Breaking News
Home / Turismo / Catedral de Amiens

Catedral de Amiens

PUBLICIDADE

A Catedral de Notre-Dame de Amiens, é uma igreja da catedral de culto católico, sob o título de Nossa Senhora na cidade de Amiens , no departamento de Somme ; a catedral gótica que fechou as catedrais período do ciclo clássico gótico.

Sua construção começou em 1220 em um anterior de arquitetura românica destruído pelo fogo. Ele foi projetado com uma cruz latina e, posteriormente, entre 1366 e 1401 foram construídas as torres que estão em ambos os lados da sua fachada principal.

Tem o cruzeiro centralizado e artesanato centro é decorada com uma roseta em um friso de esculturas funcionam ao longo da frente ocidental. A fachada ocidental é composto por três portões monumentais com profundas arquivoltas , coberto com empenas .

Esta fachada mostra grande programa iconografia de esculturas que compõem muitos dos episódios do Antigo e Novo Testamento , que é conhecida como a “Bíblia de Amiens.”

Construído sob a influência estilística de Notre-Dame de Paris e Notre-Dame de Chartres , é a maior e mais alta de todas as catedrais góticas francesas -alcanza 42,3 m sob telhado , perto do máximo tolerável para este tipo de arquitetura.

Também inclui elementos das próximas fases do estilo gótico, do gótico radiante particularmente da cabeça e do gótico flamboyant a roseta , a abóbada do norte, a galeria entre o coro eo coro e estalos. Fora comprimento é de 145 metros.

Foi declarado monumento histórico em França desde 1862 1 e tem sido registrada desde 1981 como Património da Humanidade pela Unesco.

Fonte: es.wikipedia.org

Catedral de Amiens

Conhecida como “Partenon da arquitetura francesa”, a Catedral de Amiens, na França, permanece até os dias de hoje intacta, revelando a beleza e grandiosidade de seu estilo gótico.

Em 1152, ainda no estilo românico, foi construída a primeira Catedral de Amiens que, mais tarde, em 1218, foi destruída por um grande incêndio. Sua reconstrução, já no estilo gótico, iniciou-se em 1220, tendo sua nave, cuja largura é de 14,6 m, sido completada em 1245.

O coro começou a ser reconstruído por volta de 1238 e completado em 1269, sendo o restante finalizado em 1288.

Ainda foram construídas duas torres, a torre sul concluída por volta de 1366 e a torre norte concluída por volta de 1401. Uma construção razoavelmente rápida, se comparada com as outras catedrais deste tempo.

Sua parte interna mostra o sinal forte do então maduro estilo gótico, como o trifório iluminado (vide foto ao lado) de seu coro.

Esse estilo é apresentado tanto pelos grandes e belos vitrais produzindo um grande brilho e iluminação na parte superior da igreja, quanto em sua grandiosidade, podendo reunir 10 mil pessoas e possuindo uma das maiores alturas dentre as catedrais góticas, 42,3 m.

Catedral de Amiens
Vitrais do Trifório

Originalmente o trifório da nave era projetado apresentando vitrais como os do coro, porém o projeto não foi seguido devido a razões estruturais, sendo os vitrais substituídos por paredes (isso devido à ampliação da altura em 3 metros gerando maiores esforços).

Catedral de Amiens
Vista da Cartedral

Considerada como a mais importante mostra das construções religiosas francesas, a catedral de Amiens manteve seu estilo gótico, tendo sobrevivido à Revolução Francesa, à Primeira Guerra Mundial e, principalmente, ao bombardeio que a cidade sofreu em 1940.

Catedral de Amiens

Legenda

1. Capela radial
2. Deambulatório
3. Altar
4. Coro
5. Corredores laterais do Coro
6. Cruzeiro
7. Transepto
8. Contraforte
9. Nave
10. Nave lateral
11. Fachada, portal

Ficha Técnica

Nome: Catedral de Amiens

Sistema Estrutural: Abóbadas ogivais, arcobotantes, pilares e contrafortes.

Função: Catedral

Localização: Amiens, França

Época da construção: Séculos XIII ao XV

Projeto: Robert de Luzarlhes e outros mestres construtores desconhecidos

Execução: Robert de Luzarlhes e outros mestres construtores desconhecidos

Dimensões: Abóbadas com 42,3 m de altura, nave central com 14,6 m de largura, comprimento externo de 145 m e interno de 133,5 m.

Material: Alvenaria de pedra com argamassa

Fonte: www.lmc.ep.usp.br

Catedral de Amiens

(1220-1236)

A Catedral de Amiens, ou mais propriamente o seu interior, representa o ponto de plenitude do estilo gótico clássico, igualmente atingido pela Catedral de Chartres.

Aqui a noção de verticalidade que caracteriza as edificações góticas é levada ao extremo, num edifício que é três vezes mais alto do que largo.

O seu espaço interior é harmonioso, não há uma fragmentação dos elementos construtivos como no românico.

Catedral de Amiens
Catedral de Amiens

A nave e a cabeceira estão aqui separadas por um transepto, que, como em Notre-Dame e em Chartres, faz uma suave transição entre estes dois níveis do templo.

Este tipo de construção que enfatiza as linhas verticais foi possibilitado por um acentuado avanço técnico e uma mutação do gosto estético, que acompanha uma profunda alteração das mentalidades e do sentimento religioso.

Numa catedral gótica o crente está simbolicamente mais próximo de Deus através de uma luminosidade difusa e de uma verticalidade exacerbada.

As abóbadas de Amiens são finas como membranas e todo o espaço que fica por cima das arcadas parece um clerestório.

Foi classificado Património Mundial pela UNESCO em 1981.

Fonte: www.infopedia.pt

Veja também

Hino Nacional da República Democrática do Congo

Debout Congolais PUBLICIDADE Debout Congolais (Levanta congolês) é o hino nacional da República Democrática do …

Locais Turísticos da República Democrática do Congo

BRAZZAVILLE PUBLICIDADE É um lugar muito interessante, muito verde, com uma Basílica, Mercados e o …

República Democrática do Congo

PUBLICIDADE O território que hoje leva o nome de República Democrática do Congo tem sido habitada por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.