Breaking News
Home / História Geral / Neolítico

Neolítico

PUBLICIDADE

O termo Período Neolítico refere-se ao último estágio da Idade da Pedra – um termo cunhado no final do século XIX por estudiosos que abrange três períodos diferentes: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.

O período neolítico é significativo por sua arquitetura megalítica, a disseminação de práticas agrícolas e o uso de ferramentas de pedra polida.

Idade Neolítica

Neolítico, também chamado Nova Idade da Pedra, estágio final da evolução cultural ou desenvolvimento tecnológico entre humanos pré-históricos.

Caracterizou-se por ferramentas de pedra moldadas pelo polimento ou moagem, dependência de plantas ou animais domesticados, assentamento em aldeias permanentes e aparência de artesanato como cerâmica e tecelagem.

O Neolítico seguiu o Período Paleolítico, ou idade das ferramentas de pedra lascada, e precedeu a Idade do Bronze, ou período inicial das ferramentas de metal.

Qual foi o período neolítico?

O período neolítico ou a Nova Idade da Pedra foi um período da história da humanidade em que os humanos ainda usavam ferramentas de pedra, mas começaram a se estabelecer em acampamentos permanentes.

As datas exatas desse período variam, dependendo da cultura em discussão, mas geralmente é datada de cerca de 10.000 aC.

Várias características o diferenciam do período paleolítico ou da Idade da Pedra, que o precedeu diretamente.

Esse período marcou uma transição dramática na maneira como os humanos viveram, e às vezes é chamado de “Revolução Neolítica”, no espírito de outros eventos radicais da história da humanidade, como a Revolução Industrial.

Enquanto as culturas neolíticas usavam ferramentas de pedra como seus ancestrais anteriores, essas ferramentas tendiam a ser mais complexas e refinadas, e as pessoas estavam começando a explorar metais, embora informalmente.

Mais importante, o período foi marcado por uma transição da cultura de caça e coleta para a agricultura estabelecida, que permitiu às pessoas criar cidades e vilas permanentes, e abriu o caminho para uma cultura mais complexa.

Durante o período neolítico, as pessoas começaram a experimentar artesanato como cerâmica, tecelagem e outras formas de expressão artística. Por se instalarem em comunidades agrícolas, poderiam investir mais tempo nessas atividades, pois não estavam vivendo um estilo de vida pessoal como caçadores-coletores.

Além do cultivo, esses primeiros seres humanos também começaram a domesticar animais para trabalhar para eles e servir como fontes de alimento.

A criação de assentamentos fixos trouxe outras mudanças importantes.

A ideia de propriedade privada ou pessoal e propriedade da terra começou a se espalhar e as pessoas também começaram a acumular artefatos e objetos que podem não ter uso ou valor imediato.

O conceito de dinheiro começou a surgir, e algumas sociedades começaram a manter escravos também, à medida que papéis culturais começaram a surgir para várias pessoas na sociedade.

A prática da religião e da política também se tornou mais complexa durante o período neolítico, uma vez que as pessoas tiveram mais tempo para investir em pensar nos mistérios da vida.

Os seres humanos também começaram a negociar entre si e a desenvolver usos complexos para produtos de origem animal, como lã e leite. Esses eventos configuram a cultura humana para várias idades do metal, nas quais os humanos aprendem a utilizar e trabalhar uma variedade de metais.

Houve algumas conseqüências interessantes para o período.

A diversidade da dieta humana diminuiu radicalmente devido à agricultura, e alguns arqueólogos acreditam que o povo neolítico realmente tinha uma dieta pior do que os caçadores-coletores.

O período também provocou uma série de epidemias e a evolução de doenças graves, porque os seres humanos viviam muito próximos entre si e com uma variedade de espécies animais.

A Era Neolítica

Em nossa sociedade em ritmo acelerado e tecnologicamente avançada, pensamos pouco em como nossas frutas, legumes e grãos vêm quando fazemos compras no supermercado. De fato, muitas pessoas nos Estados Unidos e em outras partes do mundo desenvolvido se afastaram de um estilo de vida baseado na agricultura.

No entanto, a agricultura foi um dos desenvolvimentos mais importantes em toda a história da humanidade, que ocorreu durante o que os historiadores chamam de Era Neolítica.

