Breaking News
Home / Receitas / Receitas de Bacalhau

Receitas de Bacalhau

O bacalhau é um peça-chave de uma família inteira de peixes, incluindo arinca, coley, pollack, verdinho, maruca e pescada. Todos os peixes relacionados neste grupo são peixes do mar de tamanhos variados e compartilham características semelhantes, como a carne branca de baixo teor de gordura. Clique e navegue nessas deliciosas receitas de bacalhau!

Clique nos links abaixo para navegar na receita desejada:
Bacalhau à Alsaciana
Bacalhau à Aragonesa
Bacalhau à Assis
Bacalhau à Barradas
Bacalhau à Batalha Reis
Bacalhau à Beira-Alta
Bacalhau à Beneditino
Bacalhau à Biscainha
Bacalhau à Bonne Femme
Bacalhau a Brás
Bacalhau à Bruxa de Valpaços
Bacalhau à Cádis
Bacalhau à Catalã
Bacalhau à Chantilly
Bacalhau à Congregado
Bacalhau à Conselheiro
Bacalhau à Cozinheira
Bacalhau à Dizinha
Bacalhau à Ericeira
Bacalhau à Espanhola
Bacalhau à Fragateira
Bacalhau à Gomes de Sá
Bacalhau à Hoteleira
Bacalhau à Inglesa
Bacalhau a João do Buraco
Bacalhau à La Kazuela
Bacalhau à Là Mancha
Bacalhau à La Ménagère
Bacalhau à Lagareira
Bacalhau à Lagareiro
Bacalhau à Lavradora
Bacalhau à Lisbonense ou Dourado
Bacalhau à Madre Paula
Bacalhau à Maltre d’Hôtel com Marisco
Bacalhau à Margarida da Praça
Bacalhau à Minha Moda
Bacalhau à Minhota
Bacalhau à Moda da Avó
Bacalhau à Moda de Caminha
Bacalhau à Moda de Ervedosa
Bacalhau à Moda de Lamego
Bacalhau à Moda de Velênca
Bacalhau à Moda de Viana
Bacalhau à Moda do Porto
Bacalhau à Moda do Rei
Bacalhau à Navarra
Bacalhau à Novainho
Bacalhau à Padre António
Bacalhau à Parisiense
Bacalhau à Patalina
Bacalhau a Portuense
Bacalhau à Portuguesa
Bacalhau à Preta
Bacalhau à Provençal
Bacalhau à Provinciana
Bacalhau à Romeu
Bacalhau à Salazar
Bacalhau à Senhor Prior
Bacalhau à Sevilhana
Bacalhau à Transmontana
Bacalhau à Zefa
Bacalhau Albardado à Moda de Agueda
Bacalhau Albardado

Receita de Bacalhau à Alsaciana

Ingredientes: Para 2 pessoas

– 2 postas de bacalhau
– ervas finas variadas
– batatas cozidas
– miolo de pão
– 1 cebola

Modo de Preparo:

Fazer cozer segundo a regra, o bacalhau dessalgado; tirar a pele e as espinhas, colocar num prato quente e rodear de batatas descascadas, já cozidas. Pôr numa frigideira um bocado de manteiga fresca proporcionada à quantidade de bacalhau; cortar uma cebola em rodelas finas, dourar na manteiga quente sem deixar enegrecer; juntar um punhado de miolo de pão, dourar igualmente e colocar tudo sobre o bacalhau e as batatas; polvilhar com finas ervas muito picadinhas. Servir muito quente.

Receitas de Bacalhau

Receita de Bacalhau à Aragonesa

Ingredientes: Para 2 pessoas

– 2 postas (lombo) de bacalhau dessalgado
– 2 gemas de ovo picadas
– 2 cebolas picadas
– 2 dentes de alho
– 1 folha de louro
– 1 ramo de salsa
– queijo parmesão
– colorau doce
– pão ralado
– pimenta
– batatas
– azeite

Modo de Preparo:

Cozer um pouco de bacalhau bem dessalgado (preferir o lombo) e algumas batatas; depois destas cozidas, deixar esfriar. Fazer um refogado com cebola picada, um ou dois dentes de alho, uma folha de louro, um ramo de salsa e bastante azeite, uma pitada de pimenta e uma colher de colorau do doce; estando pronto, desfazer o bacalhau em lascas e partir as batatas em rodelas delgadas.

Arrumar numa travessa de ir ao fogo, em camadas alternadas de bacalhau e de batatas e sobre esta colocar o refogado, e continuar assim até que a travessa esteja cheia, terminando sempre por camada de batata, sobre a qual se deitam, além do refogado, gema de ovo, pão ralado e queijo parmesão ralado. Levar ao forno para dourar e servir.

Receita de Bacalhau à Assis

Ingredientes: Para 4 pessoas

– 3 Colheres (sopa) de azeite
– 150 gramas de presunto
– 4 postas de bacalhau
– 1 quilo de batatas
– 4 cenouras
– 1 cebola
– 1 pimentão
– salsa, óleo
– 8 ovos

Modo de Preparo:

Desfiar o bacalhau, depois de demolhado. Fritar no óleo as batatas e as cenouras cortadas em palha. Cortar as cebolas em rodelas finas. Cortar em quadradinhos o pimentão e o presunto. Levar a refogar a cebola, o pimentão e o presunto. Juntar o bacalhau e deixar refogar muito bem. Depois, juntar as batatas e as cenouras, misturando tudo. Por fim, juntar os ovos batidos com a salsa picada. Deixar cozer um pouco. Enfeitar com pimentões morrones e servir.

Receita de Bacalhau à Barradas

Ingredientes: Para 1 pessoa

– 1 posta de bacalhau (Lombo)
– 2 cebolas
– azeite
– batatas
– colorau
– pimenta
– salsa
– manteiga

Para a Calda:
2 Colheres (sopa) de farinha
2 Xícaras de leite
Misturar muito bem a farinha o leite e as gemas de ovo
5 gemas de ovos

Modo de Preparo:

Deixar demolhar (24 horas) o bacalhau. Em seguida, tirar a pele e as espinhas e fazer em lascas pequeninas. Passar as lascas por água quente para retirar todo o sal. Entretanto, fazer um estrugido com o azeite e as cebolas muito bem picadas.

Mal a cebola comece a doirar, juntar o bacalhau, já retirado da água e bem exprimido, o colorau, a pimenta, a salsa bem picada e uma colher (sopa) de manteiga. Deixar refogar este preparado (se começar a ficar seco juntar um pouco de água).

Quando o refogado estiver pronto adicionar a calda, que entretanto preparou e, mexendo sempre, deixar ferver um pouco. Colocar o bacalhau assim preparado numa travessa e enfeitar com as batatas cozidas e passadas pela máquina. Levar ao forno até a batata estar loira. Servir de imediato.

Receita de Bacalhau à Batalha Reis

Ingredientes: Para 2 pessoas

– 2 postas de bacalhau
– 8 batatas médias

Para o molho:

– 3 ovos cozidos
– 3 alhos picados
– pimenta
– azeite

Modo de Preparo:

Cozer batatas com a pele, e um ou dois ovos durante 10 minutos. Estando o bacalhau bem dessalgado, assá-lo. Descascar as batatas, dispô-las numa travessa, e juntar também o bacalhau aos bocadinhos, e as claras dos ovos.

Preparar um molho, esmagando as gemas numa tigela, juntar alhos muito picadinhos, pimenta e bastante azeite, e bater tudo muito bem até formar um creme espesso. Na ocasião de se servir, colocar um molho sobre o bacalhau e guarnecer com raminhos de salsa.

Receita de Bacalhau à Beira-Alta

Ingredientes: Para 4 pessoas

– 400 ml de azeite
– 4 dentes de alho
– bacalhau
– pimenta
– batatas

Modo de Preparo:

Demolhar, escorrer e enxugar o bacalhau. Colocar sobre um forno de brasas e grelhar. Ao lado, colocar num tacho 400 ml de azeite, 4 dentes de alho picados e pimenta. Deixar levantar fervura. À medida que o bacalhau for assando, fazer em lascas e introduzir no tacho. Agitar o tacho de vez em quando. Acompanhe com batatas assadas a murro.

Batatas assadas a murro: Lavar as batatas, sem as descascar, e passar por sal grosso. Introduzir no forno. Assim que a polpa das batatas ceder sob a pressão, dê-lhes um murro para as esborrachar. Introduzir as batatas novamente no forno para acabarem de cozer. Acompanhe o bacalhau com as batatas.

Receita de Bacalhau à Beneditino

Ingredientes: Para 2 pessoas

– 2 postas de bacalhau
– 600 gramas de batatas
– 200 ml de azeite
– ½ litro de leite

Modo de Preparo:

Estando o bacalhau bem dessalgado, cozinhar segundo a regra, escorrer, tirar as peles e as espinhas, dividir em lascas, e secars no forno. Cozer as batata e pisá-las no almofariz juntamente com o bacalhau, juntar à massa, pouco a pouco, 200 ml de azeite fino e ½ litro de leite fervente (a massa deve ficar mole). Pôr num prato de ir ao forno, untado com manteiga, alisar muito bem, colocar por cima manteiga derretida e levar ao forno para dourar.

Receita de Bacalhau à Biscainha

Ingredientes: Para 8 pessoas

– 3 a 4 Colheres de concentrado de tomate
– 1 e ½ a 2 latas de tomates
– 300 a 400 ml de azeite
– 1 a 1,5 quilos de cebolas
– ½ a 1 lata de pimentões
– 2 quilos de bacalhau
– 1 malagueta
– pão ralado

Modo de Preparo: 

Retirar a pele do peixe, cortar em pedaços e deixar de molho durante 24 a 48 horas. Aferventar o peixe e limpá-lo de espinhas. Os pedaços devem ser cortados de modo a ficarem todos aproximadamente com o mesmo tamanho. Cortar as cebolas aos quadradinhos e deixar refogar em azeite até ficarem moles e com brilho.

Juntar o concentrado de tomates. Por um pouco de manteiga em uma panela, que pode ser a mesma em que vai servir o peixe. Colocar na panela camadas de peixe, cortados em fatias, pimentões cortados em rodelas, o pimentão e o refogado de cebola. Podem polvilhar-se as várias camadas de pão ralado. Juntar sal a gosto. Servir com batatas cozidas e pão.

Receita de Bacalhau à Bonne Femme

Ingredientes: Para 4 pessoas

– 1 Colher de amido de milho
– 1 Colher molho picante
– 1 Colher salsa picada
– 100 gramas de cogumelos crus
– 50 gramas de manteiga fresca
– 4 postas de bacalhau fresco
– 100 ml de vinho branco

Modo de Preparo:

Untar com manteiga um prato de gratém, cobrir o fundo com os cogumelos crus migados, uma pequena colherada de molho picante e uma colherada de salsa picada; pôr as postas de bacalhau fresco no prato preparado, molhar com o vinho branco e algumas colheradas de água, temperar e pôr sobre o peixe com o molho por diversas vezes.

Retirar o peixe para um outro prato de ir ao forno, fazer reduzir, separadamente, o molho da cozedura; juntar uma colherada de amido de milho e 50 gramas de manteiga fresca. Colocar o molho, reduzido, sobre o bacalhau e levar a forno muito quente.

Receita de Bacalhau a Brás

Ingredientes: Para 4 pessoas

– 150 gramas de chouriço de carne
– 750 gramas de batatas
– 600 gramas de bacalhau
– 30 gramas de margarina
– salsa e azeitonas
– 50 ml de azeite
– 1 dente de alho
– 1 cebola grande
– sal e pimenta
– 6 ovos

Modo de Preparo:

Limpar o bacalhau, retirar todas as espinhas que puder e cortar em cubos com 1 cm. de lado, aproximadamente. Cortar o chouriço também em pequenos dados iguais. Descascar as batatas, cortar igualmente em pequeninos cubos, lavar muito bem, escorrer e fritar; temperar depois de fritar (com sal).

Partir os ovos para dentro de um recipiente e bata-os. Até aqui foi tudo de preparação. Agora, picar grosseiramente a cebola e o dente de alho, colocar num tacho largo (ou numa frigideira), levar ao forno a refogar e, logo que começar a querer alourar, juntar o chouriço e o bacalhau e vá mexendo sempre, sobre o forno, durante 2 minutos.

Juntar depois as batatas, mexer muito bem mais 1 minuto e, por fim, juntar os ovos batidos. Vá mexendo com cuidado até os ovos estarem mais ou menos passados, a seu gosto. Colocar então numa travessa ou pirex e servir quente, polvilhado com salsa picada e azeitonas. Pode decorar com raminhos de salsa.

Geralmente acompanha-se com vinho branco, muito fresco, verde ou maduro, depende do gosto. Se gostar do maduro, vinho alentejano (Portugal), com zonas demarcadas de Reguengos, Borba ou Vidigueira. Não esqueça: fresco, sem ser gelado.

Receita de Bacalhau à Bruxa de Valpaços

Ingredientes: Para 6 pessoas

– 3 Colheres (sopa) de farinha de trigo
– 1 Colher (sopa) de manteiga
– 3 Colheres (sopa) de vinagre
– 50 gramas de toucinho
– 600 gramas de batatas
– 1 quilo de bacalhau
– 100 ml de azeite
– 1 ramo de salsa
– sal e pimenta
– 6 cebolas
– 2 alhos

Modo de Preparo:

Deixar o bacalhau a demolhar 48 horas. Depois, tirar a pele e as espinhas. Cortar as cebolas às rodelas. Picar o toucinho e cortar os alhos às tiras. Cobrir o fundo do tacho com uma porção das cebolas, sobre estas colocar uma porção de bacalhau e sobre este colocar uma porção de batatas, de toucinho e dos restantes condimentos.

Polvilhar com uma colher de farinha. Fazer isto sucessivamente até completar 3 camadas de cada ingrediente. Adicionar o azeite, tampar o tacho e levar ao forno (cerca de 30 minutos), regando sempre com o próprio molho.

Receita de Bacalhau à Cádis

Ingredientes: Para 2 pessoas

– 2 cebolas grandes picadas
– 2 postas de bacalhau
– manteiga
– azeite
– salsa

Modo de Preparo:

Dividir o bacalhau em lascas miúdas e finas. Refogar uma parte em azeite, cebola picada, salsa e um pouco de manteiga, fazer um creme bem temperado.

Num prato de ir ao forno, dispor o bacalhau às camadas, entremeadas com camadas de creme, de modo que a última seja de creme, cobrir com queijo ralado e levar a forno muito quente.

Receita de Bacalhau à Catalã

Ingredientes: Para 4 pessoas

– 600 gramas de bacalhau da parte da cabeça
– 500 gramas de polpa de tomate
– 200 gramas de abobrinhas
– 200 gramas de berinjelas
– 1 pimentão vermelho
– 1 pitada de açúcar
– 1 pimentão verde
– 3 dentes de alho
– 1 cebola
– azeite
– farinha

Modo de Preparo:

Colocar o bacalhau de molho durante 24 horas ou mais, se for necessário, mudando de água 2 ou 3 vezes. Escorrer, passar por farinha e fritar. Filtrar o azeite da fritura, colocar numa caçarola de barro e fritar nele os alhos. Descascar a cebola, cortar em tiras e fritar com o alho.

Cortar os pimentões em tiras e juntar à fritada de alho e cebola. Entretanto, lavar as abobrinhas e berinjelas, cortar em pedaços médios e fritar à parte. Quando estiverem tenros, passar para a caçarola com a cebola. Por último, acrescentar a polpa de tomate e deixar cozinhar tudo a forno brando durante 15 minutos.

Passado este tempo, incorporar o bacalhau e prolongar a cozedura durante mais 10 minutos, tendo atenção para que as postas não se desfaçam. Se se preferir, pode-se eliminar a parte da polpa de berinjela que tem pevides e utilizar só a que está pegada à pele.

