Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Ununúnio  Voltar

Ununúnio

 

Símbolo - Uuu

Elemento 111: ununúnio (Uuu)

Três átomos do nuclídeo 272 do elemento 111 foram obtidos, em dezembro de 1994, por processo similar ao que levou à obtenção do elemento 110.

Dessa vez, foi feito o bombardeamento, por diversos dias, de um alvo rotatório de bismuto 209 (209Bi) por um feixe de alta energia de íons de 64Ni.

Os nuclídeos 272Uuu existiram por pouco mais de um milissegundo, decaindo a seguir por emissão de partículas alfa.

A identificação do elemento também foi feita examinando o padrão de emissão das partículas alfa, acompanhando a cadeia de decaimento até o lawrêncio (elemento 103):

Ununúnio

Esse experimento feito no GSI levou também à obtenção de novos isótopos dos elementos 107, 109 e 110, de números de massa 264, 268 e 271, respectivamente.

O ununúnio é um elemento produzido artificialmente, oitavo transactinídeo e pertence ao grupo 11 da tabela periódica.

Em 1994 um grupo de cientistas chefiado por Armbruster no Heavy Ion Research Laboratory (G.S.I.) em Darmstadt na Alemanha produziram três átomos do isótopo Ununúnio 272, através da reação nuclear entre o bismuto 209 e o níquel 64 em um acelerador linear de partículas (UNILAC).

A União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), usa a nomenclatura provisória para o elemento 111, chamando-o de Ununúnio com o símbolo Uuu.

Utilização

Este elemento não apresenta uso significativo ou representativo.

Fonte: qnesc.sbq.org.br/www.tabela.oxigenio.com

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal