PUBLICIDADE
Períodos Literários descrevem as diversas escolas literárias, num determinado período histórico, seguindo certos estilos, movimentos e preocupações da época.
A Literatura constantemente evolui à medida que novos movimentos emergem para falar das preocupações de diferentes grupos de pessoas e períodos históricos.
No agrupamento de textos de acordo com “tipo”, o conceito de gênero é aplicado a todas as obras literárias, passado, presente ou futuro. Assim, vendo um trabalho único em seu contexto genérico torna-se inseparável de vê-lo como parte da história literária.
O conceito de período literário também implica um agrupamento através do tempo. Mas uma obra, ao invés de ser “colocada” dentro do todo da história literária, é “colocada” dentro de um prazo muito mais restrito.
O conceito de período fornece um outro sistema de classificação, ordenação literária e cultural em ordem cronológica de dados, dentro de certos períodos de tempo distintos. Assume-se cada época tem suas características especiais, que são refletidos em seus artefatos representativos ou criações.
O Conceito de Período
Basicamente, o conceito período sugere duas coisas:
1) que as obras literárias podem ser agrupadas de acordo com o que eles compartilhar uns com os outros dentro de um determinado intervalo de tempo, e
2) que este agrupamento pode ser diferenciado de outros grupos tais cronológicos. Períodos literários compartilham, na frase de René Wellek, a “sistemas de normas”, que incluem coisas como convenções, estilos, temas e filosofias.
Cuidados e Qualificações
Quando lemos, a maioria de nós gostaria de ter pelo menos alguma informação sobre períodos históricos, porque parece nos dar entrada imediata e satisfatória em uma obra literária. Muitas vezes parece explicar uma série de coisas sobre um poema, o jogo, ou romance.
No entanto, antes de olharmos mais especificamente em como o estudo de um período pode nos ajudar, temos de levantar certos tipos de questões que são importantes para o estudo literário, ou, para essa matéria, para qualquer estudo que se propõe a buscar a verdade. Método acadêmico e cuidado acadêmico, muitas vezes significa observar, questionar, e observar as qualificações necessárias para qualquer teoria geral.
Podemos perguntar, por exemplo, como são as “características” de um determinado período determinado? Os fatos sugerem que, muitas vezes a maioria dos escritores em um período continuará a utilizar as normas do período anterior. Devemos notar, então, que geralmente é uma minoria especial, os artistas maiores e mais significativas, que moldam e refletem o caráter de definição de um período literário.
Também fica claro que, pelo menos, três qualificações para o conceito de período são necessárias.
Primeiro, as características que diferenciam os períodos são sempre relativos: obras escritas em um período de tempo muitas vezes exibem continuidades com obras de outros períodos, bem como diferenças entre si.
Em segundo lugar, o início, a floração, e no final de cada período literária pode ser definida, mas não pode ser fixada com precisão, além disso, as datas de terminais tais pode variar de um país para outro. Em terceiro lugar, nenhum trabalho individual pode sempre incorporam tudo o que está associado com um dado período.
Outra coisa que podemos tentar evitar, como lemos em, ou sobre um período, é o que pode ser chamado de “falácia da evolução.” Isso envolve a alegação de que um determinado período representa um “avanço” de algum tipo, ou que algo “superior” “evoluiu” de antes, mais “primitivas” formas. Quanto mais uma literatura estudos, mais se reconhece que o paradigma do progresso cumulativo é insustentável, que um período não pode ser dito para ser “melhor” que outro. O que nós vemos é que as obras de diferentes estilos (que refletem os seus períodos de tempo), muitas vezes passam por ciclos de recepção entusiástica, então desfavor, e então talvez renascimento do interesse.
Finalmente, o estudante atento poderá notar que mesmo a rotulagem dos períodos e movimentos literários nem sempre parecem ser consistentes. Isto aconteceu porque os nomes tradicionais derivar de uma variedade de fontes.
“Humanismo” veio da história das idéias, eo “renascimento” de historiadores da arte, “Restauração” veio da história política, e “O Século XVIII” é estritamente cronológica, “neoclássico” e “romântico” veio da teoria literária, enquanto tanto “elisabetano” e “vitoriana” veio os nomes dos monarcas reinantes.
Utilidade do conceito
Apesar destes cuidados e qualificações, o estudo de períodos literários e movimentos pode ser útil de três maneiras. No mínimo, por aluno ou por estudioso, há sempre alguma alusão provocação contemporânea que só podem ser esclarecidas pelo estudo da idade. Mais significativamente, tal estudo pode ajudar a evitar o perigo de um potencial de interpretar mal uma obra através da ignorância de seu contexto histórico. Finalmente, e mais importante, grandes obras de arte, de fato, parecem mais claras e mais interessante em proporção à posse do leitor de certos tipos gerais de informação sobre a idade em que foram produzidos – seja sobre a orientação religiosa da idade ou da sua cosmologia , sobre sua atitude em relação ao “amor”, para os clássicos ou o seu próprio lugar na história, em direção ao estado, o indivíduo ou a sociedade. A experiência do leitor de literatura será necessariamente enriquecido pelo conhecimento das atitudes prevalecentes em relação à educação, dinheiro, casamentos arranjados, o dever, a ética; por suas atitudes para com a natureza humana, incluindo a importância atribuída às várias faculdades humanas (espírito, razão, sentimento, imaginação, ). E especialmente importante para o estudante de literatura são as atitudes representativas da idade de direção de arte e os métodos de sua criação.
Descritores Período
Os períodos e movimentos literários após o período clássico são normalmente identificados como segue:
Medieval (a partir da queda de Roma até o século XIV ou XV)
Renascença (desde seus primórdios na Itália no século XIV através do século XVI no resto da Europa, com uma mudança em alguns países para “Barroco”, na sua última fase)
O neoclássico (a partir de meados do século XVII, com o seu desenvolvimento posterior do século XVIII como o “Século das Luzes”)
Do período romântico (a partir dos últimos decênios do século XVIII e continuar pelo menos até o meio do século XIX)
O movimento realista e sua extensão final do século XIX em “naturalismo”
E, finalmente, o período moderno, que tem sido dada muitos nomes, todos eles, até agora, provisório.
Cada um desses grandes períodos e movimentos é de âmbito internacional e designa o sistema de normas que dominaram a cultura ocidental em um determinado momento do processo histórico.
Historiadores da literatura Inglês empregar rótulos período que enfatizam, em alguns casos, as variações locais da estes períodos internacionais. Por exemplo, “elisabetano” designa um período que corresponde ao Renascimento. “Vitoriana” designa a literatura de meados do século XIX até a virada do século XX na Inglaterra e nas suas esferas de influência. No entanto, as bulas múltiplas, enquanto que derivados de fontes diferentes, são em última análise, compatível.
Cursos de literatura mais exigidos apresentar uma amostra de “marcos”, representando diferentes gêneros e selecionados a partir de diferentes períodos literários.
Há, naturalmente, cursos eletivos na literatura que estudam tanto o gênero e período em maior detalhe, examinando mais especificamente as obras de um determinado “tipo” ou período, ou lendo as obras de um único autor.
Períodos Literários – Lista de Movimentos
Arcadismo
Barroco
Humanismo
Maneirismo
Modernismo
Naturalismo
Parnasianismo
Quinhentismo
Realismo
Renascimento
Romantismo
Simbolismo
Trovadorismo
Qual é a definição de movimentos literários?
Um movimento literário é definido por um grupo de escritores com ideias compartilhadas sobre uma série de coisas que vão desde: estilo, o conteúdo, a filosofia, as preocupações sociológicas, arte, cultura, etc. Um movimento literário pode estar em oposição um movimento literário atual.
Por exemplo, na Inglaterra, o romantismo (aproximadamente 1789-1832) foi vista como uma reação à literatura neoclássica (aproximadamente 1660-1789).
Datas de períodos literários são sempre debatidos.
As datas de movimentos são muitas vezes influenciado historicamente, ou por vezes, por uma questão de eficiência, estes períodos são frequentemente sincronizados com eventos históricos significativos.
Por exemplo, o início do romantismo às vezes é listado como 1789, o primeiro ano da Revolução Francesa.
Não é adicionado significado em que a Revolução Francesa marcou o início do declínio das monarquias com a ascensão da democracia, enquanto Romantismo comemorou o individualismo (que teria mais impacto em uma democracia do que em uma monarquia). Neste caso, o movimento (romantismo) foi influenciada por, e reciprocamente influenciadas, os efeitos políticos da Revolução Francesa.
Isso não quer dizer que todos Romantismo só pode ter ocorrido neste período de tempo. Há escritores hoje que poderia ser definido como românticos.
É justo que o movimento formado, floresceu, e foi definida durante este tempo.
Há também movimentos dentro dos movimentos.
Modernismo (aproximadamente final do século 19 – a década de 1960), contém muitos movimentos similares e / ou diferentes: Realismo Mágico, surrealismo, futurismo, Imagens e Teatro do Absurdo – para citar alguns.
Amplamente definido, movimentos literários são tendências dentro de períodos literários em que a literatura é unificado por intelectual compartilhada, linguística, religiosa e influências artísticas.
Movimento literário descreve um surto coletivo de abordagem anideological ou crítica a literatura, que é diferente dos outros antes dele e geralmente leva a novas direções depois.
Períodos e Movimentos Literários
Como os Períodos Literários são estabelecidos?
Estudiosos identificam e estabelecem um período literário, examinando a cultura, sociedade, história e literatura de uma nação, região ou outra unidade cultural ou geopolítica por um período prolongado.
Eles descrevem um lugar através da análise de uma cultura local, sociedade, história e literatura.
Eles determinam seus principais diferenciais e tendências culturais, sociais, históricos, econômicos e outros.
Eles analisam o conteúdo, estilo, temas, gêneros, formulários e outros aspectos literários dos trabalhos produzidos por autores indígenas e avaliar como e em que grau essas características são típicas.
Outras denominações para períodos literários
A noção de períodos literários ajuda os estudiosos a descrever, analisar e caracterizar cronologicamente literatura por dividi-la. Mas um período literária não é a única unidade cronológica que é útil para a caracterização e obras literárias autores. Os termos época, o movimento, a idade, e época são também empregues.
Os significados desses termos são diferenciada; mas para efeitos práticos, há pouca diferença entre qualquer uma destas palavras quando se trata de designar um período literário; cada um pode ser usado para este propósito -para designar uma unidade de tempo criados para classificar literatura.
Fonte: www.colegiosaofrancisco.com.br/www.enotes.com/electricka.com
Excelente , achei bem explicativo e didático esse texto.
🙂