Receita de Bacalhau à Chantilly

Ingredientes: Para 2 pessoas

– 300 gramas de manteiga fresca
– 500 gramas de bacalhau
– 600 gramas batatas

Modo de Preparo:

Dessalgar completamente o bacalhau, cozinhar, e depois tirar as espinhas e desfiá-lo. Levar ao forno, numa caçarola, 300 gramas de manteiga fresca; em estando derretida, juntar o bacalhau e mexer muito bem com uma colher de pau, para o bacalhau absorver a manteiga toda, juntar duas batatas cozidas e desfeitas; em estando tudo bem ligado, misturar com uma ou duas colheres de nata (se a massa ficar muito grossa, juntar um pouco de leite). Retificar o tempero de sal se houver necessidade e servir numa travessa água guarnecida com filetes de miolo de pão frito ou filetes de massa folhada.

Receita de Bacalhau à Congregado

Ingredientes: Para 2 pessoas

– 1 pitada de pimenta preta
– 2 postas de bacalhau
– 500 gramas batatas
– 1 ramo de salsa
– 2 dentes de alho
– 3 cebolas
– 1 cravinho
– azeite

Modo de Preparo:

Toma-se bacalhau cru, depois de posto de molho, partir em lascas e batatas cruas em rodas. Colocar num tacho ou numa caçarola uma camada de rodas de cebola com um ramo de salsa, dentes de alho em rodas, cravo, pimenta e outra camada de bacalhau e rodas de batata. Por cima destas duas camadas colocar uma porção de bom azeite que quase cobrir a mistura. Levar a caçarola tapada a forno brando, agitando-a até que o bacalhau esteja cozido.

Receita de Bacalhau à Conselheiro

Ingredientes: Para 4 pessoas

– 1 Colher de manteiga
– 3 Lombos de bacalhau
– 1 litro de leite
– pão ralado
– farinha
– sal

Modo de Preparo:

Dessalgar muito bem um lombo de bacalhau (sem espinhas), pô-lo numa caçarola, durante duas horas, bem coberto de leite, em seguida, levá-la ao forno no mesmo leite, juntando uma boa colher de manteiga com sal e deixando cozer. Estando cozido, dispor o bacalhau num prato de ir ao forno.

A parte, engrossar leite com farinha até se obter um creme espesso, cobrir o bacalhau com este creme, polvilhar com muito pão ralado até fazer côdea e espalhar por cima bocados de manteiga e levar ao forno a corar. Servir quente, guarnecido com salada de alface, conserva, azeitonas e alcaparras.

Receita de Bacalhau à Cozinheira

Ingredientes: Para 1 pessoa

– 1 posta de bacalhau
– azeite para fritar
– 5 cebolas grandes
– farinha de trigo
– leite
– sal

Modo de Preparo:

Dessalgar bem um pedaço de bacalhau, escaldar e partir em lascas. Preparar um polme com leite, sal e farinha de trigo, com a consistência de creme, passar neste polme as lascas do bacalhau e em seguida fritar em azeite.

Num tacho, pôr uma camada de rodas de cebola, bem cobertas de azeite e temperadas com sal e pimenta. Por cima ir acamando as lascas de bacalhau fritas. Estando acamado todo o bacalhau, levar o tacho a forno brando para cozer a cebola. Depois de pronto servir.

Receita de Bacalhau à Dizinha

Ingredientes: Para 4 pessoas

– 1 e ½ Xícaras de azeite
– ½ quilo de batatas (cruas cortadas em rodelas)
– 1 quilo de bacalhau (em postas pequenas)
– 3 cebolas médias (cortadas em rodelas)
– 2 pimentões vermelhos (em rodelas)
– 200 gramas de azeitonas pretas
– 1 vidro de maionese pequena
– 1 maço de salsa
– 1 pacto de nata

Modo de Preparo:

Em uma panela, colocar o azeite e arrumar as seguintes camadas: cebolas, batatas, bacalhau, pimentão, cebola, batata, bacalhau, azeitonas, batatas, bacalhau, cebola, pimentão, bacalhau, batatas – a última é de batatas. Tampar a panela e cozinhar em fogo brando, quando a batata estiver cozida no ponto (não muito mole), adicionar o creme feito com as natas e maionese, misturados, espalhando sobre as batatas. Colocar a salsa e resto da azeitona, tampar a panela e fechar o fogo. Deixar por 10 minutos ainda no fogão.

Receita de Bacalhau à Ericeira

Ingredientes: Para 1 pessoa

– 1 posta de bacalhau
– 2 cabeças de nabos
– 2 grão de pimenta
– 1 folha de estragão
– 400 gramas batatas
– 1 ramo de salsa
– 2 ovos

Molho:

1 Colher polpa de tomate
3 Colheres natas batitas
100 ml de molho tártaro

Modo de Preparo:

Escolher bacalhau do melhor e cortar uma posta alta e limpa de pele e espinhas, escaldar e dessalgar durante 24 horas, depois cozinhar, levando-o ao forno em água fria, na qual se colocam as cabeças de nabos, o ramo de salsa, os grãos de pimenta e a folha de estragão. Cozer batatas e ovos e cortar tudo em rodelas.

Preparar um molho tártaro, acrescentar a colher de polpa de tomate e três colheres de nata batida. Cozido o bacalhau, dividi-lo em lascas, à mão, misturar com as rodelas de batatas e de ovos, saltear com manteiga até aloirar, deitar-lhe o molho por cima, mexer com uma colher de pau e levar a forno brando. Servir quente.

Receita de Bacalhau à Espanhola

Ingredientes: Para 2 pessoas

– 2 Colheres farinha trigo
– 2 pimentões verdes assados
– 2 postas de bacalhau
– 100 ml azeite
– 4 tomates
– 3 dentes alho
– salsa picada
– 1 cebola
– pimenta
– batatas
– sal

Modo de Preparo:

Cozinhar primeiro o bacalhau com batatas; picar uma cebola e levar ao forno com azeite, deixando-o dourar; juntar bastante tomate, limpo de pele e de sementes, alguns dentes de alho, sal, pimenta, salsa picada e um pouco de farinha desfeita na água em que se cozeu o bacalhau.

Logo que o tomate esteja cozido e desfeito, tirar do forno, cortar o bacalhau em lascas, as batatas em rodas e pimentões assados, limpos de peles e de sementes, às tiras. Põem-se, numa travessa de ir ao forno, camadas alternadas de bacalhau, batatas e pimentões, colocar o molho por cima e levar ao forno a corar.

Receita de Bacalhau à Fragateira

Ingredientes: Para 4 pessoas

– 1 Colher (chá) de colorau
– 500 gramas de bacalhau
– 500 gramas de batatas
– 250 gramas de cebolas
– 3 dentes de alho
– 1 ramo de salsa
– 4 tomates
– azeite

Modo de Preparo:

Depois de demolhado cozinhar o bacalhau e as batatas descascadas e cortadas ao meio. Cobrir o fundo de um tacho com as cebolas cortadas às rodelas finas, o alho picado, a salsa, o colorau e os tomates despelados e sem sementes.

Adicionar bastante azeite e umas gotas de água, onde o bacalhau cozinhou, deixando ferver até que a cebola coza. Tire a pele e as espinhas do bacalhau, lascar, e acrescentar juntamente com as batatas ao preparado do tacho. Deixar ferver um pouco e servir.

Receita de Bacalhau à Gomes de Sá

Ingredientes: Para 4 pessoas

– 500 gramas de bacalhau
– 500 gramas de batatas
– 150 ml de azeite
– 1 dente de alho
– 2 ovos cozidos
– azeitonas pretas
– 500 ml de leite
– sal e pimenta
– 2 cebolas
– salsa

Modo de Preparo:

Demolhar o bacalhau; colocar num tacho e escaldar com agua a ferver. Tampar a abafar o recipiente com um cobertor e deixar ficar assim durante 20 minutos. Depois escorrer o bacalhau, retirar as peles e as espinhas e desfazer em lascas.

Colocar estas num recipiente fundo, cobrir com leite bem quente e deixar ficar em infusão 1,5 a 3 horas. Entretanto, cortar as cebolas às rodelas e o dente às rodelas e levar a dourar ligeiramente com azeite. Juntar as batatas , que se cozeram com a pele, se pelaram e se cortaram às rodelas. Colocar ainda o bacalhau escorrido. Mexer tudo ligeiramente, mas sem deixar refogar. Temperar com sal e pimenta.

