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Postura das Gestantes

Postura das Gestantes – Hábitos Posturais

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Desde que os seres humanos adotaram a postura ereta e começaram a andar sobre duas pernas ao invés de quatro, uma musculatura extensora desenvolvida tornou-se necessária para manter o corpo ereto contra a gravidade. A coluna vertebral tornou-se exigida por novos padrões de força através da diferente distribuição de peso e tensão muscular.

Acredita-se que o homem, adaptando-se à postura ereta vai buscar um equilíbrio funcional ideal, uma melhor postura para executar suas atividades de vida diária, tanto domiciliar quanto profissional.

“Estar ereto, então, é mais do que ficar em pé. É um evento emocional e social, uma organização interna… A postura ereta humana é um impulso genético que, entretanto, requer uma rede social e interpessoal para se realizar. Por outro lado, aquilo que a natureza pretende atingir, como desenvolvimento e expressão da forma humana, é influenciado pela história pessoal e emocional.” (KELEMAN, 1991)

Concorda-se com os autores que promulgam que postura é aquela que, preenchidas as necessidades do aparelho locomotor, permite que o indivíduo mantenha a posição ereta com esforço muscular mínimo.

Diversos fatores interferem na postura:

a) Os fatores mecânicos, no que diz respeito à alteração da força e resistência muscular, quando há fraqueza muscular e o baixo nível de reserva de energia fazem com que o indivíduo adote uma postura de descanso a fim de conservar energia, assim alterando sua condição postural;

b) Os fatores traumáticos derivam de uma lesão direta ou indireta do aparelho locomotor.

Os hábitos, ou seja, a repetição de determinados movimentos, podem resultar no encurtamento, alongamento ou diminuição da força dos músculos. O costume de utilizar determinados objetos podem desencadear uma alteração postural secundária. Podemos citar o uso de bolsas à tiracolo, mochilas, malas pesadas e sapatos com salto exageradamente altos.

“A educação e a reorganização somáticas, internas, requerem um diálogo através do tronco cerebral para o tálamo e daí para o córtex, da excitação e do sentimento para a compreensão e a ação. O contato com o próprio corpo é o primeiro passo. Depois é preciso perceber os estados básicos de pulsação, os sentimentos e expressão que restauram a confiança em si mesmo… A máxima satisfação não está na perpetuação de um conjunto de ações e sentimentos fixos, mas na capacidade para ser firme, retrair, inchar, ceder e recuar como respostas alternativas apropriadas às exigências da vida diária.” (KELEMAN, 1991)

Conhecer o próprio corpo, pode ser um fator que altera e colabora na regulação da postura e isto está ligado ao fator emocional. O quadro emocional se reflete no padrão postural do indivíduo. Em geral indivíduos confiantes, positivos, apresentam um padrão postural adequado, ocorrendo o contrário com indivíduos deprimidos e insatisfeitos. O trabalho emocional está diretamente relacionado com as funções musculares e fisiológicas.

Postura e Gravidez

A gravidez envolve extensas modificações em todo o corpo, inclusive nos músculos, nas articulações e nos ossos. À medida que o útero aumenta de tamanho, o centro da gravidade da mulher tende a alterar-se, forçando-a a adaptar-se. Muitas adotam posturas incorretas, impondo à coluna vertebral e às articulações um esforço desnecessário.

Nesta fase, além de tomar consciência do próprio corpo e reeducar sua postura, a gestante deverá fazer exercícios regularmente, integrando-os à sua vida diária. Assim estará desenvolvendo autoconfiança – tanto emocional quanto física – suportando as dores ou mal-estares, e assim estará preparada tanto para o parto quanto para o puerpério.

Muitas mulheres ao engravidarem desconhecem o funcionamento interno do seu corpo. É importante a consciência do efeito das mudanças e suas alterações sobre a postura. Nesta fase uma postura correta deve ser dinâmica e vital, variando sempre com suas necessidades.

A Terapia Ocupacional, através de orientações, tem como objetivo evitar e prevenir lesões musculares, pois conta com atividades que propiciam à gestante pensar e viver o corpo em modificação, propondo-se a modificar as regras que inibem a consciência corporal através da reeducação postural.

Como conseguir uma postura correta durante a gestação? A seguir, sugere-se algumas orientações posturais básicas de Terapia Ocupacional para que a gestante tenha um máximo de conforto, segurança e desempenho eficientes nas suas atividades de vida diária.

Orientações básicas de Terapia Ocupacional para gestantes:

Levantar da cama: Antes de levantar-se, mexer as mãos e pés com movimentos circulares para lubrificar estas articulações, preparando-as para o movimento. Virar-se de lado e apoiar o tronco sobre o cotovelo, levando as pernas para fora da cama. Evitar levantar flexionando o tronco para frente, pois esta posição promove um afastamento dos músculos reto abdominais, prejudicando assim a função de sustentação dos órgãos abdominais e sua ação durante o período expulsivo.

Ficar em pé: Ao ficar em pé, a grávida deve deslocar o peso do corpo para a parte anterior dos pés, evitando sobrecarregar os calcanhares; para se posicionar desta forma, basta fletir ligeiramente os joelhos, contraindo as nádegas.

Caminhar: Para realizar esta atividade a grávida deve estar usando sapatos adequados: confortáveis, de salto baixo e nivelados. O pé que está na frente deve tocar o chão primeiro com o calcanhar e os dedos voltados para cima; depois coloque o peso sobre esse pé e impulsione com os dedos, erguendo o outro que está atrás, que também deverá dobrar-se no tornozelo. Quando o pé vier de trás para frente, o joelho deve dobrar-se para frente antes do pé encostar no chão. Mantenha a cabeça erguida e balance os braços. O braço que balança para a frente normalmente é o oposto ao pé que está na frente.

As roupas devem ser adequadas à estação. Dar preferência para vestidos, pois são mais confortáveis e fáceis de vesti-los, não limitam os movimentos e mantêm a postura favorável à ação dos músculos perineais e permitem uma melhor ventilação.

Sentar: Para sentar-se a cadeira deverá ter encosto e braço de apoio, apoiando bem as costas, sentando-se sobre as nádegas, permitindo aos joelhos relaxar em ângulo reto, e aos pés, descansar no chão. Permanecendo muito tempo nesta posição, estimular a circulação batendo os pés nos chão alternadamente.

No trabalho: O posto de trabalho deve ser planejado ou adaptado para a posição, seja em pé ou sentada.

Para trabalho manual sentada, os móveis devem propiciar à gestante condições de boa postura, visualização e operação e devem ter, no mínimo, altura e características da superfície de trabalho compatíveis com o tipo de atividade, com a distância requerida dos olhos ao campo de trabalho e com a altura da cadeira. O espaço deve permitir posicionamento e movimentação dos seguimentos corporais.

As cadeiras utilizadas no posto de trabalho devem ter altura apropriada à estatura da grávida e à natureza da função exercida, com borda frontal arredondada, encosto com forma levemente adaptada ao corpo para proteção da coluna lombar e suporte para os pés que se adapte ao comprimento da perna da mesma.

Para as atividade em pé, a grávida poderá utilizar uma cadeira para descanso entre as pausas e outro apoio para elevar as pernas.

Nos locais de trabalho as condições de conforto devem estar de acordo com a Norma Regulamentadora n° 17 do Ministério do Trabalho, no que diz respeito ao ruído, temperatura, umidade e iluminação.

Dirigir

Evitar extensão de braços e pernas mantendo-os semiflexionados, aproximar o banco da direção, sem comprimir o abdomêm. Utilizar o cinto de segurança com a tira inferior abaixo do abdomêm e a tira superior entre as mamas, desviando o abdomêm.

Deitar

Sentar na beira da cama, apoiar o tronco sobre o cotovelo, girando de costas, colocando as pernas sobre a cama. Para levantar, utilizar o processo inverso. sentar na beira da cama, apoiar o tronco sobre o cotovelo, girando de costas, colocando as pernas sobre a cama. Para levantar, utilizar o processo inverso.

Relaxar

É importante que a grávida repouse em sua cama uma hora, diariamente, colocando os pés para cima, pois ajudará a circulação em todo o corpo. Procure empurrar repetidamente os pés contra a guarda da cama, alongando a musculatura posterior das pernas o que fará com que ative a circulação. Isso deve ser feito com todo o cuidado e devagar, já que algumas mulheres são facilmente acometidas de cãibras, se isto ocorrer, alongar a musculatura afetada. Recomenda-se suprir a necessidade de potássio através de dieta (ingerir bananas).

