Neolítico

PUBLICIDADE

Neolítico – O que é

O termo Período Neolítico refere-se ao último estágio da Idade da Pedra – um termo cunhado no final do século XIX por estudiosos que abrange três períodos diferentes: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.

período neolítico é significativo por sua arquitetura megalítica, a disseminação de práticas agrícolas e o uso de ferramentas de pedra polida.

Idade Neolítica

Neolítico, também chamado Nova Idade da Pedra, estágio final da evolução cultural ou desenvolvimento tecnológico entre humanos pré-históricos.

Caracterizou-se por ferramentas de pedra moldadas pelo polimento ou moagem, dependência de plantas ou animais domesticados, assentamento em aldeias permanentes e aparência de artesanato como cerâmica e tecelagem.

Neolítico seguiu o Período Paleolítico, ou idade das ferramentas de pedra lascada, e precedeu a Idade do Bronze, ou período inicial das ferramentas de metal.

Qual foi o período neolítico?

período neolítico ou a Nova Idade da Pedra foi um período da história da humanidade em que os humanos ainda usavam ferramentas de pedra, mas começaram a se estabelecer em acampamentos permanentes.

As datas exatas desse período variam, dependendo da cultura em discussão, mas geralmente é datada de cerca de 10.000 aC.

Várias características o diferenciam do período paleolítico ou da Idade da Pedra, que o precedeu diretamente.

Esse período marcou uma transição dramática na maneira como os humanos viveram, e às vezes é chamado de “Revolução Neolítica”, no espírito de outros eventos radicais da história da humanidade, como a Revolução Industrial.

Idade Neolítica

Enquanto as culturas neolíticas usavam ferramentas de pedra como seus ancestrais anteriores, essas ferramentas tendiam a ser mais complexas e refinadas, e as pessoas estavam começando a explorar metais, embora informalmente.

Mais importante, o período foi marcado por uma transição da cultura de caça e coleta para a agricultura estabelecida, que permitiu às pessoas criar cidades e vilas permanentes, e abriu o caminho para uma cultura mais complexa.

Durante o período neolítico, as pessoas começaram a experimentar artesanato como cerâmica, tecelagem e outras formas de expressão artística. Por se instalarem em comunidades agrícolas, poderiam investir mais tempo nessas atividades, pois não estavam vivendo um estilo de vida pessoal como caçadores-coletores.

Além do cultivo, esses primeiros seres humanos também começaram a domesticar animais para trabalhar para eles e servir como fontes de alimento.

A criação de assentamentos fixos trouxe outras mudanças importantes.

A ideia de propriedade privada ou pessoal e propriedade da terra começou a se espalhar e as pessoas também começaram a acumular artefatos e objetos que podem não ter uso ou valor imediato.

O conceito de dinheiro começou a surgir, e algumas sociedades começaram a manter escravos também, à medida que papéis culturais começaram a surgir para várias pessoas na sociedade.

A prática da religião e da política também se tornou mais complexa durante o período neolítico, uma vez que as pessoas tiveram mais tempo para investir em pensar nos mistérios da vida.

Os seres humanos também começaram a negociar entre si e a desenvolver usos complexos para produtos de origem animal, como lã e leite. Esses eventos configuram a cultura humana para várias idades do metal, nas quais os humanos aprendem a utilizar e trabalhar uma variedade de metais.

Houve algumas consequências interessantes para o período.

A diversidade da dieta humana diminuiu radicalmente devido à agricultura, e alguns arqueólogos acreditam que o povo neolítico realmente tinha uma dieta pior do que os caçadores-coletores.

O período também provocou uma série de epidemias e a evolução de doenças graves, porque os seres humanos viviam muito próximos entre si e com uma variedade de espécies animais.

Neolítico – Cronologia

O termo Neolítico ou Nova Idade da Pedra é mais frequentemente usado em conexão com a agricultura, que é a época em que o cultivo de cereais e a domesticação animal foram introduzidos.

