Breaking News
Home / Biologia / Himenópteros

Himenópteros

PUBLICIDADE

O que são himenópteros?

A ordem Hymenoptera pertence à classe Insecta e, compreende as abelhas, vespas e formigas.

Reino: Animalia

Filo: Arthropoda

Classe: Insecta

Ordem: Hymenoptera

Hymenopetra deriva das palavras gregas hymem que significa membrana e ptera definida como asas.

Estes animais possuem tais características:

– Triblásticos (três folhetos germinativos);

– Celomados;

– Simetria bilateral;

– Patas articuladas, que garante maior variedade de movimentos e adaptação em várias regiões do planeta;

– Corpo revestido por um exoesqueleto de quitina (polissacarídeo), que dá proteção e apoio para a musculatura;

– Corpo metamerizado, formado por vários segmentos, que durante a fase embrionária se fundem para formar os tagmas, que são a cabeça, tórax, e o abdome.

Abelhas

As abelhas são insetos sociais que vivem em colônias, convivem em um sistema complexo de organização, dividindo as funções na colmeia.

As abelhas possuem um ótimo olfato e podem sentir odores a quilômetros de distância. De acordo com pesquisadores as abelhas estão desaparecendo, fato este preocupante uma vez que as mesmas são responsáveis pela polinização de grande parte dos vegetais.

himenopteros-1

Vespas

As casas são semelhantes as das abelhas, divididas em favos, existindo uma rainha na colônia.

Possuem um papel importante na polinização de diversos vegetais. Também exercem controle biológico, sendo predadores de diversas espécies de insetos considerados pragas.

himenopteros-2

Formigas

Possuem corpo dividido em três segmentos e envolto por um exoesqueleto, grandes mandíbulas para defesa e transporte pesado, glândulas de cheiro que soltam feromônios, sendo este o segredo da comunicação das formigas e, ainda antenas revestidas por células nervosas sintonizadas no cheiro e no toque.

Seres extremamente sociais que vivem em colônias.Quando as formigas se unem o indivíduo desaparece e o grupo transforma-se em um único ser. Os cientistas as classificam como um superorganismo, transformando-as em super potencias. O conceito de superorganismo é usado por muitos pesquisadores para determinar quando um grupo de indivíduos está tão conectado quanto um único ser autônomo. Em vez de pensar na colônia como um único organismo separado, pensa-se nela como um grande organismo, onde as formigas operárias individuais são como células e, são especializadas para tarefas especificas como tecidos e órgãos. Este trabalho tornou as formigas superadaptáveis na natureza.

São responsáveis pela dispersão de sementes, processo chamado de mirmecocoria,também são grandes polinizadoras, levando o pólen das plantas e permitindo a fertilização destas, além de renovar os nutrientes do solo. Porém são vetores mecânicos/passivos de algumas doenças, pois carregam microrganismos em seus corpos, contaminando o ambiente por onde passam.

himenopteros-3

Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Cromossomos homólogos

PUBLICIDADE Definição Os Cromossomos homólogos são dois cromossomos, um de origem paterna e outro de origem materna, …

Homologia

PUBLICIDADE Definição Homologia correspondente ou semelhante em posição ou estrutura ou função ou características; especialmente derivado …

Flavoproteína

Flavoproteína

PUBLICIDADE Definição A flavoproteína faz parte dos complexos enzimáticos que participam do catabolismo da glicina, glutamato, valina, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.