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Correntes do Anarquismo

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Correntes do Anarquismo – Tipos

O Anarquismo filosófico

Lança o sistema de valores de uma sociedade livre e igualitária, sem governantes e governados, opressores e oprimidos, exploradores e explorados. Surge desde a antiguidade da China até a Grécia.

Anarquismo Filosófico sustenta que o Estado carece de legitimidade moral, que não há obrigação ou dever individual de obedecer ao Estado e, inversamente, que o Estado não tem o direito de comandar indivíduos.

No entanto, não defende ativamente a revolução para eliminar o Estado, mas clama por uma mudança gradual para libertar o indivíduo das leis opressivas e das restrições sociais do Estado moderno.

Anarquismo Filosófico é a visão de que o Estado carece de legitimidade moral, que não há obrigação ou dever individual de obedecer ao Estado e, inversamente, que o Estado não tem o direito de comandar indivíduos. No entanto, não defende ativamente a revolução para eliminar o Estado, mas clama por uma mudança gradual para libertar o indivíduo das leis opressivas e das restrições sociais do Estado moderno.

Os anarquistas filosóficos podem aceitar a existência de um estado mínimo como um “mal necessário” infeliz (geralmente considerado temporário), mas argumentam que os cidadãos não têm a obrigação moral de obedecer ao estado quando suas leis entram em conflito com a autonomia individual. O filósofo inglês William Godwin (1756 – 1836) é geralmente creditado como o fundador do Anarquismo Filosófico, e é freqüentemente chamado de o pai do Anarquismo moderno.

O Anarquismo individualista

Observa a sociedade como a soma de um conjunto de seres indivíduos, e não como um organismo personificado e alheio que os absorve ao tomar vida própria.

As responsabilidades sociais de cada sujeito devem se dar, portanto, em relação a outros indivíduos, e não com uma sociedade abstrata, o Estado. Surge na Inglaterra e na França, desde fins do século XVIII.

Anarquismo Individualista (ou Anarquismo Libertário) sustenta que a consciência individual e a busca do interesse próprio não devem ser restringidos por nenhum corpo coletivo ou autoridade pública, e que a imposição da democracia leva à opressão do indivíduo pela maioria. Tem sido argumentado que o Anarquismo Individualista tende a enfatizar a liberdade negativa (ou seja, oposição ao estado ou controle social sobre o indivíduo), enquanto o Anarquismo Social enfatiza a liberdade positiva (ou seja, a conquista do potencial e satisfação das necessidades humanas pela sociedade).

Anarquismo Individualista, também ao contrário do Anarquismo Social, apóia a propriedade privada, freqüentemente em uma economia de mercado, embora alguns sustentem que qualquer excedente deve ser doado.

William Godwin (1756 – 1836) defendeu uma forma extrema de Anarquia Individualista, propondo que todos os tipos de cooperação no trabalho deveriam ser eliminados.

Um dos primeiros e mais conhecidos proponentes do Anarquismo Individualista, Max Stirner (1806 – 1856), propôs uma forma egoísta extrema dele, que apoia o indivíduo fazendo exatamente o que lhe agrada, sem dar atenção a Deus, estado ou regras morais.

A versão americana do Anarquismo Individualista, como a de Thoreau, Josiah Warren (1798 – 1874) e Benjamin Tucker (1854 – 1939), tem uma forte ênfase na não agressão, na soberania individual e na teoria do valor do trabalho (que os valores das mercadorias estão relacionadas com o trabalho necessário para produzi-las).

Enquanto todos apoiavam a propriedade privada e os mercados livres (levando alguns a considerá-los pró-capitalismo), alguns, como Tucker, chamavam-se socialistas e eram vociferantemente anti-capitalistas.

