Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Virgem  Voltar

Virgem

23 de agosto a 22 de setembro

Virgem
Signo de Virgem

Virgem é o sexto signo do horóscopo zodíaco. Virgem é o segundo maior da constelação.

O símbolo da donzela é baseado em Astréia. Na mitologia grega, ela era a última imortal a abandonar a Terra no final da Idade da Prata, quando os deuses fugiram para Olimpo.

O signo de Virgem está relacionado com a capacidade humana de ordenar a personalidade. Palavras como organização, método, purificação, capacidade de servir e colaborar, fazem parte desta energia.

É possível que você se torne uma pessoa excessivamente preocupada. A sua necessidade inata de examinar, pode fazer com que se envolva com tantos detalhes oriundos do ambiente externo que talvez acabe se tornando vítima do perfeccionismo.

É possível que divida a si mesmo em pequenos compartimentos, todos eles muito organizados, cada coisa a sua hora e em seu lugar, e dessa forma é difícil sentir o fluxo da vida, a sensação de que de alguma forma tudo ocorre , como realmente deve ser, o que muda é apenas a nossa forma de enxergar a situação.

Para que tanta cobrança, tanta necessidade de ter a resposta, a solução? Afinal , a cobrança está apenas em seu interior, o exterior é apenas o reflexo de suas exigências!!

Você se julga pela sua capacidade de trabalhar, ou de colocar ordem no seu ambiente, o que faz com que, muitas vezes, dependa demais do ambiente e das pessoas a sua volta, e muitas vezes essas pessoas não compartilham de sua necessidade de ordem ou organização.

Temos então uma série de frustrações que podem ser manifestadas como certos comportamentos nos relacionamentos com os outros, pode se tornar excessivamente mecânico, rigidamente defensivo ou criticamente intolerante. Quanto mais tentar ordenar o seu ambiente, mais ficará fora de sintonia com a realidade de sua relação com o mundo.

Então, o que fazer com um grande desejo de ordem, organização e método?

Direcionar tudo isso ao seu universo interno, iniciar um processo de purificação em relação aos seus próprios sentimentos, seus preconceitos e atitudes rígidas, aceitando que o certo pode ser diferente para cada pessoa. Aceite-se e aceite os outros, tudo é perfeito , se observarmos o mundo com aceitação e verificarmos que fazemos parte de um grande grupo de pessoas, chamados humanos, acredite onde há vida, há perfeição.

O signo de Virgem possui a semente da pureza, da perfeição, o que lhe falta é a capacidade de entrega e aceitação de seu signo oposto, Peixes, e principalmente acordar para compreender que nós não temos o controle de absolutamente nada.

O pâncreas, o fígado e o baço estão sob a regência deste signo, problemas no pâncreas estão relacionados com a “doçura da vida”, fazendo com que se sinta a vida triste. O fígado também se relaciona com o signo de Virgem, a rejeição do amor, a ira dominante, o nervosismo expresso com crises de raiva, as críticas rígidas e crônicas, a atribuição dos sofrimentos pessoais às falhas dos outros e a não aceitação da necessidade de mudanças, repelindo furiosamente os revolucionários, são motivos de sérias lesões no fígado que, conforme a sua natureza, tenta processar tudo com organização e humildade. O baço está debilitado em quem é obcecado por determinados fatos e sente-se desamparado emocionalmente. O desentendimento profundo com os pais ou com o conjugue faz com que esse aparelho contrarie suas funções.

A ORIGEM DO VIRGINIANO

MITO - HEFESTO

Virgem
Signo de Virgem

Hefesto [Vulcano] é um filho de Zeus e Hera. Nasceu manco e feio, e por isto foi atirado por sua mãe do Olimpo ao mar (outras versões dizem que Hera não fez isso, mas, sim, Zeus). A nereida Tétis, porém, o achou e o abrigou, apiedada, e cuidou dele. Quando cresceu, logo demonstrou que tinha grandes habilidades.

Usando-as, resolveu vingar-se da mãe e construiu um trono de ouro e pedras preciosíssimas que foi enviado como presente a ela. Hera, maravilhada com a inigualável beleza do trono, sentou-se nele imediatamente e não mais pôde levantar-se, pois engenhosas correntes surgiram do braço do móvel e a mantiveram presa; ninguém, nenhum dos deuses, foi capaz de soltá-la; terminaram, assim, por chamar Hefesto para soltá-la mas ele nem sequer imaginava a possibilidade de voltar ao Olimpo celeste.

Os deuses, então, resolveram mandar Dionísio, o deus do vinho inebriante, que conseguiu enganá-lo dando-lhe vinho para beber. Hefesto, assim, voltou ao Olimpo, bêbado, e encorajado pelo poder da bebida.

Tornou-se o deus do fogo, e de todas as artes e ofícios que fazem uso deste elemento, em particular os fundidores de bronze. Construiu o palácio dos deuses do Olimpo, fez a égide de Zeus, uma armadura elaborada artisticamente, que depois foi também usada por Atena, e o cetro, símbolo de seu poder soberano, além de muitíssimas outras obras de arte...

Criou para si donzelas de ouro para servi-lo.

Por causa de seu trabalho, sempre tem uma aparência robusta, e ainda que mancasse e fosse feio, conquistou o amor da mais bela dentre todas as deusas: Afrodite.

É verdade que esta não lhe foi tão fiel e foi até mesmo surpreendida em pleno ato de traição com o deus Ares por Hefesto. Hefesto, que já desconfiava, resolveu criar uma teia de ouro que envolveu os dois no ato indígno sem que percebessem; presos, o deus chamou os outros deuses para verem os dois amantes, provocando uma cena que foi humilhante para o casal.

Sua oficina situava-se no Olimpo, segundo uma versão mais antiga do mito, sob o vulcão Etna, onde ele trabalhava juntamente com os seus companheiros, os ciclopes, e forjava os raios para Zeus.