Colocar imediatamente num tabuleiro de barro e levar a forno bem quente durante 10 minutos. Servir no prato em que foi ao forno, polvilhado com salsa picada e enfeitar com rodelas de ovo cozido e azeitonas pretas. Esta é a verdadeira receita do bacalhau à Gomes de Sá tal como a criou o seu inventor, que foi comerciante de bacalhau na cidade do Porto.

Receita de Bacalhau à Gomes Sá

Ingredientes: Para 4 pessoas

– 500 gramas de bacalhau
– 500 gramas de batatas
– 150 ml de azeite
– 1 dente de alho
– 2 ovos cozidos
– azeitonas pretas
– 500 ml de leite
– 2 cebolas
– sal e pimenta
– salsa

Modo de Preparo:

Depois de demolhado o bacalhau, colocar num tacho e cobrir com água a ferver. Tampar o tacho e abafar com um cobertor, deixando ficar 20 minutos. Em seguida escorrer o bacalhau, retirar a pele e a espinha e desfazer em lascas. Colocar as lascas num recipiente fundo e cobrir com leite bem quente, deixando assim durante 2 horas.

Entretanto, levar as cebolas e o dente de alho, cortadas às rodela, a doirar no azeite. Juntar as batatas cozidas com pele, e já despeladas, cortadas às rodelas. Juntar também o bacalhau escorrido. Mexer tudo e não deixar refogar.

Temperar com sal e pimenta. Colocar numa travessa e levar ao forno muito quente durante 10 minutos, findo os quais polvilhar com salsa picada. Enfeitar com rodelas de ovo cozido e azeitonas pretas. Servir bem quente.

Receita de Bacalhau à Hoteleira

Ingredientes: Para 2 pessoas

– 450 gramas de bacalhau
– 100 gramas de manteiga
– sumo de limão
– salsa picada

Modo de Preparo:

Dessalgar bem as postas de bacalhau, cozer sem fervura, deixar esfriar e tirar as espinhas. Colocar numa caçarola, desfazer ligeiramente, misturar com manteiga em bocadinhos, sobre forno muito brando, simplesmente até que a manteiga dissolvida esteja misturada, terminar por pôr o sumo de limão e salsa picada. Servir numa terrina.

Receita de Bacalhau à Inglesa

Ingredientes: Para 1 pessoa

– 1 posta de bacalhau
– 4 batatas médias
– salsa picada

Modo de Preparo:

Dessalgar o bacalhau, cozinhar segundo a regra, metendo em água fria e, em levantando fervura, conservá-lo ao forno durante um quarto de hora, sem ferver; em seguida, escorrer a água. Dispor num prato, acompanhado de manteiga derretida e salsa picada. Ao mesmo tempo, servir batatas, cozidas ao natural, à inglesa.

Receita de Bacalhau a João do Buraco

Ingredientes: Para 4 pessoas

– 1 Colher (sopa) de salsa picada
– 350 gramas de camarão cozido e picado
– 800 gramas de bacalhau demolhado
– 50 gramas de manteiga
– 100 ml de azeite
– 1 quilo de batatas
– 1 quilo de ameijoa
– 100 ml de leite
– sal e pimenta
– 3 cebolas
– 2 claras

Molho:

– 2 Colheres (sopa) de manteiga
– 2 Colheres (sopa) de farinha
– 750 ml de leite
– 2 gemas

Modo de Preparo:

Dê uma fervura ao bacalhau, escorrer e limpar de peles e espinhas. Separar em lascas e reservar. A parte, cortar as cebolas as rodelas e refogar no azeite, ate alourarem. Retirar e reservar. Noutro recipiente cozinhar as batatas em agua temperada com sal. Reduzir depois apurar, adicionar a manteiga e aos poucos, o leite a ferver.

Levar ao forno e deixar cozinhar até obter um preparado homogêneo, sem parar de mexer. Retirar e envolver as claras previamente batidas em castelo. Reservar. Preparar de seguida o molho. Levar a manteiga ao forno e assim que derreter polvilhar com a farinha.

Depois acrescentar aos poucos o leite, mexendo rapidamente. Por fim incorporar as gemas, retificar os temperos e reservar também. Colocar num prato refratário o refogado das cebolas, o bacalhau, a salsa picada e pimenta. Cobrir com as ameijoas, previamente abertas em água e re tiradas das cascas, tendo reservado algumas para decoração. Juntar depois o camarão e regar com o molho. Por fim cobrir com o puré de batata e levar ao forno até dourar. Decorar a gosto e servir de imediato.

Receita de Bacalhau à La Kazuela

Ingredientes: Para 3 pessoas

– 2 Xícaras (chá) de azeite
– 100 gramas de azeitonas verdes em rodelas ou lascas
– 6 tomates sem pele e sem sementes
– 600 gramas de posta de bacalhau
– 6 batatas cozidas em rodelas
– 1 molho de salsa picada
– 1 pimentão vermelho
– 1 pimentão verde
– 2 cebolas cortadas
– 6 dentes de alho
– 6 rodelas de pimenta

Modo de Preparo:

Dessalgar o bacalhau, limpar e reservar. Amassar o alho e refogar em azeite. Juntar os tomates, os pimentões e a pimenta. Reservar. Em frigideira não aderente, refogar a cebola em 1 xícara de azeite. Reservar.

Em frigideira não aderente, refogar a cebola em 1 xícara de azeite. Reservar. Arrumar numa vasilha de barro ou refratária as batatas, o bacalhau, as cebolas, o molho de pimentões e tomates e levar ao forno graduado em 250º aproximadamente 10 minutos.

Receita de Bacalhau à là Mancha

Ingredientes: Para 4 pessoas

– 800 gramas de tomates em conserva ou ao natural
– 800 gramas de bacalhau
– 4 pimentão vermelho
– 4 pimentão verde
– 2 cebolas
– farinha
– azeite

Modo de Preparo:

Colocar o bacalhau de molho durante 24 horas na parte mais baixa da geladeira. Mudar a água 2 vezes. Descascar a cebola e cortar às rodelas. Colocar para fritar numa caçarola com azeite. Juntar os pimentões lavados e cortados em tiras. A metade da cozedura, acrescentar os tomates.

Vai-se mexendo com uma colher de pau para que os tomates se vão desfazendo à medida que ficam moles. Deixar estufar em forno muito brando. Noutra caçarola, aquecer azeite e fritar as postas de bacalhau enfarinhadas. Quando estiverem douradas, retirar colocar sobre papel de cozinha e reservar. Estrelam-se 4 ovos em azeite abundante.

Decorar os pratos colocando um fundo de molho, o bacalhau e um ovo. Este prato pode preparar-se com tomate natural ou em polpa. Em qualquer dos casos, convém acrescentar uma pitada de açúcar à fritada de tomate para evitar a sua acidez.

Receita de Bacalhau à la Ménagère

Ingredientes: Para 2 pessoas

– 1 Colher de farinha
– 10 batatas médias com casca
– 2 Postas de bacalhau
– 3 cebolas com casca
– 3 dentes de alho
– leite

Modo de Preparo:

Colocar para cozinhar batatas e cebolas com a casca, por cima postas de bacalhau, cozido sem ferver, coberto de água. quando estiver cozido tirar e deixar até cozinhar as cebolas e depois as batatas. Tirar as espinhas e peles do bacalhau, descascar as cebolas e batatas. Numa panela colocar uma colher de farinha com leite, 3 dentes de alho, deixar ferver e colocar as batatas, as cebolas e por fim o bacalhau, fica 20 minutos.

Receita de Bacalhau à Lagareira

Ingredientes: Para 4 pessoas

– 2 Xícaras de azeite de oliva
– 300 gramas de batatas miúdas
– 300 gramas de cebolas médias
– 200 gramas de brócolis
– 1 quilo de bacalhau
– 2 pimentas verdes
– 4 dentes de alho

Modo de Preparo: Dessalgar e retirar a pele do bacalhau. Assar as batatas e as cebolas no forno com sal grosso. Cozinhar os brócolis na água e sal e assar os pimentões. Cortar o alho em fatias finas, fritar no azeite e colocar em cima do bacalhau pronto.

