Breaking News
Home / Biologia / Colmeia

Colmeia

PUBLICIDADE

Colmeia – Definição

A colmeia é a pedra angular de toda a apicultura moderna.

Ele fornece um local seguro para as abelhas armazenarem reservas de alimentos e aumentar o suprimento constante de crias necessárias para manter as colônias saudáveis e fortes.

O que é uma colmeia?

É o lugar que uma colônia de abelhas melíferas chama de lar. A família das abelhas pode ocupar uma caixa de madeira feita pelo homem ou um tronco oco vazio.

A capacidade das abelhas de encontrar novos locais para construir suas colmeias é verdadeiramente fascinante. Se as condições mudarem ou a colônia ultrapassar sua localização atual, eles procurarão uma nova colméia para chamar de lar. Então, antes que você perceba – eles vão embora.

Na definição mais ampla, as colmeias são naturais ou domésticas.

Na natureza, as abelhas criam colméias naturais onde desejam. E, embora nunca venhamos a domesticar as abelhas de verdade – construímos colmeias para elas.

Para a maioria das pessoas, o termo colmeia se refere à caixa real que os apicultores fornecem para as abelhas. No entanto, muitas vezes, quando dizemos colmeia, estamos falando não apenas sobre a localização física – mas também sobre a família de abelhas que mora lá dentro!

Abelhas que vivem em colmeias

As abelhas do subgênero “apis”, como as nossas abelhas melíferas, vivem em colmeias. Em algumas partes do mundo, existem espécies de abelhas que constroem ninhos abertos.

No entanto, na maioria das regiões – o ninho das abelhas estará dentro de uma cavidade fechada. Aqui, as abelhas realizam todas as atividades de sustentação da vida das abelhas.

Uma simples visão do lado de fora de uma colmeia não dá nenhuma indicação da magia acontecendo lá dentro.

Na verdade, durante o inverno, a colmeia pode parecer morta – mas as abelhas estão aninhadas dentro dela.

Com comida armazenada o suficiente e boa saúde – a colônia pode se acalmar e sobreviver aos meses frios até que a primavera chegue novamente.

Por que as células da colmeia têm a forma de um hexágono?

Colmeia

Há mais de mil anos, um estudioso romano propôs que a forma de hexágono em uma colmeia permite mais paredes compartilhadas, resultando em menos tempo e energia gastos na criação de cada célula.

Mais recentemente, houve até uma prova matemática conhecida como “Conjectura de favo de mel”, que mostra que quanto mais compacta a forma de um hexágono em uma célula de favo de mel, menos energia e cera de abelha são necessárias para produzi-lo.

Colmeia – Biologia

Uma colmeia tem entre 30 a 60 mil abelhas. Quando está muito cheia, cerca de metade destes indivíduos constroem uma colmeia nova, juntamente com a abelha rainha, pois seus ovos são necessários para uma nova comunidade. A colmeia anterior então terá uma nova rainha.

A abelha rainha poucos dias depois de nascer, está pronta para seu primeiro voo de acasalamento, onde é cortejada pelos zangões. Depois de fecundada, ela sai em busca de um novo lar, junto com outras abelhas.

Com o material trazido da antiga colmeia, as abelhas operárias começam a construir uma nova.

O lugar deve ser adequado para proteção do clima e de predadores. Os favos são construídos em formato hexagonal para aproveitar ao máximo o espaço da colmeia. São utilizados para as abelhas se locomoverem, depositar o mel e para a rainha colocar seus ovos.

São presos pela parte superior, e construídos de cima para baixo com um espaço de 6 a 9 mm entre eles. No alto é guardado o mel, em seguida as larvas e ovos, e, por fim os zangões.

Cada colmeia possui favos dos dois lados. São erguidos com uma elevação de 4 a 9° para que o mel não venha a escorrer e as larvas não caiam.

ColmeiaColmeia

Na colmeia, a comunidade é complexa, onde as abelhas dividem as funções, uma parte é responsável por coletar néctar para produzir mel, enquanto outras cuidam das larvas, vedam orifícios e constroem o resto dos favos.

A temperatura da colmeia é de 34 e 36 °C, necessária para controlar a textura da mesma. Quando a temperatura se eleva, algumas operárias batem as asas para ventilar e outras trazem gotículas de água.

Uma colmeia pode durar vários anos se não for atacada por predadores.

As abelhas que serão futuras rainhas farão o mesmo que a mãe, após serem fecundadas, reunirão suas operárias e formarão suas próprias colmeias.

Existem dois tipos básicos de Colmeias do ponto de vista metodológico:

Colmeia rústico: uma Colmeia que não tem intervenção humana, como o oco natural de uma árvore, ou é construído sem muita sofisticação. Colmeia “racional” é um construído de acordo com os princípios que visam otimizar a produção de mel e dar as melhores condições possíveis para as abelhas

Colmeia pente fixo : feito em troncos ocos, em copos de cortiça em cestas de vime em capas de palha, onde as abelhas construirão a pentes de cera como seus próprios critérios.

Colmeia

Partes de uma colmeia

A colmeia feita para a prática da apicultura possui várias partes:

Uma configuração básica para uma colmeia consiste em sete componentes: um suporte da colmeia, placa de fundo, corpo da colmeia, excludente rainha, super mel, tampa interna e uma tampa da colmeia.