Vamos definir esse período e examinar algumas de suas características, prestando atenção especial à Revolução Agrícola.

A Era Neolítica começou há cerca de 12.000 anos e terminou quando as civilizações começaram a subir por volta de 3500 AEC. O termo Neolítico vem de duas palavras: neo, ou novo, e lítico, ou pedra. Como tal, esse período de tempo às vezes é chamado de Nova Idade da Pedra.

Os seres humanos na Era Neolítica ainda usavam ferramentas e armas de pedra, mas estavam começando a aprimorar suas ferramentas de pedra. Também há evidências de metalurgia inicial, além de criar mais cerâmica.

Mas o que realmente distingue a Nova Idade da Pedra da Idade da Pedra Antiga, ou a Idade do Paleolítico, que a precedeu, é uma característica muito importante que é a característica principal do período: a invenção da agricultura.

O que é a Revolução Neolítica?

A Revolução Neolítica é a transformação das sociedades humanas de caçadores-coletores baseados em agricultura.

Esse período, que ocorreu entre 12.000 e 8.000 anos atrás, trouxe muitas mudanças profundas para a sociedade e a cultura humanas, incluindo a criação de cidades e habitações permanentes, a especialização do trabalho, o cozimento de pão e a fabricação de cerveja, propriedade pessoal, hierárquica mais complexa estruturas sociais, artesanato não agrícola, escravidão, estado, casamento oficial, herança pessoal e muito mais.

O termo “revolução neolítica” refere-se ao período de tempo em que ocorreu e às duradouras mudanças que causou.

Dezenas de milhares de anos atrás, não havia colheitas: apenas os ancestrais primitivos das plantas que reconhecemos como comestíveis.

Depois de centenas ou milhares de gerações de seleção intencional e acidental de agricultores humanos, que destruíram ou confiscaram as sementes de plantas com qualidades indesejáveis, domesticamos cepas otimizadas para nutrição máxima e maior rendimento. As chamadas “culturas fundadoras neolíticas” incluem emmer, einkorn, cevada, lentilha, ervilha, grão de bico, ervilhaca amarga e linho.

Todas essas são novas espécies criadas pela intervenção humana em espécies ancestrais selvagens.

O uso de campos para cultivo e celeiros para o armazenamento de alimentos simplifica todo esse esforço nutricional para os seres humanos, permitindo ocupações não agrícolas na sociedade. Surgiram sistemas de troca e troca, bem como moedas informais. Os agricultores poderiam ser pagos pelo fornecimento de alimentos a outras pessoas. Soldados poderiam ser treinados e exércitos criados.

A criação de bens pessoais e lojas de alimentos fez com que a pilhagem de invasores se tornasse mais comum, exigindo uma classe de soldados para proteger os agricultores.

A revolução neolítica foi a primeira reestruturação fundamental dos assuntos humanos vista em algumas centenas de milhares de anos.

A revolução neolítica surgiu pela primeira vez no Crescente Fértil, no atual Iraque, que também seria o local de fundação das primeiras grandes cidades do mundo, incluindo a Babilônia.

A humanidade era mais ativa e próspera em todo o Oriente Próximo e Oriente Médio. Alguns dos mais antigos assentamentos humanos conhecidos foram fundados no Líbano, na Síria e na Turquia apenas alguns milhares de anos após a conclusão da revolução neolítica.

As tumbas neolíticas de Newgrange são um ponto turístico popular na Irlanda

Stonehenge, na Inglaterra, do período neolítico médio

Fonte: www.ancient.eu/www.khanacademy.org/www.bbc.co.uk/www.wisegeek.org/www.history.com/www.yourdictionary.com/www2.nau.edu/dictionary.cambridge.org/www.penfield.edu/en.natmus.dk

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Arqueologia de Gênero

Arqueologia de Gênero

PUBLICIDADE Definição A arqueologia de gênero é um método investigativo da subdisciplina de estudar sociedades antigas através …

Criptologia

PUBLICIDADE Criptologia é a ciência preocupada com a comunicação e armazenamento de dados de forma …

Stonehenge

PUBLICIDADE Stonehenge – Monumento Stonehenge é um dos monumentos mais famosos do mundo. Fica na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.