Breaking News
Home / Temas Transversais / Zona Urbana

Zona Urbana

Zona Urbana – O que é

PUBLICIDADE

É a área de um município caracterizado pelas modificações causadas pelo homem no relevo, no espaço físico através da construção de avenidas, prédios, casas, entre outros.

Nas zonas urbanas existe rede de iluminação, escolas e postos de saúde, comércio, água, esgoto entre outros benefícios que muitas vezes quem mora em área rural não possui.

O ponto negativo de se morar na área urbana é a grande produção de lixo e o destino inadequado desses resíduos provocando poluição e doenças. O congestionamento, a poluição está crescendo cada vez mais diminuindo a qualidade de vida.

Os postos de saúde não conseguem atender o numero de pessoas adequadamente. Moradias em locais inadequados, violência, desigualdade social são outros problemas que se agravam nas cidades.

Embora exista grandes diferenças entre área rural e urbana, uma depende da outra para se manter.

Por Portal São Francisco

Uma área urbana ou zona urbana é caracterizada pela maior densidade populacional e vastos recursos humanos em comparação com as áreas que o rodeiam.

As área urbana ou zona urbana podem ser cidades, vilas ou aglomerações urbanas, mas o termo não é comumente estendido para assentamentos rurais, como aldeias e vilas.

As áreas urbana ou zonas urbanas são criadas e desenvolvidas pelo processo de urbanização. Medir a extensão da área urbana ajuda na análise de densidade populacional e expansão urbana, e na determinação de populações urbanas e rurais.

Ao contrário de uma área urbana, a área metropolitana inclui não só a área urbana, mas também cidades satélites além da intervenção da terra rural, que é sócio-economicamente ligado ao núcleo urbano da cidade, normalmente por laços de emprego através de deslocações, com a cidade núcleo urbano sendo o principal mercado de trabalho.

No Brasil de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as áreas urbanas já concentram 84,35% da população, enquanto a região Sudeste continua sendo a mais populosa, com mais de 80 milhões de habitantes.

As maiores áreas metropolitanas do Brasil são São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte – todas na Região Sudeste -, com 19,5, 11,5 e 5,1 milhões de habitantes, respectivamente.

A maioria das capitais são as maiores cidades de seus estados, com exceção de Vitória, capital do Espírito Santo e, em Florianópolis, capital de Santa Catarina.

Há também regiões metropolitanas não-capitais nos estados de São Paulo ( Campinas, Santos e Vale do Paraíba ), Minas Gerais ( Vale do Aço ), Rio Grande do Sul ( Vale do Sinos ) e Santa Catarina ( Vale do Itajaí ).

Fonte: en.wikipedia.org

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Inclusão Digital

Inclusão Digital

PUBLICIDADE O que é Enquanto a barreira digital e a cultura digital entraram em uso …

Inclusão Social,

Inclusão Social

PUBLICIDADE O que é A Inclusão Social é o processo de melhorar as condições para …

Ação Social

Ação Social

PUBLICIDADE Em sociologia, ação social, refere-se a um ato que leva em conta as ações …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.