Breaking News
Home / Química / Argônio

Argônio

PUBLICIDADE

Argônio – Definição

O argônio é um elemento gasoso inerte incolor e inodoro encontrado no ar e em gases vulcânicos e usado especialmente em soldagem, lasers e lâmpadas elétricas

O que é argônio?

O argônio é um elemento químico gasoso que constitui quase 1% da atmosfera terrestre.

Entre os gases nobres, ele é geralmente considerado o mais abundante e às vezes é usado para substituir outros gases nobres em situações onde um gás inerte é necessário.

O gás relativamente não reativo tem vários usos industriais, e seus isótopos também são usados na datação por radiocarbono para artefatos muito antigos.

Os consumidores podem interagir com este gás de vez em quando, principalmente indiretamente.

Como outros gases nobres, como hélio, néon e criptônio, inicialmente se acreditava que o argônio era totalmente inerte. Na verdade, ele vai reagir em certas situações, formando alguns compostos, mas é notavelmente estável em outras situações. Esse gás é incolor, inodoro e insípido e, em sua forma pura, não é tóxico, embora possa atuar como um asfixiante se deslocar o oxigênio de um ambiente.

Na tabela periódica dos elementos, o argônio é identificado pelo símbolo Ar e o gás tem um número atômico 18.

Este gás foi descoberto em 1894 por Sir William Ramsay e Lord Rayleigh.

Os homens haviam notado anteriormente que uma amostra de nitrogênio do ar parecia ser mais pesada do que o nitrogênio extraído de outras fontes, e eles teorizaram que o nitrogênio poderia realmente ser misturado com outros gases. A experimentação provou que essa teoria estava correta, e eles chamaram o gás que descobriram de argônio, em homenagem ao grego argos, ou “o preguiçoso”, em uma referência à baixa reatividade do gás.

Mais tarde, percebeu-se que a amostra de ar a que haviam dado esse nome era na verdade uma amostra de vários gases nobres. Ramsay conseguiu extrair argônio puro mais tarde.

Ele também realizou pesquisas sobre outros gases nobres, confirmando as descobertas de outros cientistas e fazendo algumas novas descobertas por conta própria.

Em 1904, Ramsay e Rayleigh receberam o Prêmio Nobel de Química por seus trabalhos sobre os gases nobres.

Comercialmente, esse elemento é extraído por meio do processo de destilação fracionada, que envolve o resfriamento do ar até que ele se liquefaça e, a seguir, o aquecimento, forçando a precipitação dos gases separados. O argônio costuma ser relativamente barato, pois é um subproduto do grande mercado de oxigênio e nitrogênio. É freqüentemente usado em iluminação, muitas vezes em combinação com outros gases nobres, e também é usado para criar um escudo para soldagem a arco. As empresas de eletrônicos também o utilizam em seus extintores, pois o gás pode apagar um incêndio sem danificar o equipamento.

História

Apesar de argônio ser abundante na atmosfera da Terra, ele foi descoberta somente em 1894, quando Lord Rayleigh e William Ramsay primeiro separou do ar líquido.

Na verdade o gás tinha sido isolada em 1785 por Henry Cavendish, que havia observado que cerca de 1% do ar não reagiria, mesmo sob as condições mais extremas. Esse 1% era de argônio.

Argônio foi descoberto como um resultado da tentativa de explicar porque a densidade do ar extraído de azoto diferente daquele obtido pela decomposição de amoníaco.

Ramsay removido todo o azoto do gás tinha extraído do ar, e fez este fazendo-o reagir com magnésio quente, a formação de nitreto de magnésio sólido.

Ele então foi deixado com um gás que não iria reagir e quando ele examinou seu espectro viu novos grupos de linhas vermelhas e verdes, confirmando que era um novo elemento.

Argônio é um gás nobre.

Símbolo – Ar

Gás nobre monoatômico presente no ar (0,93%).

Número atômico: 18,

Configuração eletrônica: [Ne] 3s2 3p6,
MA = 
39,948,
d = 
0,00178 g.cm-3,
PF = 
-189° C,
PE = 
-185° C.
Número de prótons/Elétrons: 
18
Número de nêutrons: 22
Classificação: Gás Nobre
Densidade @ 293 K: 1,784 g/cm 3
Cor: Incolor gás
Data da descoberta: 1894
Descoberta: Sir William Ramsay
Usos: iluminação
Obtido a partir de: ar

argônio é separado do ar líquido por destilação fracionada.

É ligeiramente solúvel em água, incolor e não tem cheiro.

É usado em atmosferas inertes em processos de soldagem, na produção de metais especiais como Ti e Zr, e como gás de enchimento em lâmpadas elétricas, misturado com 20% de nitrogênio.

O elemento é inerte e não apresenta compostos verdadeiros.

Foi identificado em 1894 por Lord Rayleigh e Sir William Ramsey.

Estrutura atômica

Argônio

Número de níveis de energia: 3

Primeiro Nível de energia: 2
Segundo Nível de Energia: 8
Terceiro Nível de Energia: 8

Número de níveis de energia: 3

Primeiro Nível de energia: 2
Segundo Nível de Energia: 8
Terceiro Nível de Energia: 8

Usos

argônio é muitas vezes utilizado quando uma atmosfera inerte é necessária.

É usado desta forma para a produção de titânio e de outros elementos reativos.

