Breaking News
Home / Mecânica / Coupé

Coupé

Coupé – O que é

PUBLICIDADE

Coupé
Skoda Fabia 2015

Um Coupé é um estilo de carro de duas portas fechadas com um teto fixo permanentemente ligado, que é menor do que um sedan, e que muitas vezes tem capacidade para duas pessoas ou com um banco traseiro apertado em espaço.

A definição precisa do termo varia entre os fabricantes ao longo do tempo.

O termo foi aplicado pela primeira vez às carruagens do século 19, onde os assentos eram voltados para trás.

Coupé e cupê

Mas esses dois termos não são a mesma coisa?

De certa forma sim, mas há uma coisa que distingue esses dois termos.

Coupé são carros que derivam conversíveis de capota metálica (por isso alguns conversíveis são chamados de “CC” – Coupé Conversível).

Mas tem conversíveis que não tem configuração coupé. Cupê são carros em que sua variante conversível tem capota de “lona”. Assim como os coupés, alguns podem não ter variante conversível.

São Coupés: Peugeot 308 RC, Citroën C4 VTR, Honda Civic SI e Accord coupé, Renault Megane, VW Scirocco, Chev rolet Astra e Chevrolet Cobalt.

São cupês: Alfa-Romeo Brera, Mitsubishi Eclipse, Nissan 350Z e 370Z, Audi A5, TT e R8, todas as Ferrari e todos os Porsche cupês. Atualmente todos os cupês e coupés tem duas portas. Mas algumas montadoras estão inventando os coupés (ou cupê, não se tem uma definição para essa carroceria) de quatro portas. É o caso do Mercedes CLS, Lamborghini Estoque concept, Porsche Panamera, Aston Martin Rapide e do VW Passat CC.

Coupé
Pontiac Solstice GXP cupê

Coupé
Alfa romeo gt 3.2 v6

Coupé
Ferrari 360 Modena azul

Liftback coupé – Termo utilizado para carros de passageiro com porta traseiro que se ergue, chamados também de “hatchbacks”.

A característica principal deles é o porta-malas integrado ao resto do compartimento interno.

As traseiras do Liftback Coupé e do hatchback têm formas um pouco diferentes.

O Fiat Coupé no Brasil e no mundo

Coupé
Fiat Coupé

O Coupé foi lançado em março de 94 no salão de Genève, e chegou aos revendedores em maio daquele ano.

Trazido para o Brasil pela Fiat nos anos 95 e 96 cerca de 1500 carros com motor 2.0 16v (semelhante ao motor do Tipo 16v) – com algumas poucas variações de opcionais (banco em tecido ou couro, teto solar, airbag) e nas cores amarelo e vermelho (lisas), e verde, azul, cinza e preto (metálicas).

Fonte: revistamotor.com

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Embreagem

Embreagem, Carro, Automóvel, Veículo, O que é, Tipo, Sistema, Componente, Partes, Câmbio, Mecânica, Rodas, Função, Embreagem

Câmbio

Câmbio, Carro, Veículo, Automático, Manual, Automóvel, Sistema, Dualogic, Marcha, Caixa, Manutenção, Dirigir, O que é, Câmbio

Diferencial

Diferencial, Carro, Tipo, Sistema, O que é, Componentes, Veículos, Mecânica, Engrenagens, Velocidade, Rodas, Como Funciona, Diferencial

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.