Breaking News
Home / História do Brasil / Fazenda Itapema

Fazenda Itapema

PUBLICIDADE

A Fazenda Itapema fundada em 1860, é resultado do desbravamento de um trecho da Mata Atlântica, numa iniciativa pioneira do Coronel Sebastião de Barros Silva.

Utilizando mão de obra escrava, foram construídos os galpões, os terreiros de café, a senzala e a sede, preservados até os dias atuais.

No final do século XIX, passa para as mãos da família Levy, representada pelo primogênito Major José Levy Sobrinho.

O Major, como era carinhosamente conhecido pelos limeirenses, foi figura importante, não só no cenário político da cidade de Limeira como do estado de São Paulo.

Fazenda Itapema

O visitante fará uma viagem ao passado, através da arquitetura de suas construções e dos seus equipamentos ainda em funcionamento.

A fazenda foi escolhida, pela Rede Globo, para cenário do programa “Caminhos da Roça”, que é veiculado aos sábados de manhã.

fazenda-itapema-7

Informações: Fazenda Itapema Rod. Anhanguera, Km 150 – Limeira/SP

Fonte: www.limeira.sp.gov.br

Fazenda Itapema

fazenda-itapema-8

A Fazenda Itapema é considerada um patrimônio histórico do país,  já que sua sede centenária foi construída por escravos em 1860, na época  de nosso império.

Neste passeio, emocione-se ao visitar o galpão de café, a senzala e o complexo de máquinas para carpintaria e marcenaria em perfeito funcionamento.

Conheça o locomóvel, implementos agrícolas, tratores, o Lago Brasil e desfrute da sua maravilhosa paisagem natural.

Fazenda Itapema

A Fazenda Itapema foi fundada em 1860 pelo Coronel Sebastião de Barros Silva que, numa iniciativa idealista e contando com mão-de-obra escrava, desbravou um parte da nativa Mata Atlântica, introduzindo aí a cultura do café. Para tanto, foram construídas a sede, os galpões, a senzala e os terreiros que são, em grande parte, conservados até os dias de hoje.

Nessa mesma época, a Fazenda Ibicaba, próxima à Fazenda Itapema e pioneira na cultura do café na região, pertencia ao Senador Vergueiro que, numa atitude inovadora, começou a substituir a mão-de-obra escrava pela de imigrantes em 1846.

Foi assim que, em 1857, entre os imigrantes alemães, ali chegaram os irmãos José e Simão Levy. Em 1871, estabeleceram-se em Limeira como comerciantes e fundaram a Casa Bancária Levy & Irmão. No início da década de 1900, receberam a Fazenda Itapemacomo quitação de uma dívida que Sebastião de Barros Silva mantinha com a Casa Bancária.

Major José Levy Sobrinho, filho de Simão, juntamente com sua família, passam a residir na sede da fazenda Itapema. No auge do ciclo do café, tornaram-se grandes exportadores, através do porto de Santos.

Com a crise mundial de 1929, o Major Levy substituiu a lavoura do café pela do algodão.

Na década de 40 passa para o ciclo da cana-de-açúcar e, conseqüentemente, a produzir     guardente.

Nos anos 50, iniciou o armazenamento de uma reserva para envelhecimento natural em tonéis de madeira,  lançando, assim, um produto especial, denominado Canita. Essa reserva permanece conservada em seus tonéis  originais e, atualmente, é comercializada com o nome de Itapema.  Ainda hoje as terras são cultivadas com a plantação de cana-de-açúcar, pelos descendentes do Major  José Levy Sobrinho.

Fonte: www.fazendaitapema.com.br

Fazenda Itapema

A Fazenda Itapema fundada em 1860, é resultado do desbravamento de um trecho da Mata Atlântica, numa iniciativa pioneira do Coronel Sebastião de Barros Silva. Utilizando mão de obra escrava, foram construídos os galpões, os terreiros de café, a senzala e a sede, preservados até os dias atuais.

O visitante fará uma viagem ao passado, através da arquitetura de suas construções e dos seus equipamentos ainda em funcionamento.

A fazenda foi escolhida, pela Rede Globo, para cenário do programa “Caminhos da Roça”, que é veiculado aos sábados de manhã.

Informações: Fazenda Itapema – Rod. Anhanguera, Km 150

Fonte: citybrazil.uol.com.br

Veja também

Personagens da História de Limeira

PUBLICIDADE Capitão Luiz Manoel da Cunha Bastos O fundador de Limeira nasceu em Portugal, na …

Hino da Cidade de Limeira

PUBLICIDADE Música: Prof.ª Dyrcéia Ricci Ciarrochi Letra: Dr. Guilherme Mallet Guimarães Harmonização: Mário Tintori Chão …

Hidrografia de Limeira

PUBLICIDADE Rio Jaguari O município de Limeira tem como manancial de abastecimento o Rio Jaguari, que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.