Ele também é usado por soldadores para proteger a área de solda e em lâmpadas incandescentes para parar o oxigênio da corrosão do filamento.

Argônio é utilizado em lâmpadas fluorescentes e lâmpadas de baixo consumo energético.

Uma lâmpada de baixo consumo energético, muitas vezes contém gás argônio e mercúrio. Quando é ligada uma descarga elétrica passa através do gás, a geração de luz UV.

O revestimento na superfície interior do bolbo é ativado pela luz UV e que brilha intensamente.

Janelas com vidros duplos usar argônio para preencher o espaço entre os painéis.

Os pneus de carros de luxo pode conter argônio para proteger a borracha e reduzir o ruído da estrada.

Propriedades físicas

Argônio é um gás incolor, inodoro, insípido gás.

A sua densidade é de 1,784 gramas por litro.

A densidade do ar, para comparação, é de cerca de 1,29 gramas por litro.

Argônio muda de um gás para um líquido a -185,86 ° C (-302,55 ° F).

Em seguida, ela muda de um líquido para um sólido a -189,3 ° C (-308,7 ° F).

Propriedades quimicas

Argônio é quimicamente inativo.

Em raras ocasiões, e sob condições extremas, ele forma estruturas fracas, compostos semelhantes.

Argônio – Elemento químico

Argônio (Ar), elemento químico, gás inerte do Grupo 18 (gases nobres) da tabela periódica, terrestre o mais abundante e industrialmente o mais utilizado dos gases nobres.

Incolor, inodoro e insípido, o gás argônio foi isolado (1894) do ar pelos cientistas britânicos Lord Rayleigh e Sir William Ramsay.

Henry Cavendish, ao investigar o nitrogênio atmosférico (“ar flogisticado”), concluiu em 1785 que não mais que 1/120 parte do nitrogênio poderia ser algum constituinte inerte.

Seu trabalho foi esquecido até que Lord Rayleigh, mais de um século depois, descobriu que o nitrogênio preparado pela remoção do oxigênio do ar é sempre cerca de 0,5 por cento mais denso do que o nitrogênio derivado de fontes químicas como a amônia. O gás mais pesado que restou depois que o oxigênio e o nitrogênio foram removidos do ar foi o primeiro dos gases nobres a ser descoberto na Terra e recebeu o nome da palavra grega argos, “preguiçoso”, devido à sua inércia química. (O hélio foi detectado espectroscopicamente no Sol em 1868.)

Em abundância cósmica, o argônio ocupa aproximadamente o 12º lugar entre os elementos químicos.

argônio constitui 1,288% da atmosfera em peso e 0,934% em volume e é encontrado ocluído nas rochas. Embora os isótopos estáveis argônio-36 e argônio-38 representem quase um traço desse elemento no universo, o terceiro isótopo estável, argônio-40, constitui 99,60% do argônio encontrado na Terra. (Argônio-36 e argônio-38 constituem 0,34 e 0,06 por cento do argônio da Terra, respectivamente.)

Uma parte importante do argônio terrestre foi produzida, desde a formação da Terra, em minerais contendo potássio por decaimento do isótopo raro e naturalmente radioativo potássio-40.

O gás vaza lentamente para a atmosfera a partir das rochas nas quais ainda está se formando.

A produção de argônio-40 a partir da decomposição do potássio-40 é utilizada como meio de determinar a idade da Terra (datação de potássio-argônio).

O argônio é isolado em grande escala pela destilação fracionada do ar líquido. É usado em lâmpadas elétricas a gás, tubos de rádio e contadores Geiger.

Também é amplamente utilizado como uma atmosfera inerte para metais de soldagem a arco, como alumínio e aço inoxidável; para a produção e fabricação de metais, como titânio, zircônio e urânio; e para o cultivo de cristais de semicondutores, como silício e germânio.

gás argônio se condensa em um líquido incolor a -185,8 °C e em um sólido cristalino a -189,4 °C.

O gás não pode ser liquefeito por pressão acima de uma temperatura de -122,3 °C e, neste ponto, uma pressão de pelo menos 48 atmosferas é necessária para torná-lo liquefeito.

A 12 °C, 3,94 volumes de gás argônio se dissolvem em 100 volumes de água.

Uma descarga elétrica através do argônio em baixa pressão aparece em vermelho claro e em alta pressão, em azul metálico.

A camada mais externa (valência) do argônio tem oito elétrons, tornando-a extremamente estável e, portanto, quimicamente inerte. Os átomos de argônio não se combinam entre si; nem foram observados para combinar quimicamente com átomos de qualquer outro elemento.

Os átomos de argônio foram aprisionados mecanicamente em cavidades semelhantes a gaiolas entre moléculas de outras substâncias, como em cristais de gelo ou no composto orgânico hidroquinona (chamados clatratos de argônio).

Fonte: www.rsc.org/www.cdcc.sc.usp.br/www.wisegeek.org/Encyclopaedia Britannica/www.chemicalelements.com/education.jlab.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Bico de Bunsen

Bico de Bunsen

PUBLICIDADE O que é um Bico de Bunsen? Um bico de Bunsen é um dispositivo de laboratório …

Teoria atômica

Teoria atômica

Teoria atômica – Definição PUBLICIDADE John Dalton (1766-1844) é o cientista creditado por propor a teoria …

Noradrenalina

PUBLICIDADE Noradrenalina – Definição Produto químico produzido por algumas células nervosas e na glândula adrenal. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.