Catedral de Beauvais

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Localizada a 60 km ao norte de Paris, a Catedral de Beauvais, também conhecida como a Catedral Inacabada, se destaca pela sua grandiosidade, mesmo tendo apenas o coro e dois transeptos construídos.

Catedral de Beauvais
Vista interna da Catedral

Destruída pelo fogo em 1180 e 1225, a Catedral, antes no estilo românico, teve sua reconstrução iniciada em 1225.

O primeiro mestre construtor tabalhou na catedral por 20 anos e nesse período, além de construir sólidas fundações para a catedral e erguer as paredes do deambulatório até o nível das naves internas, utilizou seu grande conhecimento de engenharia e de arte projetando a catedral com uma maior luminosidade devido ao incremento de distância entre pilares (chegando a 8.22 m longitudinalmente) e elevando a altura de suas abóbadas a 48 m, permitindo assim maior entrada de luminosidade na nave através de seus clerestórios iluminados (um desafio para a época, pois as paredes do clerestório foram substituídas por vitrais, estes sem resistência alguma).

Depois do trabalho de 5 anos do segundo mestre construtor (também desconhecido), a construção foi assumida por um terceiro mestre, o qual terminou a construção do coro e do deambulatório em 1272.

Porém, sem qualquer aviso prévio, em 1284 ocorreu a queda das abóbadas do coro, destruindo parcialmente a catedral e, junto com as abóbadas, caíram por terra as aspirações ao gigantismo da arquitetura gótica.

A causa da queda da estrutura é desconhecida até os dias de hoje, porém existem algumas hipóteses, dentre elas: a má qualidade da alvenaria do terceiro mestre construtor ou, como sugeriu Robert Mark, a ação do vento na lateral da estrutura da igreja causando sobrecarga e assim o colapso da estrutura.

A reconstrução do coro, no estilo gótico e considerado modelo de perfeição com vitrais de 18 m de altura, se deu entre 1322 e 1337, justamente quando o quarto mestre construtor (também desconhecido), atribuindo à elevada distância entre os pilares a queda da estrutura, decidiu construir pilares intermediários entre os pilares da nave (pilares com hachura cheia no esquema ao lado).

Apesar de muitas críticas, a colocação desses pilares não interferiu na beleza interna da catedral, porém, estruturalmente transformou as abóbadas do coro, antes quadripartidas, em hexapartidas (vide figura) fazendo com que fossem necessários novos pilares externos, entre os arcobotantes.

A Guerra dos 100 anos e a ocupação inglesa interromperam o trabalho por 150 anos. Após esse período, em 1500, Martin Cambiges, o quinto mestre construtor, deu início à construção dos transeptos, os quais foram acabados em 1532, já sob comando do sexto mestre construtor, Jean Vast.

Com a catedral ainda inacabada, já que a nave ainda não havia sido construída, decidiu-se construir uma torre no cruzeiro. Após muita discussão sobre se a torre seria de madeira ou de pedra, em 1558 optou-se pela construção de uma torre de pedra, a qual foi iniciada em 1564 e terminada em 1569, atingindo uma altura de aproximadamente 151 m.

Dois anos depois, os pilares centrais do cruzeiro que suportavam os esforços da torre demonstravam sinais de desgaste devido à sobrecarga. Estes pilares começaram a pender no sentido da nave, que, por ainda não estar construída, não fornecia apoio para a torre neste lado (vide figura). Foi então sugerida a imediata construção da nave buscando gerar esse apoio.

A construção da nave teve seu início em 17 de abril de 1573; treze dias depois, a torre veio abaixo. Felizmente, neste momento os fiéis estavam em uma procissão fora da catedral, e, milagrosamente, nenhum perdeu a vida no acidente.

Catedral de Beauvais
Foto aérea da catedral

Desafiando, aparentemente, as leis da gravidade, a catedral apresenta, assim como as demais catedrais góticas um complexo esquema estrutural baseado em abóbadas de arcos pontiagudos e arcobotantes.

Estes elementos estruturais possibilitaram que as paredes laterais da nave fossem mais altas e esbeltas, já que transferiam os esforços horizontais gerados pelo telhado, abóbadas e vento para contrafortes na periferia da igreja.

A torre nunca mais foi reconstruída e, em 1605, decidiu-se deixar a construção inacabada por uma série de motivos, entre eles: já haviam gastado todo o orçamento da construção e o estilo gótico já tinha perdido seu espaço, visto que já se estava então em pleno Renascimento, com a construção das igrejas sendo feita em outro estilo.

Ficha Técnica

Nome: Catedral de Beauvais

Sistema Estrutural: Abóbadas ogivais, arcobotantes, pilares e contrafortes

Função: Catedral

Localização: Beauvais, França

Época da construção: Séculos XIII ao XVII

Projeto: Jean Vast e outros mestres construtores desconhecidos

Execução: Jean Vast e outros mestres construtores desconhecidos

Dimensões: 8.22 m entre pilares longitudinais e abóbadas com 48 m de altura

Material: Alvenaria de pedra com argamassa

Fonte: www.lmc.ep.usp.br

Catedral de Beauvais

A Catedral de São Pedro de Beauvais é um templo católico localizado na cidade de Beauvais, ao norte da França , no vale de Thérain de Picardie , na intersecção das estradas que levam a Amiens , Soissons e Paris . É a sede do Bispo de Beauvais, Noyon e Senlis.

Trata-se, em alguns aspectos, a realização mais ousado de arquitetura gótica. Um templo construído sobre carolíngia do século IX, a catedral é incompleta, pois só foram concluídas cruzeiro , o coro e a abside, composta por sete capelas abside e ambulatorial.

Introdução

O Bispo de Beauvais foi fundada, segundo a lenda, pela St. Lucian, o primeiro bispo no terceiro século dC Durante os séculos seguintes um número de igrejas no túmulo do santo foram construídas no lugar onde hoje dia é a catedral.

A última das igrejas construídas era chamado Basse Oeuvre, durante a segunda metade do século X; alguns vestígios ainda estão preservados na extremidade ocidental da catedral gótica. Um incêndio em 1180 e outro em 1225 causaram sérios danos a ela e, depois de esta última decidiu substituir a antiga igreja com uma nova catedral gótica.

Este seria um dos últimos construída, na região de Picardia.

O muçulmano Palácio e Bispo de Milo Nantueil (1217-1234) foram os que encomendou o projeto da nova igreja, que seria dedicado a São Pedro. Eles pensaram que uma catedral definido para se tornar o maior e mais alto do mundo. O último foi conseguido, porque até hoje tem a abóbada superior construído em uma catedral gótica.

Stephen Murray, que passou quatro décadas estudando a catedral de Beauvais, a construção poderia ser um desafio para a coroa francesa. Confrontos entre poderosos aliados bispo e barões burguesia aliada rei eram típicos da época.

Catedral de Beauvais

Milo de Nanteuil estava relacionada com os nobres que se rebelaram contra o rei Louis VIII e até mesmo tentou sem sucesso sequestrar seu filho Louis IX . Construir esta catedral, o bispo pode querer afirmar a sua independência do rei, mas devido à falta de fundos e de graves defeitos de construção, estes planos foram alcançados apenas em parte.

Embora a catedral é inacabada (após vários deslizamentos de terra e os esforços de reconstrução foram abandonados os acabamento), e, embora apenas o transepto eo coro ainda estão de pé, ainda uma das mais impressionantes construções góticas do mundo.

Arquitetos Beauvais transgrediu os limites da técnica conduzindo uma experiência corajosa usando novas técnicas de construção. O experimento fracassou quando o projeto superou a viabilidade técnica e até hoje os especialistas ainda estão lutando com os problemas de estabilidade da catedral.

A arquitetura gótica

O termo “gótico”, com o qual é geralmente chamado de período artístico entre meados de século XII e XIV da tarde, não tem tanto significado histórico como uma referência direta aos godos , civilização antiga da Alemanha.

“Gothic” é uma palavra de origem renascentista e destina-se geralmente significa “bárbaro” ou destruidor selvagem da tradição clássica; portanto, ele pode ser considerado uma palavra depreciativa, que vem como o prazo para que o movimento do Renascimento procura oposição, considerando-se restaurador da antiga grandeza clássica.

Podemos dizer com convicção que era Giorgio Vasari , que ” jogou o adjetivo infeliz Gothic […]; um estilo provavelmente começou na Alemanha, estilo, que ele inventou os godos e, portanto, devem ser chamados Gothic . ”

Uma vez perdido o pejorativo e reavaliados a arte gótica, graças a estudos dedicados às Idade Média pelo movimento romântico , a palavra “gótico” é usado para designar as características estilísticas de um determinado período, sem prejuízo positiva ou negativo.

Historicamente, o gótico coincide com o início da crise de impérios ea ascensão das monarquias nacionais, organizados em estado sólido e burocrática se opor ao poder anteriormente reconhecida à velha nobreza feudal e aliando-se com os cidadãos burgueses, como aconteceu na França.

Esta organização Estado monárquico também se justifica por novos sistemas filosóficos, graças em grande parte à de São Tomás de Aquino , segundo a qual, na sequência de uma idéia aristotélica ” homem é por natureza um animal social “e, como tal, tende a agregar socialmente” mas não pode haver vida social em uma multiplicidade sem um governo que procura o bem comum […]; os bens comuns domina um único “.

A arte gótica é amplamente desenvolvida em todos os campos, desde a arquitetura à escultura, da pintura à miniaturas, metalurgia, estofos, etc. Mas é a arquitetura que todos os esforços são dedicados, porque é este que, com a grandeza dos seus edifícios mostra o prestígio ea superioridade intelectual e econômica dessa sociedade, opondo-se a arquitetura de pequenas igrejas em períodos anteriores.

O gótico nasceu na França, com quase um século de avanços em comparação com outros países europeus. Por volta de 1140 o abade de Saint-Denis , Suger , começou a construção da abside da igreja, que hoje é considerada a primeira obra gótica. Abade Suger, poderoso conselheiro do rei da França, arquitetura entendida como um meio para chegar a Deus:

“Todas as coisas que existem na terra foram criados por Deus, e seu manuseio técnico e uso da inteligência humana para transformar o indivíduo a respeito de Deus. Quanto mais alto o nível de dificuldade do trabalho, maior a recompensa.”

Confrontado com a simples e pobre do recurso espaços essência do período anterior, o abade Suger expressa o poder da monarquia francesa, visto tanto na riqueza decorativa, escultural e pictórica, e novos elementos (vitral). O edifício de estilo gótico, jogando entre verticalidade e luz, torna-se um recipiente de divindade, ea sensação de leveza que é mostrado na imagem do Céu.

A construção da Catedral de Beauvais coincidiu com a adesão de Luís IX de França, e é o início do gótico radiante (em francês, rayonnant ). O temperamento do promotor, Milo de Nanteuil, não podia suportar com indiferença as grandes catedrais que se erguiam em lugares como Paris, Amiens e Reims e em 1225 decidiu começar a construir uma catedral que foi maior do que aqueles que estão sendo construídos.

Os herdeiros de Milo, Renato e Thibaut de Nanteuil continuou com a construção da obra, mas quando sua dinastia terminou o trabalho foram paralisados ??e todos os esforços foram concentrados em consolidar o que o Nanteuil tinha construído.

No final do século XIII, dois contrafortes da abside quebrou e caiu várias abóbadas do coro, mas quase quarenta anos depois, ” Reduzido a um simples coro-abside da elevação prodigiosa ” Que a igreja foi reforçado completamente.

No final do século XV, o mais famoso arquiteto do tempo, Martin Chambiges, continuou a construção do projeto e só em meados do XVI decidiu levantar uma torre de seta no cruzeiro, mais uma vez muito alta para a estabilidade completo (153 metros), em colapso em 1573.

Beauvais era uma das cidades mais prósperas do norte da França como a construção da catedral foi realizado abordagens de arquitetura eram muito mais elevados do que os de todas as catedrais anteriores e contemporâneos; como veremos a seguir, uma altura de 48 metros, uma figura impressionante para o período, que ainda hoje pode parecer surpreendente perseguido.

É provável que o encargo suportado pela cidade devido às muitas reestruturações e restaurações que se seguiram as falhas e problemas estruturais subsequentes, incidiera decisivamente perdeu seu boom de idade e, consequentemente, envolve o ponto final de experimentação que implique gótico.

Amiens e Beauvais representam o degrau inferior da grande arquitetura gótica francesa, onde Gótico-anseios verticais e luz grande atingir seu pico. Como novidade, a parede exterior da lanternim projeto é de modo a nave também é iluminado pelo piso intermédio.

Os arcos são levantadas por arcos extremamente pontiagudo e lanternim é extremamente elevada, de modo que a altura total da cúpula toca a 50 metros, no caso de Beauvais.

Em Beauvais , também podemos ver elementos do gótico (cofres) sexpartite de rayonnant (grandes janelas e rosáceas com rendilhado em forma de roda), eo gótico flamboyant (a tampa do transepto sul, onde as linhas ornamentais adquirir perfil chama).

É, portanto, uma síntese das várias fases do gótico, mas o estilo predominantemente radiante: nesta fase, a luz adquire a propriedade total desde a parede é desmaterializado detrimento de altura para colocar janelas por rosetas ou grandes janelas com rendilhado.

Fonte: es.wikipedia.org

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