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Ciclismo

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Ciclismo é o uso de bicicletas para o transporte, recreação, ou para o esporte.

As pessoas envolvidas no ciclismo são referidos como “ciclistas”, “bikers”, ou menos comumente, como “ciclistas”.

Andar de bicicleta é amplamente considerado como um modo muito eficaz e eficiente de transporte ótimo para abreviar distâncias.

As Bicicletas proporcionam inúmeros benefícios em comparação com veículos a motor, incluindo o exercício físico envolvido no ciclismo, levando em consideração que o ciclismo contribui para uma redução do consumo de combustíveis fósseis, menos poluição sonora, reduz o congestionamento, estacionamento mais fácil, maior capacidade de manobra, e acesso a estradas, caminhos e trilhas rurais.

As vantagens também incluem a redução do custo financeiro para o usuário, bem como para a sociedade em geral (dano insignificante às estradas, menos área de estrada necessário).

Entre as desvantagens do ciclismo são a instabilidade inerente da bicicleta, a proteção imensamente reduzida em acidentes (especialmente em colisões com veículos a motor), mais o tempo de viagem (exceto em áreas densamente povoadas), uma vulnerabilidade às condições meteorológicas, uma dificuldade em transportar passageiros, e o fato de um nível básico de aptidão é necessário para bicicleta moderada a longas distâncias.

Os benefícios de saúde do ciclismo regulares incluem:

Aumento da aptidão cardiovascular
Aumento da força muscular e flexibilidade
Melhoria da mobilidade articular
Diminuição dos níveis de estresse
Melhor postura e coordenação
Ossos fortalecidos
Diminuição dos níveis de gordura corporal
Prevenção ou tratamento da doença
Ansiedade e depressão reduzida.

Dicas de segurança Ciclismo:

Olhe para atrás antes de você virar, ultrapassar ou parar
Use sinais com o braço antes de virar à direita ou à esquerda
Obedeça semáforos e sinais de trânsito
Não ande sobre o pavimento a menos que haja um sinal de que diz que você pode
Em ruas movimentadas ou estreitas, não ande ao lado de outra pessoa
Quando ultrapassando carros estacionados, atente para as portas do carro de abertura de repente e permitir espaço para passar com segurança
Não use fones de ouvido enquanto estiver andando de bicicleta
Nunca utilize um telefone móvel.

Equipamentos de Segurança

Utilize capacete em todo momento do pedal
Luvas, para proteção numa eventual queda.
Faróis traseiro e dianteiro em caso de pedal noturno.
Espelhos retrovisores.
Faixas refletivas na bike e roupa.

Para o ciclista em qualquer lugar:

1. seja educado
2.
obedeça as leis de trânsito
3.
sempre sinalize suas intenções
4.
use roupas claras ou chamativas
5.
mantenha os refletores limpos
6.
evite ruas e avenidas movimentadas
7.
mantenha-se à direita e na mão de direção
8.
não faça zig-zag: procure pedalar mantendo uma linha reta
9.
aprenda a ouvir o trânsito

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Prática do Ciclismo

Existe consenso na literatura especializada na área da saúde quanto aos inúmeros benefícios obtidos com prática regular de exercícios físicos predominantemente aeróbicos.

Dentre os principais, está pedalar, juntamente com caminhar, correr e nadar. Entretanto, mesmo sendo um exercício popular, o ciclismo ainda carece de maiores informações a respeito de suas peculiaridades, de dicas básicas de segurança para o usuário da bicicleta, bem como de orientações técnicas de ergonomia necessárias à prática dessa modalidade.

Pedalar numa velocidade entre 16 e 19 km/h representa um esforço leve, ou seja, pode ser realizado mesmo por indivíduos sedentários e, eventualmente, acima do peso, sendo tolerado por trinta minutos já nas primeiras sessões e chegando a 60 minutos ou mais após algumas poucas semanas. No entanto, mesmo que seja em ritmo de passeio, recomenda-se que, nas primeiras semanas, sejam escolhidos percursos mais planos.

Pedalar é uma atividade muito mais natural do que possa parecer.