1. Suporte para colmeia

Um suporte de colmeia funciona para elevar a colmeia do solo. Isso mantém o fundo do poço seco e ajuda a isolar a colmeia. Enquanto alguns apicultores optam por criar seus próprios suportes para colmeias, Dadant vende uma variedade de estilos, incluindo suportes para colmeias de madeira, suportes para colmeias de aço inoxidável e nosso mais novo suporte para colmeias feito de materiais reciclados.

2. Quadro inferior

O tabuleiro inferior forma o chão em uma colmeia e fornece um único ponto para as abelhas entrarem e saírem da colméia.

Esta entrada tem duas configurações: uma configuração ampla para os meses mais quentes e um tamanho reduzido para as condições mais frias.

Essa entrada única também ajuda as abelhas a defender a colmeia de possíveis ameaças.

A placa inferior deve sempre ser mantida fora do solo para o controle adequado da umidade na colmeia.

2a. (Alternativa) Placa inferior filtrada

Tábuas de fundo com tela ganharam popularidade nas últimas décadas. Ao fornecer mais ventilação, uma placa inferior com tela mantém a colmeia mais fria no verão e melhora o controle dos níveis de umidade no inverno.

O uso de uma placa de fundo com tela também se mostrou eficaz em reduzir o número de ácaros Varroa, permitindo que eles caiam pela tela e saiam das colmeias.

A placa Dadant Screen IPM tem uma tela de monitoramento removível adicional para verificar os níveis de Varroa de uma colmeia.

3. Corpo da colmeia (também conhecido como Câmara de criação, Ninho de criação, Caixa de criação, Super profundo)

Os corpos das colmeias são caixas de madeira que servem de alojamento para a colônia e ficam diretamente no topo do tabuleiro inferior. Medindo 9-½ ”de altura, eles são normalmente os maiores componentes da colmeia. Os corpos das colmeias têm oito ou dez estruturas onde a rainha põe seus ovos e as operárias armazenam pólen e mel para alimentação.

Cada corpo de colmeia tem espaço suficiente para abrigar entre 50.000 e 60.000Operários.

Para permitir espaço para expansão e evitar a enxameação, alguns apicultores empilham dois corpos de colmeias para fornecer mais espaço.

Esta configuração é especialmente útil em regiões com temperaturas mais frias, pois permite colônias maiores e maior armazenamento de alimentos necessários para sobreviver a invernos mais longos.

4. Queen Excluder

excluidor de rainha é uma seção plana da colmeia com uma grade de metal calibrada. O tamanho preciso da grade evita que a rainha maior deixe o corpo da colmeia, mas permite que as abelhas operárias passem.

Isso restringe a rainha a pôr ovos e criar ninhadas no corpo da colmeia, enquanto as operárias preenchem os quadros nas seções superiores com mel.

5. Honey Supers (também conhecido como Super raso)

As melgueiras recebem seu nome de sua posição na colmeia: elas são “superiores” ou acima do corpo da colmeia. Disponíveis nas profundidades de 6-5/8 ” e 5-11/16 “, são menores que os corpos das colmeias para mantê-los mais leves e fáceis de manusear quando cheios de mel. Ao “puxar” o mel, os apicultores estão removendo quadros completos das melgueiras para extrair o mel que contêm.

6. Tampa interna

A tampa interna ajuda a fornecer a quantidade adequada de espaço de trabalho e ventilação de que as abelhas precisam. Dadant oferece uma variedade de designs de cobertura interna, incluindo a Cobertura Interna Innerview, feita com duas camadas de vidro laminado. Este design inovador auxilia no isolamento e permite que os apicultores verifiquem facilmente suas colmeias sem perturbar a colônia.

7. Cobertura de colmeia telescópica

Usar uma cobertura telescópica que se estende pelas laterais da colmeia ajuda a proteger a colônia das intempéries.

A Dadant Pintado Tele Tampa apresenta uma camada superior galvanizada que adiciona uma barreira protetora adicional e ajuda na longevidade.

Como é feita uma colmeia?

Colmeia

É muito simples e legal.

CERA DE ABELHA!

As abelhas produzem cera de abelha a partir de oito glândulas produtoras de cera em seu abdômen ou barriga.

Primeiro, eles comem um pouco de seu próprio mel, em seguida, usam o conteúdo de açúcar do mel e o convertem em cera. Assim que a cera é feita, eles usam seus “pés” para coletá-la ou raspar da barriga, mastigar um pouco e formar células hexagonais perfeitas, todas criadas a partir de seus pezinhos. Eles fazem folha após folha com um espaçamento preciso de cerca de 1/4 ” entre as folhas. Dessa forma, eles podem caminhar entre e atender às necessidades da colmeia.

O espaçamento também ajuda a manter uma temperatura adequada.

As células hexagonais têm o propósito mais simples … armazenar seus bens preciosos, ninhada (bebês em desenvolvimento), mel (sua comida) e pólen (sua nutrição).

Fonte: Camila Correia/carolinahoneybees.com/www.dadant.com/www.beverlybees.com/www.perfectbee.com/goldenbee.ca

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Fator Rh

PUBLICIDADE Fator Rh – O que é O fator Rhesus, também conhecido como fator Rh, é um …

Flavonoides

PUBLICIDADE Os flavonoides ou bioflavonoides, são compostos naturais de plantas que constituem os pigmentos responsáveis …

Aldosterona

PUBLICIDADE Aldosterona – Hormônio A maioria das pessoas nunca ouviu falar desse hormônio em particular, mas ele …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.