Breaking News
Home / Esportes / Mergulho em Arraial do Cabo

Mergulho em Arraial do Cabo

PUBLICIDADE

O Mergulhador brasileiro tem um medo de água fria que só vendo e, mesmo assim, não é que todo mundo pula na água feliz da vida em Arraial do Cabo?

O frio de Arraial, na Região dos Lagos, Rio de Janeiro, deve-se ao fenômeno da ressurgência, pelo qual os ventos afastam as águas quentes da superfície, deixando que subam as águas do fundo, frias e ricas em nutrientes.

Mergulho em Arraial do Cabo

Se, por um lado, a temperatura do mar acaba sendo a mais baixa do país (varia de 10 a 25 graus anualmente, mas os termômetros já chegaram a registrar 7 graus), por outro a ressurgência causa uma incrível profusão de vida.

Arraial abriga cavalos-marinhos, nudibrânquios, camarões-palhaços, esponjas, anêmonas, olhos-de-cão, barracudas, polvos, moréias, gorgônias e até corais moles (no Saco do Cardeiro).

Mergulho em Arraial do Cabo

Precisa mais?

Talvez não, mas tem: visibilidade média anual variando entre 12 e 18 metros, além de points abrigados e muito próximos da costa. Ou seja, esqueça o enjôo no barco, reserve a roupa completa de 5 mm(não esqueça do capuz, botinhas ou meias e luvas) e bons mergulhos.

Melhores Pontos

Lado de fora da Ilha de Cabo Frio: naufrágio do Harlingen (na Furna das Mulheres, profundidades entre 15 e 25 metros); Ilhas dos Franceses (canhões, balas e âncoras do navio de madeira Dona Paula); ponta leste da ilha (muitos peixes de passagem); e naufrágio do Thetis (no Saco dos Ingleses, entre 7 e 18 metros de profundidade).

Mergulho em Arraial do Cabo

Lado de dentro da Ilha do Cabo Frio: saco do Cherne (profundidade média de 10 metros); Pedra Vermelha; Saco do Anequim; e Saco do Cardeiro (todos com profundidade de 6 a 12 metros).

Melhor Época: O ano todo.

Fonte: www.mergulhe.com.br

Mergulho em Arraial do Cabo

Arraial do Cabo

História

A história de Arraial do Cabo encontra-se vinculada à de Cabo Frio, do qual era sede distritalaté recentemente.

A formação de Arraial do Cabo começa há um milhão de anos, quando, pela ação dos ventos ede correntes marítimas, foram incorporadas ao continente três antigas ilhas, hoje Morros do Mirante,do Forno e Pontal do Atalaia.

Seus primeiros habitantes humanos chegaram há cerca de cinco mil anos. Eram nômades,viviam em grupos no alto dos morros e desciam apenas para buscar alimentos, basicamente peixes emoluscos.

Mais tarde, vieram os índios da nação tupi-guarani. Tribos tupinambás habitavam toda a áreacorrespondente ao Estado do Rio de Janeiro e, nas terras onde surgiria Arraial, eram epresentadospelos tamoios. Estes, mais avançados que os nômades, viviam em aldeias, caçavam, plantavammandioca, faziam peças de cerâmica e enfeitavam-se com penas. Destaca-se, ainda, na culturatupinambá, a confecção de peças de cerâmica. Segundo estudos arqueológicos, havia cerca de 50aldeias tupinambás na região, estimando-se uma população que poderia variar de 25 a 75 milhabitantes antes da conquista européia.

Arraial do Cabo está assentado sobre sítios arqueológicos de extrema valia para o estudo dahistória da região, tendo fornecido diversas peças para o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, noRio de Janeiro. Isto pode ser comprovado a partir de restos arqueológicos catalogados em toda aregião, que é composta de diversos sambaquis (sítios arqueológicos com esqueletos e artefatos).

Arraial do Cabo foi ponto de desembarque da expedição de Américo Vespúcio, que construiusua casa de barro e pedra no Bairro da Rama, hoje conhecido como Praia dos Anjos. Neste local foicriada a primeira feitoria do Brasil.

