Breaking News
Home / Turismo / Costa do Mediterrâneo

Costa do Mediterrâneo

PUBLICIDADE

Antalya é a principal cidade desta zona conhecida como a Riviera Turca. Tem importância para os cristãos já que foi a cidade desde a que partiram São Paulo, São Barnabé e São Marcos para pregar a mensagem de Cristo. Atualmente é uma bonita cidade repleta de zonas verdes bem condicionada de cara ao turismo.

Seu monumento mais representativo é o Yivli Minare, um minarete de ladrilho construído por ordem de Aladino Keykobat no início do século XIII. Também são importantes a muralha que rodeia a cidade, as torres do Relógio, a de Hidirikik e a Porta de Adriano do ano 130. Destacam também o Museu Arqueológico e o Porto situado na parte histórica composta por casas de madeira que passaram a ser hotéis, restaurantes ou cafés.

A apenas 18 quilômetros de Antalya se encontra Perge com um coliseu Greco-romano com capacidade para 25.000 pessoas, um teatro para 15.000 espectadores e uma porta do século III a.C. que conduz a uma colunaria onde se encontrava numerosas lojas. Um pouco mais longe, a 34 quilômetros, encontra-se as ruínas de Termessos. Rodeada por vegetação muito formosa, esta cidade foi totalmente abandonada no século V e não foi descoberta até 1840.

A esta antiga fortaleza se chega pela Porta de Adriano que abre para um teatro grego com capacidade para 4.200 pessoas, um ginásio e um Odeón do que ainda se conservam as paredes de 10 metro de altura embora o interior esteja totalmente destruído. Em melhor estado estão os edifícios localizados no ágora, enquanto a cidade mortuária oferece um espetáculo dantesco pelo saqueio e os terremotos que sofreram os sarcófagos.

A 49 quilômetros de Antalya encontra-se Aspendos com um rio navegável sobre o qual se ergue uma ponte de 1.180 a.C. construída pelos selyúcidas. Destacam, também, o teatro do século II a.C. com capacidade para 15.000 espectadores que ainda é usado no verão, vários aquedutos, o estádio e o acrópoles rodeado por formosas muralhas. Nos arredores de Aspendos resultam impressionantes as Cataratas de Duden que descem desde um penhasco até o mar.

Para desfrutar das praias de areias brancas e águas cristalinas deve-se visitar o povoado pesqueiro de Kemer e Belek (Antalya), um centro turístico muito na moda nos últimos anos. Muito próximo, Kas com tumbas de pedra do V a.C., uma acrópoles amuralhada na que destaca uma tumba dórico com um friso decorado com 24 dançarinas e um teatro desde onde se tem estupendas vistas. Também conta com belos sarcófagos a Ilha de Kekova. Estas tumbas licias se encontram ao longo de toda margem dando a ilha um aspecto de haver sido sujeitada a um encantamento.

Em Phaselis unem-se formosas praias com restos arqueológicos de importância. Fundada no século VII a.C. foi conquistada por Alexandre Magno para passar depois para as mãos dos egípcios e romanos. Para encontrar as ruínas há que passear entre uma vegetação frondosa e deixar surpreender-se. Pode-se encontrar restos de um templo, teatro, aqueduto e um ágora pavimentada.

Também escondidas entre as vegetações de palmeiras e pinheiros encontra-se as ruínas do Olimpo. A porta de 5 metros de altura ante a qual se levanta um pedestal com uma inscrição que faz supor que a inexistente estátua estava dedicada a Marco Aurélio. Também pode-se encontrar tumbas licias, romanas e bizantinas, um banho romano com solos decorados com formosos mosaicos, um pequeno teatro romano e antigas muralhas construídas seguramente durante o tempo em que os piratas, a mando de Zeniketes viveram neste lugar.

Side que volta a juntar paisagens e formosas praias com restos históricos tão importantes como um ágora do século II a.C. os banhos romanos albergam como museus excelentes esculturas romanas, um teatro do século II a.C., muralhas do século IV a.C. e vários templos situados no porto.

Alanya (Antalya) em suas origens foi um conhecido refúgio de piratas que sofreram uma profunda remodelação durante o domínio selyúcida. Protegida por uma dupla muralha a fortaleza, construída em 1230, conserva ainda em excelente estado 150 torres, várias mesquitas e cisternas, uma igreja bizantina, um caravasar e um bazar coberto.

Também são muito interessantes a Torre Vermelha construída por Aletin Keykobat em 1225 como torre de vigilância, os estaleiros do século XIII construídos como cinco galerias curvadas escavadas na pedra e a Caverna Damlatas de 10 metros de comprimento com preciosas estalactites e estalagmites de cores. Aparte destes monumentos, Alanya oferece instalações adequadas para praticar qualquer esporte náutico, bares, restaurantes, bazares e comércios e uma feira semanal com grande encanto.

Capital dos reis selyúcidas Antakya foi um centro importante ao longo da história, tanto durante o governo dos selyúcidas como no tempo dos romanos. A antiga Antioquia foi testemunha da pregação de São Paulo, São Pedro e São Barnabé. Fora da cidade encontra-se a Gruta de São Pedro onde o Apóstolo pregou pela primeira vez criando a comunidade cristã. Os restos arqueológicos mais importantes encontram-se no Museu Arqueológico Hatay que acolhe como peças principais mosaicos romanos dos séculos I e III.

Outros lugares de interesse nesta zona são Mersin que mesmo não tendo nenhum monumento de destaque é o porto de maior importância do Mediterrâneo turco e uma animada cidade com todas as comodidades desejada, Tarso, cidade natal de São Paulo.

Fonte: www.rumbo.com.br

Veja também

Hino Nacional da República Democrática do Congo

Debout Congolais PUBLICIDADE Debout Congolais (Levanta congolês) é o hino nacional da República Democrática do …

Locais Turísticos da República Democrática do Congo

BRAZZAVILLE PUBLICIDADE É um lugar muito interessante, muito verde, com uma Basílica, Mercados e o …

República Democrática do Congo

PUBLICIDADE O território que hoje leva o nome de República Democrática do Congo tem sido habitada por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.