Dormir

Utilizar travesseiro que preencha o espaço entre a cabeça e os ombros e outro entre as pernas. Preferencialmente utilizando um posicionamento para o lado esquerdo, pois esta posição permite um relaxamento dos músculos das costas, diminuindo a compressão dos discos intervertebrais e facilita a circulação do sangue, principalmente a útero-placentária. utilizar travesseiro que preencha o espaço entre a cabeça e os ombros e outro entre as pernas. Preferencialmente utilizando um posicionamento para o lado esquerdo, pois esta posição permite um relaxamento dos músculos das costas, diminuindo a compressão dos discos intervertebrais e facilita a circulação do sangue, principalmente a útero-placentária.

Tarefas domésticas

Ao realizar tarefas domésticas em pé (lavar louça, cozinhar, lavar roupa, passar roupa, etc…), a grávida deve colocar um dos pés sobre um banquinho de aproximadamente 20 cm de altura, alternando-os; aproximar-se do móvel onde estiver realizando a tarefa.

Tarefas em quatro apoios em posição de gato (lavar o chão, passar cera, limpar carpete, etc.), contrair o abdomêm, retificando a coluna e observar o relaxamento dos músculos do perineo. Ao ajoelhar-se coloque um pedaço de espuma sob os joelhos para protegê-los. Para limpeza no solo, faça movimentos amplos com os braços e tente trabalhar alternando-os. Quando torcer o pano de limpeza, enrole-o apoio-o no solo, depois dobre-o ao meio e comprima-o com os braços contra o solo.

Limpar paredes

Manter a postura (ficar em pé) e fazer movimentos laterais e verticais amplos com os braços; associando a respiração, fortalecerá a musculatura dos membros superiores e peitoral, que sustenta as mamas.

Varrer

Procurar vassouras e rodos de cabos mais longos para não se curvar durante a limpeza. Evitar torcer o tronco, empurrando o lixo para a frente do corpo. Estofar e engrossar o cabo facilitando a preensão

Levantar objetos

Dobrar os joelhos, abrir as pernas, encaixar a barriga entre elas. A força deve incidir sobre os músculos das pernas e não sobrecarregando a musculatura da coluna lombar.

Arrumar a cama

Trocar o bebê ou banhá-lo, quando num nível abaixo da cintura, aproximar-se e ajoelhar-se junto ao móvel. Recomenda-se utilizar equipamentos apropriados e de altura adequada.

Autocuidados

Escovar os dentes: aproximar-se ao máximo da pia, flexionar os dois joelhos com abertura lateral das coxas, evitando flexionar o corpo. Utilizar um banquinho de aproximadamente 20 cm para colocar um dos pés alternando-os; isto proporcionará uma postura adequada para realizar a tarefa, evitando sobrecargas na coluna.

Maquiagem

Esta atividade deve ser realizada em um ambiente bem iluminado. O espelho deve estar na altura do rosto, para que a gestante não necessite curvar-se evitando uma sobrecarga na coluna vertebral. Se for realizada no banheiro, utilizar como auxílio o banquinho.

Banho

Os produtos a serem utilizados durante o banho (shampoo, sabonetes, etc.), devem estar dispostos às altura dos ombros ou acima da linha da cintura. Evitando uma inclinação do tronco e compressão abdominal ao abaixar-se. Durante o banho recomenda-se a utilização de um banco no boxe sobre um tapete anti-derrapante. Para lavar os pés, sente-se e cruze uma perna sobre a outra. No final da gestação com o crescimento abdominal, a melhor forma de fazê-lo será trazendo cada perna de encontro ao corpo. Aproveitar o momento do banho para realizar massagens circulares nas mamas e mamilos. Para lavar as costas utilize uma toalha de rosto dobrada no sentido do comprimento e lave-as na diagonal ou utilize escova de cabo longo, trocando alternadamente de lado.

Alterações ambientais: Sugerimos que a gestante altere seu ambiente físico, a fim de evitar quedas e escorregões acidentais.

