Bandeira da Nova Zelândia

PUBLICIDADE

Bandeira da Nova Zelândia – História

A primeira bandeira da Nova Zelândia foi a Bandeira das Tribos Unidas, adotada por volta de 1834. Ela representava a independência do povo Maori e, por isso, os navios da Nova Zelândia teriam sua própria bandeira.

A bandeira é um campo branco com uma cruz vermelha semelhante à Cruz de S. Jorge com um retângulo azul, uma cruz vermelha com bordas brancas e quatro estrelas de oito pontas no canto superior esquerdo.

Em 1840, o Tratado de Waitangi foi assinado entre as tribos e a Grã-Bretanha para ceder o país à Rainha Vitória. A bandeira adotada foi a bandeira do Reino Unido da Grã-Bretanha.

Uma Bandeira Azul Britânica foi concedida em 1867, no entanto, não havia um distintivo ou brasão concedido ao país, então um simples “NZ” vermelho com bordas brancas foi adicionado à parte inferior direita da bandeira.

Em 1869, Sir George Bowen projetou a nova Bandeira da Nova Zelândia que removeu o “NZ” e o substituiu por uma coleção de estrelas vermelhas com bordas brancas no formato da Cruz do Sul. Em 1902, um projeto de lei foi aprovado para enfatizar que o British Blue Ensign deveria ser hasteado e não a Bandeira das Tribos Unidas.

A Bandeira Azul Britânica foi concedida em 1867, no entanto, não havia um distintivo ou brasão concedido ao país, então um simples “NZ” vermelho com borda branca foi adicionado à parte inferior direita da bandeira.

Bandeira da Nova Zelândia – Descrição

Bandeira da Nova ZelândiaBandeira da Nova Zelândia

Uma federação de tribos Maori estabeleceu uma bandeira nacional em 20 de março de 1834. O campo da bandeira era branco com uma cruz vermelha, e seu cantão era azul com uma cruz vermelha esquartejando quatro estrelas. Agora geralmente conhecida como a bandeira das Tribos Unidas, ela permaneceu significativa como um símbolo Maori. Embora a Grã-Bretanha tenha anexado o território agora conhecido como Nova Zelândia em 1840, a primeira bandeira colonial distinta (a British Blue Ensign com as letras “NZ” na ponta) não foi estabelecida até 15 de janeiro de 1867.

Posteriormente, outras variações do design – geralmente mostrando a Cruz do Sul – foram substituídas. Em terra, a Union Jack era a única bandeira oficial, embora os Maori tradicionalmente usassem uma British Red Ensign (Bandeira Vermelha Britânica) sem rosto para mostrar sua lealdade à Grã-Bretanha e seu soberano. O vermelho era tradicionalmente simbólico de mana e alto status para os Maori.

O Parlamento estabeleceu legalmente uma bandeira nacional da Nova Zelândia em 12 de junho de 1902. Para exibição em terra por cidadãos privados e – juntamente com a Union Jack – pelo governo, esta bandeira era semelhante à usada entre 1869 e 1900, exceto que as estrelas eram maiores e mais precisamente definidas. Sob esta bandeira, a Nova Zelândia se tornou um domínio em 26 de setembro de 1907 e um estado completamente independente em 25 de novembro de 1947.

Propostas para uma nova bandeira, possivelmente incorporando símbolos maoris, foram apresentadas a partir da década de 1960, mas o apoio a qualquer mudança tendia a ser mínimo. Em 1981, o Parlamento adotou um ato tornando impossível alterar o design da bandeira sem ampla aprovação pública. Um esforço para fazê-lo ganhou força em 2014, quando o primeiro-ministro John Key convidou o público a enviar novos designs.

Um painel foi criado para escolher candidatos entre as inscrições, e cinco designs foram finalmente selecionados. No referendo de dezembro de 2015 para escolher uma para competir com o design atual, os eleitores escolheram uma samambaia prateada e uma Cruz do Sul em um fundo preto, branco e azul.

Em março de 2016, no referendo final para escolher entre adotar o novo design e manter o antigo, no entanto, 56,6% dos eleitores escolheram manter o antigo design.

Bandeira da Nova Zelândia é um raro exemplo de uma bandeira com origens coloniais que, com apenas pequenas modificações, continuou a representar a nação enquanto passava por desenvolvimentos políticos substanciais.

Brasão de armas da Nova Zelândia

Bandeira da Nova ZelândiaBrasão de armas da Nova Zelândia

Brasão de Armas da Nova Zelândia foi adotado em 1956.

O escudo é dividido em cinco seções. No canto superior esquerdo estão as estrelas Crux da bandeira nacional, no canto inferior esquerdo está o trigo, a faixa central apresenta três faixas, no canto superior direito está um velo e na parte inferior estão dois martelos representando mineração e indústria.

Apoiando a bandeira está uma mulher segurando a Bandeira da Nova Zelândia e um chefe Maori segurando uma Taiata.

Acima está uma coroa de ST Edward e abaixo está uma faixa dizendo “NOVA ZELÂNDIA”.

brasão de armas da Nova Zelândia é o símbolo oficial da Nova Zelândia.

A inicial brasão de armas foi concedido pelo Rei George V em 26 agosto de 1911, e a versão atual foi concedido pela rainha Elizabeth II em 1956.

brasão de armas da Nova Zelândia, aprovada em 1911 e revista em 1956, identifica a Nova Zelândia como país bicultural, com uma figura feminina Europeia de um lado e um Maori rangatira (chefe) do outro.

Os símbolos do escudo central representam comércio da Nova Zelândia, agricultura e indústria.

A samambaia é um símbolo popular da nação, e a coroa um lembrete de que o país é uma monarquia constitucional.

Fonte: Colégio São Francisco/flagmakers.co.uk/Encyclopaedia Britannica

Veja também

Pontos Turísticos da Tailândia

PUBLICIDADE Ao olhar detidamente as fotografias dos numeroso folhetos que anunciam e promovem a Tailândia, …

Pontos Turísticos do Tajiquistão

PUBLICIDADE O Tajiquistão é o menor país da Ásia Central e ainda assim tem quase cinco vezes …

Pontos Turísticos do Sri Lanka

PUBLICIDADE Locais Turísticos do Sri Lanka Sri Lanka oferece lugares dignos de serem visitados. Desde …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.