Cravo

PUBLICIDADE

O cravo é uma flor cultivada há muitos séculos nos jardins e tem um extenso simbolismo em diversas culturas. O craveiro é uma planta herbácea perene que atinge até 80 cm de altura, embora seja geralmente menor. Apresenta folhas verde-acinzentadas e flores de várias cores, incluindo entre outras, o rosa, vermelho, branco, laranja e amarelo. As flores são geralmente muito aromáticas, mas há cultivares sem cheiro. Há um grande número de cultivares e também um grande número de híbridos.

O cravo pode ser cultivado no jardim ou em vasos, e também é cultivado em plantações para abastecer o mercado de flores de corte, sendo uma das mais populares flores do mundo, apesar de exigir um clima ameno para seu cultivo.

Nome científico:
Dianthus caryophyllus. Também há um grande número de híbridos.

Origem:
Provavelmente a região mediterrânea da Europa.

Clima
Cresce melhor em clima ameno ou frio.

Cravo

Os cravos são as flores do craveiro, uma planta herbácea,que alcança até um metro de altura. Existem cerca de 300 espécies e varias centenas de híbridos.

São originários do sul da Europa,e eram já utilizados pelos antigos gregos como flores cerimoniais.

As diferentes variantes desta planta, permitem que ela seja anual ou perene. As anuais (semeadas na Primavera e no Verão) tendem a florescer no Verão e as perenes, nas condições adequadas, podem florir durante o ano.

Os craveiros tem preferência por solos arenosos, férteis e bem drenados, podendo ser cultivados a sol pleno ou em meia-sombra. Estas plantas exigem regas regulares e são sensíveis à falta de arejamento.

Cravo – flor do craveiro – Certas variedades exalam um aroma delicado, motivo pelo qual são utilizadas na fabricação de perfumes. Os cravos reproduzem-se por meio de sementes, e necessitam de solo quente, sem excessiva humidade.

Alguns significados atribuídos aos cravos:

  • Cravos brancos – associados ao amor puro, talento, boa sorte, inocência.
  • Cravos cor de rosa – remete para felicidade e gratidão. Quando é oferecido a alguém, significa que você sempre lembra dessa pessoa.
  • Cravos amarelos – apesar de significarem rejeição e desdém, quando integrados em um arranjo de muitas cores vivas, significa alegria e vivacidade.
  • Cravos vermelhos – significa respeito, amor e paixão. É oferecido como demonstração de admiração.
  • Cravos roxos – significa solidão, inconstância, ausência de capricho.

Devem ser cultivados a pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil composto de terra de jardim e terra vegetal, drenável. Exige ainda regas regulares. Multiplica-se por estacas (cravos perenes) e sementes (cravos anuais).

O  cravo  pode ser cultivado no jardim ou em vasos, e também é cultivado em plantações para abastecer o mercado de flores de corte, sendo uma das mais populares flores do mundo, apesar de exigir um clima ameno para seu cultivo.

A maioria das espécies de formigas domésticas são altamente repulsivas ao cravo, sendo este um bom agente para combater invasões.

Fonte: jardim.info/www.blog-flores.pt

Veja também

Elastina

PUBLICIDADE Elastina – Definição Seu corpo produz naturalmente a proteína elastina. A elastina ajuda os tecidos e órgãos …

Derme

Derme

PUBLICIDADE Derme – Definição A derme é a camada intermediária da pele em seu corpo. Tem muitos …

Colostro

PUBLICIDADE Colostro – Definição O colostro é a primeira forma de leite materno liberada pelas glândulas mamárias …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.