Dentro do Anarquismo Individualista, existem diferentes formas, incluindo as seguintes:

Mutualismo é uma escola de pensamento anarquista, amplamente associada a Pierre-Joseph Proudhon (1809 – 1865), que imaginou uma sociedade onde cada pessoa poderia possuir um meio de produção individual ou coletivamente, com o comércio representando quantidades equivalentes de trabalho (a teoria do trabalho de valor). Mutualistas apóiam os mercados e a propriedade privada no produto do trabalho apenas na medida em que garantem aos trabalhadores o direito ao produto integral de seu trabalho. Alguns comentaristas sugerem que os Mutualistas estão mais preocupados com a associação e, portanto, estão situados em algum lugar entre o Individualista e o Anarquismo Social ou Coletivista.
O anarquismo de livre mercado (ou anarco-capitalismo) é uma forma mais extrema de anarquismo individualista que tenta reconciliar o anarquismo com o capitalismo e faz parte de um movimento mais amplo conhecido como libertarianismo. Ele defende a eliminação do estado; o fornecimento de aplicação da lei, tribunais, defesa nacional e todos os outros serviços de segurança por concorrentes financiados voluntariamente em um mercado livre, em vez de por meio de tributação obrigatória; a completa desregulamentação das atividades pessoais e econômicas não intrusivas; e um mercado autorregulado.
O economista franco-belga Gustave de Molinari (1819 – 1912) é considerado o contribuidor mais importante para a teoria, embora o americano Murray Rothbard (1926 – 1995) seja talvez o seu proponente mais franco, e em geral sua popularidade estava centrada no Estados Unidos.
O agorismo é uma forma extrema de anarcocapitalismo e libertarianismo, desenvolvida por Samuel Edward Konkin III (1947 – 2004) e partindo das ideias de Murray Rothbard (1926 – 1995), que tem como objetivo final uma sociedade em que todas as relações entre as pessoas são trocas voluntárias, um mercado completamente livre em uma economia clandestina ou “contra-econômica” na qual o Estado é redundante.

O Anarquismo mutualista

A primeira organização prática com bases Anarquistas surge a partir da corrente mutualista, no continente europeu do século XIX.

O mutualismo está baseado no associativismo e no cooperativismo, ou seja, na associação de indivíduos livres que apoiam-se mutuamente para garantir as condições de produção sem exploração.

Os meios de produção podem permanecer sendo utilizados de forma individual, mas o produto final pertence a quem trabalhou nele diretamente, portanto não permitindo o seu usufruto pelas classes parasitas.

O Anarquismo federalista

Desdobramento da organização anarquista e do apoio mútuo em uma geografia mais ampla, prevê a formação de redes de relações igualitárias e solidárias entre as diferentes associações de indivíduos.

Uma federação de cooperativas, uma federação de profissionais ou uma federação de associações de bairro ou municípios estão entre muitas das alternativas de uma organização federativa.

É uma forma de organização política e econômica da sociedade libertária em maior escala. Surge no mesmo periodo.

O Anarquismo coletivista

Prega a necessidade de expropriação revolucionária imediata de toda a propriedade excludente pelos trabalhadores para reorganizar a sociedade e a produção com bases libertárias.

Todos os instrumentos de trabalho devem ser coletivizados. Está na origem do Movimento Anarquista Histórico.

Surge na segunda metade do século XIX, dentro da Primeira Internacional.

Defende a luta de classes para promover a revolução social, o fim das classes, e que a mesma deve, e só pode ser feita sob o controle direto dos próprios trabalhadores, sem qualquer forma de controle Estatal.

O Anarquismo comunista

Reivindica a abolição de todo sistema de salários e preços, e o controle de toda a economia pela comuna popular.

Tanto os meios de produção quanto os próprios bens produzidos, devem ser propriedade comum.

Surge com bastante força em fins do século XIX e o princípio adotado é “de cada um conforme as suas capacidades, e a cada um conforme as suas necessidades”.

O fundamento teórico para a comunhão total dos bens é a de que todo trabalho é social, e de que os instrumentos com que se produz e a terra cultivada em que se colhe a vida são o resultado do trabalho humano em milênios e grande obra da natureza desde tempos remotos, e portanto, pertencem não a um homem ou mulher, mas à Terra e a toda a humanidade.

