Ununquádio

Ununquádio é o nome de um elemento químico temporário e radioativos da tabela periódica, que tem o símbolo Uuq e tem o número atômico 114.

Símbolo – Uuq

Número atômico: 114
Peso atômico:
289

Experiências iniciadas, em dezembro de 1998, no laboratório “ Joint Institute for Nuclear Research”, em Dubna na Rússia e divulgados, em 19 de janeiro de 1999, com a coloaboração do Laurence Livermore National Laboratory dos Estados Unidos, levaram a produção de um único átomo do ununquadiUuq289.

A colaboração do laboratório americano foi no fornecimento dos isótopos utilizados no bombardeamento que obteve sucesso.

A descoberta do elemento 114 foi alvo de muita divulgação na imprensa, principalmente no meio científico. A razão desta “euforia” é o fato de na primeira experiência, obter-se um isótopo com a extraordinária duração de 30 segundos, o que não ocorria há 30 anos.

A periodicidade de propriedade dos elementos que formam a tabela nos permite prever comportamentos dos elementos químicos. Estas previsões cercavam de expectativas a descoberta do elemento 114 que poderia atingir uma”ilha de estabilidade”. O fato do ununquadi durar 100.000 vezes mais que seu antecessor, o elemento 112, indica que poderemos obter no futuro superpesados com aplicações práticas.

Num primeiro momento foi obtido um único átomo do isótopo Uuq289 através do bombardeamento do plutônio com isótopos de cálcio. O isótopo Uuq289 decai por emissões alfa até o 112Uub281, em 30 segundos.

Outro isótopo do ununquadi obtido foi o 114Uuq288 que decai por emissão alfa até o 112Uub281 em 2 segundos.

Na descoberta dos elementos 116 e 118 foram observados isótopos do elemento 114 com massa 285 ( 114Uuq285 ), com duração de 0,58 milisegundos.

Portanto, três isótopos diferentes do ununquadi já foram obtidos:

114Uuq289 30 segundos

114Uuq288 2 segundos

114Uuq285 0,58 segundos

As equações que representam as primeiras obtenções de ununquadi são as seguintes:

94Pu244 + 20Ca48 ? 114Uuq289 + 3n1

94Pu244 + 20Ca48 ? 114Uuq288 + 4n1

Resultados de estudos realizados sobre os isótopos produzidos, prevêem a formação de fluoreto de ununquadi de fórmula UuqF2.

Ununquádio – O que é

Ununquádio (nome provisório, do latim um, um, quatro) ou Eka-chumbo (semelhante ao chumbo) é um elemento químico sintético, símbolo temporário Uuq, número atômico 114 (114 prótons e 114 elétrons), de massa atômica [289] u, pertencente ao grupo 14 da tabela periódica.

Características principais

É um elemento transurânico, radioativo, provavelmente metálico, sólido, de aspecto prateado. Foi sintetizado por uma equipe de cientistas russos (Dubna), em 1999.

Junto com o ununpentio toma parte da denominada “ilha de estabilidade”, um lugar cujos elementos químicos, teoricamente, deveriam ser mais estáveis do que aqueles que os rodeiam.

História

Em janeiro de 1999 foi relatado informalmente pelos cientistas de Dubna (em inglês: Joint Institute for Nuclear Research”), na Rússia, a síntese do elemento 114 (ununquadio).

Usaram aparentemente os isótopos provenientes do Lawrence Livermore National Laboratory, USA.

A mesma equipe produziu um outro isótopo de Uuq três meses mais tarde. Desde então, não foi mais sintetizado.

Ununquadium” é um nome sistemático, temporário, adotado pela IUPAC. Alguns pesquisadores o denominam de “eka-chumbo”, conjecturando que as suas propriedades são similares aos do chumbo.

Utilização

Este elemento não apresenta uso significativo ou representativo.

Fonte: www.deboni.he.com.br/www.tabela.oxigenio.com