Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Torre Eiffel  Voltar

Torre Eiffel

 

A Torre Eiffel foi construída por Gustave Eiffel para a Exibição Universal de 1889, em Paris, realizada na data do centenário da Revolução Francesa. Uma estrutura revolucionária para a época. Ainda hoje, é um dos principais símbolos de Paris e da França.

A Torre levou dois anos para ser concluída e foi inaugurada pelo Príncipe de Gales que, posteriormente, tornou-se o Rei Eduardo VII do Reino Unido.

Até a época da construção da Torre Eiffel, a edificação mais alta erguida por seres humanos era a Grande Pirâmide de Quéops, no Egito, com 138 metros de altura e quase cinco mil anos de idade. A Torre Eiffel permaneceu como a construção mais alta do mundo até 1930.

Torre Eiffel

Dados Construtivos da Torre Eiffel

A Torre tem 300 metros de altura. Somando-se a extensão da antena, a altura total da Torre é de 320,75 metros. Seu peso total é de sete mil toneladas, incluindo 40 toneladas de tinta. Possui 15 mil peças de aço e 1652 degraus até o topo. Felizmente, um sistema de elevadores também foi instalado.

A Torre possui três plataformas. Do topo, o ponto mais alto de Paris, tem-se uma vista panorâmica da cidade. De tirar o fôlego quando existem poucas nuvens.

Torre Eiffel

Fatos Interessantes

Apesar de sua estrutura colossal, a Torre Eiffel foi construída apenas para a Exibição Universal de 1889 e previa-se sua demolição após a Exibição. Seu uso para estudos meteorológicos e o bom senso dos parisienses evitaram que tal bobagem ocorresse.

A primeira plataforma possui um bom restaurante. Se você que desfrutar de uma excelente cozinha francesa e jantar observando uma fantástica vista de Paris, é absolutamente necessário fazer reserva com antecedência. Quando a conta chegar, não se assuste: não é o preço da Torre é apenas o da refeição.

Gustave Eiffel

Gustave Eiffel, o arquiteto e construtor da famosa Torre, nasceu em Dijon, na França, em 1832. Graduou-se pela Ecole Centrale des Arts et Manufactures, em 1855, no mesmo ano em que Paris sediou a primeira Exibição Universal. Tornou-se um importante construtor de pontes metálicas para ferrovias e utilizou o domínio desse conhecimento para projetar a Torre que leva o seu nome.

Gustave Eiffel também foi o responsável pela estrutura interna da Estátua da Liberdade, em Nova York. Depois da construção da Torre, Eiffel dedicou-se a estudos científicos nos campos de meteorologia, radiotelegrafia e aerodinâmica. Faleceu em 27 de dezembro de 1923.

Torre Eiffel
Gustave Eiffel

Torre Eiffel
Gustave Eiffel ao topo de sua obra mais famosa.

Torre Eiffel
A Torre durante a Exposição Universal (Exposition Universelle) de 1889, em Paris.

Torre Eiffel
Torre Eiffel

Fonte: www.franca-turismo.com

Torre Eiffel

História e informações históricas da Torre Eiffel

Construìda para a exposiçao universal em comemoraçao do centenàrio da Revoluçao Francesa, a Torre Eiffel com a sua bandeira flutuante ao alto, foi inaugurada a 31 de março 1889.

Apesar das fortes protestaçoes e severas crìticas dos parisienses e intelectuais franceses durante a sua construçao, a estrutura metalìca é de hoje em dia o sìmbolo de Paris, atraìndo cada ano mais de 6 milhoes de visitantes.

Torre Eiffel
Torre Eiffel

Mestres das obras

Gustavo Eiffel foi assistido por engenheiros como Maurice Koechlin e Emile Nouguier assim como o arquitecto Stephen Sauvestre.

Os estudos sobre o projecto começaram em 1884. A sua construçao começou apesar de todos os obstàculos en 1887 e terminou 26 meses mais tarde em 1889. A origem foi previsto destruir a torre metàlica depois da exposiçao universal de 1900. Foram as experiencias de transmissao radiofònica efectuadas pela armada francesa antes da data fatìdica do projecto de demoliçao que salvaram finalmente a torre.

Materiais utilisados e peso

Ferro forjado erigido sob a forma de cruzadilhos de 18.038 peças fixadas por 2.500.000 bordas de ferradura. A estrutura da obra-prima de Gustavo Eiffel é muito arejada e resiste ao vento. Sob a sua forma imponente e com a robusteza dos seus materiais, o seu peso é so de 7.300 toneladas.

Altura

Do chao até ao pau de bandeira ela media 312,27 metros en 1889, e hoje é de 324 metros com suas antenas. De momento, diferentes canais de televisao francesa instalaram as suas antenas ao cimo da torre.


Propriedade das autoridades locais em Paris e explorada pela "Sociedade Nova de Exploraçao da Torre Eiffel", esta estrutura é mantida e renovada todos os 7 anos com 50 toneladas de tinta por obreiros dominando esportos de escalada acrobàtica.

Luminariàs

A "Dama de Metal" é iluminada por 352 projetores de 1000 watts e cintilam todas as meias horas a noite com 20.000 lampadas e 800 luzes de festa.

Torre Eiffel
Torre Eiffel

As cintilaçoes da Torre Eiffel foram inicialmente previstas para festejar a passagem ao ano 2000. Apesar do consumo excessivo de electricidade os parisienses nao puderam mais passar-se desse espanto . A sociedade exploradora desta torre metàlica teve que pensar novamente a manter as cintilaçoes da torre. Depois de mais de um ano de extinçao, a Torre Eiffel tornou a encontrar as suas cintilaçoes na altura de uma reuniao nocturna do 21 de junho 2003 pelas 23h20. Estas cintilaçoes sao ainda mais impressionantes que as anteriores.

O sistema actual d'iluminaçao permitiu reduzir consideravelmente o seu consumo de energia electrica e, permite tambèm a Torre Eiffel de cintilar para mais dez anos. A "ceremònia" acolhendo o novo vestuàrio de luz se manifestou com uma grande emoçao. Este acontecimento foi celebrado por artistas de renome tanto nacionais como internacionais.

O momento de cintilaçao foi acompanhado por sumptuosos fogos de artificìo. Este ùnico espetacùlo foi assistido por mais de 200.000 pessoas que ficaram pasmadas por tanta magia.

Para tornar a dar vida e elegancia a torre, 4 feixes equipados de lampadas xenon de 6000 watts giram em permanencia no cimo da torre.

Numero de degraus de escada

1665 degraus de escada para os visitantes esportivos. Elevadores transparentes sobem até o segundo andar onde se encontram uma multidao de lojas de lembranças.

Fonte: www.parissweethome.com

Torre Eiffel

O séc. XIX foi palco de um espetacular progresso produtivo da técnica construtiva, ligado às necessidades da população industrial, ao crescimento da urbanização, etc. Uma prova é a Torre Eiffel, erguida em 1889 para as celebrações do centenário da revolução francesa.

Torre Eiffel

O monumento foi construído por Gustave Eiffel para ser exposto temporariamente na Feira Mundial, realizada naquele ano na capital francesa. Quase foi destruída em 1909, e só foi salva por ter sido descoberto seu uso para transmissão de sinais de rádio. Desde então, tornou-se um dos monumentos mais famosos do mundo.

Sua estrutura não é apenas um ponto de referência reconhecido no mundo inteiro, mas também uma das mais populares obras arquitetônicas do mundo ocidental, um emblema da modernidade francesa.

A Torre Eiffel serve atualmente como ponto turístico de Paris. Anualmente, recebe cerca de seis milhões de turistas dos mais diversos países. A iluminação interna faz com a Torre se pareça com uma gigantesca vela dourada durante a noite. De qualquer forma, seja durante o dia, seja durante a noite, é a imagem indissociável da França e o cartão postal mais representativo do país.

Fonte: www.cendotec.org.br

Torre Eiffel

Torre Eiffel – Paris – França

A Torre Eiffel, o monumento mais instantaneamente reconhecível da França, foi qualificada de monstro desde o momento de sua concepção.

“Uma desonra para Paris, uma torre ridícula e mareante, que parece uma gigantesca e suja lareira de fabrica”, declarou um grupo entre os que figuravam os escritores Alexandre Dumas e Guy de Maupassant e o compositor Charles Gounod.

Torre Eiffel

Atualmente, resulta impossível imaginar Paris sem este “trágico farol”, “candelabro invertido” ou “grande supositório” descrições que lhe num e outro monumento.

A torre ergueu-se com motivo do centenário da revolução Francesa, comemorado com uma grande exposição, a Exposition Universelle de Paris.

Torre Eiffel

Os organizadores consideraram diversos projetos para o motivo centra da exposição, incluindo a grotesca idéia de uma gigantesca guilhotina de 300 metros de altura. A melhor proposta foi a apresentada por Gustave Eiffel, conhecido engenheiro considerado como um esperto em ferro forjado.

Um material que na época era mais barato do que o aço e com o qual havia construído pontes, cúpulas e coberturas. A idéia a partira de dois jovens membros de sua empresa, Maurice Koechlin e Emile Nougier, que realizaram os cálculos preliminares.

Eiffel apresentou o projeto aos organizadores e conseguiu que o respaldassem. A intenção era construir a estrutura mais alta do mundo: uma torre de 300m de altura.

Torre Eiffel

Naquela época, o recorde era ostentado pelo Monumento a Washington, em Washington D.C., um obelisco de pedra com uma altura de 169m. O monumento mais alto era a grande pirâmide de Kéops com 147m de altura. Eiffel propôs erguer uma torre quase o dobro de altura de qualquer estrutura existente anteriormente.

Seu projeto consistia numa estrutura de barras de ferro forjado, presas com rebites, apoiadas em sólido alicerce. Ao contrario de uma ponte onde muitas das vigas são idênticas, a Torre Eiffel exigia muitos componentes diferentes, projetados um a um por uma equipe de 50 técnicos sobre a direção de Eiffel. Para facilitar a construção o peso Maximo de cada componente não deveria superar as 3 toneladas. O levantamento da Torre Eiffel começou em Janeiro de 1887.

Para os alicerces utilizaram gavetas de aço de 15m de comprimento, 7m de largura e 2m de profundidade, cheios de concretos e enterrados no subsolo. Sob eles começou a se erguer à estrutura de ferro nos finais de Junho. Os componentes inçavam-se com guindaste e sua fabricação era tão precisa que quando a construção alcançava já os 50m de altura, os orifícios das peças pré-fabricados seguiam coincidindo com perfeição, isto era importante porque o ferro forjado não se pode soldar e é preciso montá-lo com rebites.

Torre Eiffel

Uma vez completada a primeira plataforma (em 1 de Abril de 1888), subiram-se a ela os guindastes. A construção avançou em bom ritmo durante todo o ano de 1888, e a finais de Março de 1889 a Torre Eiffel tinha alcançado sua altura definitiva. Um dado estatístico interessante é que não se reproduziu nenhum acidente mortal durante a construção, embora um operário italiano morresse, enquanto se instalavam os elevadores, depois de ter-se inaugurado a torre. O peso total da estrutura é de 9.547 toneladas; consta de 18.000 componentes, presas com 2 milhões e meio de rebites.

Em sua construção trabalharam 230 operários, 100 deles para fabricar as peças e 130 para montá-las. A altura final é de 301m, com uma dilação em dias calorosos de ate 17 cm. Em 31 de março um pequeno grupo de pessoas ascendeu os 9.792 degraus para levantar no alto da torre a bandeira tricolor francesa, um enorme pavilhão de 7m de comprimento e 4,5 de largura.

Brindou-se com champanhe e se lançaram gritos de “vive a France! Vive Paris! Vive lá republica!” o decênio, conforme o Jornal The Times, “resultou tão fatigoso como a subida e durou 40 minutos”.

Na base da torre haviam se instalado mesas para uma celebração à qual assistiram 200 trabalhadores, os engenheiros que haviam projetado a torre e o primeiro ministro, Tirard, que confessou que ao principio não tinha gostado da idéia da torre, mas que estava disposto a fazer uma “amende honorable” e reconhecer que estava enganado.

Agora que a torre estava levantada, muitos de seus críticos a encontraram mais elegante do que esperavam mais leve e atrativa do que parecia nos desenhos. Gounod retirou suas criticas e “le figaro” celebrou a inauguração da torre com uma eloqüente homenagem em verso a seu criador: Glorie ao titã industriel qui fit cete escalier ao ciel “Gloria ao titã industrial que fez esta escada para o céu”. Também não se cumpriram as pessimistas predições que auguravam desastre econômico.

A construção da Torre Eiffel custou 7.799,401 francos e 31 cêntimos – cerca de 1 milhão a mais que fora calculado, mas atraiu imensidões de visitantes apenas nos cinco últimos meses de 1889, a Torre Eiffel recebeu 1 milhão e 900 mil visitantes que pagaram 2 francos para subir a primeira plataforma, 1 franco para chegar a segunda plataforma e outros 2 francos para subir a cúspide.

Ao final do primeiro ano havia-se amortizado quase 75% do custo total, resultando numa empresa muito proveitosa, embora o record de assistência de 1889 não se superou ate a aparição do turismo nos anos 60. Em 1988, o numero total de visitantes ascendeu a 4,5 milhões de visitantes. Projetada a principio para durar apenas 20 anos, a torre ainda se manter em pé depois de 1 século. Nos anos 80 realizou uma restauração a fundo, que custou 28 milhões de dólares. Uma das operações realizadas consistiu em eliminar o excesso de peso que vinha se acrescentando a estrutura ao longo dos anos.

No total, retiraram-se cerca de 1,000 toneladas de material incluindo uma escada giratória de 180m de altura. A torre Eiffel foi gerida sempre como empresa comercial. Durante algum tempo a companhia automobilística Citroem possuiu os direitos de publicidade e instalou um impressionante sistema de luzes que davam a impressão de chamas que ascendiam desde a base da Torre Eiffel.

Torre Eiffel

No aspecto utilitário, a Torre Eiffel resultou num excelente plataforma de emissão, primeiro de radio depois televisão. A Torre Eiffel esta pintada em cor terra, uma tonalidade denominada especificamente Brum Tour Eiffel. A cada 7 anos aplicam-se 45 toneladas de pintura, de forma inevitável foi cenário de numerosos suicídios: umas 400 pessoas já se lançaram de cima da Torre Eiffel. O primeiro salto em pára-quedas foi em 1984; dois ingleses, Mike Mckarthy e Amanda Tucker, que enganaram os guardas de segurança, saltaram desde a cúspide chegando ao chão sem contratempos.

Em certa ocasião, um elefante subiu ate a primeira plataforma, e em 1983, dois motoqueiros conseguiram subir em motos de trial os 746 degraus que levam a segunda plataforma, dar a volta e descer sem sofrer nenhum acidente.

Torre Eiffel

Dados Gerais

A torre mais distintiva do mundo, construída para comemorar o centenário da Revolução Francesa.

Desenhista:

Gustave Eiffel.

Data de Construção

1887 – 1889.

Altura

300 metros.

Fonte: www.maisturismo.net

voltar 1234avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal