Breaking News
Home / Turismo / Política do Uruguai

Política do Uruguai

PUBLICIDADE

A constituição uruguaia de 1967 institucionalizou uma presidência forte, sujeita ao controle judiciário e legislativo. O presidente, que é ao mesmo tempo o chefe de estado e o chefe de governo, é eleito por voto popular para um mandato de cinco anos, sendo o vice-presidente eleito no mesmo boletim de voto. O governo é composto por treze ministros, nomeados pelo presidente, que dirigem departamentos executivos.

O parlamento uruguaio é a Assembleia Geral bicameral, ou Asamblea General, que consiste de um senado de 30 membros (Cámara de Senadores), que é presidido pelo vice-presidente da república, e uma Câmara de Representantes de 99 membros (Cámara de Representantes). Os deputados a ambas as câmaras são eleitos por voto popular para mandatos de cinco anos.

O tribunal mais elevado é o Supremo Tribunal. Abaixo dele encontram-se os tribunais de apelação e tribunais inferiores, e os juízos de paz. Existem também tribunais eleitorais e administrativos (de “contencioso”), um tribunal de contas e um sistema judicial militar.

Fonte: www.glosk.com

Política do Uruguai

No Uruguai existe uma democracia mista ou semi-representativa, na qual predomina o caráter representativo do governo e mantiveram-se certas formas de governo direto por parte do povo (referendos, plebiscitos).

A democracia no Uruguai tem suas raízes bem fundas nas pessoas. Ela aprendeu a resolver suas diferenças nas urnas sem ter que recorrer jamais à violência.A república tem um sistema presidencialista e seu governo divide-se em três poderes independentes:

PUBLICIDADE

O Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, que actua junto com o Vice-presidente e o Conselho de Ministros. O Presidente é simultaneamente chefe de Estado e de Governo, e elege-se junto com o Vice-presidente mediante eleição popular direta, enquanto estes designam por sua vez o conselho de ministros.

O Presidente tem um mandato de 5 anos sem reeleição imediata até depois de igual período desde a cessação de seu cargo. Elege-se numa mesma candidatura apresentada pelo respectivo partido. Na hipótese de nenhuma candidatura obter a maioria absoluta dos votos, procede-se a uma segunda volta entre as duas primeiras maiorias.

Nessa votação resulta vencedor o candidato que obtiver a maioria simples dos votos. Desde o 1° de março de 2005 o presidente é Tabaré Vázquez.

O Poder Legislativo reside na Assembléia Geral, conformada pela Câmara de Senadores de 30 membros – eleitos por um período de cinco anos – e de uma Câmara de Representantes de 99 miembros, também eleitos por um período de cinco anos.

A Suprema Corte de Justiça está no topo do Poder Judiciário, seus membros são nomeados pela Assembléia Geral mediante uma maioria de dos terços e cujos mandatos duram dez anos. A Suprema Corte de Justiça é a última instäncia de apelação e é também a encarregada de julgar a constitucionalidade das leis. Igualmente, o Poder Judiciário está composto pelos Tribunais de Apelações, Juízes de Direito e Juízes de Paz.

PUBLICIDADE

Economia e Moeda

A moeda nacional é o “Peso Uruguayo”. A economia uruguaia está baseada na produção de gado. O ganado ovino e bovino são os mais importantes; carne, lã, couro e outros subprodutos constituem as principais exportações. De menor relevância para a economia são os cultivos agrícolas, entre eles, o linho, o arroz, e a beterrava.

Os recursos minerais são escassos, mas a indústria tem crescido graças às importações de combustíveis e matérias primas. A principal indústria é a alimentar, seguida pela têxtil e a química. Além disso, a rede de estradas é boa e o turismo cresce rapidamente. O turismo e os serviços financeiros constituem importantes recursos econômicos.

Ao igual que em outros países da região, nos anos 90 estabeleceram-se políticas de abertura econômica (Mercosul) e a reforma do Estado. Porém, não houve tantas mudanças como nos países vizinhos. Tradicionalmente, Uruguai também possui elevados níveis de educação, bem-estar social e atendimento médico.

Fonte: www.reservas.net

Check Also

Hino Nacional da República Democrática do Congo

Debout Congolais PUBLICIDADE Debout Congolais (Levanta congolês) é o hino nacional da República Democrática do …

Locais Turísticos da República Democrática do Congo

BRAZZAVILLE PUBLICIDADE É um lugar muito interessante, muito verde, com uma Basílica, Mercados e o …

República Democrática do Congo

PUBLICIDADE O território que hoje leva o nome de República Democrática do Congo tem sido habitada por …

Um comentário

  1. Sou Brasileiro, seria um sonho para mim se o meu país fosse assim… Me sinto envergonhado em ser Brasileiro, estou lutando para sair dessa democracia maldita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.