Foi carro chefe das experiências mais revolucionários da história contemporânea, principalmente na Ucrânia e na Espanha.

O Anarquismo sindicalista

Encontra no Sindicalismo Revolucionário uma forma dos trabalhadores assumirem o controle direto da revolução social e sobre a produção.

Surge na França, da cisão dos sindicatos revolucionários com os sindicatos reformistas, na última década do século XIX.

Impulsiona o Movimento Operário Internacional, com forte presença em quase todos os países da Europa, da América e da Oceania, além de organizar fortemente a luta operária em outros continentes.

Representa o auge do movimento operário combativo em todo o mundo.

Escolas de pensamento anarquistas

anarquismo é a filosofia política que considera as classes dominantes e o estado indesejáveis, desnecessários e prejudiciais ou, alternativamente, como autoridade oposta e organização hierárquica na conduta das relações humanas.

Os defensores do anarquismo, conhecidos como anarquistas, defendem sociedades sem Estado baseadas em associações voluntárias não hierárquicas.

No entanto, as escolas anarquistas de pensamento podem diferir fundamentalmente, apoiando qualquer coisa, desde o individualismo extremo até o coletivismo completo.

As tensões do anarquismo têm sido freqüentemente divididas nas categorias de anarquismo social e anarquismo individualista ou classificações duplas semelhantes, incluindo também o anarquismo verde e o anarquismo pós-esquerda.

anarquismo é uma ideologia de extrema esquerda e muito da economia anarquista e da filosofia jurídica refletem interpretações anti-autoritárias, antiestatistas e libertárias da política radical de esquerda e socialista, como comunismo, coletivismo, mercado livre, individualismo, mutualismo, participismo e sindicalismo, entre outras filosofias socialistas libertárias. Em algum ponto, “as correntes de pensamento coletivista, comunista e liberal e individualista das quais os anarquistas se inspiraram começaram a assumir uma qualidade cada vez mais distinta, apoiando o surgimento de uma série de escolas anarquistas”.

O antropólogo David Graeber observou que, embora as principais escolas de pensamento marxista sempre tenham fundadores (por exemplo, leninismo, trotskismo e maoísmo), as escolas de anarquismo “quase invariavelmente emergem de algum tipo de princípio organizacional ou forma de prática”, citando anarco-sindicalismo, individualista anarquismo e plataformismo como exemplos.

Correntes do Anarquismo – Principais

Anarquismo Filosófico é a visão de que o Estado carece de legitimidade moral, que não há obrigação ou dever individual de obedecer ao Estado e, inversamente, que o Estado não tem o direito de comandar indivíduos.

No entanto, não defende ativamente a revolução para eliminar o Estado, mas clama por uma mudança gradual para libertar o indivíduo das leis opressivas e das restrições sociais do Estado moderno.

Síntese das principais tendências e atores do movimento anarquista

Correntes do Anarquismo

ANARQUISMO FILOSÓFICO

Reconhece a beleza de uma sociedade sem governo, mas irrealizável por enquanto. Teve como expoente o escritor russo Leon Tolstói.

Esse ramo do anarquismo tinha como protagonistas: escritores e intelectuais anteriores a 1840. Caracteriza-se como uma postura academicista, livresca e à margem de todo o movimento organizado.

ANARCO-INDIVIDUALISMO

Crê que a sociedade não é um organismo – rompendo assim com as teorias funcionalistas, mas uma coleção de individualidades autônomas que não tem nenhuma obrigação para com a sociedade, mas apenas umas para outras. Deste modo, o anarco-individualismo tende a supor que os indivíduos que formam a sociedade devem ser livres e iguais e que podem chegar a sê-lo apenas por esforço pessoal e não pela ação de instituições exteriores.

O anarco-individualismo tem como protagonistas: intelectuais, artistas, profissionais autônomos e pessoas que preferem ficar à margem.

Teve como notáveis: William Godwin, Shelley, Wilde, Emerson, Thoreau.

ANARCO-EGOÍSMO

Recusa o Estado, a sociedade; tende ao niilismo – a ideia que nada tem importância. Costuma ser improdutivo.

