Breaking News
Home / Mecânica / Direção Hidráulica

Direção Hidráulica


Direção Hidráulica – O que é

PUBLICIDADE

Em automóveis a direção hidráulica ajuda os motoristas a dirigir, diminuindo o esforço na direção do volante, para girar as rodas em velocidades típicas, e reduzir consideravelmente o esforço físico necessário para girar as rodas quando o veículo está parado ou se movendo lentamente.

A direção hidráulica deixou de ser um acessório de luxo e se tornou um equipamento necessário e comum, na maioria dos veículos leves e até nos pesados.

Para o bom funcionamento do conjunto é preciso que todos os componentes estejam trabalhando em perfeitas condições.

O sistema é constituído pelo mecanismo de direção, bomba hidráulica, reservatório de óleo e tubulações de alta e baixa pressão.

Em veículos equipados com direção hidráulica, o motorista comanda a parte mecânica do conjunto com facilidade, pois o maior trabalho é feito hidraulicamente. A ação hidráulica ocorre com auxílio do fluido, que está sob alta pressão, de um lado ou do outro da cremalheira.

A bomba hidráulica é acionada quando o motor entra em funcionamento, utilizando o fluido do reservatório e enviando a pressão necessária para o mecanismo da direção. Se ocorrer falhas no sistema hidráulico, o mecanismo funciona como uma direção comum.

Um mecanismo hidráulico de direção sistema pinhão e cremalheira, do tipo que equipa os veículos da VW, além dos ítens citados acima, contém pinhão e cremalheira, pinhão e válvula e cilindro hidráulico. A vazão da bomba determina a velocidade de giro do volante, assim como a pressão para esterçar as rodas. Já a válvula analisa a resistência do volante e direciona o fluido para um dos lados do cilindro. Nesse mecanismo, a bomba hidráulica, instalada no motor, é acionada por meio de polias e correia, utilizando os tubos para conduzir o fluido.

Direção Hidraulica – Finalidade

Direção Hidráulica
Caixa Direção Hidraulica

Sua finalidade é reduzir o esforço do motorista, que passa a comandar a parte mecânica com maior facilidade, uma vez que o maior trabalho é feito hidraulicamente, essa redução de esforço faz o motorista poupar 80% da energia que seria empregada para movimentar a direção, além de segurança.

Reduzindo o esforço e o espaço de manobras, torna mais seguro controlar o veículo em situações críticas, como estouro de pneus, desníveis acentuados na pista, desvio de obstáculos, etc., além de possibilitar manobras mais precisas.

É importante destacar que o Kit de direção hidráulica quando instalado como opcional, não interfere na originalidade do veículo, desde que sejam utilizadas peças originais e instalada por profissionais especializados.

Conheça os sintomas e causas dos principais problemas que o sistema de direção hidráulica pode apresentar:

Sintomas Algumas Causas

Vazamento

Cremalheira danificada (oxidada ou riscada).
Vedação danificada (por impureza ou por desgaste natural).
Chiado agudo constante Correia fora de tensão
Ruído na bomba Ar no sistema
Nível do fluído abaixo do especificado
Retorno do volante
com dificuldade
Itens do barramento desgastados ou soltos
Mecanismo de direção solto
Coluna de direção sem lubrificação
Rodas desalinhadas
Direção Pesada Terminais e pivôs da suspensão desgastados ou danificados Interferência da coluna de direção
Correia do sistema frouxa
Obstrução hidráulica das mangueiras
Vazamento interno Ar no sistema hidráulico
Válvula rotativa direcional danificada ou com restrição
Ruído hidráulico  Mangueira de pressão fora do especificado
Nível de fluido,
Tubos de ligação encostados
Válvula de alívio da bomba ou mecanismo de direção com defeito

Sintomas de problemas no sistema de direção hidráulica

Nem sempre o vazamento de óleo é externo ou visível, e como o sistema é um circuito fechado, o nível de óleo de reservatório deve ser constante.

Por isso, verifique-o periodicamente:

Se você ouve barulhos e ruídos quando esterça o volante do seu veículo, isto é um sintoma de problema no sistema;
Se o volante está pesado para um dos lados ou para os dois lados, significa problema no sistema;
O veículo encontra-se com a suspensão em ordem, alinhado e não tem estabilidade em curvas e retas, outro sintoma de problema.

O que faz a direção hidráulica ser tão suave?

O esforço que seria feito pelo motorista é realizado por uma bomba hidráulica (movida a óleo). Ela é ligada por correias à polia do motor, para dar pressão ao óleo, que movimenta o pistão do cilindro da direção, esterçando as rodas.

Alinhamento

Será que o carro está desalinhado?

As rodas dianteiras e traseiras devem estar apoiados ao solo perfeitamente e paralelas entre si.

Caso isso não ocorra, será possível notar:

Perda de estabilidade nas curvas;
Dificuldade em manter o carro na trajetória (flutuando);
Ru ído (cantando pneu, inclusive em linha reta).

Direção pesada

Desconforto ao dirigir;
Volante fora de alinhamento (pode ser um sintoma de desalinhamento);
Desgaste não uniforme do pneu, principalmente em sua borda.

Caixa de direção Hidráulica

Como diz a propaganda de uma famosa empresa de combustível, o brasileiro é apaixonado por carro e cuida do mesmo como se fosse um filho. E não está errado mesmo!

Por se tratar de um investimento de alto-envolvimento, é necessário ter diversos cuidados com o nosso automóvel haja vista o fato de que temos que pensar numa posterior revenda. Devemos sempre ficar atentos à parte mecânica dos veículos para prevenir problemas mais graves e até mesmo acidentes.

Umas das partes do carro em que devemos ficar atentos é a caixa de direção hidráulica. A direção hidráulica deixou de ser um acessório de luxo e se tornou um equipamento necessário e comum, na maioria dos veículos leves e até nos pesados.

Para o bom funcionamento do conjunto é preciso que todos os componentes estejam trabalhando em perfeitas condições. O sistema é constituído pelo mecanismo de direção, bomba hidráulica, reservatório de óleo e tubulações de alta e baixa pressão.

Em veículos equipados com direção hidráulica, o motorista comanda a parte mecânica do conjunto com facilidade, pois o maior trabalho é feito hidraulicamente. A ação hidráulica ocorre com auxílio do fluido, que está sob alta pressão, de um lado ou do outro da cremalheira.

Direção Hidráulica
Caixa de direção Hidráulica

A bomba hidráulica é acionada quando o motor entra em funcionamento, utilizando o fluido do reservatório e enviando a pressão necessária para o mecanismo da direção.

Se ocorrer falhas no sistema hidráulico, o mecanismo funciona como uma direção comum.

Um mecanismo hidráulico de direção sistema pinhão e cremalheira, do tipo que equipa os veículos da VW, além dos itens citados acima, contém pinhão e cremalheira, pinhão e válvula e cilindro hidráulico.

A vazão da bomba determina a velocidade de giro do volante, assim como a pressão para esterçar as rodas.

Já a válvula analisa a resistência do volante e direciona o fluido para um dos lados do cilindro. Nesse mecanismo, a bomba hidráulica, instalada no motor, é acionada por meio de polias e correia, utilizando os tubos para conduzir o fluido.

Direção Hidráulica
Sistema de Direção Hidráulica

Como sabemos, essa é uma das peças fundamentais do carro e é de fundamental importância a manutenção da mesma.

Direção Hidráulica – Funcionamento

Direção Hidráulica

Antigamente os automóveis não eram controlados pelo sistema tradicional de volante como conhecemos hoje, mas por um equipamento precário e inconveniente de direção. Na verdade, a história não registra qual o primeiro carro a  adotar essa roda desajeitada conhecida como direção ou volante.

Sabe-se, porém, que a partir de 1898, ela passou a equipar todos os carros, sem sofrer, praticamente, qualquer evolução significativa em sua forma e em seus princípios de funcionamento. Só no fim da década de 50, quando o volante já era sexagenário, surgiram as primeiras tentativas sérias para substituí-lo por outro sistema mais eficiente.

Hoje já podemos contar com alguns tipos de mecanismos de direção, como a mecânica e a servo assistida, que é constituído por um sistema hidráulico, eletro hidráulico ou elétrico, e que reduziram muito o esforço do motorista em manobras de direção

A direção hidráulica deixou de ser um acessório de luxo e hoje se tornou um equipamento necessário e comum, na maioria dos veículos. Ela facilita as manobras mesmo com o veículo parado porque alivia o peso ao girar o volante.

O sistema de direção hidráulica é constituído pelo mecanismo de direção, bomba hidráulica, reservatório de óleo e tubulações de alta e baixa pressão. Em veículos equipados com direção hidráulica, o motorista comanda a parte mecânica do conjunto com facilidade, pois o maior trabalho é feito hidraulicamente, diferente da  direção comum, onde a cremalheira é movida só pela força aplicada ao volante.

Nos últimos cinquenta anos, os sistemas de direção dos carros não mudaram muito, mas na próxima década, certamente, teremos mais avanços nos conjuntos de direção dos carros, que agora começam a receber muitas novidades e aperfeiçoamentos em busca de mais eficiência, economia e conforto.

Direção Hidráulica Pode Provocar Acidentes – Vídeo

Fonte: www.direcaohidraulica.com

Veja também

Transmissão Manual

Transmissão Manual, Carro, Veículo, Câmbio, Tipo, Sequencial, Cuidado, Benefícios, Mecânica, Marchas, Componente, Manutenção, Sistema, Transmissão Manual

Transmissão CVT

Transmissão CVT, Carro, Tipo, O que é, Câmbio, Veículo, Mecânica, Sistema, Tecnologia, Motor, Componente, Partes, Transmissão CVT

Suspensão

Suspensão, Sistema, Molas, Carro, O que é, Tipo, Veículo, Automóvel, Mecânica, Amortecedor, Componente, Manutenção, Suspensão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.