Breaking News
Home / Turismo / Economia do Uruguai

Economia do Uruguai

Recursos naturais

PUBLICIDADE

O Uruguai tem escassos minerais, sendo seu principal recurso natural os agrícolas. No geral, seus solos são muito férteis, com exceção dos pântanos da costa oriental. A energia hidroelétrica é de fundamental importância para o país.

Destacam-se a Central Hidroelétrica de Salto Grande, sobre o rio Uruguai, que comparte com Argentina, e a do Rincón del Bonete, sobre o rio Negro, a de maior aproveitamento hidrelétrico do país. O setor elétrico está nacionalizado.

Agricultura e pecuária

A criação de gado é a principal atividade agropecuária do Uruguai e o pilar de sua economia, já que constitui mais de 40% em exportações anuais de carne, lã e peles. O clima moderado, de poucas variações, e a distribuição homogênea das chuvas permite a criação de gado durante todo o ano.

Apenas 8% do território estão dedicados ao cultivo da agricultura, essa superfície aumenta gradualmente no decorrer dos anos. Os principais produtos agrícolas são: arroz, trigo, milho, cana de açúcar, batata, aveia e beterraba.

Silvicultura e pesca

As terras uruguaias são no geral fecundas, apesar de que apenas 4,7% da superfície do país estão florestadas. Uma boa capa de relva proporciona grandes quantidades de matéria orgânica e a chuva moderada, distribuída uniformemente durante o ano, não gera um lavado excessivo de nutrientes.

As explorações de milhões de cabeças de bovinos e ovinos provocam corrosão nas terras, mas o nível desta não é alarmante.

Em 2002 foram obtidos 5,67 milhões de m³ de madeira. Aproximadamente 90% dessa produção se utilizam para produzir combustível.

O setor pesqueiro se expandiu de forma impressionante durante a década de 1970.

Indústria

A produção de minérios no Uruguai é muito reduzida; a principal atividade se centra nos canteiros de areia e argila. O governo promoveu o desenvolvimento de indústrias orientadas à exportação, sendo as principais as fábricas de têxtil, de lã, algodão e sintéticos, indústria de peleteria, de carnes e de outros produtos de alimentação.

A refinagem do petróleo, a fabricação de cimento e a produção de ferro, alumínio, equipamentos elétricos e produtos químicos são também importantes.

Serviços

O Ministério da Saúde Pública e suas diversas comissões criaram centros sanitários e clínicas, controlando os brotes de tuberculoses e reduzindo a taxa de mortalidade infantil. O país é destaque por seus avançados programas de bem estar social, cuja cobertura engloba acidentes, doenças laborais, incapacidade, jubilação, maternidade e subsídios à infância. Um fundo especial proporciona empréstimos às famílias e o governo aprovou leis para proteção da mulher e do menor.

Comércio

A unidade monetária do Uruguai é o peso, dividido em 100 centésimos. O país tem um sistema bancário avançado e que conta com numerosos bancos privados. O Banco da República é o banco estatal e o agente financeiro do governo. O Banco Central do Uruguai é o organismo responsável pela emissão de dinheiro e de regular a banca privada.

As exportações têm um papel importante na economia uruguaia. Os principais sócios comerciais são: Brasil, Argentina, Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, China e Itália. Confecções, têxtil, carne, arroz e peles são os principais produtos de exportação.

O país importa: alimentos, químicos, plásticos e resinas sintéticas, maquinaria e veículos. O turismo, especialmente o que provém da Argentina, é um importante gerador de divisas.

Fonte: www.ciberamerica.org

Veja também

Hino Nacional da República Democrática do Congo

Debout Congolais PUBLICIDADE Debout Congolais (Levanta congolês) é o hino nacional da República Democrática do …

Locais Turísticos da República Democrática do Congo

BRAZZAVILLE PUBLICIDADE É um lugar muito interessante, muito verde, com uma Basílica, Mercados e o …

República Democrática do Congo

PUBLICIDADE O território que hoje leva o nome de República Democrática do Congo tem sido habitada por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.