Horóscopo

PUBLICIDADE

Horóscopo – Definição

Um horóscopo é um mapa (diagrama) das estrelas e planetas no momento do nascimento de uma pessoa. Mostra a posição dos corpos celestes em relação aos 12 signos do zodíaco e é a base da astrologia.

Horóscopo em astrologia, uma previsão do futuro de uma pessoa, normalmente incluindo um delineamento de caráter e circunstâncias, com base nas posições relativas das estrelas e planetas no momento do nascimento dessa pessoa, para uso pelos astrólogos na inferência do caráter individual e dos traços de personalidade e na previsão de eventos da vida de uma pessoa.

A palavra vem, em última análise, do grego horoskopos, de hora ‘tempo’ + skopos ‘observador’.

Horóscopo – O que é

Um horóscopo é um mapa astrológico ou diagrama representando as posições do Sol, Lua, planetas, aspectos astrológicos, e ângulos sensíveis na hora de um evento, como o momento do nascimento de uma pessoa.

A palavra horóscopo é derivado das palavras gregas Hora e scopos que significa “tempo” de “observador”.

horóscopo é utilizado como um método de adivinhação a respeito dos eventos relativos ao ponto no tempo que ele representa, e que constitui a base das tradições horoscópicos de astrologia.

No uso comum o horóscopo muitas vezes refere-se a interpretação de um astrólogo, geralmente baseado em um sistema de energia solar astrologia signo solar; baseada estritamente na posição do Sol no momento do nascimento, ou sobre o significado do calendário de um evento, como na astrologia chinesa

No horóscopo os símbolos são usados para representar planetas, signos e conexões geométricas chamados aspectos. Os símbolos são o alfabeto da Astrologia.

Na maioria dos casos, o horóscopo na astrologia ocidental é desenhada em uma roda circular.

O astrólogo estuda seu gráfico e analisa os padrões e fatores que descrevem a sua personalidade e necessidades

Hoje a maioria dos astrólogos profissionais utilizam computadores para executar os cálculos complexos envolvidos na obtenção de seu horóscopo.

As fórmulas matemáticas elaboradas no passado agora estão traduzidos em programas de computador. No entanto, um astrólogo profissional certificado ainda tem de aprender a completar esses cálculos.

Os signos do Zodíaco pode nos dar grandes conhecimentos em nosso dia-a-dia, bem como os muitos talentos e qualidades especiais que possuímos.

Horóscopo – Os 12 signos do zodíaco

Horóscopo

Horóscopo

O conceito do zodíaco originou na Babilônia, no segundo milênio aC, e mais tarde foi influenciado pelo helenístico (em grego antigo), Romano, e da cultura egípcia. Isto resultou em uma mistura de tradições, onde os 12 símbolos do zodíaco foram associados com as 12 Casas – diferentes campos de experiência associada com os vários planetas – e os quatro elementos clássicos (terra, vento, água e fogo).

horóscopo é composto dos 12 signos do zodíaco e é essencialmente um mapa da ordem de sinais da estrela para um dado momento dispostos em um círculo.

Este círculo ou horóscopo contém os planetas e sua posição nos signos e seus aspectos ou relação com os outros planetas ajudam um astrólogo determinar o caráter e acontecimentos da vida de uma pessoa.

Em essência, astrologia afirma que fenômenos celestes estão relacionados com a atividade humana, de modo que os sinais são mantidos para representar certas características de comportamento e traços de personalidade.

O que sabemos hoje como a astrologia vem do século 2 dC, como foi descrita formalmente por Ptolomeu em seu trabalho, Tetrabiblos.

Este livro foi responsável pela disseminação da astrologia de como a conhecemos em toda a Europa e no Médio Oriente durante o tempo do Império Romano.

Estas tradições mantiveram-se relativamente inalterada durante mais de dezessete séculos, embora algumas alterações foram feitas devido às descobertas posteriores dos outros planetas no nosso Sistema Solar.

Naturalmente, o nascimento da moderna psicologia, biologia e astronomia desacreditou completamente a noção de que nossas personalidades são determinados por sinais do nascimento, a posição das estrelas ou planetas. Dado o que nós conhecemos hoje dos elementos reais, os movimentos dos planetas, e as forças que governam o universo, a astrologia é agora conhecido por ser pouco mais do que superstição.

