Desequilíbrio eletrolítico

PUBLICIDADE

Desequilíbrio eletrolítico – Definição

Um desequilíbrio eletrolítico ocorre quando certos níveis de minerais no sangue ficam muito altos ou muito baixos.

Os sintomas de um desequilíbrio eletrolítico variam dependendo da gravidade e do tipo de eletrólito, incluindo fraqueza e espasmos musculares. Um exame de sangue chamado painel de eletrólitos verifica os níveis.

Os eletrólitos são partículas carregadas positiva ou negativamente que se dissolvem facilmente na água. Os eletrólitos predominantemente carregados positivamente no corpo são sódio, potássio, cálcio e magnésio, enquanto os eletrólitos carregados negativamente incluem cloreto, fosfatos e bicarbonato.

Desequilíbrio eletrolítico – O que é

Um desequilíbrio eletrolítico ocorre quando você tem muitos ou poucos minerais em seu corpo. Esse desequilíbrio pode ser um sinal de um problema como doença renal.

Eletrólitos são minerais que emitem uma carga elétrica quando se dissolvem em fluidos como sangue e urina. Seu corpo produz eletrólitos. Você também obtém esses minerais de alimentos, bebidas e suplementos.

Os eletrólitos no sangue, tecido, urina e outros fluidos corporais desempenham um papel crítico no equilíbrio dos fluidos corporais, regulando o ritmo cardíaco e apoiando a função nervosa e muscular.

equilíbrio eletrolítico refere-se aos níveis combinados dos diferentes eletrólitos encontrados no sangue. Um eletrólito é uma substância com íons livres que conduzem sinais elétricos.

O equilíbrio adequado dessas substâncias no corpo é fundamental para regular tudo, desde o fornecimento de oxigênio até o equilíbrio de fluidos dentro das células.

Um desequilíbrio nos eletrólitos pode ser causado por eliminação reduzida de água ou ingestão excessiva de eletrólitos. Isso geralmente está ligado à desidratação ou hidratação excessiva.

Os efeitos são notados quando o nível de sódio, potássio ou cálcio no corpo é muito alto ou muito baixo. Em uma pessoa saudável, não é difícil manter o equilíbrio eletrolítico adequado, por meio de hidratação e eliminação regulares. Idosos, crianças e pessoas com doenças médicas complexas correm maior risco de desequilíbrio eletrolítico como um problema de saúde a longo prazo.

Há uma grande variedade de bebidas aromatizadas que pretendem restaurar o equilíbrio eletrolítico. Essas bebidas são ricas em açúcar, sódio e potássio e são destinadas ao uso por atletas de alto desempenho que passaram por um período de alto esforço e transpiração excessiva. À medida que os rins processam as bebidas eletrolíticas, os sais são absorvidos e o equilíbrio é restaurado.

Problemas com eletrólitos podem ser identificados por meio de exames de sangue ou urina. As opções de tratamento variam de tomar suplementos, beber mais líquidos ou absorção intravenosa de certos eletrólitos ou líquidos. Essas opções de tratamento são usadas para tratar o desequilíbrio.

Mais investigação e tratamento para a doença subjacente ainda são necessários.

Desequilíbrio eletrolítico
A ingestão gradual de sódio e água pode corrigir confusão, fraqueza muscular e
convulsões devido ao desequilíbrio eletrolítico

Os sintomas de baixo teor de sódio incluem confusão, fraqueza muscular e convulsões. Isso pode ser corrigido pela ingestão gradual de sódio e água.

Níveis elevados de sódio geralmente são um sintoma de desidratação ou uso de diuréticos. A sede é o primeiro sintoma. Beber líquidos irá restaurar o equilíbrio correto.

O programa de tratamento exato para um desequilíbrio depende do mineral exato que está faltando ou superproduzido. Se você sentir que está experimentando um desequilíbrio eletrolítico, consulte seu médico imediatamente. Baixos níveis de sódio podem ser causados por problemas alimentares, suor excessivo, micção ou excesso de hidratação.

O uso de diuréticos ajuda os rins a remover o excesso de sódio e água, mas também pode criar um desequilíbrio nos níveis de sódio devido à secreção excessiva de sódio.

Há uma variedade de medicamentos prescritos e distúrbios hormonais que também podem causar baixo nível de sódio.

Os idosos correm maior risco de níveis anormais de eletrólitos, pois seus rins podem não funcionar tão bem quanto o necessário. O uso regular de diuréticos, laxantes e problemas para caminhar também podem criar um desequilíbrio. Distúrbios temporários que interferem na absorção de alimentos e água, como diarreia ou vômitos recorrentes, podem criar um desequilíbrio eletrolítico temporário.

Desequilíbrio eletrolítico – Descrição

Os sais são compostos químicos compostos de átomos que carregam cargas elétricas. Dissolvidos em água, os componentes de um sal existem como íons. Coletivamente, esses íons são chamados de eletrólitos.

Os eletrólitos são dissolvidos em diferentes compartimentos da água corporal, incluindo: a porção sérica do sangue, dentro das células (intracelular) e fora das células (extracelular).

A concentração desses eletrólitos varia consideravelmente de uma área para outra. No entanto, existe um limite estreito de concentração desses eletrólitos que o corpo deve manter dentro de cada um desses compartimentos.

O corpo transfere eletrólitos intracelularmente e extracelularmente conforme necessário para manter o equilíbrio eletrolítico.

As concentrações de eletrólitos do líquido extracelular podem ser medidas em uma amostra de sangue.

Desequilíbrio eletrolítico – Função

O rim filtra eletrólitos no sangue e mantém um equilíbrio excretando a quantidade adequada na urina.

A concentração de um eletrólito em uma solução de sais dissolvidos pode ser medida como a quantidade em miliequivalentes (mEq) por volume de solução (ou seja, por litro).

Os eletrólitos têm muitas funções e papéis no corpo. A concentração de eletrólitos deve ser mantida dentro de uma faixa estreita no sangue, caso contrário, podem ocorrer efeitos fisiológicos deletérios.

Vários dos eletrólitos mais importantes serão discutidos individualmente nas seções seguintes.

O que os eletrólitos fazem?

Desequilíbrio eletrolítico
Desequilíbrio eletrolítico

Os eletrólitos desempenham diferentes funções em seu corpo:

O sódio controla os níveis de fluidos e ajuda na função nervosa e muscular.
O potássio suporta funções cardíacas, nervosas e musculares. Ele também move os nutrientes para as células e os produtos residuais para fora delas, ao mesmo tempo em que apoia o seu metabolismo.
O cálcio ajuda os vasos sanguíneos a se contraírem e se expandirem para estabilizar a pressão sanguínea. Também secreta hormônios e enzimas (proteínas) que ajudam o sistema nervoso a enviar mensagens.
O cloreto ajuda a manter níveis saudáveis de sangue, pressão sanguínea e fluidos corporais.
Magnésio auxilia a função nervosa e muscular. Também promove o crescimento de ossos e dentes saudáveis.
O fosfato suporta o sistema esquelético, bem como a função nervosa e muscular.
O bicarbonato ajuda a equilibrar ácidos e compostos alcalinos básicos (bases) no sangue (equilíbrio do pH). O bicarbonato também ajuda a mover o dióxido de carbono (um produto residual) pela corrente sanguínea.

Quais são os tipos de desequilíbrios eletrolíticos elevados?

Desequilíbrios eletrolíticos elevados incluem:

Sódio: Hipernatremia.
Potássio: Hipercalemia.
Cálcio: Hipercalcemia.
Cloreto: Hipercloremia.
Magnésio: Hipermagnesemia.
Fosfato: Hiperfosfatemia.
Bicarbonato: Alcalose (baixa base alcalina).

Quais são os tipos de eletrólitos baixos ou deficiências eletrolíticas?

Eletrólitos baixos ou deficiências eletrolíticas incluem:

Sódio: Hiponatremia.
Potássio: hipocalemia.
Cálcio: Hipocalcemia.
Cloreto: Hipocloremia.
Magnésio: hipomagnesemia.
Fosfato: hipofosfatemia.
Bicarbonato: Acidose (altos níveis de ácido).

Desequilíbrio eletrolítico – Causa

Desequilíbrio eletrolítico
Desequilíbrio eletrolítico

A água compõe mais da metade do peso do seu corpo. Sangue e fluido dentro e ao redor das células (chamados de compartimentos de fluidos) retêm a maior parte dessa água. Seus rins e fígado, bem como outros órgãos e tecidos, movem continuamente eletrólitos para dentro e para fora das células para ajustar os níveis de fluido dentro dos compartimentos.

