Breaking News
Home / Esportes / Mergulho em Búzios

Mergulho em Búzios

PUBLICIDADE

O conjunto formado pelas águas cristalinas e a diversificada vida marinha faz de Búzios um verdadeiro aquário.

A temperatura média debaixo d’água gira em torno dos 22 graus, enquanto a visibilidade é de cerca de dez metros (no verão chega a 25 metros)- condições perfeitas para mergulhadores iniciantes e veteranos apreciarem as belezas escondidas no fundo do mar.

Búzios é um destino de mergulho que você não vai esquecer. Distante 180 km de Rio de Janeiro.

Perto da orla, os melhores pontos para a prática do mergulho livre (snorkeling) são os costões das praias de João Fernandes, João Fernandinho, do Forno, Azeda e Azedinha, com pouca profundidade. Em João Fernandes há aluguel de máscaras e de snorkel.

Com suas águas claras  o balneário de Búzios se transforma em um verdadeiro paraíso para os mergulhadores, são diversos pontos de mergulho disponíveis no local.

Búzios oferece um cenário muito propicio para a pratica do mergulho, sua diversidade marinha é muito grande, um dos motivos para tamanha diversidade é que em Búzios ocorre um fenômeno natural chamado de ressurgência que é a presença de correntes marinhas oriundas da Antártica, essas correntes possuem águas gelada e são ricas em nutrientes, atraindo e mantendo uma grande população marinha em busca de alimentos.

Em busca desse tão valioso alimento, peixes grandes como o mero e a garoupa podem ser encontrados facilmente, a presença de arraias gigantes também e bastante freqüente. Mais não para por ai, e possível ver as tartarugas verdes, barracudas, frades e anchovas alem de um rico acervo de corais incrivelmente povoados com peixes menores.

A visibilidade das águas alcança facilmente os 10 metros e no verão pode chegar até os 25 metros com uma temperatura media em torno dos 22 graus.

O mergulho em búzios é sensacional, e pode ser praticado em todas as suas modalidades que são o “mergulho snorkel” “mergulho autônomo” “mergulho de apneia”.

Mergulho Autônomo

Para o mergulho autônomo (com o uso de cilindros), um dos locais mais indicados é a Ilha da Âncora, a seis milhas da costa – cerca meia hora de lancha -, onde a visibilidade média é de 12 metros, podendo chegar a 25 metros no verão.

Para quem nunca fez um mergulho antes, pode fazer o chamado mergulho de batismo, que na verdade funciona assim: o aluno tem uma pequena aula teórica sobre mergulho, com algumas dicas e técnicas de emergência, essa aula dura cerca de 15 minutos, logo em seguida o aluno já entra no mar e permanece todo o tempo sob a supervisão de um instrutor, o mergulho dura aproximadamente 40 minutos, os turistas aproveitam esse momento para tirar várias fotografias desse momento.

A ilha oferece abrigo dos ventos e correntezas durante quase todo o ano, o que garante águas transparentes – a exceção fica para o mês de maio, quando os ventos são mais fortes e a visibilidade pode ser afetada. Outros pontos bastante procurados são as ilhas Gravatás, Filhote e Ilha Feia.

Toda a costa buziana é rica em vida marinha – um dos motivos é o fenômeno da ressurgência, a presença das correntes oceânicas geladas vindas da Antártica e que trazem ricos nutrientes.

Atrás deles chegam peixes grandes como a garoupa, o mero e a arraia gigante.

Frades, anchovas, barracudas e até tartarugas verdes também podem ser avistadas, além de muitos corais.

Outro local também bastante procurado para a prática do esporte é a cidade vizinha de Arraial do Cabo (a cerca de 30 minutos de carro de Búzios). As praias da cidade estão entre as melhores do país para mergulhar.

Mergulho em Búzios
Peixes coloridos iluminam o fundo do mar

Mergulho em Búzios
Aluguel de snorkel é comum em diversas praias

Mergulho em Búzios
Águas cristalinas formam verdadeiras piscinas

Mergulho em Búzios
Aluguel de snorkel é comum em diversas praias

Nunca mergulhou? Que tal ser batizado em Búzios?

O “batismo” é indicado para quem nunca fez um curso de mergulho, mas que pretende apreciar o fundo do mar mesmo assim, com segurança.

Trata-se de uma aula teórica de 15 minutos, a bordo da própria embarcação ou na praia, seguida de adaptação ao equipamento autônomo na superfície.

Em seguida, é feito o mergulho, que dura cerca de 40 minutos e a profundidade gira em torno dos 15 metros.

Durante toda a atividade, o instrutor orienta e acompanha o iniciante. O equipamento é composto por roupa de neoprene, cilindro, colete, máscara e pés-de-pato.

Como mergulhar/Quem procurar

Operadoras locais de mergulho oferecem batismos, cursos para iniciantes e atividades para os avançados.

As saídas são diárias em embarcações próprias – equipadas com todos os itens de segurança – e levam aos melhores pontos de mergulho de Búzios ou Arraial do Cabo.

As empresas também alugam e vendem equipamentos em geral.

Uma das empresas mais tradicionais de Búzios é a Casamar, que oferece atividades para mergulhadores já certificados e batismos.

Fonte: www.buziosonline.com.br/hoteisabeiramar.com.br

Veja também

Nilton Santos

Nilton Santos, Jogador, Futebol, Vida, Clubes, Títulos, Nascimento, Seleção Brasileira, Titular, Carreira, Nilton Santos

Gilmar

Gilmar, Futebol, Jogador, Títulos, Goleiro, História, Clubes, Gols, Seleção Brasileira, Atuação, Mundial, Jogos, Carreira, Gilmar

Leônidas

Leônidas, Jogador, Futebol, Clubes, Títulos, Biografia, Capitão, Ídolo, Diamante Negro, Treinador, Vida, Carreira, Leônidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.