Breaking News
Home / Biologia / Petúnia

Petúnia

PUBLICIDADE

Uma petunia é uma planta herbácea florida. A petunia é um gênero de plantas que compreende uma série de espécies, algumas das quais são referidas com o nome comum “petunia”. Mais comumente, esse nome é usado para se referir especificamente a híbridos desenvolvidos para propagação comercial. As petúnias estão entre as plantas de florescimento mais populares em cultivo e estão prontamente disponíveis em viveiros e suprimentos de jardim na forma de sementes e mudas.

Em seus habitats nativos da América do Sul, as petunias preferem climas semelhantes aos encontrados nas zonas nove e 10. do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). O estoque desenvolvido para o cultivo é igualmente terno, mas pode ser facilmente cultivado como anual em quase qualquer região de o mundo. Enquanto não houver gelo, as petunias podem crescer. Em regiões onde é quente, as pessoas podem escolher cultivar essas plantas como perenes, e elas podem ficar muito bem estabelecidas.

As petúnias são famosas por seu extenso hábito de crescimento e flores em forma de trompete, chegando em uma variedade de cores, incluindo roxo, rosa, branco e amarelo. A folhagem é pequena, e as plantas têm um odor fraco que pode ser difícil de descrever, mas é semelhante ao dos parentes da palmeira, como tomates, berinjelas e batatas. As petúnias também são peludas e ligeiramente pegajosas, e algumas pessoas acham que elas são um tanto desagradáveis.

petúnia

Petúnia é um gênero botânico pertencente à família Solanaceae. Petúnia significa “flor vermelha” na língua dos índios Tupi. É originária de locais tropicais e sub-tropicais da América do Sul. A maioria das petúnias que se encontram em jardins são híbridas. São herbáceas anuais (Petunia x hybrida) e atingem 15 a 30 cm de altura. Floresce na primavera e verão e podem apresentar-se nas cores: vermelha, azul, rosa, laranja, salmão, púrpura e branca.

Seu principal pigmento é uma antocianida denominada petunidina, que tem seu nome derivado da palavra Petúnia, sendo um corante presente em algumas outras flores e frutas.

As pétunias são algumas das flores mais apreciadas para decoração em floreiras, vasos e jardins. Tolerante ao calor e fácil de cuidar, são resistentes, embora também sejam suscetíveis a várias doenças que afetam outras plantas conhecidas de sua família, como o tabaco e o tomate, por exemplo.

As petúnias híbridas de jardim podem ser classificadas em quatro categorias:

Grandiflora: petúnias que têm as maiores flores, com até 10 cm de diâmetro.

Hedgiflora: estas possuem uma altura menor, mas se espalham lateralmente e uma planta pode cobrir até mais de um metro quadrado de superfície.

Multiflora: têm flores de até 5 cm de diâmetro e são as ideais para cestas ou vasos suspensos.

Milliflora: essas têm as menores flores, com até 3 cm de diâmetro. São as petúnias mais resistentes e assim, as mais fáceis de cultivar.

Fonte: www.wisegeek.com/blog.plantei.com.br

Veja também

Evasinas

Evasinas

PUBLICIDADE O que são evasinas? As evasinas são alguns fatores de virulência e estratégias usadas …

Rickéttsias

Bactérias Exóticas

PUBLICIDADE O que são bactérias exóticas? Os seres vivos, entre eles as bactérias, possuem uma …

Camuflagem

Camuflagem

PUBLICIDADE O que é camuflagem? Para os seres vivos a camuflagem serve como proteção e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.