Na Mitologia latina, era comparado ao deus do fogo Vulcano, que protegia as casas e as cidades dos incêndios

MERCURIO - O PLANETA REGENTE DO VIRGINIANO

Mercúrio é o planeta mais próximo do sol e por isso desloca-se mais rapidamente do que todos os outros planetas.

O seu movimento ágil e veloz fez com que os antigos lhe dessem o nome do deus Mercúrio, mensageiro dos deuses e patrono dos mensageiros, advogados e comerciantes.

Mercúrio é muito pequeno e rochoso e sua atmosfera compreende somente uma reduzida quantidade de hélio e hidrogênio e alguns traços de outros gases.

A maior parte da superfícies foi pesadamente perfurada pelo impacto de meteoritos, embora existam regiões pouco acidentada e perfuradas.

Mercúrio é o praticante da magia. Rege a mente e a mentalidade, a fala e a comunicação de todos os tipos. Rege a destreza manual, a razão, a inteligência e o movimento geral.

A MISSÃO DO VIRGINIANO

Para entendermos por que e para que estamos na terra, DEUS destinou uma missão a cada um dos doze signos.

"Era manhã quando DEUS parou diante de suas doze crianças e em cada uma delas plantou a semente da vida humana. Uma por uma, elas dirigiram-se a Ele para receber seu dom e conhecer sua missão ".

" Para você, Virgem, peço uma análise de tudo que o homem tem feito com minha criação. Você examinará seus caminhos minuciosamente e o lembrará de seus erros, para que por seu intermédio minha criação possa ser aperfeiçoada. Para isso, dou-lhe o dom da pureza do pensamento".

E Virgem voltou a seu lugar.

Então, DEUS disse: "Cada um de vocês é perfeito, mas vocês não saberão disso antes de cumprir sua missão". E as crianças saíram, cada uma determinada a fazer seu trabalho o melhor possível, para que pudessem receber seu dom.

Mas DEUS sorriu quando disse:

"Vocês voltarão a Mim muitas vezes pedindo para serem dispensadas de sua missão, e cada vez Eu concederei a vocês seus desejos. Vocês irão por incontáveis encarnações antes de completarem a missão original que lhes determinei. Eu lhes dou um tempo incontável para fazê-la, mas somente quando ela estiver feita, vocês poderão estar Comigo".

A PERSONALIDADE DO VIRGINIANO

SÍMBOLO DA ASSIMILAÇÃO

"Eu busco a mim mesmo através do que analiso"

1º Decanato: Pensa muito antes de agir; é reservado, tímido, difícil e não se contenta com facilidade (23/08 a 02/09).

2º Decanato: É muito consciencioso; gosta de tudo limpo e bem feito; é sóbrio, econômico, chegando a ser um pouco avarento (03/09 a 12/09).

3º Decanato: Possui espírito inventivo; muito sensível e nervoso (13/09 a 22/09).

ELEMENTO: Terra

PLANETA: Mercúrio

GÊNERO: Feminino

PAR IDEAL: Peixes

COR: Matizes do Azul e Prateado

PEDRAS: Topázio, Jaspe e Ágata

METAL: Mercúrio e Prata

PERFUME: Benjoim, Verbena e Gardênia

PLANTAS E FLORES: Açucena, Valeriana, Madressilva e Sabugueiro

DIA DE SORTE: 4º Feira

N º DE SORTE: 05

ESTRELA GUIA: Spica

PLANO DE VIDA: Físico

MAGIA: Espíritos da Terra - Gnomos

ESTADO MENTAL: Fraqueza

REMÉDIO FLORAL: Centauryt

DOMÍNIOS ANATÔMICOS: Intestinos e Vísceras Em geral

SAÚDE: Preocupa-se frequentemente com a saúde e alimentação, sendo frequentes os distúrbios psicossomáticos e intestinais.

PRINCIPAL CARACTERÍSTICAS: Parcialidade

PERSONALIDADE: Prático, organizador, observador, introspectivo e crítico. mesmo não sendo expansivo, mostra-se afetuoso. de temperamento tranquilo e laborioso. O virginiano é alegre e bem humorado, dotado de muita força mental.

VIRTUDES: Apoio e simplicidade; clareza e objetividade; segurança e generosidade; calma e autoconfiança; precisão e meticulosidade.

DEFEITOS: Manipulação; fixação nas falhas; indecisão e tendência a açambarcar as coisas; nervosismo e dependência absoluta.

AMBIENTE: Não deve ser um local despovoado. campos, colinas, regiões próximas às montanhas são os ambientes mais adequados.

ATIVIDADES: Dedica-se à atividades que tragam lucro e prazer e exijam atenção aos detalhes. possui muita habilidade manual.

O BEIJO DO VIRGINIANO

Os beijos são uma arma poderosa na hora de seduzir. Através deles, é possível expressar vários sentimentos. Veja agora, como esse signo beija, e caia de boca nessa deliciosa tentação!!!!!!!!!!!

A timidez não interfere no beijo, geralmente apaixonado, deste signo. Toca fundo no coração e quer que o par se sinta super bem. Na verdade, não parece, mas ele é um grande beijoqueiro..

O HOMEM VIRGINIANO

Este homem vive, quase que inteiramente, num plano prático, material, e de pouco serve para as abstrações de um romance livresco. Sua principal maneira de expressar o amor está ligada à desinteressada devoção à família, aos amigos e aos mais fracos e mais desorganizados do que ele. Ele nasceu com um amor instintivo pelo trabalho, pelo dever, pela disciplina e dedicação aos desamparados. Há meios definidos para se atingir o coração do virginiano. Meios secretos.

A investida agressiva ou sexual não está entre eles. Ele despenderá seu próprio tempo precioso em achar o objeto de seu amor, pois é tão crítico e meticuloso na escolha de uma mulher quanto com o que come, veste, com sua saúde e seus hábitos de trabalho. Não tente mentir-lhe ou enganá-lo.

O seu amante de Virgem não tem ilusões. Ele quer um relacionamento decente, sincero e genuíno. Os virginianos procuram as mulheres que são limpas de corpo e mente, que se vestem bem, mas sem os extremos de extravagância e moda. Uma mulher egoísta, amante de prazeres, mentalmente preguiçosa, jamais conseguirá algo com um homem de Virgem. Ele pode ter suas rabugices de vez em quando, talvez até frequentemente.

Deixe-o amuar-se. É bom para ele, uma espécie de exercício mental. Mas quando vir que isto está afetando o estado físico dele, interrompa-o sugerindo algo interessante ou diferente para fazer.

Os virginianos são absolutamente leais e detestam destruir os laços familiares, mas quando se sentem ultrajados não exitam, fria e indiferentemente, a mover uma ação de divórcio. Nada de confusões e separações complicadas. Uma vez acabado, está acabado. Passe bem e boa sorte.

A MULHER VIRGINIANA

Ela é uma perfeccionista, o que não significa que seja perfeita. Tem seus traços negativos, e eles podem ser muito irritantes.

Para começar, as mulheres de Virgem acreditam obstinadamente que ninguém é capaz de fazer as coisas com tanta ordem e eficiência quanto elas. Há também as partidárias da rapidez e da pontualidade. Quando for se desculpar por qualquer motivo, seja breve e conciso.

A virginiana não é nenhuma tola: perceberá uma mentira por mais bem elaborada que seja. Ela pode ter a mente pura, mas não é nada ingênua. Apure suas maneiras e gramática. Ela não acolherá de bom grado uma linguagem inconveniente, muito menos palavrões.

Você também jamais passará no exame se estiver com a roupa desalinhada. A virginiana é uma eterna perfeccionista, e sem ela todos nós viveríamos numa total confusão e desarrumação. No entanto, não a critique. É melhor não fazer a ela o que ela lhe faz.

Sua mente cristalina faz com que, interiormente, ela se conscientize de suas próprias imperfeições tanto quanto as que observa em você, e com frequência se julga com toda a severidade, razão pela qual acha que não precisa que você a ajude. Comumente, se ela o ama de verdade, você pode, com toda a segurança, deixá-la ficar com o homem mais sexy que conhece no mundo durante um mês numa ilha deserta.

Ela se dedicará cuidadosamente, apenas àqueles em que confia, e as pequeninas coisas lhe significam muito. Sua casa será limpa e arrumada e a grande fruteira em cima da mesa do café conterá maçãs em vez de bombons de chocolate (que fazem mal aos dentes e à saúde em geral).

O PAI VIRGINIANO

Os homens do signo de Virgem não têm muita inclinação para a paternidade. Parece que o seu singular tipo de ego não exige filhos para sua realização emocional, e os virginianos tendem a criar famílias pequenas.

Contudo, uma vez que venha o filho - ou filhos - o virginiano é um pai extremamente consciencioso, e jamais negligenciará suas responsabilidades. Ele passará várias horas ensinando aos filhos e transmitindo-lhes seus próprios padrões de conduta.

Ele os ajudará com todo o entusiasmo a fazer o trabalho de casa e provavelmente não medirá sacrifícios para sustentar seus hobbies, lições de música e, em especial, o colégio.

O pai virginiano põe grande ênfase no intelecto e treina rigidamente os filhos em questões de ética, de cortesia e de cidadania. Raramente você encontrará um pai de Virgem que estrague o filho com mimos, e sempre haverá bastante da necessária disciplina.

Tudo isto é muito bonito, mas pode haver necessidade de maior demonstração física de amor entre um pai virginiano e seus filhos, já que por natureza ele não é muito afetuoso. A não ser que se faça um esforço para corrigir isso desde a infância, é muito provável que ele venha um dia a descobrir que existe uma barreira intransponível entre ele e o filho a quem ama tão profundamente.

Há também uma tendência para que ele seja crítico demais, exigente demais e severo demais.

A MÃE VIRGINIANA

É muito provável que você jamais veja seus filhos vagando pela vizinhança com o nariz escorrendo, a cara lambuzada de geléia ou os tênis rotos.

Tampouco, nenhum dedinho remexerá ou rabiscará seus papéis particulares. Ela manterá uma disciplina firme. As mulheres de Virgem raramente têm mais de um ou dois filhos, e parece que a maternidade não lhes é necessária para satisfazer sua feminilidade.

Uma vez, porém, que o bebê tenha entrado na vida dela, jamais negligenciará sua educação física ou moral. Talvez ela não supra as necessidades emocionais dele, mas se tiver a certeza de seu amor e souber que é apreciada, relaxará e dará ao seu rebento bastante afeição.

Não raro os pequeninos acham as mães de Virgem deliciosamente divertidas e delicadas. Elas serão firmes e procurarão instilar bons hábitos, mas possuem um modo terno de tratar que faz com que a criança saiba que é amada com certeza.

A CRIANÇA VIRGINIANA

A criança de Virgem possui fantásticos poderes mentais. Ela é capaz de grande concentração e tem boa memória. Tem o cérebro como um hábil computador, assimilando sempre a informação, classificando-a, detalhando-a, organizando-a, para depois utilizá-la.

É boa detalhista quando trabalha com as mãos ou com o cérebro. Aprecia trabalhar em projetos práticos, onde pode desenvolver habilidades. Elas gostam também de trabalhos rotineiros e são muito mais realistas que a maioria das pessoas. Uma das suas dificuldades é a manifestação de sentimentos pessoais.

Eles não são muito gregários e podem parecer distantes e arredios. Por esse motivo, precisam de amor, afirmação e aceitação.

Parecem arredios porque são tímidos e inseguros. Faça um esforço para aproximar-se e dar a eles muito afeto, mesmo que, na maioria das vezes, você tenha que tomar a iniciativa. Uma das coisas que eles devem aprender é ser mais abertos e amorosos...

Agindo nesse sentido, você os ajudará. Para disciplinar um virginiano, pergunte o que ele faria se fosse você, ou como lidaria melhor com uma situação. Você se surpreenderá com o que pode ouvir. Mantendo-o ocupados com novidades, com pequenos trabalhos e muitos projetos manuais, eles não irão se meter em dificuldades.

A SENSUALIDADE DO VIRGINIANO

O virginiano, regido por Mercúrio, tem suas artimanhas e costuma esconder o jogo. Mantém uma aparência austera e comportada e não se expõe a flertes inúteis ou paqueras explícitas.

Mas basta ter confiança no(a) parceiro(a) para liberar todo o seu potencial erótico. Aí surge um verdadeiro especialista no assunto, esmerado nos detalhes mais excitantes, preocupado em encontrar as fontes de onde jorra o autêntico prazer.

Odeia as transas rapidinhas, que vão direto ao ponto. Ao contrário, prolonga o máximo as preliminares e descobre mistérios nunca antes desvendados.

Em troca, não pede, mas espera um tratamento classe A, de preferência com fidelidade e constância. Afinal, quando se entrega plenamente, o mínimo que corpo exige é respeito.

ATRAÇÃO FATAL: por Peixes, principalmente pelos mistérios e surpresas que os nativos desse signo reservam.

CONTATOS QUENTES: com Câncer, Escorpião e Touro. Os minutos passados com eles podem parecer eternos.

PASSE LONGE: de Áries, Sagitário e Aquário. O virginiano não se sente à vontade com eles e uma certa frustração acaba sendo inevitável. Mas evite mesmo Leão e Libra, se não curte o sadismo nem tende ao masoquismo.

O QUE IRRITA UM VIRGINIANO

Choramingue bastante.
Desarrume sua (dele) casa, atrapalhe sua programação, esqueça de atarrachar a pasta de dente.
Cheire feito um gambá.
Diante do armário do banheiro, indague -"para que taaanto remédio?".
Faça xixi na tampa da privada, ou, de preferência, no chão, em volta do vaso.
Critique o jeito deles se vestirem. Diga que aquele dentinho torto é "um charme".
Use os vasos de planta deles como cinzeiro, e enterre os palitinhos de fósforo na terra.
Depois de abraçá-los longamente, revele que você está fazendo um tratamento contra piolhos.

VIRGEM X VIRGEM

Quando dois virginianos se unem, eles se preocupam bastante. No entanto, a maioria de suas preocupações é "muito barulho por coisa nenhuma".

Se eles meditarem no assunto, constatarão que gastam muito tempo precioso em preocupações improdutivas e contraprodutivas. Como acontece em todos os pares 1-1 (pessoas do mesmo signo solar), Virgem e Virgem têm muito em comum - às vezes até demais - porém entrando em empatia com os múltiplos pontos de vista e problemas um do outro, como eles costumam fazer, não há motivo por que não possam tentar divertir-se entre si, em vez de procurarem destruir-se.

Ajudará se ambos relaxarem e aceitarem mais casualmente os pequenos desapontamentos e percalços da vida, ajuntando um grão de sal a uma pitada de amor, evitando julgar a si mesmos e aos outros tão compulsivamente, deixando as análises mais completas para robôs e computadores programados com precisão, os quais não são suscetíveis às dores de estômago provocadas pela tensão.

VIRGEM X LIBRA

No cômputo geral, estes dois possuem muita coisa em comum, bem mais do que desvantagens. Libra aprova o estrito trabalho ético de Virgem (em princípio, pelo menos), chegando a invejá-lo.

Virgem aprova o senso de justiça e imparcialidade do libriano - embora os virginianos se sintam como que traumatizados se forçados a uma platéia cativa ante a gangorra, a maratona sim-não-talvez dos librianos, antes de tomarem uma decisão.

Para Virgem, tal deliberação desnecessária é uma frustrante e inútil perda de um tempo excelente e valioso. Sem dúvida, haverá momentos em que Virgem achará Libra indolente - o que não é justo, porque os períodos librianos de letargia são sempre seguidos por acessos de energia e entusiasmo realmente impressionantes.

Afinal, uma pessoa precisa descansar de vez em quando, quando se diverte tanto e trabalha tão intensamente como é costume de Libra, as duas coisas em partes mais ou menos iguais, para manter tudo nivelado, o mais humanamente possível.

Entretanto, um sente grande admiração e respeito pela inteligência do outro, porque são ambos aquinhoados com um considerável número de células cerebrais, em perfeitas condições de funcionamento, quando nascem.

VIRGEM X ESCORPIÃO

Este é um padrão 3-11 (Escorpião é o 3º signo a contar de Virgem, e este o 11º a contar de Escorpião), misturando os elementos Terra e Água.

Isto significa que Escorpião, de algum modo, sente ter "encontrado raízes" em uma associação com Virgem - enquanto este último terá um forte senso de aquinhoar-se, em vários sentidos, no contato com Plutão.

De alguma maneira inesperada e informal, quieta e imperceptível, Virgem contribuirá para dar nascimento às esperanças, sonhos e desejos de Escropião - além de sucesso social, prestígio e posição, na carreira ou comunidade. Escorpião abrirá a mente de Virgem para novas perspectivas, propiciando-lhe uma fácil comunicação de idéias.

Escorpião costuma sentir-se singularmente bem e relaxado na presença de Virgem. Por outro lado, mais do que qualquer outra pessoa (exceto talvez Touro, Câncer e Capricórnio), Escorpião pode reprimir a tendência de Virgem em preocupar-se e ficar taciturno, daí resultando uma convivência mais calma e sossegada, menos inquieta e enervante para ambos.

VIRGEM X SAGITÁRIO

Tanto Sagitário como Virgem nasceram sob signos Mutáveis, de modo que virginianos e arqueiros conseguem, em geral, comunicar-se com facilidade um com o outro, estejam eles comunicando a censura de Virgem e a franqueza de Sagitário - ou uma amistosa compreensão.

A comunicação fácil é o primeiro passo no caminho para a compreensão de pontos de vista e abordagens diferentes um do outro. Estes dois, sem dúvida, falarão muito; talvez também se movimentem bastante, embora o virginiano seja mais acomodado e prefira ficar mais tempo em um só lugar do que Sagitário.

Se vencerem os desafios de seu teste padrão 4-10 (Sagitário é o 4º signo a contar de Virgem, e este o 10º a contar de Sagitário), a associação promete recompensas excepcionais a cada um deles.

Virgem ensinará a Sagitário um pouco de cortesia, boas maneiras e paciência, enquanto Sagitário ensinará a Virgem o valor da generosidade de espírito, da mente aberta, da tolerância e, melhor que tudo, da gloriosa liberdade.

VIRGEM X CAPRICÓRNIO

Um forte elo entre os dois é sua necessidade de serem vistos como pessoas adequadas, evitando o ridículo e a desaprovação por parte de amigos, parentes e vizinhos.

Outro elo é sua atitude em relação ao dinheiro: algo que se ganha, que se poupa, que se gasta prudentemente, enfim, algo que não se desperdiça.

Haverá vezes em que Capricórnio achará que Virgem se preocupa muito, fala demais; e outras em que o virginiano julgará o capricorniano demasiado teimoso e inflexível em suas opiniões.

Entretanto, os dois são mais semelhantes que diferentes: francos, sinceros, leais e de confiança. Ambos sentem como é frustrante serem tantas vezes os antipáticos (aos olhos dos outros signos) mantenedores do senso comum e prático

VIRGEM X AQUÁRIO

Uma vez que Virgem se delicia em levar a ordem ao caos e que Aquário se delicia em levar o caos à ordem, estes dois signos solares deveriam representar o desafio final um para o outro.

Os aquarianos insistem no direito de serem individualistas e se recusam a levar os outros ou a si mesmos a sério, encarando a vida com agradável e descuidado alheamento.

Naturalmente, tudo isto fascina o virginiano de mente metódica e inclinado à ordem, o qual não ousaria profetizar ou predizer o futuro (vivem muito ocupados analisando o passado e esmiuçando o presente), que levam a si mesmos e tudo o mais a sério e não encaram coisa alguma com descuidado alheamento.

Um aquariano quase nunca se desculpa por falhas ou excentricidades, ao passo que o virginiano típico, graciosa e sedutoramente, diz "perdão" a cada vez que comete a mais insignificante ofensa contra a tradição ou idéias populares de comportamento.

Os aquarianos são as criaturas mais motivadas pela curiosidade que conhecemos. O mesmo vale para os virginianos, porém estes em geral se dividem entre a cautela e a curiosidade.

Eles se impacientam, analisam e refletem sobre um assunto cuidadosamente antes de agir, assim se privando da espontaneidade, um dom que terão de aprender com Aquário, o qual está aprendendo a muito necessária lição de discernimento com Virgem.

A perspicácia e clareza de pensamento virginiano, combinadas à inventividade e gênio de Aquário, poderão ser a exata alquimia mágica de que precisamos, mais a inata gentileza e preocupação pelos outros, características destes dois signos solares.

VIRGEM X PEIXES

Peixes e Virgem representam o padrão de oposição de signo solar. Isto não significa que estes dois signos estejam em guerra entre si, mas sim que cada um possui certas qualidades que o outro não tem, invejando-as e desejando adquiri-las.

Os piscianos sabem que seriam beneficiados se devaneassem e relaxassem menos, se houvesse menor adiamento da sua parte, um pouco mais de ordem mental e organização emocional, seja envolvendo seus carros, os dentes, talões de cheque ou o que for.

Os virginianos são penosamente conscientes não apenas de uma vaga inveja de Peixes, mas também do que a provoca.

É o talento pisciano para devanear e desejar, fazendo em seguida com que tais sonhos e desejos aconteçam, por artes de uma estranha alquimia - desde o súbito e mágico aparecimento de uma vaga para estacionar na avenida movimentada, a encontrar o parceiro ou parceira à altura.

VIRGEM X ÁRIES

Os atos do Carneiro nascem do puro sentimento - eles confiam em suas emoções e mostram-se céticos sobre a praticabilidade. Os virginianos são práticos, confiam em sua mentalidade e são céticos quanto a sentimentos e emoções puros.

Quando os nativos de Áries estão perturbados, costumam gritar seus problemas do alto do telhado, extravasando suas queixas. Quando os virginianos estão perturbados, costumam guardar os agravos dentro de si, sepultando as queixas, para que adquiram a ferrugem do ressentimento. O Carneiro se descuida da saúde física, mas, ainda assim, é raro ficar doente.

Os nativos de Virgem são extremamente cuidadosos com a saúde física e, mesmo assim, é frequente vê-los se queixando dos mais variados sintomas de enfermidades. Note-se que esta é apenas uma pequena lista de suas diferenças. Por mais distanciados que pareçam ao primeiro olhar, no entanto, Áries e Virgem conseguem se deparar com algumas surpresas felizes.

No nativo de Áries, o virginiano pode encontrar alguém de fato valioso para a conquista da realização, alguém que, generosamente, transbordará de ardente entusiasmo e comovente gratidão, alguém que até pode ser capaz de abrir as pequenas portas daquelas inibições e ânsias íntimas de Virgem. Em Virgem, o ariano pode encontrar a apreciação sincera de que necessita - e um coração tão leal e tão honesto quanto o seu.

Virgem ensinara a Áries a descobrir a beleza nas pequenas coisas, a conhecer a sabedoria da espera - a acreditar no eventual sucesso da paciência.

Áries ensinará a Virgem a descobrir-se e a acreditar em si mesmo.

VIRGEM X TOURO

Os virginianos admiram a força de propósito do Touro, embora não sintam muita tolerância por sua obstinação quando em face do erro óbvio. De certo modo, o taurino respeita a mente ágil de Virgem, ainda que sinta pouca simpatia por manias envolvendo a saúde, a limpeza e a minuciosidade virginiana.

Os virginianos podem ser tão teimosos quanto os taurinos. A única diferença reside em que Touro insiste em sua opinião de maneira fixa, sem necessidade de muitos argumentos, enquanto Virgem se inclina por uma forma mais detalhista e meticulosa. De qualquer modo, o que significam algumas pequenas diferenças entre amigos? Em geral, estes dois têm muitas afinidades.

Ambos nasceram sob signos de Terra, femininos e negativos. Isto significa que são passivos e receptivos (femininos) - desconfiados, algo temerosos e cautelosos (negativos) - mas possuindo integridade e confiabilidade (Terra).

VIRGEM X GÊMEOS

O intelecto de Virgem é tão penetrante quanto o de Gêmeos, porém não tão vacilante e mutável. Gêmeos executa rápidos malabarismos com o pensamento e cria idéias, o que muitas vezes parece ter brotado do ar, seu elemento natural, mas Virgem raramente prestidigita ou cria.

Os virginianos estão sempre muito ocupados em discriminar, selecionar e separar fatos de fantasias, muitas vezes com o que pode parecer uma precisão bastante desnecessária.

O geminiano experimentador-explorador busca o espírito da lei. O virginiano purista-estatístico segue a lei ao pé da letra. A associação Gêmeos-Virgem é influenciada pelo padrão 4-10 (Virgem é o 4º signo a contar de Gêmeos; e este é o 10º a contar de Virgem), de maneira que o relacionamento entre eles nunca será baseado na pura frivolidade e no escapismo. Seriedade e respeito (ou sua falta) serão tecidos para dentro e para fora dos elos de conexão entre ambos, cada um achando difícil compreender inteiramente os verdadeiros objetivos e conceitos básicos do outro.

Para Gêmeos, naturalmente, uma briga não chega a ser uma briga, mas apenas um encontro intelectual. Para Virgem, as discussões vão mais fundo e o ressentimento dura mais tempo.

Em casos raros, a amizade e o relacionamento entre eles podem tornar-se prolongados, inclusive íntimos, porém, de um modo geral, o que primeiramente os reúne é uma comunhão de interesses em negócios ou a nível intelectual - também na esfera familiar ou do dever-obrigação, como acontece com todas as pessoas sob a influência 4-10.

A maioria dos virginianos parece humilde e retraída, raramente exibindo dignidade ou orgulho em excesso, mas caberá ao geminiano conter a língua afiada nos momentos cruciais, posto que os nativos de Virgem costumam ser muito mais sensíveis no tocante a essa pequena dignidade e orgulho que possuírem.

De qualquer modo, por julgar Áries demasiadamente exasperante, Leão demasiado arrogante e Escorpião demasiado isolado, Gêmeos poderá achar relaxante a convivência com o doce e cortês virginiano, inclusive sentindo certo alívio pela não-necessidade de competir, o que talvez fosse preciso, no relacionamento com outro signo solar.

VIRGEM X CÂNCER

Esta é a forte e amistosa influência do padrão 3-11 (Virgem é o 3º signo a contar de Câncer; e este o 11º a contar de Virgem), permitindo que os dois, por mais engraçados e singulares que pareçam aos demais, sintam-se perfeitamente bem e naturais em companhia um do outro.

Virgem se sente a salvo dentro da presença protetora dos Caranguejos, os quais são solícitos em relação a seu bem-estar, realmente preocupados e afetivos.

Da mesma forma, o Caranguejos se sentem bem, flutuando em torno da quietude de Virgem, como em um paraíso longe das ruas barulhentas, apinhadas de gente, cheias de imposições. O principal obstáculo de crescente tesão que os dois precisam superar é o seguinte.

Após algum tempo, o homem ou mulher de Virgem pode considerar as maneiras solícitas do Caranguejo, sua ânsia protetora, como uma espécie de prisão - e cortesmente (a princípio) pedirá a liberdade condicional.

Este é o sinal para o canceriano afastar-se um pouco e viver de acordo com a imagem do solitário, por toda uma vida imaginária, que durará algumas semanas ou meses. Mas haverá sempre um retorno amistoso à harmonia, bastando um pequeno esforço.

Em sua maioria, os relacionamentos 3-11, mesmo depois de dissolvidos, podem ser novamente reatados, quando menos se espera.

VIRGEM X LEÃO

Leão encontra um parceiro delicado e devotado, que aprecia com sinceridade as douradas qualidades leoninas - um súdito inteligente para servi-lo, que é seu admirador e que, em troca, será lealmente protegido. Virgem encontra alguém legitimamente merecedor de respeito (e os padrões virginianos são altos), um coração amante e um amigo generoso, ao mesmo tempo sábio e amoroso... forte o bastante para ajudá-lo em alguma emergência, mas, ainda assim, vulnerável o bastante para precisar dos constantes cuidados e atenções de Virgem (o espírito solitário de virginiano transborda de felicidade quando se sabe necessário).

Após Leão ensinar a Virgem que ele simplesmente não deve ser censurado e constantemente criticado - e após Virgem ensinar a Leão que um virginiano não sente a menor vontade de escravizar-se a seus caprichos e ordens arrogantes - poderá surgir uma cálida e vibrante comunicação entre estes dois.

No mais, os dois precisam exercitar a habilidade de elogiar um ao outro, já que nenhum dos dois tem a habilidade telepática de adivinhar que está sendo apreciado e admirado pelo outro.

Signo de Virgem

Virgem
Signo de Virgem

Regente: Mercúrio.

Alguns astrólogos consideram Ceres a regente de Virgem.

A simplicidade que você precisa ter diante da vida é um dos recados que Virgem passa para você. Sem o conceito da Paz e da Pureza, transmitidos pelo sexto signo do Horóscopo Zodíaco, a vida seria impossível aqui na terra.

Sabe por que as pessoas que nasceram entre este período se dizem "virginianas"? Porque durante esta época do ano, o Sol está passando pelo signo de Virgem no céu. Quando você diz "sou virginiano", está dizendo, com outras palavras, que tem o Sol no signo de Virgem. Mas mesmo aqueles que não nasceram entre estes dias, têm Virgem e todos os outros signos em seu mapa astrológico.

O período que o sol passa por Virgem acontece aproximadamente entre os dias 21 de agosto a 20 de setembro, mas se você nasceu nos dias de transição entre os signos (ou de Leào para Virgem ou de Virgem para Libra) é bom que calcule o seu mapa e verifique em que signo o Sol realmente está, ele pode ser diferente do que você sempre pensou.

A inteligência em Virgem

A inteligência de Virgem é crítica, analítica e capaz de detectar detalhes inúmeras vezes esquecidos pelas outras pessoas. A percepção é apta a detectar nitidamente o defeito, o imperfeito e, principalmente, aquilo que quebra o padrão, está fora do lugar e destoa do conjunto.

Observadora, "descortinadora" e atenta, a consciência virginiana compartimenta, separa e verifica minuciosamente cada parte do todo, sem se enganar com a aparente harmonia do que vê. Nada os distrai, como se tivessem uma lupa ao invés dos olhos. O detalhe é visto com enorme clareza.

Racionais, práticos e lógicos, têm uma intimidade com o funcionamento das coisas e com a funcionalidade dos propósitos. Aquilo que não funciona não é objeto de atenção da inteligência virginiana. É esta inteligência lógica que permite àqueles que têm o Sol em Virgem verificarem, de imediato, a incoerência das idéias, dos propósitos e das pessoas.

Tudo deve estar encaixado, ordenado e coerente, pensa o virginiano. São capazes de viver fora do sonho e costumam se ater à normalidade, gostando dela. É uma inteligência capaz de sistematizar qualquer coisa e torna-la verificável, regular, analisável. Virgem é ciente de que as coisas feitas de maneira repetida, sistemática e metódica aperfeiçoam-se muito mais do que as realizadas aleatoriamente e sem qualquer padrão. Organizar e encontrar este padrão para o que precisa ser realizado é um grande talento dos virginianos.

Virgem possui a valiosa humildade para realizar pequenos feitos e dar-lhes a perfeição, o acabamento, a limpeza e o cuidado necessários, mesmo que a tarefa e o resultado sejam pequenos. O pequeno, na inteligência virginiana, não quer dizer pouco. Eles sabem, com grande clareza, que para conhecer detalhadamente uma fazenda, por exemplo, não adianta sobrevoa-la, mas verificar, de perto, cada detalhe presente dentro dos seus limites.

O Simbolismo de Virgem

Virgem é o signo cujo símbolo representa a gravidez da natureza pura, livre e não controlada. É o signo do respeito à condição da natureza que se coloca humilde e pronta para a renovação da ordem natural, que acontece em ciclos. Tudo tem seu momento e sua história no seu devido lugar. O universo repudia a desordem da matéria e o desperdício de tempo.

O signo de Virgem representa a energia do plano material que deve ser purificada para se transformar em fruto. É a purificação da forma humana, de um mundo que se diferencia, se particulariza e se seleciona. A limpeza acontece em um processo que primeiro se acumula, se coleciona, se examina, se classifica, para depois determinar os limites precisos.

Virgem simboliza os limites impostos a toda atividade da vida criativa, que determinam a seleção entre o espiritual e o material, o controle entre a moralidade e o abandono, entre a permanência pessoal e a retirada, entre a impureza e a pureza, entre o erro e a remissão. Limites estes que servirão para posterior julgamento e que só serão vencidos com disciplina e ordem.

Símbolo do chão pronto para receber a semente, Virgem representa a terra distribuidora, que está apta para servir e ser servida, para espalhar e liberar a essência Divina. É o espirito do trabalho, da minúcia e da capacidade de discernimento. O signo também é associado à colheita dos cereais - alimentos puros, não poluídos.

O Mito de Virgem é representado pela donzela que vivia entre os homens, na Idade de Ouro que se ausentou da vida na terra graças à degeneração dos homens na Idade do Bronze e foi transformada em constelação. Esta história nos traz o sentido de que a alma, para se manter pura, tem que se afastar da sujeira e da destruição.

Virgem é portanto símbolo da inocência e da plenitude de possibilidades ainda não realizadas. É a compreensão de que a alma deve estar vazia, limpa, incorruptível e livre para estar pronta para receber o sêmen divino, para proporcionar mudanças, mantendo-se pura.

O signo de virgem nos dá a compreensão da possibilidade de viver a perfeição absoluta, a Pureza Divina, onde o erro, a imperfeição a imoralidade e a Corrupção estão eliminados.

O abandono de Astréia

Durante a Idade de Ouro, quando a primavera era eterna e os homens viviam em harmonia com os deuses, Astréia, filha de Júpiter e Têmis, vivia na terra, entre os humanos, aconselhando-os e dando-lhes noções de leis e justiça. Nesta época, no mundo não haviam guerras, catástrofes ou crimes. A natureza era plena e oferecia alimento a todos os homens, que existiam em paz com os deuses.

Mas os homens tornaram-se gananciosos e passaram a negligenciar suas obrigações com os deuses, acreditando-se donos do próprio destino.

Irritado com a prepotência dos mortais, Zeus determina um castigo: a Idade de Ouro estava acabada. A primavera seria limitada, a terra deveria ser tratada para produzir frutos e a juventude eterna não existiria mais.

Ao ver o comportamento dos humanos e os castigos que o deus dos deuses os impunha, Astréia se refugia nas montanhas, mas continua a disposição daqueles que quiserem procurá-la e ouvir seus sábios conselhos.

Mesmo com todos os castigos de Zeus, a punição da humanidade não terminara, os homens descobrem a guerra. Este período belicoso caminha para uma nova era, a Idade de Ferro, em que os homens não têm mais respeito pela honra, franqueza e lealdade, tendo as ações determinadas pela ambição e violência.

Ao ver em qual ponto as coisas estavam, Astréia, entristecida, resolve abandonar a Terra e deixar de conviver com os mortais. A deusa, então, refugia-se no céu na constelação de Virgem. Sua balança também é catasterizada na constelação de Libra, para lembrar aos homens que o mundo é regido por leis e que tudo deve ser ponderado - as ações devem ser pesadas em contraponto com as consequências.

A Poesia para Virgem

A gleba me transfigura

Cora Coralina

Sinto que sou a abelha no seu artesanato.
Meus versos têm cheiro dos matos, dos bois e dos cerrais.
Eu vivo no terreiro dos sítios e das fazendas primitivas.
Amo a terra de um místico amor consagrado, num esponsal sublimado, procriador e fecundo.
Sinto seus trabalhadores rudes e obscuros, suas aspirações inalcançadas, apreensões e desenganos.
Plantei e colhi pelas suas mãos calosas e tão mal remuneradas.
Participamos receosos do sol e da chuva em desencontro, nas lavouras carecidas.
Acompanhamos atentos, trovões longínquos e o riscar de relâmpagos no escuro da noite, irmanados no regozijo das formações escuras e pejadas no espaço e o refrigério da chuva nas roças plantadas, nos pastos maduros e nas cabeceiras das aguadas.
Minha identificação profunda e amorosa com a terra e com os que nela trabalham.
A gleba me transfigura. Dentro da gleba, ouvindo o mugido da vacada, o mééé dos bezerros, o roncar e focinhar dos porcos, o cantar dos galos, o carcarejar das poedeiras, o latir dos cães, eu me identifico.
Sou árvore, sou tronco, sou raiz, sou folha, sou graveto, sou mato sou paiol e sou a velha trilha de barro.
Pela minha voz cantam todos os pássaros e coaxam as rãs, mugem todas as boiadas que vão pelas estradas.
Sou a espiga e o grão que retornam à terra.
Minha pena (esfereográfica) é a enxada que vai cavando, é o arado milenário que sulca.
Meus versos têm relances de enxada, gume de foice e peso de machado.
Cheiro de currais e gosto de terra.
Eu me procuro no passado.
Procuro a mulher sitiante, neta de sesmeiros.
Procuro Aninha, a inzoneira que conversava com as formigas, e seu comadrio com o ninho das rolinhas.
Onde está Aninha, a inzoneira, menina do banco das mais atrasadas escolas de Mestra Silvina...
Onde ficaram os bancos e as velhas cartilhas da minha escola primária? Minha mestra... Minha mestra... beijo-lhe as mãos, tão pobre!...
Meus velhos colegas, um a um foram partindo, raleando a fileira...
Aninha, a sobrevivente, sua escrita pesada, assentada nas pedras da nossa cidade...
Amo a terra de um velho amor consagrado através de gerações de avós rústicos, encartados nas minas e na terra latifundiária, sesmeiros.
A gleba está dentro de mim. Eu sou a terra.
Identificada com seus homens rudes e obscuros, enxadeiros , machadeiros e boiadeiros, peões e moradores.
Seus trabalhos rotineiros, suas limitadas aspirações.
Partilhei com eles de esperança e desenganos.
Juntos rezamos pela juventude e pelo sol.
Assuntamos de um trovão longínquo, de um fuzilar de relâmpagos, de um sol fulgurante e desesperador, abatendo as lavouras carecidas.
Festejamos a formação no espaço de grandes nuvens escuras e pejadas para a salvação das lavouras a se perderem.
Plantei pelas suas enxadas e suas mãos calosas.
Colhi pelo seu esforço e constância.
Minha identificação com a gleba e com sua gente.
Mulher da roça eu o sou. Mulher operária, doceira, abelha no seu artesenato, boa cozinheira, boa lavadeira.
A gleba me transfigura, sou semente, sou pedra.
Pela minha voz cantam todos os pássaros do mundo.
Sou a cigarra cantadeira de um longo estio que se chama vida.
Sou a formiga incansável, diligente, compondo seus abastos.
Em mim a planta renasce e floresce, sementeia e sobrevive.
Sou a espiga e o grão fecundo que retornam à terra.
Minha pena é a enxada do plantador, é o arado que vai sulcando Para a colheita das gerações.
Eu sou o velho paiol e a velha tulha roceira.
Eu sou a terra milenária, eu venho de milênios.
Eu sou a mulher mais antiga do mundo, plantada e fecundada no ventre escuro da terra.

Ceres

Ceres é o planeta que representa a Natureza cultivada, assim como a ordem, o método, a análise e a saúde. No Mapa vai indicar onde você precisa organizar melhor as coisas e cultivar o que houver de melhor em si mesmo.

Estas são algumas maneiras que você possui de aplicar melhor as suas capacidades enquanto uma pessoa ordeira, limpa, saudável, metódica e organizada, evitando a permanência em atitudes doentias e insistindo em comportamentos superprotetores ou em críticas estéreis que poderão até contribuir negativamente para a sua saúde.

Essa Grande Mãe que acolhe, cuida e cura é a regente do signo de Virgem e, na Mitologia, era também a deusa da fertilidade, o que serve para nos lembrar que é assim que deve ser a nossa vida: fértil e produtiva.

Fonte: www.signoseastrologia.hpg.ig.com.br/www.dudievalerio.com.br/www.espiritualismo.hostmach.com.br

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal