Breaking News
Home / Biologia / Rosa Flor

Rosa Flor

PUBLICIDADE

O gênero Rosa é composto por um grupo conhecido de arbustos espinhosos e representantes floridos da família Rosaceae. É chamado de rosa para a flor dos membros deste gênero e subiu para a planta.

O número de espécies é de cerca de 100, a maioria da Ásia e um pequeno número nativo da Europa, América do Norte e Noroeste da África. Ambas as espécies são cultivados como ornamentais para a beleza e fragrância de sua flor; mas também para a extração de óleo essencial, utilizado em perfumaria e cosméticos, medicinal ( fitoterapia ) e usos gastronômicos.

Há uma enorme variedade de cultivares de rosas (mais de 30.000) de diferentes hibridações , e novas aparecem a cada ano. As espécies progenitoras mais envolvidas nas cultivares são: Rosa moschata , Rosa gallica , Rosa damascena , Rosa wichuraiana , Rosa californica e Rosa rugosa. Produtores de rosas do século XX focada no tamanho e cor, para produzir flores grandes e atraentes, mas com pouco ou nenhum aroma. Muitas rosas selvagens e “antiquadas”, pelo contrário, têm uma fragrância doce e forte.

As rosas estão entre as flores mais comuns vendidas pelos floristas.

rosa

As rosas estão entre as flores mais antigas em cultivo em todo o mundo, seja por sua beleza, perfume, qualidades medicinais ou uso culinário.

Análises do DNA de rosas mostram que elas devam existir há pelos menos 200 milhões de anos. O gênero Rosa é reconhecido por sua complexidade taxonômica devido, em parte, à hibridização, poliploidia e apomixia.

O número de espécies descritas varia desde 30 até 4266, mostrando a dificuldade de definição existente, graças à diversidade morfológica que o gênero exibe.

O gênero Rosa ocorre principalmente nas zonas temperadas do hemisfério norte e tem a Ásia como centro primário de diversidade.

Poucas espécies de Rosa contribuíram para o desenvolvimento das cultivares modernas. Sabese que as rosas foram trazidas ao Brasil pelos jesuítas entre os anos de 1560 e 1570, mas somente a partir de 1829 ocorreu o plantio de roseiras em jardins públicos.

O uso das rosas não é meramente ornamental, algumas espécies servem de alimento para animais silvestres, enquanto outras possuem propriedades fitoterápicas, produzem óleos e essências empregados na perfumaria e cosmética ou são utilizadas na culinária.

Fonte: es.wikipedia.org/www.almanaquedocampo.com.br

Veja também

Algas Dinophytas

Algas Dinophytas

PUBLICIDADE O que são algas dinophytas? As algas dinófitas, pertencem ao Filo Dinophyta e a …

Endoderma

PUBLICIDADE Definição de endoderma Endoderma ou Endoderme é a mais interna das três camadas germinativas, …

Alelos Múltiplos

PUBLICIDADE O que são alelos múltiplos? Os alelos múltiplos ou polialelia são casos em que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.