Receita de Bacalhau à Lagareiro

Ingredientes: Para 6 pessoas

– 750 gramas de batatas novas pequenas
– 1 quilo de lombo de bacalhau
– 1 cebola média
– 3 dentes de alho
– azeite
– pimenta
– sal

Modo de Preparo:

Após ter sido bem demolhado, colocar o bacalhau numa travessa de ir ao forno e cobrir com a cebola cortada às rodelas finas, os dentes de alho picados e azeite em abundância. Levar ao forno a assar, regando amiudamente com o azeite da travessa. Servir acompanhado de batatas cozidas com casca, e levadas ao forno com o bacalhau, polvilhadas de sal e pimenta.

Observação: É fornecida duas receitas do Bacalhau à Lagareiro, por nos parecer que a diversidade enriquece. No entanto, por menos elaborada e seguindo a tradição, a receita da Beira Alta parece ser a original.

Receita de Bacalhau à Lavradora

Ingredientes: Para 2 pessoas

– 2 postas de bacalhau
– 6 batatas média
– alhos picados
– 2 cenouras
– colorau doce
– pimenta
– 1 couve
– 3 ovos
– azeite

Modo de Preparo:

Depois de cozido o bacalhau, dividir em lascas, colocar num tacho com batatas cozidas, dividir em quartos, couve tronchuda da Póvoa ou do Douro, cortar, em bocados, rodas de cenoura e rodelas de ovos cozidos duros, bastante azeite, colorau doce, pimenta e alhos picados, cozer ao forno, mexendo de vez em quando para que tudo cozinhar por igual, deixar apurar. Servir quente, guarnecendo com folhas de alface.

Receita de Bacalhau à Lisbonense ou Dourado

Ingredientes: Para 4 pessoas

– 3 Colheres (sopa) de azeite
– 400 gramas de bacalhau
– 500 gramas de batatas
– 3 cebolas
– 1 dente de alho
– salsa
– pimenta
– 6 ovos
– óleo
– azeite
– sal

Modo de Preparo: 

Deixar de molho o bacalhau durante 24 horas. Em seguida retirar a pele e as espinhas e desfiar muito bem (o bacalhau deve ficar em fios). Cortar as batatas em palha e as cebolas em rodelas muito finas. Picar o dente de alho. Dourar as batatas em óleo quente. Escorrer. Entretanto, refogar a cebola e o alho em forno brando.

Juntar o bacalhau desfiado e mexer sem parar, para que fique bem impregnado de gordura. Em seguida, adicionar as batatas palha. Bater ligeiramente os ovos e temperar com sal e pimenta. Ainda com o tacho ao forno, juntar os ovos ao bacalhau e às batatas. Mexer com um garfo até os ovos ficarem em creme e cozidos.

Mal atinjam este ponto, retirar o tacho do forno e colocar o bacalhau numa travessa. Polvilhar com salsa picada e enfeitar com azeitonas pretas. Servir muito quente.

Receita de Bacalhau à Madre Paula

Ingredientes: Para 4 pessoas

– 1 Colher (chá) de colorau
– 3 postas de bacalhau (lombo)
– 500 gramas de batatas
– 5 dentes de alho
– 100 ml de azeite
– 1 cebola
– pimenta
– salsa

Modo de Preparo:

Depois de cozidas as batatas, descascar, cortar às rodelas e colocar no fundo de uma travessa. Assar as postas de bacalhau numa grelha (carvão), até ficarem bem assadas dos dois lados. Terminada a assadura limpar de peles e espinhas, fazer em lascas e colocar as lascas por cima da camada de batatas.

Entretanto, levar ao forno o azeite com a cebola picada. Sem dourar deixar a cebola, juntar o colorau, os alhos e a salsa picada e ainda muita pimenta. Deixar ferver um pouco este preparado e colocar sobre as lascas de bacalhau e as batatas. Polvilhar com salsa picada e servir quente.

Receita de Bacalhau à Maltre d’Hôtel com Marisco

Ingredientes: Para 2 pessoas

– 500 gramas de bacalhau
– 100 gramas camarões
– 100 gramas mexilhões
– 100 gramas amêijoas
– 500 gramas manteiga
– 100 gramas ostras
– sumo de 4 limões
– pimenta

Modo de Preparo:

Cozinhar 500 gramas de bacalhau, e desfazer em lascas, camarões, ostras, mexilhões, amêijoas e quaisquer outros mariscos. Colocar o bacalhau numa caçarola e juntar os mariscos, 500 gramas de manteiga, salsa picada, sumo de três limões e uma pitada de pimenta; levar ao forno, mexendo sempre, de baixo para cima, e, fervendo um quarto de hora, tirar para fora do forno. Servir numa travessa com batatas desfeitas.

Receita de Bacalhau à Margarida da Praça

Ingredientes: Para 6 pessoas

– 1 lombo de bacalhau (alto)
– 1 dente de alho
– 1 quilo de batatas
– azeitonas pretas
– 4 cebolas
– pimenta

Modo de Preparo:

Demolhar muito bem o bacalhau (48 horas). Em seguida, assar na brasa (carvão). Tenha ao forno um tacho com água a ferver. Assim que o bacalhau estiver assado, dar uma ligeira fervura. Entretanto, fazer um cebolada com o azeite, o dente de alho muito picado e as cebolas cortadas muito finas. Deixar dourar as cebolas no azeite quente.

Cozinhar as batatas com pele. Tirar a pele. Cortar às rodelas e colocar no fundo da travessa. Colocar a posta de bacalhau sobre as batatas e cobrir tudo com a cebolada. Enfeitar a travessa com azeitonas pretas e servir muito quente.

Receita de Bacalhau à Minha Moda

Ingredientes: Para 1 pessoa

– 1 lombo de bacalhau
– 2 cebolas grandes
– purê de batatas
– azeite fino
– pimenta

Modo de Preparo:

Dessalgar bem o lombo de bacalhau. Num tacho, colocar rodelas de cebolas e por cima o bacalhau, cobrir com azeite fino e um pouco de pimenta, e deixar cozer bem. Na ocasião de servir, dispor o bacalhau numa travessa, ladeando com pure de batata, e cobrir tudo com o molho obtido, juntando uma gema de ovo ao molho em que se cozeu o bacalhau. Servir quente.

Receita de Bacalhau à Minhota

Ingredientes: Para 4 pessoas

– 4 postas altas de bacalhau (já demolhado)
– colorau e pimenta
– 8 dentes de alho
– 1,50 ml de azeite
– 6 batatas
– 4 cebolas
– azeitonas
– óleo

Modo de Preparo:

Com um pano, enxugar muito bem as postas de bacalhau. Polvilhar com colorau e fritar em óleo, previamente aquecido, sobre forno moderado. Voltar com uma escumadeira e deixar alourar, de ambos os lados. Escorrer sobre papel absorvente. No mesmo óleo fritar as batatas, descascados e cortadas em rodelas grossas.

Escorrer também sobre papel absorvente. Descascar as cebolas e os dentes de alho, cortar em rodelas finas e levar ao forno com o azeite. Deixar cozer a cebola, até estar macia. Colocar as postas de bacalhau e as batatas numa travessa de serviço e cobrir com a cebolada. Enfeitar com azeitonas e acompanhar com o esparregado, ou grelos salteados.

Receita de Bacalhau à Moda da Avó

Ingredientes: Para 4 pessoas

– 1 e ½ quilos de batatinhas novas
– 700 gramas de bacalhau
– Sal, pimenta e colorau
– Óleo para fritar
– Alho picadinho
– 2 dentes de alho
– 200 ml de azeite
– Salsa picada
– Pão ralado
– 2 cebolas

Modo de Preparo:

Demolhar o bacalhau e levar ao forno a cozer; depois escorrer, limpar de peles e espinhas e lascar grosseiramente. Descascar e picar os dentes de alho. Descascar as cebolas e cortar às rodelas finas. Descascar as baratinhas, lavar e escorrer; levar para fritar em óleo quente, escorrer de novo e temperar com sal, pimenta e colorau.