Tem como protagonistas: poetas, vagabundos, mendigos e todos aqueles que não querem compromisso.

Expoente: Max Stirner.

MUTUALISMO

Propõe que, em lugar da sociedade recorrer ao Estado, ela deveria ser organizada por indivíduos que tomariam decisões voluntariamente, sobre uma base de igualdade e reciprocidade.

Luta por uma sociedade composta de grupos cooperativos de indivíduos livres, que trocavam os produtos indispensáveis à vida na base do valor do trabalho e permitiam o crédito gratuito graças a um “Banco do Povo”.

Tem como protagonistas: artesãos, pequenos comerciantes e pequenos proprietários, profissionais liberais e pessoas que cultivam a independência. O principal teórico foi Pierre-Joseph Proudhon.

O mutualismo é a corrente anarquista mais controvertida que existe. Tanto que o Coletivo Proletarizados Contra a corrente dedicou boa parte de sua revista n. 12 (Set/Dez de 2001) a estudar as implicações das premissas mutualistas para o movimento operário.

O grupo denuncia que o modelo proudhoniano de cooperativas foi cooptado por organismos do capitalismo financeiro como Banco Mundial e BID.

A distorção produz cooperativas atreladas aos governos financiados pelos organismos citados, sem nenhum tipo de autonomia e obedecendo a uma lógica mercantil que reproduz a sociabilidade mediada por mercadorias típica do Capital, da qual esses organismos chamam cinicamente pelo eufemismo de “economia solidária”. Ou seja, produz coisas como o Polo industrial de Horizontes (Ceará) em que os operários trabalham pelas ditas cooperativas sem nenhum vínculo empregatício, sem direitos trabalhistas e por longas jornadas de trabalho.

COLETIVISMO

A classe operária deve tomar o controle da economia por meio de uma revolução social, quando tiver destruído o aparelho de Estado e reorganizado a produção com base na propriedade coletiva, controlada por associações de trabalhadores.

Deve coletivizar os instrumentos de trabalho, mas os produtos do trabalho serão distribuídos segundo a fórmula: “de cada um segundo as suas capacidades; a cada um segundo seu trabalho”.

O Coletivismo teve como protagonistas: operários e camponeses que têm uma consciência de classe. O principal defensor dessa tese foi Mikhail Bakunin. A revolução espanhola, que coletivizou as lavouras e fábricas, é de nítida influência coletivista.

ANARCO-COMUNISMO

Deseja que além da coletivização dos meios de produção, os produtos do trabalho devem também ser postos em comum e distribuídos segundo a fórmula: de cada um segundo as suas capacidades, a cada um segundo suas necessidades. Pretende colocar a economia inteira nas mãos da sociedade através da abolição do sistema de salários e preços.

Os protagonistas deste corrente são indivíduos que aceitam o conceito de luta de classes, mas que têm uma visão mais ampla.

Teve como expoentes: Kropotkin, Malatesta, Faure, Goldman.

Uma das maneiras de se entender a distribuição no anarco-comunismo é através da criação de armazéns de víveres que seriam abastecidos e onde as pessoas pegariam o que precisassem sem ter de pagar.

ANARCO-SINDICALISMO

Concilia o difícil equilíbrio entre princípios libertários com as pressões da vida cotidiana para se obter melhorias salariais e melhores condições de trabalho. Tende a ser autoritário e reformista.

Tem como protagonistas indivíduos mais militantes e mais conscientes de um movimento operário poderoso.

O anarquismo está relacionado ao Libertarianismo (que defende a maximização dos direitos individuais e do livre arbítrio e minimizando o papel do estado) e, em particular, ao Socialismo Libertário (que defende um sistema orientado para o trabalhador que tenta maximizar a liberdade dos indivíduos e minimizar o concentração de poder ou autoridade), com a qual é quase um sinônimo.

Fonte: insurgentes.vilabol.uol.com.br/www.midiaindependente.org/www.philosophybasics.com

 

 

 

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