Breaking News
Home / Biologia / Abelha

Abelha

PUBLICIDADE

Reino: Animalia

Filo: Arthropoda

Classe: Insecta

Ordem: Hymenoptera

As abelhas são insetos sociais que vivem em colônias, convivem em um sistema complexo de organização, dividindo as funções na colmeia. Esta composta por apenas uma rainha, dezenas de zangões e milhares de operárias.

A rainha é responsável pela reprodução e secreta uma substância denominada feromônios, que é distribuída a todas as abelhas da colmeia. Esta substância informa a presença desta na colmeia e, impede o desenvolvimento de órgãos sexuais femininos nas operárias, impossibilitando-as de se reproduzirem. Se aparecer outra rainha na colmeia elas lutarão até que uma morra.

A rainha é criada numa cápsula especial denominada realeira e, é alimentada com geleia real, rica em nutrientes extras necessários para que ela desenvolva um corpo maior.

A rainha recebe milhões de espermatozoides dos zangões, que ficam em um reservatório de seu organismo denominado espermateca. Ela poderá realizar outros voos durante a época de acasalamento ate que a espermateca esteja completamente cheia. Esta fase de reprodução se dá apenas uma vez em sua vida, e a mesma só saíra da colmeia novamente para uma enxameação, que é quando um enxame abandona a colmeia para formar uma nova.A rainha é quase duas vezes maior que as outras abelhas e, é responsável pela postura dos ovos, sendo a única da colmeia com capacidade de reprodução.

Abelha

Os zangões são os únicos machos da colmeia e, nascem de ovos fecundados num alvéolo maior que o das operárias. Sua função é o de acasalamento, morrendo após o mesmo.

As abelhas operárias dividem as funções, umas coletam o néctar para produzir mel, enquanto outras cuidam das larvas, vedam orifícios, constroem os favos e protegem a colmeia.

O ciclo de vida das abelhas consiste em quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto. As operárias vivem aproximadamente 60 dias, enquanto a rainha pode viver até 5 anos.

As abelhas possuem olfato aguçado e podem sentir odores a quilômetros de distância, devido estar associado à antena na parte posterior onde possuem receptores químicos. Possuem o olfato e paladar interligados, pois também possuem receptores na língua.

As abelhas estão desaparecendo segundo pesquisadores. Fato este preocupante, pois o trabalho das abelhas garante renovação dos vegetais, através da polinização. As sementes responsáveis pela produção das plantas provem dos frutos e estes de flores. Para que haja boa safra é necessário que as flores sejam polinizadas, para que o pólen de uma flor macho seja levado a uma flor fêmea, ou seja, grande parte dos alimentos vem através da polinização das abelhas.

Camila Correia

Veja também

Água de Reuso

Água de Reuso

PUBLICIDADE O que é a água de reuso? É grande a preocupação com a disponibilidade …

Torniquete

PUBLICIDADE Definição Um torniquete pode ser definido como um dispositivo de constrição ou compressão usado …

cetose

Cetose

PUBLICIDADE Definição Cetose é um estado metabólico caracterizado por níveis aumentados de corpos cetônicos nos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.