Breaking News
Home / História do Brasil / Fazenda Morro Azul

Fazenda Morro Azul

PUBLICIDADE

Enquanto a maioria das fazendas de café têm estilo colonial, são belas e amplas, porém, sem maior criatividade, o Solar da Morro Azul, se destaca pela excelência de seu projeto arquitetônico e sua forma apalacetada, sendo a única sede rural brasileira com azulejos, portugueses e ingleses, utilizados na decoração de sua fachada.

No processo de tombamento, ocorrido em 1973, comandado pelo pesquisador, Arlindo de Salvo, foi considerada como, “Talvez o mais requintado exemplar de fazenda do Século XIX”.

Por ter hospedado, duas vezes o Imperador Pedro II, é conhecida na região, como a Fazenda do Imperador, mais precisamente, como Casa de D. Pedro.

Na área externa o visitante se deliciará com um riacho de pedras, a floresta com seu centenário jequitibá, a gruta construída pelos escravos e um magnífico conjunto de salas de banho, constituindo as Ruínas das Termas do Imperador.

Fazenda Morro Azul, está aberta para visitações, previamente agendadas, para grupos organizados, com opção para serviço de restaurante. Os passeios, serão acompanhados por guias ou por pessoas ligadas à família proprietária.

Fazenda Morro Azul

Informações: Fazenda Morro Azul
Rod. Limeira-Iracemápolis

Fonte: www.limeira.sp.gov.br

Fazenda Morro Azul

Fazenda Morro Azul / Fazenda do Imperador

Construção de 1877, sua sede é um palacete azulejado, sendo a única sede rural brasileira com azulejos, portugueses e ingleses, utilizados na decoração de sua fachada.

Serviu de hospedagem a D.Pedro II e intelectuais.

Apresenta um conjunto balneário anexo à casa, constituindo as Termas do Imperador.

Pode-se observar Palmeiras Imperiais e Pau Ferro, papéis de parede franceses e ingleses, gobelinos e quadros antigos, uma capela dourada, lustres e móveis do século XIX, biblioteca, com livros raros e os quartos e camas, em que dormiram, o Imperador D. Pedro II, a Imperatriz e a Princesa Isabel.

Foi tombada pelo CONDEPHAAT em 1973.

Atualmente, boa parte de suas terras se encontra arrendada para o plantio de cana de açúcar.
Localização: Acesso pela Rodovia Limeira-Iracemápolis

Fonte: www.brasilchannel.com.br

Veja também

Personagens da História de Limeira

PUBLICIDADE Capitão Luiz Manoel da Cunha Bastos O fundador de Limeira nasceu em Portugal, na …

Hino da Cidade de Limeira

PUBLICIDADE Música: Prof.ª Dyrcéia Ricci Ciarrochi Letra: Dr. Guilherme Mallet Guimarães Harmonização: Mário Tintori Chão …

Hidrografia de Limeira

PUBLICIDADE Rio Jaguari O município de Limeira tem como manancial de abastecimento o Rio Jaguari, que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.