Breaking News
Home / História Geral / Teatro Barroco

Teatro Barroco

PUBLICIDADE

 

O que é o Teatro Barroco?

O Teatro Barroco é um termo que descreve o período entre os séculos 17 e 18 na Europa, quando o teatro tornou-se extravagante.

Esta forma de teatro não tinha os elementos e direção tipicamente associados com o neoclassicismo e da era da iluminação.

Temas de peças de teatro tornou-se menos focado em religião e mais focada nas interações ou descobertas da humanidade.

O estilo barroco do teatro era incomum para a época, muitas vezes animada e considerado vulgar devido a projetos vistosos trajes e cenários elaborados e efeitos especiais. Além disso, o Teatro Barroco produziu alguns dos dramaturgos mais respeitados do mundo e foi a base para o teatro moderno.

Antes desse período, a Igreja produziu a maioria dos jogos para aprimorar os ensinamentos da religião.

As produções também serviram para informar o público sobre o comportamento social adequado.

Com a descoberta da América e os avanços tecnológicos, os dramaturgos começaram a se concentrar mais nas realizações do homem. Eles começaram a ver o mundo inteiro como o seu palco e escreveram peças de acordo com suas crenças pessoaisao invés do que os da igreja.

Dramaturgos do teatro barroco, como William Shakespeare e Jean Baptiste Poquelin Molière, escreveram peças sobre política, o universo, ou o decência da vida privada.

Como os dramaturgos escreveu parcelas mais detalhados, as definições para o palco do teatro barroco tornou-se mais elaborado.

Assim começou a combinação de drama com belas artes. Antes de teatro barroco, os cenários e as configurações de cena foram simplista e não se alterou.

Durante o período barroco, encenadores começou a empregar artistas para pintar o pano de fundo para as diversas cenas em suas peças.

O período barroco apresentou efeitos especiais para o palco, juntamente com edifícios reais para abrigar produções teatrais.

O primeiro teatro foi construído em Veneza com os outros a seguir em toda a Europa. Com um edifício real para grupos de teatro para atuar em, os diretores foram capazes de adicionar efeitos especiais para melhorar suas produções. Alguns desses efeitos incluíram aparições ator de alçapões, efeitos para voar pelo palco, e a introdução de luzes do palco e as luzes do pé.

Os desenhos trajes da época eram mais elaboradas, e se tornou socialmente aceitável para as mulheres de participar em produções de teatro barroco.

Caracteres antes do período barrocomuitas vezes usavam trajes simples e eram geralmente desempenhados por homens.

As mulheres poderiam agora desempenhar o papel de heroínas, e muitas vezes usavam plumas de cores brilhantes ou grandes saias extras para diferenciá-lo dos outros personagens do jogo.

Os heróis usavam trajes decorados com lantejoulas e cristais, que refletiam a luz e reforçada seus atos heróicos no palco.

O Teatro Barroco

Significativo durante o século XVII.

Chamado de a arte da contra-reforma, o barroco é, ao mesmo tempo, uma reação ao materialismo renascentista e às idéias reformistas de Lutero e Calvino e um retorno à tradição cristã.

O espírito da época é atormentado, cheio de tensão interna, marcado pela sensação da transitoriedade das coisas, pessimista e com gosto pelo macabro.

A princípio sóbrio e depurado, torna-se, com o tempo, rebuscado, com abundância de metáforas.

França

O teatro francês, ao contrário do inglês e do espanhol, consegue adaptar-se ao gosto refinado do público aristocrático a que se destina.

Obedece a regras muito rigorosas: o tema é obrigatoriamente imitado de um modelo greco-romano; as unidades aristotélicas têm de ser respeitadas; a regra do “bom gosto” exige que a ação, de construção lógica e coerente, nunca mostre situações violentas ou ousadas; o texto, em geral em versos alexandrinos, é muito poético. A fundação da Comédie Française por Luís XIV (1680) transforma o teatro numa atividade oficial, subvencionada pelo Estado.

Autores franceses

Em ”Cid”, Pierre Corneille descreve o conflito entre o sentimento e a razão; e esta última é vitoriosa. Jean Racine ”Fedra” pinta personagens dominados por suas paixões e destruídos por elas. Em suas comédias, Molière cria uma galeria de tipos ”O avarento”, ”O burguês fidalgo” que simbolizam as qualidades e os defeitos humanos. Em todos esse autores se notam traços que vão se fortalecer no neoclassicismo.

Molière (1622-1673), pseudônimo de Jean-Baptiste Poquelin. Filho de um rico comerciante, tem acesso a uma educação privilegiada e é desde cedo atraído pela literatura e a filosofia. Suas comédias, marcadas pelo cotidiano da época, são capazes de criticar tanto a hipocrisia da nobreza quanto a avidez do burguês ascendente.

Suas principais obras são: ”O avarento”, ”O burguês fidalgo”, ”Escola de mulheres”, ”Tartufo”, ”O doente imaginário”.

Inglaterra

Um período de crise começa quando, após a Revolução Puritana, em 1642, Oliver Cromwell fecha os teatros. Essa situação perdura até a Restauração (1660).

Autores ingleses

No início do século XVII, destacam-se John Webster ”A duquesa de Malfi” e John Ford ”Que pena que ela seja uma prostituta”. Depois da Restauração os nomes mais importantes são os dos colaboradores Francis Beaumont e John Fletcher ”Philaster”.

Itália

O teatro falado é pouco original, copiando modelos da França. Mas na ópera ocorrem revoluções que modificam o gênero dramático como um todo.

Em 1637, a ”Andrômeda”, de Francesco Manelli, inaugura o teatro da família Tron, no bairro veneziano de San Cassiano, modelo para casas futuras.

Espaço cênico italiano

Troca-se a cena reta greco-romana pelo “palco italiano”, com boca de cena arredondada e luzes na ribalta, escondidas do público por anteparos.

Pela primeira vez é usada uma cortina para tampar a cena.

As três portas da cena grega são substituídas por telões pintados que permitem efeitos de perspectiva e é introduzida a maquinaria para efeitos especiais.

Apagam-se as luzes da sala durante o espetáculo, para concentrar a atenção do público no palco.

Há uma platéia e camarotes, dispostos em ferradura. A ópera torna-se tão popular que, só em Veneza, no século XVII, funcionam regularmente 14 teatros.

Fonte: www.wisegeek.com/liriah.teatro.vilabol.uol.com.br

Veja também

Populista

Populista

PUBLICIDADE Definição Populista, em geral, é uma ideologia ou movimento político que mobiliza a população …

Corrida Espacial

Corrida Espacial

PUBLICIDADE Definição A corrida espacial da Guerra Fria (1957 – 1975) foi uma competição na exploração do …

Caso Watergate

Caso Watergate

PUBLICIDADE Watergate Watergate pode ser a história mais famosa na história americana de jornalismo investigativo. Isso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.