Houve grande aumento populacional na região de Cabo Frio com a chegada de imigrantesportugueses e, em 1615, foi fundada a cidade de Santa Helena. A partir de 1616 a cidade passou achamar-se Nossa Senhora da Assunção de Cabo Frio, tendo sido ponto importante para odesenvolvimento e conquista do território fluminense.

Embora a colonização e o desenvolvimento da região tenham tomado velocidade com afundação da cidade de Cabo Frio, Arraial do Cabo viveu durante muito tempo esquecido e isolado.Não havia acesso a outros povoados. Era pela praia que seus moradores iam e vinham, a pé ou acavalo, para trocar, vender e comprar mercadorias. A pesca também foi de grande importância nesseperíodo.

Monumentos e peças históricas até hoje lembram importantes passagens do início dacolonização de Arraial, como a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, construída em 1506 na Praia dosAnjos, e o Monumento a Américo Vespúcio, no Largo do Descobrimento.

O núcleo urbano de Cabo Frio prosperou lentamente até fins do século XIX, baseando-se aeconomia na agricultura com mão-de-obra escrava, realizada em grandes latifúndios. A abolição daescravatura ocasionou o colapso econômico de que Cabo Frio só se restabeleceria bem mais tarde,com o desenvolvimento da indústria do sal, da pesca e do turismo, e sobretudo a implantação darodovia e da estrada de ferro.

O núcleo de Arraial do Cabo situa-se próximo de Cabo Frio, em área de topografia plana, compequenas elevações, tendo sido seu crescimento fortemente impulsionado pela presença da FábricaNacional de Álcalis, pelo turismo e veraneio, sendo considerado um dos melhores locais do país paraa prática do mergulho.

Município de Arraial do Cabo

O município de Arraial do Cabo encontra-se vinculado ao de Cabo Frio, do qual era sede distrital até recentemente.

Na época do descobrimento a região era habitada pelos tamoios.

Arraial do Cabo está assentado sobre sítios arqueológicos de extrema valia para o estudo da história da região. Isto pode ser comprovado a partir de restos arqueológicos de diversos sambaquis.

Arraial do Cabo foi ponto de desembarque da expedição de Américo Vespúcio, que construiu sua casa de barro e pedra no Bairro da Rama, hoje conhecido como Praia dos Anjos. Neste local foi criada a primeira feitoria do Brasil.

Embora a colonização e o desenvolvimento da região tenham tomado velocidade com a fundação da cidade de Cabo Frio, Arraial do Cabo viveu durante muito tempo isolado. Não havia acesso a outros povoados. Era pela praia que seus moradores iam e vinham, a pé ou a cavalo, para trocar, vender e comprar mercadorias. A pesca também foi de grande importância nesse período.

Importantes patrimônios histórico e cultural são a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, construída em 1506 na Praia dos Anjos, e o Monumento a Américo Vespúcio, no Largo do Descobrimento.

A abolição da escravatura ocasionou o colapso econômico de que Cabo Frio só se restabeleceria bem mais tarde, com o desenvolvimento da indústria do sal, da pesca e do turismo, e sobretudo a implantação da rodovia. O núcleo de Arraial do Cabo situa-se próximo de Cabo Frio, tendo sido seu crescimento fortemente impulsionado pela presença da Fábrica Nacional de Álcalis, pelo turismo e veraneio, sendo considerado um dos melhores locais do país para a prática do mergulho.

Fonte: biblioteca.ibge.gov.br/www.inepac.rj.gov.br

Mergulho em Arraial do Cabo

Mergulho em Arraial do Cabo
Mapa de Arraial do Cabo
1.
Dona Paula
2. Harlingen
3. Gruta Azul & Thetis
4. Gruta da Camarinha
5. Maramutá
6. Pedra Vermelha
7. Anequim
8. Ponta Leste
9. Cardeiro
10. Ilha dos Porcos (por dentro)
11. Ilha dos Porcos (por fora)
12. Ponta da Jararaca (Teixeirinha)
13. Saco do Cherne

Dona Paula

Mergulho em Arraial do Cabo

O Dona Paula, navio de guerra da Marinha do Brasil, afundou em 1827, em perseguição a um navio pirata que atuava nas costas do Rio de Janeiro. do casco de madeira revestido com cobre pouquíssimo resta, e a característica mais marcante é a presença de alguns canhôes e balas ( redondas ).

