Breaking News
Home / Temas Transversais / Inclusão Social

Inclusão Social

PUBLICIDADE

O que é

A Inclusão Social é o processo de melhorar as condições para os indivíduos e grupos para participarem na sociedade.

A pobreza por si só não é um marcador abrangente de privação.

Raça, etnia, sexo, religião, local de residência, status de deficiência, idade, HIV, AIDS, orientação sexual ou outros marcadores estigmatizados, conferem desvantagem que exclui as pessoas de uma série de processos e oportunidades.

A Inclusão Social tem como objetivo capacitar as pessoas pobres e marginalizadas para aproveitar oportunidades globais em expansão. Ela garante que as pessoas tenham uma voz nas decisões que afetam suas vidas e que gozam de igualdade de acesso a mercados, serviços e espaços políticos, sociais e físicas.

Termo

Inclusão social
Inclusão Social

O termo “inclusão social”, juntamente com “exclusão social” e “coesão social” são termos que são frequentemente utilizados em relação às iniciativas do governo e pacotes de financiamento.

Os termos são amplos e significam coisas diferentes para pessoas diferentes em contextos diferentes.

“Inclusão social” é muitas vezes usado para descrever o efeito oposto ao “exclusão social”.

É geralmente resulta de uma ação positiva tomadas para mudar as circunstâncias e hábitos que levam, ou possam causado, à exclusão social. Trata-se de permitir que as pessoas ou as comunidades a participem plenamente na sociedade.

“Exclusão social” geralmente descreve o fenômeno onde as pessoas não têm nenhum reconhecimento por parte, ou a voz ou participação na sociedade em que vivem.

As causas da exclusão social são múltiplas e, geralmente, aparecem relacionados com os fatores que afetam uma pessoa ou as circunstâncias sociais ou econômicas da comunidade, onde o efeito impede as pessoas de participar plenamente na sociedade. Comunidades também pode auto-excluir, removendo-se da comunidade em geral.

Por exemplo, uma definição de “exclusão social” poderia ser:

Sendo excluídos da sociedade, ou partes da sociedade, como um resultado de um ou mais dos seguintes fatores:

Desemprego;
Dificuldade financeira;
Juventude, ou idade avançada;
Problemas de saúde (física ou mental);
Abuso de substâncias ou dependência, incluindo álcool e drogas;
Discriminação em razão do sexo, raça, origem étnica, religião, credo ou sexualidade;
Pobres realização educacional ou habilidades;
Relacionamento e família pobre;
Condições precárias de habitação (que é a habitação que não cumprem as normas básicas de habitabilidade);
Crime (ou como vítima de um crime ou como um delinquente reabilitação na sociedade).

“Coesão social” é um termo comumente usado em política social, sociologia e ciência política para descrever os laços que unem as pessoas, no contexto da diversidade cultural.

Definição

Inclusão social
Inclusão Social

A Inclusão Social é o ato de fazer todos os grupos de pessoas dentro de uma sociedade se sentir valorizado e importante.

A Inclusão Social é baseado em noções das pessoas se sentirem pertencente, aceitas e reconhecidas e implica a realização de plena e igual participação em instituições econômicas, sociais, culturais e políticas.

Conceito

Inclusão social
Inclusão Social

Inclusão Social é oferecer aos mais necessitados oportunidades de acesso a bens e serviços, dentro de um sistema que beneficie a todos e não apenas aos mais favorecidos no sistema meritocráticoem que vivemos. (ONU).

Inclusão social é um termo amplo, utilizado em contextos diferentes, em referência a questões sociais variadas.

De modo geral, o termo é utilizado aofazerreferência à inserção de pessoas com algum tipo de deficiência às escolas de ensino regular e ao mercado de trabalho, ou ainda a pessoas consideradas excluídas, que não tem as mesmas oportunidades dentro da sociedade, por motivos como: condições sócio-econômicas, gênero, raça, deficiências etc…

Há vários conceitos para esse termo, mas existe uma unidade, isto é, um ponto em comum: a inclusão social introduz um novo horizonte para a sociedade, pois indica outra etapa no processo de conquista dos direitos por parte dos mais diversos segmentos sociais, tais como, pessoas portadoras de necessidades especiais, os explorados, excluídos e discriminados em razão da raça, do sexo, da orientação sexual, da idade, da origem-etnia, etc.

A melhor maneira de compreender a inclusão social é entendê-la no sentido prático, de fazer da inclusão social a vida real das famílias e das comunidades – como ponto de partida para a melhoria das condições de vida dos excluídos, prevendo a redução das desigualdades sociais.

É padrão a definição de “inclusão social” como sendo “o processo mais aperfeiçoado da convivência de alguém, tido como diferente, com os demais membros da sociedade, tidos como supostamente iguais. Neste caso, a sociedade se prepara e se modifica para receber a pessoa portadora de deficiência, em todas as áreas do processo social (educação, saúde, trabalho, assistência social, acessibilidade, lazer, esporte e cultura)”.

Fonte: www.worldbank.org/www.senado.leg.br

Veja também

O Chapéu do Meu Avô

O Chapéu do Meu Avô, Video, Virtual, Videos Educativos, Educacionais, Educação, Online, Grátis O Chapéu do Meu Avô

Brevíssima

Brevíssima, Video, Virtual, Videos Educativos, Educacionais, Educação, Online, Grátis Brevíssima

O Lobisomem e o Coronel

O Lobisomem e o Coronel, Video, Virtual, Videos Educativos, Educacionais, Educação, Online, Grátis O Lobisomem e o Coronel

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.