Segundo Hinault (1986), o ciclismo é o único esporte que realiza, de um modo muito completo, a simbiose “homem-máquina”, pois a bicicleta prolonga o seu próprio corpo. Trata-se de um exercício em que a pessoa transporta o seu peso corporal, utilizando-se de uma bicicleta, não sobrecarregando músculos e articulações nem a coluna vertebral. No entanto, é bom frisar que, na prática comum do ciclismo, muitas dores e desconfortos manifestados pelos usuários da bicicleta estão diretamente relacionados à falta de informação e ajustes ergonômicos da bicicleta (vide tópico específico a esse respeito).

Com a grande explosão da popularidade das bicicletas tipo “mountain bike”, pedalar ficou ainda mais fácil para pessoas de qualquer idade e condição física.

Houve uma revolução tecnológica no ramo de bicicletas. Com estilos modernos e mais confortáveis, materiais mais leves e com grande recurso de câmbio (com 18 marchas as mais populares e até 27 opções em alguns modelos de competição), essas máquinas vieram para conquistar tanto um público exigente em termos de performance (esporte competitivo), como o usuário não-atleta de cidades interioranas e das grandes cidades que usam a bicicleta como meio de locomoção ou visam apenas ao lazer ativo e saúde.

Com todos os atributos dessas novas bicicletas, os ciclistas contemporâneos podem pedalar inclusive em terrenos ondulados sem exigir grandes níveis de condições cardiorrespiratória e neuromuscular, bastando o usuário utilizar uma das opções de marcha que melhor lhe convier, em função do relevo e da condição física respectiva. Segundo Hinault (1986), um ciclista de corpulência média, para transpor um aclive de 5% de inclinação em velocidade de 10 km/h, precisa de apenas 100 watts de potência, o que, em geral, é acessível à maioria dos ciclistas.

História

O ciclismo é o esporte com corrida de bicicletas com objetivo de ver qual atleta chega em primeiro ou qual participante termina o trajeto em menos tempo.

Foi na Inglaterra, no século XIX, que o ciclismo iniciou-se como competição esportiva, época em que o aperfeiçoamento das bicicletas possibilitou o alcance de velocidades mais altas.

Regras:

O ciclismo é regido por diversas regras.

Geralmente enquadra-se em quatro categorias: provas em estradas, provas em pistas, provas de montanha (mountain bike) e BMX, e é praticado com diversos tipos e modelos de bicicletas.

No Mountain Bike existem várias categorias que são divididas em mais ou menos radicais, e são elas: Cross Country, em todo o tipo de terreno, de preferência no monte, seja a subir, plano ou a descer; o Free Ride, com um andamento mais extremo em que se dá preferência a saltos e descidas; o Down Hill que é a versão mais extrema e perigosa que consiste somente em descer, normalmente em altas velocidades, sendo praticado tanto em área rural ou urbana (o chamado Downhill urbano).

O ciclismo é sinônimo de aventura. Independente de campeonatos e torneios, é comum amigos se reunirem para fazer longos passeios de bicicleta, regado a muita amizade e solidariedade. O praticante do ciclismo chama-se ciclista.

Atividade física:

Em termos de saúde, o ciclismo é uma atividade rítmica e cíclica, ideal para desenvolvimento aeróbico e anaeróbico, dependendo do tipo de treinamento aplicado. Desenvolve o sistema cardiovascular dos praticantes, sendo ainda indicado por médicos especialistas como ótimo exercício para queima de gordura corporal e desenvolvimento de resistência de força muscular.

Em academias:

O mundo moderno inventou também o ciclismo estático, ou seja, a prática do ciclismo em bicicletas ergométricas e em locais fechados (casa, academia, clube, etc). Exercício aeróbico alternativo e seguro, ideal para indivíduos que desejam maior segurança, sustentação e facilidade de manejo do que o ciclismo de estrada ou de pista.

O ciclismo estático é indicado para pessoas que apresentam determinados tipos de lesões de joelhos, quadris, coluna e que não podem caminhar; grávidas, idosos, e principalmente obesos.

Fonte: www.nhs.uk/www.escoladebicicleta.com.br

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