Os destroços variam de 5 a 15 metros de profundidade, entre as duas Ilhas dos Franceses, ao largo do Pontal do Atalaia. è um local de água geralmente fria. A situação ideal para mergulho é com vento SE fraco que não levante o mar; em geral quando o mar corre de SE a água esquenta e fica mais limpa.

Harlingem

Mergulho em Arraial do Cabo

O Harlingen, navio holandês, naufragou em 1906 devido ao mau tempo e forte vento Sudoeste. Embora esteja desmantelado há várias peças identificáveis, tais como 3 âncoras, 3 caldeiras, bloco de motor, hélice, cavername.

Gruta Azul

Mergulho em Arraial do Cabo

A Gruta Azul é um tradicional ponto de turismo da Arraial, e sua entrada ampla à superfície permite que pequenas embarcações nela penetrem, levando turistas.

A penetração na caverna submarina da Gruta Azul é um mergulho que não deve ser tentado a não ser que as condições de mar estejam excelentes.

Gruta da Camarinha

Mergulho em Arraial do Cabo

É um mergulho para pessoas experientes, e deve ser programado com cuidado; o mar deve estar bem calmo, e a visibilidade deve estar boa. Com mar calmo e pouca visibilidade não se aproveita o mergulho, e com boa visibilidade e mar agitado torna-se bastante perigoso.

A Camarinha é uma falha na ponta de uma enseada no costão externo da Ilha do Farol, bem próximo à Ponta do Focinho; aparentemente a ponta de pedra rachou, deslizou um pouco e criou um espaço entre as duas partes, preenchida pela água. Uma das estremidades desta falha, no fundo de uma enseada, começa bem no raso, a poucos metros de profundidade, e para se ter acesso deve-se passar sobre rochas rasas, sujeitas a rebentação e o constante vai-e-vem das ondas. A fenda vai se aprofundando gradualmente, chegando a 33 metros, embora possa-se atravessá-la afastado do fundo, sem ultrapassar 25 metros; a outra extremidade fica voltada para o mar aberto, e percorre-se mais de 20 metros em seu interior.

Maramutá

Mergulho em Arraial do Cabo

Mergulho similar ao da Pedra vermelha, um pouco mais raso. É um ponto de concentração de canoas de pesca de tainhas, e as operadoras de mergulho buscavam respeitar os pescadores do local. Agora o IBAMA também proibiu o mergulho no Maramutá…

Pedra Vermelha

Mergulho em Arraial do Cabo

Era o local preferido pelas escolas de mergulho para batismos e cursos básicos, o que sem dúvida prejudicava a fauna do local ( os instrutores e responsáveis pelas operadoras poderiam tomar mais cuidado com isso e salientar o fato com mais ênfase em suas preleções ); mas era um local onde sempre se via muita fauna, excelente para fotografia sub, melhor ainda para mergulhos noturnos; um mergulho raso ( de 3 a 12m ) mas muito bonito. Por que “ERA”? Porque o IBAMA proibiu o mergulho na Pedra Vermelha há alguns meses.

Anequim

Também chamado de “Saco do Anequim”, é a última enseada razoavelmente abrigada da Ilha de Cabo Frio ( ou Ilha do Farol ), para quem a costeia por dentro, no sentido da sua Ponta Leste.

Mergulho em Arraial do Cabo

O local fica bem protegido de ventos S e SW mas bate um pouco com ventos fortes de NE. Um bom perfil de mergulho é começar do lado de fora da enseada e nadar para dentro da mesma, onde o barco deve aguardar os mergulhadores.

Do lado de fora à esquerda ( de quem olha do mar para a ilha ) pode-se encontrar alguns destroços de um naufrágio de 1839, o Wizard, mas infelizmente nada muito significativo; apenas algumas ferragens e parte da carga de materiais de construção espalhadas no cascalho próximo às pedras.