Como a agricultura se desenvolveu em épocas diferentes em diferentes regiões do mundo, não há uma data única para o início do Neolítico. No Oriente Próximo, a agricultura foi desenvolvida por volta de 9.000 aC, no sudeste da Europa por volta de 7.000 aC e, posteriormente, em outras regiões. Mesmo dentro de uma região específica, a agricultura se desenvolveu em épocas diferentes. Por exemplo, a agricultura se desenvolveu primeiro no sudeste da Europa por volta de 7.000 aC, na Europa Central por volta de 5.500 aC e no norte da Europa por volta de 4.000 aC. No Leste Asiático, o Neolítico vai de 6.000 a 2.000 aC.

A cerâmica é outro elemento que torna problemática a datação do Neolítico.

Em algumas regiões, o surgimento da cerâmica é considerado um símbolo do Neolítico, mas essa noção torna o termo Neolítico ainda mais ambíguo, uma vez que o uso da cerâmica nem sempre ocorre após a agricultura: no Japão, a cerâmica aparece antes da agricultura, enquanto no A agricultura do Oriente Próximo é anterior à produção de cerâmica.

Todos esses fatores tornam o ponto de partida do Neolítico um tanto confuso. Deve ser lembrado que a origem do termo encontra-se em um sistema de classificação EC do final do século 19 e devemos ter em mente suas limitações.

A Era Neolítica

Em nossa sociedade em ritmo acelerado e tecnologicamente avançada, pensamos pouco em como nossas frutas, legumes e grãos vêm quando fazemos compras no supermercado. De fato, muitas pessoas nos Estados Unidos e em outras partes do mundo desenvolvido se afastaram de um estilo de vida baseado na agricultura.

No entanto, a agricultura foi um dos desenvolvimentos mais importantes em toda a história da humanidade, que ocorreu durante o que os historiadores chamam de Era Neolítica.

Vamos definir esse período e examinar algumas de suas características, prestando atenção especial à Revolução Agrícola.

A Era Neolítica começou há cerca de 12.000 anos e terminou quando as civilizações começaram a subir por volta de 3500 AEC.

O termo Neolítico vem de duas palavras: neo, ou novo, e lítico, ou pedra. Como tal, esse período de tempo às vezes é chamado de Nova Idade da Pedra.

Os seres humanos na Era Neolítica ainda usavam ferramentas e armas de pedra, mas estavam começando a aprimorar suas ferramentas de pedra. Também há evidências de metalurgia inicial, além de criar mais cerâmica.

Mas o que realmente distingue a Nova Idade da Pedra da Idade da Pedra Antiga, ou a Idade do Paleolítico, que a precedeu, é uma característica muito importante que é a característica principal do período: a invenção da agricultura.

O Fim do Neolítico

No final do Neolítico, a metalurgia do cobre é introduzida, o que marca um período de transição para a Idade do Bronze, às vezes chamada de Era Calcolítica ou Eneolítica.

O bronze é uma mistura de cobre e estanho, que tem uma dureza maior do que o cobre, melhores propriedades de fundição e um ponto de fusão mais baixo. O bronze poderia ser usado para fazer armas, algo que não era possível com o cobre, que não é duro o suficiente para suportar as condições de combate. Com o tempo, o bronze se tornou o principal material para ferramentas e armas, e boa parte da tecnologia da pedra tornou-se obsoleta, sinalizando o fim do Neolítico e, portanto, da Idade da Pedra.

O que é a Revolução Neolítica?

Revolução Neolítica é a transformação das sociedades humanas de caçadores-coletores baseados em agricultura.

Esse período, que ocorreu entre 12.000 e 8.000 anos atrás, trouxe muitas mudanças profundas para a sociedade e a cultura humanas, incluindo a criação de cidades e habitações permanentes, a especialização do trabalho, o cozimento de pão e a fabricação de cerveja, propriedade pessoal, hierárquica mais complexa estruturas sociais, artesanato não agrícola, escravidão, estado, casamento oficial, herança pessoal e muito mais.