Há 12 signos do zodíaco, e cada signo tem suas próprias forças e fraquezas, seus próprios específicos traços, desejos e atitude perante a vida e as pessoas.

Signo de Áries (21 de março a 20 de abril)
Signo de Touro (21 de abril a 20 de maio)
Signo de Gêmeos ( 21 de maio a 20 de junho)
Signo de Câncer (21 de junho a 22 de julho)
Signo de Leão (23 de julho a 22 de agosto)
Signo de Virgem (23 de agosto a 22 de setembro)
Signo de Libra (23 de setembro a 22 de outubro)
Signo de Escorpião (23 de outubro a 21 de novembro)
Signo de Sagitário (22 de novembro a 21 de dezembro)
Signo de Capricórnio (22 de dezembro a 20 de janeiro)
Signo de Aquário (21 de janeiro a 19 de fevereiro)
Signo de Peixes (20 de fevereiro a 20 de março).

Horóscopo – Origem

Horóscopo

Originalmente, a palavra grega Horóscopo denotava o ponto de ascensão da eclíptica em um determinado momento, ou seja, a intersecção do zodíaco com o horizonte oriental.

Devido à grande importância deste ponto nas previsões astrológicas, o termo passou a significar uma previsão completa. Daí o sentido comum da palavra horóscopo.

Fundos Astrológicos

Muitos povos acreditaram que os corpos celestes exercem uma influência preponderante sobre o mundo e os seus habitantes e que o destino do homem, pelo menos em parte, é fixado de antemão e pode ser previsto observando-se cuidadosamente, no momento do nascimento ou da concepção, as posições dos sol e lua e os planetas em relação uns aos outros, aos signos do zodíaco, e aos horizontes leste e oeste e meio do céu, o ponto mais alto da eclíptica. Sobre esta base foi erguida a pseudociência da astrologia.

Era uma estrutura altamente complicada e técnica que exigia consideráveis conhecimentos de matemática e astronomia dos seus praticantes, que muitas vezes diferiam entre si nos detalhes e até nos pressupostos fundamentais da sua profissão.

Os astrólogos às vezes faziam previsões que se aplicavam a cidades, estados ou regiões inteiras da Terra. Para este efeito, as regiões do mundo antigo foram repartidas entre os signos do zodíaco de acordo com vários sistemas, dos quais o de Ptolomeu (Tetrabiblos 2.3) é o mais elaborado. Por exemplo, a Grã-Bretanha foi atribuída a Áries.

Eclipses, cometas e outros fenômenos que ocorrem em Áries e observados na Grã-Bretanha seriam então interpretados como aplicáveis à Grã-Bretanha.

Genetlialogia

O maior conhecimento do astrólogo foi exibido na genetlialogia, a arte da previsão aplicada para um indivíduo, com base nas posições dos corpos celestes no momento de seu nascimento.

Acreditava-se que cada planeta tinha sua própria natureza e influência, mas que eram, no entanto, capazes de grandes variações, assim como os deuses eram variáveis e caprichosos.

Casas e Loci

Cada planeta tinha suas casas diurnas e noturnas, ou signos do zodíaco nos quais se sentia especialmente “em casa”, onde sua influência natural seria acentuada; sua exaltação e depressão, graus particulares da eclíptica onde sua influência seria máxima ou mínima; e seus termos, uma seção fixa em cada signo do zodíaco. Por exemplo, Marte tinha sua casa diurna em Escorpião e sua casa noturna em Áries; sua exaltação a 28° em Capricórnio e sua depressão a 28° em Câncer; e um termo de um certo número de graus, dispostos em qualquer um dos três sistemas, em cada signo. Além disso, cada planeta pode afetar várias características da vida de um homem, dependendo da sua localização em um dos 12 locais.

O significado dos loci era o seguinte: eu, vida, corpo, espírito ou respiração; II, sustento, propriedade, parceria, relações com mulheres, negócios, lucro de herança; III, irmãos, residentes no exterior, realeza, riqueza, amigos, parentes, escravos; IV, pais, espíritos, vida no templo, reputação, filhos; V, filhos, boa sorte, amizade, realizações, casamento; VI, escravos, má sorte, doença, inimizade, enfermidade; VII, casamento; VIII, morte, julgamento, pena, perda, fraqueza; IX, viagens, amizade, benefício de reis, revelações, manifestações de deuses, adivinhação; X, carreiras e honras, realizações, reputação, filhos, esposa; XI, “bom daemon”, amigos, esperanças, presentes, filhos, libertos, realizações; e XII, “mau demônio”, inimizade, país estrangeiro, escravos, doença, perigos, julgamentos judiciais, enfermidade, morte.

Aspectos dos Planetas

Mais importantes do que os loci eram os aspectos dos planetas, os ângulos em que eles “olham” uns para os outros e para a Terra, dependendo de suas posições relativas nos signos do zodíaco.

Os astrólogos reconheceram a conjunção de planetas no mesmo signo e quatro aspectos como especialmente importantes.

1) Oposição: ocorre quando dois planetas estão em signos opostos, como Áries e Libra.
2) Aspecto trígono: 
os 12 signos podem ser conectados por três para formar triângulos equiláteros, como Áries, Leão e Sagitário, de modo que os planetas em quaisquer dois desse conjunto estejam em aspecto trígono.
3) Aspecto quartil: 
da mesma forma, os signos podem ser conectados por quatro para formar quadrados, por exemplo, Áries, Câncer, Libra, Capricórnio; os planetas em Áries e Câncer ou em Áries e Capricórnio estão em aspecto quartil.
4) Aspecto Sextil:
 os 12 signos podem ser conectados para formar dois hexágonos equiláteros diferentes; assim, um planeta em Áries está em sextil com outro em Gêmeos ou Aquário. A oposição era regularmente, e o aspecto quartil em geral, considerado de mau agouro; aspectos trígono e sextil, favoráveis.

Elaboração de Horóscopos e Sua Ampla Utilização

Horóscopos de tipo simples foram encontrados em grande número na “biblioteca” do rei assírio Assurbanipal (século VII a.C.) em Nínive (agora no Museu Britânico).

Uma grande elaboração só se tornou possível quando as doutrinas babilônicas foram combinadas com a astronomia grega helenística no Egito, culminando nas obras astronômicas e no manual de astrologia existente, o Tetrabiblos, de Cláudio Ptolomeu (século II d.C.). Obras romanas representativas são a Astronomica de Manilius (fl. início do século I d.C.) e o manual de Vettius Valens (século II d.C.).

Os horóscopos foram amplamente utilizados no período verde-romano por todas as classes, desde o imperador romano até o escravo mais humilde.

O curioso domínio que a astrologia exerceu sobre os homens é bem ilustrado pelo fato de que Constantino, após sua vitória sobre Licínio, removeu o deus-sol Hélios de suas moedas, mas fez com que um astrólogo fizesse o horóscopo de sua nova capital, Constantinopla.

Os Padres da Igreja se opuseram à astrologia, mas ela reviveu durante o renascimento bizantino do século IX, quando a astrologia grega foi redescoberta junto com a astronomia.

A partir de então a astrologia floresceu e os horóscopos foram para o leste, embora a Igreja oficialmente se opusesse. No final da Idade Média, as Universidades de Pádua, Bolonha e Paris (entre outras) forneciam instrução especializada na elaboração de horóscopos. A maioria dos principais astrônomos da era da Renascença e da Reforma, entre eles Tycho Brahe, Copérnico, Galileu e Kepler, praticavam astrologia; e todos os governantes da época, incluindo vários papas, empregavam astrólogos oficiais nas suas cortes. A arte de elaborar horóscopos ainda floresce, e esta forma de astrologia continua a ter um número surpreendente de adeptos em todos os níveis intelectuais.

Fonte: www.colegiosaofrancisco.com.br/en.wikipedia.org/astrology.com.au/www.newadvent.org/www.encyclopedia.com

Veja também

Psicofonia

PUBLICIDADE Psicofonia – Definição Psicofonia é o nome dado pelo Espiritismo e algumas outras tradições espíritas ao fenômeno …

Radiestesia

PUBLICIDADE Radiestesia – Definição A radiestesia é considerada principalmente como uma arte mística que possui muitas facetas …

Hipnose

PUBLICIDADE Hipnose – Definição A hipnose, estado psicológico especial com certos atributos fisiológicos, assemelha-se ao sono …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.