Dentro do Saco do Anequim constuma-se encontrar algumas arraias-viola semi-enterradas no fundo, há belíssimas florestas de gorgônias; principalmente na parte mais rasa, mais ao fundo da enseada. A profundidade média é de 10 metros, com máximo de 15m.

Mergulho em Arraial do Cabo

Na ponta Leste há duas enseadas que são utilizadas para mergulho.

Cardeiro

A referência do ponto é uma casinha verde de madeira, sobre as pedras, que servia como base para uma criação de moluscos. Ainda se encontra em frente à casa uma série de destroços, tais como madeiras, cordas, pedaços de rede. É um mergulho raso, e em geral de mar calmo.

A profundidade junto às pedras varia de 6 a 10 metros, o fundo é bem característico de Arraial, com as pedras cobertas por anêmonas “Palythoa” ( baba-de-boi), gorgônias e colônias de esponjas verdes, nas quais se encontram as vezes alguns cavalos marinhos.

A característica mais interessante do local é a presença de espécies invasoras de corais moles ( alcionários ) provavelmente oriundos do indo-pacífico, que podem ter vindo presos a plataformas de petróleo. São corais belíssimos, ficam na areia junto às pedras, e as maiores colonias chegam a mais de um metro de altura, de cor rosada. Excelente ponto para macro-fotografia.

Ilha dos Porcos

Fundo similar ao do Cardeiro, mas é um mergulho um pouco mais fundo, chegando a 15 metros. Há um trecho com uma grande incidência de gorgônias, formando uma bela “floresta”. É um local muito interessante para mergulhos noturnos, que infelizmente continuam proibidos.

É um dos pontos preferidos quando está soprando o vento NE, predominante na região. Para os fotógrafos, também é um local com cavalos marinhos, nudibrânquios, e tartarugas ocasionais.

É uma opção de mergulho para dias de vento SW, muito interessante para cursos avançados e Nitrox, já que proximo às pedras já se obtém profundidades de 40 metros. O costão é formado por grandes blocos de pedra, sem a profusão de corais e gorgônias da face da Ilha de Porcos voltada para o continente.

Há boas possibilidades de encontros com peixes de passagem tais como pitangolas, anchovas, olhos-de-boi. Quando o mar entra por NE ou E o mar torna-se agitado e há possibilidade de correntezas.

Ponta da Jararaca

Mergulho em Arraial do Cabo

Independentemente do naufrágio é um bom local para o mergulho, desde que o vento NE ou E não esteja soprando forte; grandes blocos de pedra com muita vida, principalmente na própria ponta. Os destroços do vapor “Teixeirinha”, naufragado em 1923, podem ser encontrados desde 5m até 23m de profundidade.

O navio está desmantelado, e dentre as peças identificáveis podemos citar a caldeira, guincho, correntes,bloco de motor, eixo, cavername, parte da proa e da popa.

Saco do Cherne

O Saco do Cherne é uma área extensa, em forma de ferradura, abrigada dos ventos S, SW, e é uma opção interessante quando o mar está correndo de S ou SW, o que geralmente acontece em dias de mau tempo.

É um mergulho raso, 6 a 10m, com fundo coberto por hidrocorais. É um local interessante para o segundo mergulho do dia, e não é difícil que se encontre barracudas nadando à superfície, próximo das pedras.

Fonte: www.arraialdocabo-rj.com.br

Veja também

Nilton Santos

Nilton Santos, Jogador, Futebol, Vida, Clubes, Títulos, Nascimento, Seleção Brasileira, Titular, Carreira, Nilton Santos

Gilmar

Gilmar, Futebol, Jogador, Títulos, Goleiro, História, Clubes, Gols, Seleção Brasileira, Atuação, Mundial, Jogos, Carreira, Gilmar

Leônidas

Leônidas, Jogador, Futebol, Clubes, Títulos, Biografia, Capitão, Ídolo, Diamante Negro, Treinador, Vida, Carreira, Leônidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.