Breaking News
Home / Mecânica / Picape

Picape

Picape – O que é

PUBLICIDADE

Picapes são veículos procurados por quem necessita transportar mercadorias com volume que excede a capacidade dos carros convencionais.

O nome vem do termo em inglês “pick-up“, que significa carregar. São compostas pelo capô frontal que guarda o motor, a área de passageiros geralmente para duas pessoas e a carroceria.

Como principal característica, este tipo de automóvel possui caçamba traseira descoberta.

Nos modelos comuns o assento traseiro não existe para possibilitar ganho na capacidade de carga, na variação cabine estendida há ainda um compartimento porta-malas interno localizado atrás dos bancos.

Picapes para cinco pessoas também estão disponíveis no mercado, são as chamadas cabine dupla.

As picapes são ideais para levar cargas pequenas

Picape
Picape – Fiat Strada

Uma picape é, mais ou menos, como uma miniatura de caminhão, só que feita para levar menos peso.

Tem uma cabine fechada para os passageiros e uma plataforma aberta para carga, com laterais baixas e acesso pela parte de trás.

Picape
Miniatura de uma das primeiras picapes, de 1925

A palavra picape é uma adaptação para o português da inglesa pickup.

Em inglês, pick up significa colher, recolher, o que tem tudo a ver com esse tipo de carro. Em geral, as picapes são usadas para transportar pequenas cargas, apanhar ou entregar encomendas, no campo ou dentro das cidades.

Ninguém sabe dizer exatamente quando as picapes surgiram.

O mais provável é que as primeiras tenham sido improvisadas pelos próprios donos, recortando a parte traseira de seus carros. O certo é que elas só começaram a ser feitas pelas grandes fábricas de automóveis depois da popularização dos caminhões maiores.

Dizem que alguns consumidores pediram que fosse feito um veículo que pudesse ser usado para o trabalho durante a semana e para levar a família para passear nos dias de folga.

O termo de captação é de origem desconhecida. Foi usado por Studebaker em 1913 e na década de 1930 pick-up (com hífen) tornou-se o termo padrão.

Picape – Brasil

Picape
Fiat Strada cabine dupla

Foi o Brasil, através da Fiat que, em 1980 teve a idéia de transformar carro de passeio em picape.

Muita gente que não precisava transportar mais do que ele próprio e um passageiro, passou a usar a picape derivada de carro.

Por ser utilitário, paga menos imposto (IPI e IPVA) e tem outras utilidades tanto para o motorista comum (que usa a caçamba para o transporte de equipamentos ou compras de supermercado), quanto o profissional, que tem na picape o veículo ideal para o uso no trabalho: pedreiros, encanadores, eletricistas, prestadores de serviços em geral.

A picape derivada de carro de passeio fez sucesso: o Corcel virou Pampa, o Chevette virou Chevy e o Gol virou Saveiro.

Depois vieram a picape Corsa, o Currier, a Strada e a Montana.

Logo o segmento conquistou o seu espaço no mercado. Hoje as picapes derivadas de automóveis são responsáveis por 6% das vendas internas, 170 mil unidades.

Agora a Fiat faz o caminho de volta, fazendo uma versão cabine dupla na sua picape Strada. A nova picape, que tem lugar para quatro pessoas, é derivada da cabine simples, que tem lugar para duas, que é derivada do Palio, que tem lugar para cinco. Dá pra entender?

Os marqueteiros da Fiat acham que sim. Acreditam que, se o espaço no banco de trás é pequeno, o espaço para mais uma versão da Strada no mercado é grande.

A empresa tem mostrado, além do pioneirismo, agilidade pra atender as demandas. Se a Strada cabine dupla fizer sucesso vai abrir espaço para os concorrentes investirem em mais esse segmento made in Brazil.

Picape – Fotos

Picape
Ford Pampa 1984

Picape
Camioneta Chevy 500 tuning

Picape
Saveiro Cross

Picape
Picape L200 Savana

Picape
Dodge Ram

Picape
Picape Strada Cabine Dupla

Picape
Picape Americana Chevrolet

Picape
Toyota Hilux

Picape
Toyota Bandeirante 1992

Fonte: www.autopan.com.br

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Embreagem

Embreagem, Carro, Automóvel, Veículo, O que é, Tipo, Sistema, Componente, Partes, Câmbio, Mecânica, Rodas, Função, Embreagem

Câmbio

Câmbio, Carro, Veículo, Automático, Manual, Automóvel, Sistema, Dualogic, Marcha, Caixa, Manutenção, Dirigir, O que é, Câmbio

Diferencial

Diferencial, Carro, Tipo, Sistema, O que é, Componentes, Veículos, Mecânica, Engrenagens, Velocidade, Rodas, Como Funciona, Diferencial

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.