal, Anatomia, Comportamento, Rinoceronte

Rinoceronte Branco

Rinoceronte Branco, Características, Tamanho, Alimentação, Habitat, Extinção, Espécie, Hábitos Alimentares, Reprodução, Peso, Visão, Rinoceronte Branco

Rinoceronte de Java

Rinoceronte de Java, Características, Tamanho, Alimentação, Habitat, Extinção, Espécie, Hábitos Alimentares, Reprodução, Peso, Rinoceronte de Java

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.