Em casa: Não utilize tapetes soltos nos quartos, use guarnições nos carpetes para fixá-los; retire móveis baixos e pequenos (banquetas, mesas de centro, etc) a fim de não machucar-se; retire cordões, arames e fios de telefones quando encontrarem-se em locais de passagem.

Nos assoalhos: Evite escadas com tapetes soltos e sem corrimão; evite transitar em pisos encerados; não sente-se em cadeiras e sofás baixos e camas muito altas, pois haverá um esforço físico inadequado para levantar-se. Colocar iluminação adequada para noite (principalmente no caminho do banheiro).

Banheiros: Colocar apoios de alça no toalete e no chuveiro; Usar borracha anti-derrapante no boxe do chuveiro e banheiro; Instalar suporte para colocação de shampoo, sabonete, etc, ao alcance, conforme orientação em autocuidados.

Fora de casa: Procure obter iluminação adequada perto de portas e escadas e mantenha os passeios nivelados e conservados.

Sabendo-se das modificações que a gestação causa, a Terapia Ocupacional, através destas orientações, busca prevenir acidentes, manter as habilidades da gestante, para que possa fazer os movimentos necessários no dia-a-dia com segurança, facilitando o seu desempenho. Isabel Cristina Teixeira Frantz

Como manter a postura correta durante a gestação?

Levantar da cama: Não levante com a barriga para cima. Você deve virar-se de lado e utilizando os braços, levando as pernas para fora da cama.

Sentar: A cadeira deverá ter encosto e braço de apoio.

Dormir: Deite-se sempre de lado, de preferência o esquerdo. Utilize um travesseiro na cabeça, outro para apoiar a barriga e entre os joelhos.

Tarefas domésticas em pé: para lavar louça, cozinhar ou lavar roupa apóie um dos pés sobre um banquinho, e alterne- os.

Varrer: Usar vassouras e rodos com cabos mais longos para não se curvar durante a limpeza. Evite rodar o tronco.

Levantar objetos: para pegar objetos do chão ajoelhe-se. Evite dobrar a coluna para frente.

Tomar banho: Utilize um banco no boxe sobre um tapete antiderrapante. Para lavar os pés, sente-se e cruze uma perna sobre a outra.

Preste atenção na sua postura

A medida que o seu bebê (e a sua barriga) cresce, seu centro de gravidade vai sendo deslocado para a sua frente.

Para evitar cair para frente, você inconscientemente compensa jogando seu tronco para trás. Isto acentua muito a curvatura da sua região lombar podendo tensionar músculos, tendões e articulações desta área, gerando dor.

Aplique, portanto os princípios da boa postura:

Fique de pé de forma ereta, com seus olhos alinhados com o horizonte

Mantenha o peito erguido

Mantenha os ombros para trás e relaxados

Não deixe seus joelhos “travados”, mas sempre levemente fletidos

Quando for ficar de pé, preste atenção na sua postura. Se você tiver que ficar longos períodos de tempo de pé, descanse um dos pés em um banquinho ou degrau de cerca de 30 cm e lembre-se de realizar diversas pausas para mudar de posição e dar pequenas caminhadas.

Boa postura também significa cuidado ao sentar. Escolha uma cadeira que apoie bem suas costas, ou coloque um pequeno travesseiro ou toalha enrolada como apoio para sua região lombar. Mantenha sua coluna torácica e pescoço confortavelmente posicionados. Considere um apoio de pés quando sentada.

Deformidades na coluna merecem cuidados

Escoliose, lordose e cifose. Poucas pessoas sabem a diferença entre estes problemas que acometem a coluna vertebral. Bem mais freqüentes do que se imagina, estas deformidades da coluna, em geral, afetam principalmente os adolescentes e, quando não tratadas adequadamente, pouco se pode fazer para reverter o quadro.

O ortopedista Jorge Kriger explica que isto ocorre porque as deformidades da coluna se estruturam após o período de crescimento, dificultando assim o tratamento. A boa notícia é que raramente estas deformidades evoluem depois que se instalam.

O exemplo mais extremado da escoliose é o Corcunda de Notre Dame, conhecido personagem do romance homônimo do francês Vitor Hugo. A mais preocupante das deformidades da coluna na opinião do ortopedista Jorge Kriger, afeta principalmente os adolescentes. O médico lembra que, ao contrário da lordose e da cifose, que são causadas, na grande maioria das vezes, pela postura incorreta, a escoliose não tem uma causa conhecida.

ESCOLIOSE

É uma curvatura lateral da coluna, formando uma sinuosidade, em geral em forma de S. É mais comum em adolescentes, mas muitas vezes passa despercebida.

O também ortopedista Jorgean Grego lembra que, além da escoliose, existe ainda o desvio escoliótico. Este apresenta somente um desvio lateral da coluna, causado muitas vezes por espasmos musculares. “A escoliose propriamente dita, além do desvio lateral, também se caracteriza pela rotação da coluna.

A maneira mais correta para identificar uma escoliose é observar a variação da altura do ombro — se um ombro está caído em relação ao outro. A posição das escápulas (asas) também é determinante. Quando existe a escoliose, as escápulas ficam bem mais salientes. Em casos mais graves, observa-se ainda a diferença entre os membros inferiores. A bainha da calça ou o ato de mancar, mesmo que levemente, são sinais que devem ser levados em conta.

LORDOSE

Toda pessoa tem lordose. Esta curvatura anterior na coluna lombar e cervical é, portanto, fisiológica. A anormalidade está na curvatura muito acentuada, gerando dor e alteração da postura. Os médicos consideram a lordose como deformidade, a chamada hiperlordose, quando a curva ultrapassa os 60 graus na coluna cervical e, dependendo do caso, entre 40 e 60 graus na coluna lombar.

Kriger ressalta, ainda, que a lordose é uma conseqüência da evolução do ser humano. “Quando o homem andava de quatro, não havia curvatura. A lordose apareceu depois que começamos a utilizar somente as pernas para nos locomovermos”, explica. A causa principal da hiperlordose é a má postura. As mulheres, acostumadas ao uso do salto e a práticas físicas como o balé, são, portanto, as principais vítimas.

Jorgean lembra que a postura típica da pessoa com hiperlordose é a da mulher grávida. “Em geral, as grávidas jogam a coluna para trás na tentativa de compensar o peso da barriga”, explica. Comumente, ressalta o médico, as mulheres acentuam a lordose depois da gravidez. Isto ocorre porque a musculatura permanece flácida, dificultando o retorno à postura normal.

Ainda segundo Jorgean, as brasileiras são mais acometidas pela hiperlordose devido a uma questão cultural. O culto ao corpo, em especial ao bumbum, faz com que muitas mulheres trabalhem mais a região glútea. Os exercícios feitos de forma inadequada acabam por sobrecarregar a musculatura lombar. “Por isso, toda atividade física deve ser feita com a musculatura abdominal contraída”, recomenda.

Não existe tratamento específico para a hiperlordose. Os especialistas recomendam exercícios de alongamento e, mais na moda atualmente, a Reeducação Postural Global ou RPG. Mas somente para correção postural e alívio das dores musculares.

CIFOSE

Fisiológica assim como a lordose, a cifose somente é considerada uma deformidade quando a curva, localizada na coluna dorsal, fica por demais acentuada. Kriger lembra que, neste caso, recebe o nome de dorso curvo juvenil, justamente por ser uma patologia típica da adolescência. A principal causa é, mais uma vez, a postura incorreta. Mas, como lembra Kriger, comumente acentuada por fatores psicológicos.

“A adolescente com seios acentuados tende a esconder suas mamas com uma postura retraída”, explica, lembrando que as pessoas introspectivas também costumam assumir posição semelhante. Além dos ombros projetados para a frente, a pessoa com cifose acentuada também apresenta um dorso arredondado.

Após os 14/15 anos, não existe tratamento para o dorso curvo juvenil. Os médicos recomendam o uso do colete para curvaturas muito acentuadas, acima dos 40º graus. Cirurgia somente em casos raros. Novamente, a fisioterapia é indicada para a correção da postura e relaxamento da musculatura. Em idosos, ressalta Jorgean, a cifose acentuada pode estar associada à osteoporose.

Fonte: www.profala.com/unifafibe.com.br/www1.unimed.com.br

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