Certas condições de saúde podem afetar a capacidade do seu corpo de mover e equilibrar eletrólitos. Quando os compartimentos de fluido têm muitos ou poucos eletrólitos, você tem um desequilíbrio eletrolítico.

Quais são os fatores de risco para um desequilíbrio eletrolítico?

Bebês, crianças pequenas e adultos mais velhos são mais propensos a alterações nos níveis de eletrólitos, mas um desequilíbrio pode acontecer a qualquer pessoa.

Certas condições também podem prejudicar os níveis de eletrólitos do seu corpo.

Você pode ter maior probabilidade de desenvolver um desequilíbrio eletrolítico se tiver:

Queimaduras.
Câncer.
Doença cardiovascular, insuficiência cardíaca ou hipertensão.
Desidratação devido à ingestão insuficiente de líquidos ou devido a vômitos excessivos, diarréia, sudorese (hiperidrose) ou febre.
Hiperidratação ou intoxicação por água (beber muita água).
Distúrbios alimentares.
Doença renal.
Doença hepática como cirrose.
Transtorno por uso de substâncias.

Certos medicamentos também podem afetar os níveis de eletrólitos.

Esses incluem:

Antibióticos.
Drogas quimioterápicas.
Corticosteróides.
Diuréticos e laxantes.

Desequilíbrio eletrolítico – Sintomas

Os sintomas de um desequilíbrio eletrolítico variam dependendo da gravidade e do tipo de eletrólito.

Um leve desequilíbrio eletrolítico pode não causar mudanças perceptíveis.

Quando ocorrem problemas, você pode experimentar:

Confusão e irritabilidade.
Diarréia ou constipação.
Fadiga.
Dores de cabeça.
Frequência cardíaca irregular ou rápida (arritmia).
Cãibras musculares, espasmos musculares ou fraqueza.
Nausea e vomito.
Dormência ou formigamento nos membros, dedos das mãos e pés.

Desequilíbrio eletrolítico – Diagnóstico

Um painel de eletrólitos é um exame de sangue que mede os níveis de eletrólitos.

Os profissionais de saúde geralmente solicitam um painel de eletrólito se você:

Precisa de exames de sangue para um exame físico de rotina.
Estão no hospital.
Ter certas condições de saúde.
Experimente os sintomas da doença.

Seu médico também pode solicitar um painel metabólico básico ou um painel metabólico abrangente. Esses exames de sangue verificam eletrólitos, bem como outras substâncias no sangue.

Desequilíbrio eletrolítico – Tratamento

tratamento depende do desequilíbrio eletrolítico específico e da causa. Alguns desequilíbrios serão corrigidos sem tratamento.

Para tratar a desidratação, seu médico pode recomendar a reidratação com bebidas eletrolíticas ou uma solução de sal de reidratação oral (SRO). Seu médico pode lhe dizer a quantidade correta de açúcar, sal e água para fazer esta solução em casa. Ou você pode comprar pacotes de Solução de Reidratação Oral (SRO) em uma farmácia.

Os tratamentos médicos para desequilíbrios eletrolíticos incluem:

Fluidos IV como cloreto de sódio para reidratar seu corpo.
Medicamentos intravenosos para restaurar um equilíbrio eletrolítico saudável.
Medicamentos ou suplementos para substituir os eletrólitos perdidos.
Hemodiálise para corrigir desequilíbrios eletrolíticos causados por insuficiência renal ou lesão renal grave.

Desequilíbrio eletrolítico – Complicações

Um desequilíbrio eletrolítico significativo (muito alto ou muito baixo) pode causar problemas sérios e com risco de vida.

Essas complicações incluem:

Coma.
Convulsões.
Morte súbita cardíaca (parada cardíaca súbita).

Fonte: www.upmc.com/www.lalpathlabs.com/www.nicklauschildrens.org/my.clevelandclinic.org/www.wisegeek.com/www.gale.com/www.encyclopedia.com/www.osmosis.org/www.medicalnewstoday.com

Veja também

Silicato de Alumínio

PUBLICIDADE Silicato de Alumínio – Definição O silicato de alumínio (Al2Si2O5) também é conhecido como caulim, ou silicato …

Ácido Tânico

Ácido Tânico

PUBLICIDADE Ácido Tânico – Definição O ácido tânico é um polifenol vegetal de ocorrência natural e pode …

Processo isobárico

PUBLICIDADE Processo isobárico – Definição Um processo isobárico é uma mudança de processo termodinâmico no estado de …