O termo “revolução neolítica” refere-se ao período de tempo em que ocorreu e às duradouras mudanças que causou.

Dezenas de milhares de anos atrás, não havia colheitas: apenas os ancestrais primitivos das plantas que reconhecemos como comestíveis.

Depois de centenas ou milhares de gerações de seleção intencional e acidental de agricultores humanos, que destruíram ou confiscaram as sementes de plantas com qualidades indesejáveis, domesticamos cepas otimizadas para nutrição máxima e maior rendimento. As chamadas “culturas fundadoras neolíticas” incluem emmer, einkorn, cevada, lentilha, ervilha, grão de bico, ervilhaca amarga e linho.

Todas essas são novas espécies criadas pela intervenção humana em espécies ancestrais selvagens.

O uso de campos para cultivo e celeiros para o armazenamento de alimentos simplifica todo esse esforço nutricional para os seres humanos, permitindo ocupações não agrícolas na sociedade.

Surgiram sistemas de troca e troca, bem como moedas informais. Os agricultores poderiam ser pagos pelo fornecimento de alimentos a outras pessoas. Soldados poderiam ser treinados e exércitos criados.

A criação de bens pessoais e lojas de alimentos fez com que a pilhagem de invasores se tornasse mais comum, exigindo uma classe de soldados para proteger os agricultores.

revolução neolítica foi a primeira reestruturação fundamental dos assuntos humanos vista em algumas centenas de milhares de anos.

revolução neolítica surgiu pela primeira vez no Crescente Fértil, no atual Iraque, que também seria o local de fundação das primeiras grandes cidades do mundo, incluindo a Babilônia.

A humanidade era mais ativa e próspera em todo o Oriente Próximo e Oriente Médio. Alguns dos mais antigos assentamentos humanos conhecidos foram fundados no Líbano, na Síria e na Turquia apenas alguns milhares de anos após a conclusão da revolução neolítica.

As tumbas neolíticas de Newgrange são um ponto turístico popular na Irlanda

Stonehenge, na Inglaterra, do período neolítico médio

O Período Neolítico – Resumo

Neolítico ou Nova Idade da Pedra foi um período no desenvolvimento humano de cerca de 10.000 aC até 3.000 aC. Considerado a última parte da Idade da Pedra, o período Neolítico é representado por uma progressão nas características comportamentais e culturais, incluindo o cultivo de safras silvestres e domésticas e o uso de animais domesticados.

O antigo Oriente Próximo foi o lar das primeiras civilizações dentro de uma região que correspondia aproximadamente ao Oriente Médio moderno, incluindo a Mesopotâmia, o antigo Egito, o antigo Irã, o Levante e a península arábica. Sítios nesses locais que datam de aproximadamente 9.500 aC são considerados o início do período Neolítico.

A cultura neolítica no Oriente Próximo é separada em três fases:

Neolítico 1 (Neolítico pré-olaria A),
Neolítico 2
 (Neolítico pré-olaria B) e
Neolítico 3
 (Neolítico pré-olaria).

Neolítico 1

A fase Neolítica 1 provavelmente começou com um templo no sudeste da Turquia em Gobekli Tepe por volta de 10.000 aC. A estrutura é o mais antigo local de culto feito pelo homem conhecido.

Possui sete círculos de pedra cobrindo 25 acres que contêm pilares de pedra calcária esculpidos com animais, insetos e pássaros, que se acredita servirem como suportes de telhado.

A complexidade do templo e o esforço envolvido em sua construção implicam que ele foi construído por colonos de longa data. Os principais avanços da fase Neolítica 1 giram em torno do desenvolvimento das práticas agrícolas, como colheita, seleção de sementes e domesticação de plantas e animais.

Na camada mais antiga de Gobekli Tepe, pilares de tijolos de barro em forma de T são decorados com pictogramas abstratos e enigmáticos e relevos de animais esculpidos.

Os pictogramas podem representar símbolos sagrados comumente compreendidos, conhecidos nas pinturas rupestres do Neolítico em outros lugares. Os relevos representam mamíferos como leões, touros, javalis, raposas, gazelas e burros; cobras e outros répteis; artrópodes, como insetos e aracnídeos; e pássaros, especialmente abutres.

Os mortos provavelmente foram expostos para consumo por abutres e outras aves carniceiras.

Quando o edifício foi construído, a região ao redor provavelmente estava arborizada e era capaz de sustentar essa variedade de vida selvagem, antes que milênios de assentamento e cultivo levassem às condições de quase Poeira que prevalecem hoje.

Neolítico 2

O Neolítico 2 começou por volta de 8.800 aC e é caracterizado por assentamentos construídos com casas retangulares de tijolos de barro com quartos individuais ou múltiplos, o maior uso de animais domesticados e avanços em ferramentas. Esses desenvolvimentos na arquitetura apontam para assentamentos em locais permanentes. Enquanto o tijolo de barro é perecível, o investimento de tempo e esforço na construção de casas indica o desejo de permanecer em um único local por muito tempo. Os achados do sepultamento e a preservação dos crânios dos mortos, muitas vezes cobertos de lama para criar características faciais, sugerem um culto ancestral.

Um assentamento de 3.000 habitantes foi encontrado nos arredores de Amã, na Jordânia. Considerado um dos maiores assentamentos pré-históricos no Oriente Próximo, ‘Ain Ghazal foi continuamente habitado de aproximadamente 7.250 a 5.000 a.C. Este assentamento produziu o que se acredita serem as primeiras figuras humanas em grande escala. Modeladas em gesso, consistem em estátuas completas e bustos, alguns dos quais têm duas cabeças. Grande esforço foi colocado na modelagem das cabeças, com olhos bem abertos e íris delineadas por betume.

As estátuas representam homens, mulheres e crianças. As mulheres são reconhecidas por características que lembram seios e barrigas ligeiramente aumentadas, mas nem as características sexuais masculinas nem femininas são enfatizadas e nenhuma das estátuas tem órgãos genitais. Apenas os rostos têm detalhes.

Embora tenham sido produzidos para serem independentes, eles provavelmente deveriam ser vistos apenas de frente, por isso sua planura desproporcional.

A fabricação das estátuas não teria permitido que durassem muito. Como foram enterrados em perfeitas condições, eles podem ter sido produzidos com o propósito de sepultamento intencional e nunca foram exibidos.

Neolítico 3

Começando por volta de 6400 AC, este período é caracterizado pelo surgimento de culturas distintas em todo o Crescente Fértil, como o Halafian (Turquia, Síria, Mesopotâmia Setentrional) e Ubaid (Mesopotâmia Meridional).

A cerâmica foi produzida e usada pela primeira vez nesta época, um efeito direto da agricultura e dos assentamentos permanentes que surgiram como resultado. Não mais nômades, os indivíduos usavam vasos de cerâmica para armazenar os alimentos que cultivavam ou criavam e a água coletada de fontes locais. Além disso, surgiu a necessidade de pratos, xícaras e objetos adicionais usados no consumo de alimentos e bebidas.

Fonte: www.ancient.eu/www.khanacademy.org/www.bbc.co.uk/www.wisegeek.org/www.history.com/www.yourdictionary.com/www2.nau.edu/www.penfield.edu/en.natmus.dk

Veja também

Criptologia

PUBLICIDADE Criptologia é a ciência preocupada com a comunicação e armazenamento de dados de forma …

Stonehenge

PUBLICIDADE Stonehenge – Monumento Stonehenge é um dos monumentos mais famosos do mundo. Fica na planície …

Paleolítico

PUBLICIDADE Paleolítico – Definição O Paleolítico (‘Idade da Pedra Antiga’) constitui o pedaço mais antigo da Idade da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.