Num tacho, levar ao forno o azeite, juntar os dentes de alho, picados, e, pouco depois, as rodelas de cebola; mexa, deixar refogarem até começarem a querer dourar e retirar. Num recipiente que possa ir ao fomo, misturar tudo e espalhar sem calcar. Polvilhar com uma mistura de pão ralado, salsa e alho, picados finamente. Levar ao forno forte até dourar e servir de imediato.

Receita de Bacalhau à Moda de Caminha

Ingredientes: Para 4 pessoas

– 1 Colher (sopa) de farinha de trigo
– 1 Colher (sopa) de manteiga
– 1 quilo de bacalhau (lombo)
– 200 ml de azeite
– 6 batatas grandes
– 200 ml de leite
– 2 cebolas
– 1 ovo

Modo de Preparo:

Num tacho colocar o lombo de bacalhau depois de bem demolhado (48 horas) onde introduziu o azeite, as batatas e as cebolas às rodelas. Levar ao forno a levantar fervura. Entretanto, diluir a farinha no leite, juntar a manteiga e a gema do ovo, misturar bem e deixar ferver este preparado por uns momentos. Cobrir bem o lombo de bacalhau com o preparado e deixar cozer até o molho ficar coalhado. Servir de seguida.

Receita de Bacalhau à Moda de Ervedosa

Ingredientes: Para 4 pessoas

– 1 Colher (chá) de farinha
– pimenta (ou malagueta)
– 600 gramas de batatas
– 2 postas de bacalhau
– 2 dentes de alho
– 100 ml de azeite
– 1 couve tronchuda
– 4 ovos
– 1 cebola
– sal
– óleo

Modo de Preparo:

Demolhar bem as postas de bacalhau (48 horas). Em seguida, cozinhar as postas conjuntamente com a couve cortada ao meio e estando cozido o bacalhau e a couve, escorrer em separado. Tirar a pele e as espinhas, desfiar, e cortar as couves às tiras. Fazer um refogado com o azeite, os alhos e a cebola bem picadas, juntar as couves e o bacalhau, temperar de sal e pimenta (ou malagueta) e deixar refogar, durante 5 minutos, mantendo o tacho tapado. Salpicar com farinha, mexer para que a farinha fique bem misturada e ligue tudo com os ovos batidos. Mantenha em forno brando até os ovos cozerem e servir de imediato. Acompanhe com batatas fritas cortadas às rodelas.

Receita de Bacalhau à Moda de Lamego

Ingredientes: Para 1 pessoa

– 1 lombo de bacalhau
– pimenta preta moída
– pão ralado
– manteiga

Modo de Preparo:

Dessalgar bem um lombo de bacalhau, pôr numa frigideira com bastante azeite, cobrir com uma camada grossa de pão ralado, colocar bocados de manteiga sobre o pão ralado e alguma pimenta moída. Cozer no forno até a crosta ficar bem tostada e loura.

Receita de Bacalhau à Moda de Velênca

Ingredientes: Para 5 pessoas

300 ml de tomatada à portuguesa
1 quilo de bacalhau
500 gramas de arroz
2 cebolas
farinha
pão ralado
azeite
manteiga
pimenta
sal

Como fazer a tomatada: Cortar as cebolas às rodelas e refogar no azeite com alho picado. Juntar os tomates sem pele e sementes, cortados em pequenos pedaços, o louro e a salsa. Temperar com sal e pimenta. Deixar ferver até os tomates cozerem e apurarem.

Modo de Preparo:

Demolhar o bacalhau (24 horas), cozinhar e limpar de pele e espinhas. Em seguida desfiar. Aproveite a água de cozer o bacalhau e cozinhar o arroz. Cortar as cebolas às rodelas. Temperar com sal e pimenta, passar as rodelas por farinha e fritar em azeite. À parte preparar a tomatada. Untar com manteiga um prato de ir ao forno e colocar uma camada de arroz, outra de bacalhau, outra de tomatada, outra de cebola, sendo a última de arroz. Regar com a manteiga derretida, polvilhar com pão ralado e levar ao forno a gratinar.

Receita de Bacalhau à moda de Viana

Ingredientes: Para 4 pessoas

4 postas de bacalhau (lombo)
1 couve lombarda
250 ml de azeite
6 cebolas
batatas
pimenta
sal

Modo de Preparo:

Colocar o bacalhau de molho (24 horas), mudando várias vezes a água para lhe retirar todo o sal. Cortar as folhas maires da couve e mergulhe-as em água fria. Sem secar e enxugar as postas de bacalhau envolva, uma a uma, nas folhas de couve. Ate com linha grossa e num tabuleiro levar as postas ao forno quente, até que a couve seque completamente.

Em seguida, retirar a linha e a couve, e colocar as postas na travessa onde serão servidas, juntamente com as batatas cozidas e despeladas. Cortar a cebola às rodelas e levar a alourar no azeite, em forno brando. Estando louras, retirar do forno e regar o bacalhau e as batatas com a cebolada. Servir imediatamente acompanhado com broa.

Observação: Por vezes também se considera este Bacalhau à Moda de Viana como uma variante do Bacalhau à Margarida da Praça.

Receita de Bacalhau à Moda do Porto

Ingredientes: Para 4 pessoas

1 posta por pessoa
batatas
2 cebolas
azeite
pimenta
4 alhos
salsa
leite
farinha
manteiga
natas
4 ovos

Modo de Preparo:

Demolhar as postas de bacalhau (24 horas). Escalfar em água a ferver e tirar a pele e as espinhas. Lascar. Cozinhar as batatas com pele, despelar e cortar aos cubos pequenos.

Cortar as cebolas às rodelas e dourar em azeite. Juntar as batatas até ficarem douradas. Acrescentar as lascas de bacalhau com um bocadinho e tampar a sertã, guardando-a ao calor. Preparar com farinha, manteiga e leite, um molho branco. No fim juntar as natas e a gema de ovo. Esta só depois de tirar do forno.

Colocar o bacalhau numa travessa, cobrir com o molho e levar ao forno, durante alguns minutos. servir decorado com rodelas de ovo cozido e azeitonas pretas sem caroço.

Receita de Bacalhau à Moda do Rei

Ingredientes: Para 4 pessoas

400 gramas de bacalhau
200 gramas de batatas
salsa à gosto
1 tomate
1 pimentão
1 cebola
1 ovo
azeitona

Modo de Preparo:

Dessalgar o lombo do bacalhau. Cozinhar o bacalhau durante 15 minutos e depois fritar a posta em óleo suficiente para mergulhá-la por inteiro. O tomate (inteiro), a cebola (em rodelas), o ovo cozido e o pimentão (cortado ao meio) são fritos. A batata é dourada. Enfeitar o prato com as azeitonas e a salsa antes de servir.

Receita de Bacalhau à Navarra

Ingredientes: Para 4 pessoas

800 gramas de migas de bacalhau
350 gramas de tomates maduros
2 dentes de alho
1 ramo de salsa
1 cebola
azeite
pimenta

Modo de Preparo:

Colocar o bacalhau de molho durante 4 horas na parte mais baixa da geladeira. Depois escorrer. Descascar a cebola, picar muito fina e refogar em azeite sobre forno muito brando. Acrescentar o alho picado e quando começar a ficar dourado juntar os tomates previamente escaldados, descascados, cortados em bocados e sem sementes.

Acrescentar a salsa picada. Deixar cozer lentamente durante uns 20 minutos e acrescentar as migas de bacalhau. Continua a cozinhar durante mais 15 minutos até  o molho reduzir e o bacalhau esteja no ponto. Uma variante deste prato consiste em juntar ao molho de tomate pimentão vermelho assado e em tiras.

Receita de Bacalhau à Novainho

Ingredientes: Para 4 pessoas

4 postas de lombo de bacalhau
batatas
azeite
ovos
salsa

Modo de Preparo:

Demolhar bem as postas de bacalhau (48 horas). Depois de demolhadas cozinhar (10 minutos). Estando cozido tirar a pele e as espinhas e colocar as postas numa travessa de ir ao forno. Na água de cozer o baacalhau, cozinhar as batatas. Depois de cozidas, retirar a pele e fazer um pure grosseiro, aproveitando essa mesma água.

Ladeiar as postas de bacalhau com o puré. Bater os ovos juntamente com azeite e a salsa muito bem picada. Quando o molho estiver consistente dispor por cima do puré. Levar ao forno muito quente até que o molho, entretanto à superdície, começar a ferver. Servir imediatamente.

Observação: Este prato de bacalhau era servido, em Setembro aos vidimadores, na quinta do Novainho, em Braga.

Receita de Bacalhau à Padre António

Ingredientes: Para 4 pessoas

1 Colher (sopa) de farinha
4 postas de bacalhau (lombo)
500 gramas de batatas
500 ml de azeite
1 ramo de salsa
2 dentes de alho
3 ovos + 1 gema
2 cebolas
pimenta
farinha
1 limão
sal

Modo de Preparo:

Em água a ferver escalde o bacalhau, já demolhado (24 horas), tirar a pele e as espinhas e fazer em lascas grandes. Passar por farinha e ovo batido e fritar em azeite. No mesmo azeite fritar as batatas cortadas às rodelas e sem pele. No restante azeite frijir as cebolas às rodelas com um pouco de salsa e alho picado.

Estando dourada a cebola, acrescentar um pouco de água de escaldar o bacalhau, onde desfez uma colher de farinha. Deixar cozer a farinha e juntar o bacalhau e as batatas. Quando levantar fervura retirar do forno. Deixar arrefecer um bocado e misturar a gema de ovo batida, o resto da salsa picada e o sumo de limão. Levar, novamente, ao forno sem deixar ferver. Servir muito quente.

Receita de Bacalhau à Parisiense

Ingredientes: Para 2 pessoas:

750 gramas de bacalhau
200 gramas manteiga
1 cebola picada
noz moscada
sumo de limão
salsa picada

Modo de Preparo:

Cozer o bacalhau segundo a regra; escorrer, tirar todas as espinhas e dividir em bocados. Picar uma cebola, metê-la numa caçarola baixa com manteiga e cozer em forno brando, sem corar; juntar o bacalhau, retirar logo a caçarola do forno, agitar a mesma a fim de ligar o bacalhau com a manteiga; à medida que esta for absorvida, juntar mais pouco a pouco, sem deixar de agitar a caçarola, temperar com um bocadinho de noz moscada, juntar o sumo de um limão e um pouco de salsa picada.

Receita de Bacalhau à Patalina

Ingredientes: Para 4 pessoas

1 Colher (chá) de mostarda
2 lombos de bacalhau
250 ml de azeite
puré de batata
1 cebola
1 limão
farinha
4 ovos
sal
pimenta

Modo de Preparo:

Deixar o bacalhau demolhar durante dois dias. Fazer em filetes e colocar numa caçarola. Por cima colocar água a ferver, 1 cebola cortada às rodelas e sumo de limão. Deixar os filetes nesta infusão cerca de 1 hora. No fim deste tempo enxugar, passar por farinha e clara de ovos mal batida.

Levar a fritar no azeite. À parte bater as gemas e, a pouco e pouco, incorporar o azeite de fritura depois de coada. Temperar com sal, pimenta e mostarda. Colocar os filetes numa travessa enfeitada com puré de batata, cobrir com o molho e servir. (Caso o molho esteja muito grosso adicionar um pouco de água morna.)

Receita de Bacalhau a Portuense

Ingredientes: Para 4 pessoas

Bacalhau demolhado
Alho picado
cebola
1 folha de louro
vinho branco
batatas
pimenta e sal
Azeite

Modo de Preparo:

Colocar o bacalhau, bem demolhado, numa assadeira de barro, com azeite, muito alho picado e a cebola cortada as rodelas. Temperar com pimenta, sal, louro e um pouco de vinho branco. Colocar batatas as rodelas em volta e levar ao forno, em temperatura media, para que o bacalhau assar lentamente. Regar, de vez em quando com o proprio azeite. Servir na assadeira.

Receita de Bacalhau à Portuguesa

Ingredientes: Para 5 pessoas

750 gramas de tomates migados e sem sementes
100 gramas cebolas picadas
1 pitada de salsa picada
100 gramas de arroz
200 ml de vinho branco
5 postas de Bacalhau
100 gramas manteiga
100 ml de azeite
1 dente de alho

Modo de Preparo:

Dividir o bacalhau fresco em postas de 250 gramas; temperar com sal e pimenta. Dispor numa caçarola de saltear, a manteiga, o azeite, a cebola picada e refogada em manteiga, um pequeno dente de alho esmagado, duas pitadas de salsa migada, os de tomates migados e sem sementes, o arroz, cozido em 3/4 de água salgada e o vinho branco; cobrir a caçarola; pôr sobre forno vivo a cozer durante 10 minutos sem destapar.

Passado este tempo, destampar a caçarola para fazer a redução, que deve estar pronta sempre ao mesmo tempo que o peixe, cuja cozedura completa exige 18 minutos. Dispor o peixe numa travessa e cobrir com o molho e a guarnição.

Receita de Bacalhau à Preta

Ingredientes: Para 4 pessoas

1 Colher (sobremesa) de colorau
2 Colheres (sopa) de vinagre
750 gramas de bacalhau (lombo)
125 gramas de presunto
1 quilo de batatas
150 ml de azeite
azeitonas
pimenta
2 cebolas
6 ovos
sal
salsa

Modo de Preparo:

Tirar a pele e as espinha ao bacalhau demolhado durante 1 dia. Cortar em palitos grossos. Cozinhar as batatas com pele e deixar sobre o rijo. Pelar e cortar aos palitos. Cortar às rodelas as cebolas e os ovos, depois de cozidos. Picar a salsa e o presunto. Colocar numa assadeira metade da cebola, por cima metade das batatas e ainda metade do bacalhau.

Cobrir com metades de ovos e presunto e polvilhar com salsa e colorau. Temperar com sal e pimenta e regar com azeite e vinagre. Repetir a operação voltando a colocar uma camada de cebola, outra de batata, outra de bacalhau e temperar como anteriormente.

Bater 2 ovos inteiros, temperar com sal e pimenta, e colocar por cima do preparado. Levar ao forno a alourar. Enfeitar com os ovos cozidos e picados, a salsa também picada e azeitonas. Servir quente.

Receita de Bacalhau à Provençal

Ingredientes: Para 2 pessoas

2 Colheres (sopa) molho picante
1 Colher (sopa) de natas
600 gramas de bacalhau
2 dentes de alho
sumo de limão
azeite fino
pimenta
salsa

Modo de Preparo:

Cozer o bacalhau grosso, segundo a regra, tirar as espinhas e a pele negra; desfiar e pisá-lo num almofariz, juntar duas colheradas de molho picante; estando em massa, incorporar, pouco a pouco, um copo e meio de azeite fino, alternando o azeite com algumas gotas de sumo de limão.

Estando a massa mole, mas compacta e bem ligada, metê-la numa caçarola, juntar um pedaço de alho, bem esmagado, aquecer sem deixar de a trabalhar, e, estando quente, incorporar uma colherada de nata crua, juntar o sumo de um limão, uma pitada de salsa e um pouco de pimenta. Servir num prato quente guarnecido com bocados de miolo de pão frito ou de massa folhada.

Receita de Bacalhau à Provinciana

Ingredientes: Para 4 pessoas

800 gramas de bacalhau demolhado
300 gramas de grelos de couve
50 gramas de manteiga
400 ml de azeite
1 quilo de batatas
100 ml de leite
sal e pimenta
5 cenouras
9 ovos

Modo de Preparo: Colocar o bacalhau numa caçarola e cobrir o com agua a ferver. Ao fim de 15 minutos, escorrer e limpar de peles e espinhas. Separar em lascas e reservar. Seguidamente coza, separadamente, em água temperada com sal, 6 ovos, as cenouras e os grelos de couve.

Depois, colocar num tabuleiro metade do bacalhau, seguido por uma camada de ovos previamente descascados e cortados em rodelas, outra de cenouras cortadas da mesma forma e por fim uma camada de grelos. Repetir esta operação, seguindo a mesma ordem e regar com o azeite.

A parte, cozinhar as batatas e reduzir a puré. Juntar os restantes ovos, o leite e a manteiga. Mexer bem e certifique os temperos. Cobrir a mistura de bacalhau e legumes com este puré e levar ao forno por cerca de 20 minutos. Servir de imediato.

Receita de Bacalhau à Romeu 

Ingredientes: Para 6 pessoas

100 gramas de farinha
1 quilo de bacalhau
1 quilo de batas
500 ml de azeite
2 cebolas
pimenta
colorau
2 ovos
sal

Modo de Preparo:

Cortar as postas o lombo de bacalhau (cerca de 150 gramas cada). Demolhar em muitas águas, durante 24 horas. Cozinhar as batatas, pelar e cortar aos quartos. Levar 100 ml de azeite ao forno e juntar a cebola muito bem picada. Deixar alourar e temperar com pimenta, sal e colorau. Passar as postas de bacalhau por farinha e ovo, fritar em azeite e introduzir no tacho, que deve estar em forno brando. Juntar as batatas, também passadas por ovo e fritas. Servir o bacalhau rodeado pelas batatas e tudo regado com o molho.

Receita de Bacalhau à Salazar

Ingredientes: Para 2 pessoas

500 gramas de bacalhau
500 gramas de batatas

Para o tempero:
1 pitada de pimenta
50 ml de vinagre
1 alho picado

Modo de Preparo:

Colocar em água fervente o bacalhau dessalgado, juntar batatas descascadas e, quando tudo cozido, coar a água, temperar de vinagre, alho, pimenta e servir em seguida. Este bacalhau atendendo à sua forma econômica, não leva azeite.

Receita de Bacalhau à Senhor Prior

Ingredientes: Para 6 pessoas

1 quilo de bacalhau (lombo)
500 gramas de batatas
4 dentes de alho
azeitonas pretas
6 ovos
azeite

Modo de Preparo:

Demolhar o bacalhau, cortar às postas e cozinhar com as batatas e 3 ovos. Numa travessa colocar uma camada de batatas descascadas e em rodelas e outra de bacalhau, sem pele e sem espinhas. Sobre cada posta colocar uma rodela de ovo cozido e azeitonas pretas, sem caroço.

Entre cada camada de batata e bacalhau, introduzir os dentes de alhos inteiros. Regar com bastante azeite. Bater 3 ovos e untar todo o preparado que deve ficar bem coberto. Levar ao forno bem quente, cerca de 15 minutos, até dourar. Servir guarnecido com azeitonas.

Receita de Bacalhau à Sevilhana

Ingredientes: Para 2 pessoas

500 gramas de bacalhau
600 gramas de batatas
queijo parmesão
1 gema de ovo
pão ralado
pimenta

Modo de Preparo:

Bacalhau bem dessalgado, dividir em lascas e fritar em bom azeite. Partir batatas em rodelas grossas e cebola da mesma forma, frigir em seguida, e reservar em pratos separados. Dispor, numa travessa de ir ao forno, uma camada de rodas de cebola, por cima uma de bacalhau, depois outra de batata, e assim por diante, polvilhando sempre com pimenta, pão ralado e queijo parmesão, terminar por batatas, que se cobrem de gema de ovo e pão ralado.

Receita de Bacalhau à transmontana

Ingredientes: Para 4 pessoas

4 Colheres (sopa) de manteiga
1 Colher (sopa) de azeite
1 Colher de farinha
2 cálices de vinho do Porto
4 postas de bacalhau
4 fatias de presunto
100 ml de vinho branco
1 tomate maduro
2 cebolas
manteiga
pimenta
batatas
2 ovos
alho
salsa
louro
sal

Modo de Preparo:

Demolhar as postas de bacalhau (24 horas) em muitas águas. Retirar a pele e as espinhas, cortar ao meio (longitudinalmente) e introduzir uma fatia de presunto demolhado (5 a 6 horas antes de fazer esta receita). Colocar as postas numa assadeira untada com manteiga.

Cobrir com rodelas de cebola muito finas e previamente alouradas em azeite e manteiga. Misturar o tomate aos pedaços, sem pele nem sementes, o alho picado e a farinha diluída no vinho branco, na fritura de alourar a cebola. Temperar o molho com sal e pimenta, juntar o vinho do Porto e regar as postas de bacalhau.

Polvilhar com salsa picada, cobrir o preparado com puré de batata, entretanto feito, e pincelar com um ovo batido. Levar ao forno e quando aloirar polvilhar com salsa picada e ovo cozido. Servir quente.

Receita de Bacalhau à Zefa

Ingredientes: Para 4 pessoas

1 posta de bacalhau (lombo)
1 ramo de salsa
1 dente de alho
colorau doce
20 batatas
1 cebola
manteiga
pimenta
pão ralado
azeite
leite
sal

Modo de Preparo:

Depois de demolhado (24 horas) tirar a pele e as espinhas à posta de bacalhau. Fazer em lascas (em crú). Entretanto, fazer um refogado com o azeite, cebola e salsa bem picadas e o dente de alho. A cebola deve unicamente estalar e não ficar muito loira. Juntar as lascas de bacalhau no refogado e abafar imediatamente o tacho com a tampa.

Deixar ferver um pouco, até o bacalhau cozer. Em seguida, juntar ao bacalhau a batata (cozida anteriormente) e passada como para puré e um pouco de leite, pimenta, manteiga e colorau doce. Deixar ferver 5 minutos, mexendo sempre para uniformizar muito bem.

Colocar este preparado num prato de ir ao forno e à mesa, untado com manteiga. Alisar a superfície com uma faca, polvilhar bem com o pão ralado e levar ao forno a aloirar. Servir de imediato, acompanhado com salada de alface.

Receita de Bacalhau Albardado à Moda de Agueda

Ingredientes: Para 4 pessoas

6 filetes de bacalhau
2 cebolas grandes
salsa picada
mostarda
pimenta
2 ovos

Modo de Preparo:

Partir o bacalhau em filetes grossos, bem dessalgado e escorrido, envolver os filetes em ovo batido e fritar em azeite. Fazer um refogado com azeite, cebola picada, pimenta e algumas colheres de água; tendo fervido um pouco, temperar com sal e engrossar com gemas de ovos batidos em bom vinagre. Dispor os filetes de bacalhau numa travessa e regar por cima com molho, polvilhar depois com salsa crua picada e pitadas de mostarda.

Receita de Bacalhau Albardado

Ingredientes: Para 4 pessoas

10 gramas de fermento de padeiro
200 gramas de bacalhau
550 gramas de farinha
azeite

Modo de Preparo:

Lavar bem o bacalhau e colocar de molho, em água, durante 8 horas. Em seguida, tirar a pele e as espinhas e desfazer em lascas. Na água de demolhar o bacalhau (cerca de 700 ml) desfazer o fermento e, a pouco e pouco, juntar a farinha. Bater de molde a obter uma massa homogênea.

Cobrir com um pano, primeiro, e depois com um cobertor e deixar levedar em local temperado,. Cerca de 3 horas. A massa está pronta quando apresentar uma pequenas bolhas. Aquecer bem o azeite e fritar a massa às colheres, introduzindo uma ou duas lascas de bacalhau em cada colher de massa. Escorrer os pasteis e servir acompanhados de salada de alface.

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Receitas de Bolos

Receitas de Bolos Cozinha, Ingredientes, Pratos, Gastronomia, Sobremesas, Online, Rápidas, Fáceis, Light, Diet, Modo, Preparo, Dicas Receitas de Bolos

Receitas de Microondas

Receitas de Microondas, as melhores receitas feitas em microondas, escolhidas para você no capricho.

Receitas Para Ceia de Ano Novo

Receitas Para Ceia de Ano Novo, Pratos, Ingredientes, Modo de Preparo, Gastronomia, Salada, Receitas Para Ceia de Ano Novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.