Breaking News
Home / Turismo / Palácio de Dolmabahçe

Palácio de Dolmabahçe

Torre do Relógio Dolmabahçe

PUBLICIDADE

A torre do relógio foi construída em 1 890 pelo arquiteto Sarkis Balyan, sob a ordem do sultão Abdulhamit.

Foi edificada diante do portão, tem 27 metros de altura e 4 andares.

O chão é de mármore e a parte superior construída com blocos de pedra.

Nos seus quatro lados, relógios do francês Paul Gamier e os monogramas reais do império otomano.

Palácio de Dolmabahçe
Palácio de Dolmabahçe

Museu-Palácio Dolmabahçe

Palácio de Dolmabahçe

Esta área foi originalmente a baía onde os barcos navais ancoravam nos primeiros tempos da conquista de Istambul pelos Otomanos.

Entre os anos 1 611-14, esta baía foi assoreada e um edifício de madeira com um enorme jardim chamado “Palácio Besiktas” foi mandado construir pelo sultão Ahmet I.

O terreno do Palácio Besiktas que se tinha tornado completamente inútil devido a um incêndio, foi escolhido para o novo palácio do Sultão Abdulmeçit, uma vez que estava perto do mar e do centro da cidade. Foi o Sultão Abdulmeçit, o 31º sultão do império otomano, que ascendeu ao trono em 1 839, que encarregou o arquiteto armênio Karabet Balyan da construção do palácio.

Palácio de Dolmabahçe

A construção do palácio, que teve um custo de equivalência atual a 1 bilhão de Marcos Alemães, foi começado em 1 843 e terminado após 13 anos em 1 856.

O Palácio Dolmabahçe foi um gasto desnecessário para o tesouro otomano, que ficou completamente vazio com a dívida externa.

Desde a queda do império otomano que o palácio ficou completamente vazio durante 32 anos. Os últimos 6 sultões e o califa Abdulmeçit viveram neste palácio.

Depois de Abdulmeçit que aqui viveu durante 15 anos, a maioria dos sultões que o sucederam preferiram viver em palácios mais pequenos que mandaram construir ao longo do Bósforo.

Com a declaração da república, o palácio foi utilizado por Ataturk.

Utilizava-o como residência quando visitava Istambul.

Quando Ataturk morreu no palácio em 10 de Novembro de 1 938, após um longo período de doença, o palácio foi restaurado, as coleções reorganizadas e convertido a museu.

O Palácio, construído à semelhança do Louvre em Paris e do Palácio de Buckingham em Londres, de modo a dar uma imagem mais-europeia aos embaixadores estrangeiros e convidados europeus da alta sociedade, apresenta um estilo eclético denominado Renascença Otomana.

Palácio de Dolmabahçe

Os mármores foram trazidos das Ilhas do Mar de Marmara, o alabastro do Egito e as pedras porfíricas da antiga cidade de Pérgamo.

O interior do palácio está decorado de pinturas e ilustrações no teto executadas por artistas italianos e franceses.

Somando a estes, muitos quadros do famoso pintor russo Aiwazowsky enriqueceram a decoração interior do palácio. Diz-se que 14 toneladas de ouro e 40 toneladas de prata foram utilizadas na decoração do palácio.

A mobília foi trazida de Paris, os vasos de Sevres, os materiais de cristal de Bacará e os candelabros de Londres pedidos especialmente.

Quase todos os 131 enorme e 99 pequenos tapetes artesanais são de seda e foram tecidos nas casas reais de tecelagem em Hereke.

A área total coberta de tapetes é de 4500 m2.

Palácio de Dolmabahçe

O palácio consiste principalmente em três divisões: quando visto do mar à esquerda, o Selamlik ( a seção administrativa) ; no centro o Salão Cerimonial ou Grande Salão e o Harém à direita. As funções de Selamlik podem ser comparadas às do segundo pátio do Palácio Topkapi. Era proibido aos oficiais do estado no Selamlik entrarem no Harém onde os membros da família real viviam. Também as mulheres e crianças do Harém não estavam autorizadas no Selamlik.

O Grande Salão no centro estava aberto para ambos os grupos quando de grandes cerimônias e celebrações. Porém tinham de sentar-se em lugares separados.

A área total do palácio é de 250 000 m2 e a área total edificada é de 64 000 m2. Tem 12 portões. O Portal do Tesouro, utilizado presentemente como entrada do museu, e o Portal do Sultanato situado para a frente da rua principal por detrás do palácio, refletem todo o esplendor do palácio.

Existem 285 quartos, 43 salões, 6 varandas, 6 hamams (banhos turcos) e 1 427 janelas.

Na decoração interior: 156 relógios, 280 potes e 58 candelabros.

A visita do Selamlik com início no salão Mebeyn-I Humayun, e passando pela escadaria de Cristal, chega-se ao Salão Vermelho no primeiro andar. As peças mais interessantes são os candelabros de marfim e a pele de urso oferecido pelo czar Nicolau II. O tapete de seda e cortinas embelezam o espaço. Ao lado deste salão fica o salão do Panorama.

Palácio de Dolmabahçe

Tem um plano em T com um teto dourado e soalho de parquete estrelado. Um dos principais interesses deste salão é que um dos lados tem vista para o mar e o outro lado tem vista para os jardins. O Salão de música, que tem em exibição os instrumentos musicais, e o Hunkar Hamami com as suas paredes de alabastro são outras das partes interessantes do palácio.

Este tour acaba no Grande Salão ou Salão Cerimonial com as suas dimensões de 40×45 m. A cúpula sobre o salão tem 36 m de altura e no seu centro um lustre com 4,5 m toneladas e 750 castiçais, oferecido pela rainha inglesa Victoria II. Três lados do salão têm galerias destinadas aos convidados. Há 56 colunas. O salão utilizado para cerimônias, banquetes e entronizamentos, era aquecido pela primeira vez por um sistema de aquecimento subterrâneo. O tapete com 124 m2 é o segundo maior tapete artesanal da Turquia.

Mesquita de Dolmabahçe

Palácio de Dolmabahçe

Esta mesquita foi construída para Bezmialem Valida Sultan, a mãe do Sultão Abdulmecit, por Nikogos Balyan, o arquiteto do Palácio Dolmabahçe e filho do famoso arquiteto armênio Karabet Balyan. Bezmialem Valide Sultão gastou toda a sua fortuna em caridade. A mesquita, terminada entre 1 852-53, foi construída sob a influência dos movimentos renascentista e barroco. A sua arquitetura é muito diferente das mesquitas clássicas otomanas.

Uma vez que foi considerada como parte do Palácio Dolmabahçe, lembra mais um salão do palácio ricamente decorado, do que um lugar sagrado. A sua beleza é revelada, mais quando se vê do lado do mar do que quando observada de perto.

O plano geral da Mesquita de Bolmabahçe consiste numa só cúpula sobre um salão quadrado. A luz que entra pelas grandes janelas contribui para embelezar a decoração colorida de mármores. O interior da mesquita está decorada de pinturas e bordados, e o nicho e o púlpito decorados de motivos europeus.

Fonte: www.tapetesorientais.com.br

Palácio de Dolmabahçe

O palácio de Dolmabahçe foi construído entre 1843 e 1856 no declínio do império Otomano. Este opulento palácio parece querer mostrar a riqueza e poder do império Otomano mas na verdade a história era outra. O povo estava em revolta por uma onda de nacionalismo europeu, o exército Otomano estava obsoleto e desorganizado e suas finanças descontroladas.

O palácio se encontra a margem do estreito de Bósforo e é imenso. Possui enormes salões, inúmeros quartos e banhos Turcos.

O palácio é divido em duas partes: a oficial e o harém.

Cristais de bacará, quadros de pintores famosos, mobílias super luxuosas, tapetes da famosa cidade de Hereke, cada metro quadrado foi revestido com tudo o que o dinheiro pode comprar de melhor.

Palácio de Dolmabahçe

Existe um salão de festa de 2.000 metros quadrados com um lustre de 4 toneladas e meia presente da Rainha da Inglaterra. Por causa do seu imenso tamanho, o aquecimento deste salão era iniciado 3 dias antes da festa.

Ataturk, o fundador da República Turca, morou neste palácio por 3 meses, vindo a falecer no mesmo. Você poderá visitar o seu quarto particular e seu escritório. Quarto simples, símbolo de um homem que trabalhou e viveu por seu país.

Fonte: www.business-with-turkey.com

Palácio de Dolmabahçe

Fotos

Palácio de Dolmabahçe

 

Palácio de Dolmabahçe

Palácio de Dolmabahçe

 

Palácio de Dolmabahçe
Salão de Cerimonias

Palácio de Dolmabahçe

Palácio de Dolmabahçe

Palácio de Dolmabahçe
Famosa escadaria

Palácio de Dolmabahçe

Palácio de Dolmabahçe

Palácio de Dolmabahçe

Palácio de Dolmabahçe

Palácio de Dolmabahçe

Palácio de Dolmabahçe

Palácio de Dolmabahçe

Palácio de Dolmabahçe

Palácio de Dolmabahçe

Palácio de Dolmabahçe

Fonte: www.authorstream.com

Veja também

Hino Nacional da República Democrática do Congo

Debout Congolais PUBLICIDADE Debout Congolais (Levanta congolês) é o hino nacional da República Democrática do …

Locais Turísticos da República Democrática do Congo

BRAZZAVILLE PUBLICIDADE É um lugar muito interessante, muito verde, com uma Basílica, Mercados e o …

República Democrática do Congo

PUBLICIDADE O território que hoje leva o nome de República Democrática do Congo tem sido habitada por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.