Breaking News
Home / História Geral / Nossa Senhora da Guia

Nossa Senhora da Guia

15 de Agosto

PUBLICIDADE

Nossa Senhora da Guia

Sob o aspecto histórico o título de Nossa Senhora da Guia tem sua origem na Igreja Ortodoxa, onde a Santíssima Virgem é invocada sob o nome “Odigitria”, que significa “Condutora”, “Guia” de Jesus desde a infância até o início de sua vida pública, conseqüentemente invocada como guia e protetora do povo de Deus.

São diversos os locais onde Nossa Senhora da Guia passou a ser venerada. Via de regra, a Virgem Maria encontra-se sentada, segurando o Menino Jesus como que o amparando, mas diversos outros ícones da Virgem da Guia variam conforme a localidade e os costumes.

Representações mais recentes apresentam Maria a meio corpo, vestida com uma túnica branca e um manto azul. Sobre a cabeça um véu branco e as mão unidas em oração.

Há outras representações que variam, algumas delas apresentam-na com uma estrela em uma das mãos simbolizando a Estrela Guia, que conduziu os Reis Magos até a manjedoura onde encontrava-se o Menino Jesus.

No Brasil sua difusão deve-se aos portugueses, que trouxeram a devoção de Portugal, onde a festa comemora-se junto com Nosso Senhor do Bonfim.

Por este motivo, no ano de 1745, um Capitão da Marinha Real aportou na cidade de São Salvador, Bahia, trazendo em seu navio tanto a imagem de Nossa Senhora da Guia quando a de Nosso Senhor Jesus do Bonfim, as quais foram transportadas até a Igreja de Nossa Senhora da Penha, situada na localidade de Itabagipe.

Católico devoto, decidiu difundir no Brasil a devoção enraizada em Portugal e passou a aventar a idéia de construir um novo templo dedicado ao Senhor do Bonfim e à Virgem da Guia. Suas intenções não tardaram.

Inicialmente conseguiu liderar um grupo de fiéis para fundar a Associação de Devoção do Senhor do Bonfim, cuja meta era difundir os dois cultos, bem como levantar verbas para concretizar a construção da igreja.

De fato, as suas intenções floresceram rapidamente, de forma que em seguida iniciou-se a construção no então Montserrat, hoje Alto do Bonfim. Finalmente, no ano de 1754, as duas imagens foram trasladadas numa grande procissão solene, da igreja da Penha para a nova igreja, dedicada a Nosso Senhor do Bonfim.

Houve muitas variações quanto a data comemorativa e, por este motivo, a Associação de Devoção do Senhor do Bonfim ingressou com pedido no Vaticano para estabelecimento da data, tendo o Papa Pio VII definido que a comemoração deveria ser feita no segundo domingo após a Epifania do Senhor.

Assim, a celebração é sempre comemorada no mês de janeiro, mas não possui dia fixo, por acompanhar o calendário das festas móveis da Igreja.

ORAÇÕES A NOSSA SENHORA DA GUIA

Ó Maria Santíssima, eu vos louvo e bendigo, porque aceitastes gerar em vosso seio puríssimo, por obra do Espírito Santo, Jesus, o filho de Deus, Salvador do mundo, tornando-vos a Mãe e a primeira discípula daquele que veio para ser a luz de todos os povos, o Caminho, a Verdade e a Vida.

Vós que levastes Jesus, ainda em vosso seio, para santificar João Batista no seio de sua mãe Isabel; vós, que protegestes o Menino Jesus, em seu nascimento, o amamentastes e lhe ensinastes os primeiros passos. Protegei as criancinhas e guiai todas as mães, para que elas ensinem seus filhos a amar e seguir Jesus.

Amém.

Fonte: www.paginaoriente.com

Nossa Senhora da Guia

Oração a Nossa Senhora da Guia

Ó Nossa Senhora da Guia, querida Padroeira do Acari, vós que recebestes de Deus Altíssimo os maiores privilégios que um ser recebeu; vós que guiastes Vosso Filho Jesus e lhe ensinastes os primeiros caminhos da vida, guiai os passos dos vossos devotos, ensinai-nos a amar a Deus e ao próximo, fazei que a luz de vossa estrela ilumine a estrada que leva a vós e a Vosso Filho que, com o Pai celeste, Vive e Reina na Unidade do Espírito Santo. Amém.

Oração a Nossa Senhora da Guia

(Para obter um graça)

Fazer o Sinal da Cruz.

A corte celestial, perpetuamente canta vossos louvores, ó Rainha dos anjos e dos santos, soberana, clemente. Sois misericordiosa e o refúgio dos pecadores, por isso venho contrito pedir vossa interseção junto ao Vosso Filho, Nosso Senhor + Jesus Cristo, perdão para os meus pecados e a graça de evitar os maus caminhos que levam à perdição.

Suplico-vos Senhora, vosso auxílio na existência, vossa proteção em minhas atividades, vosso amparo nos meus negócios, o favor de me abrir os olhos e a inteligência a fim de que eu compreenda onde está a minha salvação e, quais os recursos dos quais devo me servir para não ser mal sucedido.

Afastai de mim os inimigos, os desonestos, os homens sem fé e sem caridade. Concedei-me boa disposição de alma e de corpo, para que eu possa dirigir meus interesses, afim de que jamais recuse um auxílio aos que necessitam de pão e de socorro material ou espiritual.

Dê-me paciência, perseverança e destemor diante dos obstáculos.

Dê-me Senhora da Guia, vosso amparo. Assim seja.

Mãe Imaculada, rogai por nós.

Mãe admirável, rogai por nós.

Rezar 1 pai Nosso, 3 Ave Marias e 1 Salve Rainha.

Oração a Nossa Senhora da Guia

Ó Virgem Senhora da Guia, a Vós recorro pedindo vosso amparo e proteção. Sois Mãe de Deus, da Igreja e também minha Mãe. Por isso “todas as gerações vos proclamam Bem Aventurada!” Alcançai-me de Vosso Filho Jesus a graça que humildemente Vos peço. Ajudai-me a “fazer aquilo que Ele me mandar”. Que o mundo receba o “Reino de Deus” para escutar as palavras consoladoras: “Feliz, porque acreditaste”. Sede Luz e Guia para todos os que Vos invocam. Ajudai-nos a ouvir e a guardar a palavra de Deus. Intercedei pelos doentes, famintos, oprimidos, criancinhas, e por todos os que sofrem, e não Vos esqueçais dos pobres pecadores. Rezar três Ave-Marias, com a invocação: Nossa Senhora da Guia, rogai por nós.

Oração a Nossa Senhora da Guia

” Ó Virgem bendita, guiai todos os meus passos, protegei-me em todos os perigos e livrai-me de todo o mal. E, em todas as circunstâncias de minha vida, mostrai-me Jesus, que é o Caminho que me conduz ao Pai, a Verdade que me liberta e a Vida que me salva. Ó Virgem Santíssima, Nossa Senhora da Guia, abençoai e guiai nosso Papa Bento XVI, o nosso bispo (nome), todo o clero e todo o povo de Deus. Convertei os pecadores e fazei que todos os homens e mulheres conheçam a Jesus Cristo, nele creiam e nele tenham a salvação. Amém. “

Oração a Nossa Senhora da Guia

Ó Virgem Santíssima da Guia!
A ti recorremos neste vale de lágrimas, 
atraídos pela fé e pelo amor 
que tu mesma infundistes 
em nosso coração.
Ó Mãe querida! 
Alivia a nossa dor, 
consola as nossas angústias, 
dá-nos o pão material e 
o alimento espiritual
para fortalecer o nosso corpo 
e a nossa alma.
Fazei com que não nos falte 
um emprego estável e 
uma justa remuneração.
Elimina o ódio e o egoísmo 
do coração de todos os homens.
Virgem Santíssima da Guia!
Ilumina o nosso caminho 
para que unidos na paz e fraternidade, 
com todos os irmãos da terra, 
continuemos a marcha gloriosa 
para a casa do Pai.
Abençoa, ó Mãe, o Brasil, 
cujos filhos cantam os teus louvores, 
agora e pelos séculos dos séculos.
Amém.

Fonte: www.astrologosastrologia.com.pt

Nossa Senhora da Guia

Nossa Senhora da Guia e sua devoção surgiu, na verdade, na Igreja Ortodoxa, que é reconhecida pelo Vaticano. Entre os cristãos ortodoxos, Nossa Senhora da Guia é invocada com o nome de Odigitria. Este nome significa Condutora ou Guia. Isso porque Maria guiou Jesus em sua infância. Tempos depois, o culto a Nossa Senhora da Guia foi incorporado na igreja Católica.

Nossa Senhora realmente guia

O papel de Maria, Mãe de Jesus, na história da salvação, é importantíssimo. Além do seu sim a Deus, de gerar Jesus Cristo como homem e de educá-lo como filho, ela guia o ser humano, conduzindo aqueles que querem para Deus.

Nas Bodas de Caná, Maria disse uma frase que é emblemática desta sua missão de Guia da humanidade. Ela disse: Fazei tudo o que ele (Jesus) vos disser. Esta é uma das grandes missões de Nossa Senhora: conduzir-nos até Jesus. De fato, em todas as aparições, Nossa Senhora pede mudança de vida e que todos sigam o seu filho Jesus Cristo, para a salvação eterna.

A devoção a Nossa Senhora da Guia no Brasil

A devoção a Nossa Senhora da Guia chegou ao Brasil através dos portugueses no ano de 1745. Na ocasião, um capitão de navio trouxe uma imagem de Nossa Senhora da Guia juntamente com uma imagem de Nosso Senhor do Bonfim.

As duas imagens ficaram num altar na igreja de Nossa Senhora da Penha, em Salvador, na Bahia. Depois, o capitão, muito devoto, começou a construir uma igreja em honra de Nossa Senhora da Guia.

Em sua empreitada, ele conseguiu conquistar vários devotos, que também se tornaram colaboradores na construção da Igreja, que hoje é a famosa Igreja do Bomfim. Terminada a construção, a Imagem de Nossa Senhora da Guia foi solenemente transportada junto com a imagem de Nosso Senhor do Bomfim. As obras duraram dez anos.

Representação

A imagem de Nossa Senhora da Guia é representada assim: num dos braços ela segura o menino Jesus no colo. Na outra mão, ela carrega uma estrela, que representa a Estrela de Belém que guiou os magos até o menino Jesus. Essa estrela representa também a estrela que guia todos os homens até Deus.

Devoção a Nossa Senhora da Guia

A pedido do povo, o Papa Pio VII definiu o segundo domingo depois da Epifania, em janeiro, como a data da festa de Nossa Senhora da Guia.

Fonte: www.cruzterrasanta.com.br

Veja também

Populista

Populista

PUBLICIDADE Definição Populista, em geral, é uma ideologia ou movimento político que mobiliza a população …

Corrida Espacial

Corrida Espacial

PUBLICIDADE Definição A corrida espacial da Guerra Fria (1957 – 1975) foi uma competição na exploração do …

Caso Watergate

Caso Watergate

PUBLICIDADE Watergate Watergate pode ser a história mais famosa na história americana de jornalismo investigativo. Isso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.