Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  17ª Semana De Gravidez  Voltar

Gravidez Semana a Semana

17ª semaNA

Gravidez Semana a Semana

O Bebê

Esse é um período de rápido crescimento, quando começa a deposição de gordura sob a pele do bebê. O feto e a placenta possuem o mesmo tamanho agora. O minúsculo coração está bombeando cerca de 21 litros de sangue por dia! Os reflexos estão funcionantes e o bebê já é capaz de sugar, deglutir e piscar; mede cerca de 17 cm de comprimento e pesa cerca de 200 gramas.

Futura Mamãe

Seu útero está cerca de 4 cm abaixo da cicatriz umbilical. O bebê começa um estirão de crescimento e ganho de peso e você também entra numa fase de maior ganho de "gordurinhas". A média de ganho de peso até agora é cerca de 2,5 a 5 quilos. Você já sentiu alguma agitação dentro do seu útero? Você já pode estar sentindo o bebê mexer, apesar de ser mais comum, sentir os movimentos lá pela 22ª semana, principalmente se você é mamãe pela primeira vez.

Futuro Papai

Você ainda não é capaz de perceber os movimentos do bebê que a mãe refere. Ela pode ficar ansiosa para que você os sinta e pode pedir que você coloque a mão sobre o ventre para curtir esses movimentos junto com ela. É só você colocar a mão e o bebê pára de mexer - não se preocupe; o bebê nada tem contra você. Na verdade ele gosta de brincar desde cedo! Seja persistente e em poucos dias você estará participando desta brincadeira, inclusive sentindo o bebê chutar as suas costas ou a sua barriga durante a noite; é lógico, depende da posição em que você está junto com a mamãe.

Fonte: www.clinicafgo.com.br

Gravidez Semana a Semana

17ª semana

Feto

Sua evolução esta semana fica por conta do desenvolvimento do sistema circulatório e das camadas de gordura (tecido adiposo), muito importante para a temperatura e metabolismo do corpo. Seu sexo está totalmente visível e suas brincadeiras agora é com o cordão umbilical, que ele puxa, segura e aperta. O nenê tem cerca de 19cm e pesa aproximadamente 100g. Nesta fase ele aprende as coisas muito rápido e já consegue ouvir alguns sons externos, por isso, converse com ele algumas vezes, cante ou ouça músicas suaves desde já.

Gestante

Neste período pode surgir Epistaxe (sangramento pelo nariz e sangramentos gengivais) devido à elevação da pressão arterial.

No primeiro caso, deite a cabeça para trás, enrole um gelo num pano e coloque-o sobre o nariz. Outro ponto negativo a se observar são os cloasmas (manchas de cor marrom-clara nas bochechas, testa ou buço). Para esse problema ainda não foi encontrada solução, mas para evitar que as manchas escureçam, não tome sol, caso contrário, use sempre um filtro solar adequado à sua pele, com proteção UVA, UVB e UVC. Em casos mais leves, elas somem depois do nascimento do nenê.

Fonte: www.tudoemcima.hpg.ig.com.br

Gravidez Semana a Semana

5º mês lunar - 17ª semana

Com 100g, o bebê agora mede 12cm.

Uma camada de gordura subcutânea (tecido adiposo) se forma para controle de temperatura do bebê, mas a pele continua translúcida.

O bebê boceja e já tem impressões digitais. A barriga da mamãe está bem arredondada. A partir dessa semana é possível sentir o bebê mexer.

Devido ao aumento da pressão sanguínea, poderá haver sangramentos em gengivas e nariz da mamãe. Não se assuste.

Não se esqueça de você!

Converse com seu médico sobre as possibilidades de se fazer atividades físicas. Fazer atividades físicas melhora a circulação sanguínea, você relaxa e descansa.

Algumas atividades como hidroginástica, ioga para gestantes, massagem linfática e relaxamentos são muito indicados.

Fonte: www.maternidadeaflordapele.com

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal