Breaking News
Home / Biologia / Mel de Abelha

Mel de Abelha

PUBLICIDADE

O que é o mel de abelha?

As abelhas vivem em uma sociedade complexa, dividem todas as funções, algumas ficam na colmeia para cuidar da mesma e das abelhas mais novas, enquanto outras saem em busca de flores, estas últimas são chamadas abelhas campeiras e são atraídas pelo néctar. O mel é um liquido açucarado produzido pelas flores que contem água e sacarose.

As abelhas sugam o néctar das flores com sua língua que são parecidas com um canudo longo e oco denominado probóscide. Elas guardam esse néctar em uma bolsa localizada na garganta, podem visitar até cem flores para encher esta bolsa. Depois voltam à colmeia e entregam este néctar para as abelhas engenheiras que tem o trabalho de convertê-lo em mel.

As abelhas engenheiras sugam o néctar e manipulam-no com suas bocas misturando-o com enzimas que convertem a sacarose em outros açucares como a glicose e frutose, estas enzimas também fazem o néctar ficar mais ácido evitando que estraguem. Então essas abelhas depositam-no em cada favo e, em seguida abanam suas asas para evaporar a água, fazendo com que a mistura fique bem concentrada.

O néctar contem quase 80% de água, enquanto o mel 18%. Como o mel tem pouca água, bactérias não conseguem se proliferar evitando assim a fermentação.

O mel é um alimento muito completo, possuem açúcares, carboidratos, glicose, frutose, minerais, proteínas, potássio, fósforo, ferro, cálcio, vitaminas do complexo B, entre outros. Como é naturalmente doce, pode ser um adoçante natural.

PUBLICIDADE

O mel pode trazer vários benefícios à saúde, por exemplo:

– possui ação expectorante, melhorando bronquite e asma;

– fortalece a imunidade;

– melhora a digestão;

– alivia a prisão de ventre;

– antisséptico;

PUBLICIDADE

– antioxidante;

– antirreumático;

– calmante;

– fonte de energia, pois é rico em carboidratos e açúcares;

– equilíbrio da pressão arterial, devido ao potássio, que entre os nutrientes é o que está mais presente.

Tipos de Mel

Flor de eucalipto: É um mel mais escuro, com gosto mais forte, ótimo para ajudar nos resfriados, bronquites, irritação da garganta, sinusite e tosses. É fonte de energia muito importante.

Flor do campo (ou mel silvestre): Sua cor e gosto podem variar dependendo da diversidade das plantas que o originaram; pode ser escuro ou até mais claro que o mel da laranjeira. É um ótimo adoçante geral.

Flor da laranjeira: Em geral é mais claro e perfumado, ótimo para insônia, para adoçar chás, excelente para o aparelho digestivo. Os médicos em geral o recomendam graças às suas propriedades que agem sobre a flora intestinal.

Atenção: todo mel puro cristaliza

Camila Correia

Check Also

Força Eletrostática

Força Eletrostática

PUBLICIDADE Definição das Forças Eletrostáticas As forças entre partículas que são causadas por suas cargas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.