Breaking News
Home / Biologia / Sapo, Rã e Perereca

Sapo, Rã e Perereca

PUBLICIDADE

 

A designação popular sapos, tem duas conotações. Uma que se refere aos anuros em geral (incluindo os três) e outra que diz respeito aos anuros que possuem pele bastante rugosa. Possuem a pele rugosa e os membros posteriores mais curtos que os demais anuros, bem como uma concentração de glândulas de veneno nas laterais da cabeça (glândulas paratóides).

As rãs são popularmente conhecidas como anuros bastante ligados à água e bons nadadores. São animais de pele lisa e apreciados quanto a sua carne. Geralmente tem membranas bem desenvolvidas nos membros posteriores para natação.

As pererecas também possuem a pele mais lisa que os sapos, como as rãs. Seus membros são bastante desenvolvidos e adaptados a grandes saltos. Apresentam nas pontas dos dedos expansões em forma de disco que promovem adesão. São por isso capazes de caminhar em superfícies verticais, o que convém a seu hábito arborícola.

Fonte: www.anfibios.hpg.ig.com.br

Sapo, Rã e Perereca

Qual a diferença?

é a denominação popular dada no Brasil aos animais da classe dos anfíbios, ordem Anura ou Salientia (vagarosos), família Leptodactyladae(dedos terminados em pontas) , gênero Leptodactillus.

São comestíveis e muito apreciadas pelo seu paladar. Como todo nome vulgar é regional, no Brasil a rã é denominada jia, na Espanha rana, nos Estados Unidos e Inglaterra frog e na França grennouille.

A primeira pessoa que escreveu sobre a foi um cientista chamado Lineu, em 1758 seguido posteriormente por um outro cientista chamado Berg.

A denominação científica Leptodactyllus ocellatus, dada por Lineu em seus estudos, pode parecer dispensável para um leigo mas, se formos verificar, a mesma é chamada de rã-manteiga em Minas Gerais, rã-paulistinha no Rio de Janeiro, caçote na Bahia e yui na Argentina. Sapos, popularmente denominados no Brasil, pertencem à classe dos anfíbios , ordem Anura, geralmente da família Bufonidae.

Na Inglaterra são chamados de toad. Possuem pele rugosa, com glândulas de veneno na região dorsal do corpo, atrás do ouvido, e pernas mais curtas que as das rãs. Podem se afastar da água e suportam melhor que as rãs a vida em regiões secas. Em geral não se assustam com a presença humana. Não são comestíveis, devido às glândulas de veneno. Perereca (popular), designa no Brasil os animais da classe dos anfíbios, ordem Anura, família Hylidae.

Na Inglaterra a chamam de tree frog. Geralmente são pequenos de pernas finas e longas, possuem discos adesivos, tipo ventosas, nas pontas dos dedos, o que lhes permite subir em árvores ou paredes. Não são comestíveis.

Fonte: www.animalnet.com.br

Veja também

Água de Reuso

Água de Reuso

PUBLICIDADE O que é a água de reuso? É grande a preocupação com a disponibilidade …

Torniquete

PUBLICIDADE Definição Um torniquete pode ser definido como um dispositivo de constrição ou compressão usado …

cetose

Cetose

PUBLICIDADE Definição Cetose é um estado metabólico caracterizado por níveis aumentados de corpos cetônicos nos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.