Breaking News
Home / Turismo / Samoa

Samoa

PUBLICIDADE

Samoa foi habitada desde pelo menos o ano 1000 antes de nossa era, mas não foram descobertas pelos ocidentais em 1722 graças ao holandês Roggeveen.

O arquipélago se tornou um objeto de rivalidade no século XIX entre os alemães, britânicos e norte-americanos.

Samoa

Em 1899, os alemães confirmaram a posse do oeste dos Estados Unidos e recebeu a parte oriental (Samoa Americana).

No início da Primeira Guerra Mundial, Samoa Ocidental foi ocupada pela Nova Zelândia, que recebeu um mandato da Liga das Nações e as Nações Unidas em 1946.

Em um referendo realizado em 1961, o povo de Samoa decidiu pela independência eo fim da tutela da Nova Zelândia.

Portanto, Samoa Ocidental tornou-se o primeiro estado independente da Polinésia sob o nome oficial do Estado Independente de Samoa.

Em 2 de julho de 1997, o Parlamento alterou o nome oficial do país para simplesmente chamar Samoa, o que não significa que o país ainda é chamado, por razões práticas, o “Samoa Ocidental” por oposição a Samoa “American “(ou” oriental “).

Samoanos decidiram pela reunificação ocidental exigindo que a American Samoa cujos cidadãos tenham um padrão de vida muito superior.

A Samoa (antiga Samoa Ocidental, oficialmente o Estado Independente de Samoa, Estado Independente de Samoa e do Estado Independente de Samoa Ocidental, em Samoa e Samoa Malo o Samoa Sa’oloto Tuto’atasi anteriormente Eu Sísifo Samoa em Inglês e do Estado Independente de Samoa Samoa, anteriormente Samoa Ocidental) é um estado independente da Polinésia , incluindo quatro ilhas habitadas ( Upolu , Savai’i , Manono e Apolima ) e suas seis ilhas desabitadas no sul Oceano Pacífico.

Este estado é a parte ocidental do arquipélago de Samoa, a parte oriental sendo administrado americano.

As duas maiores ilhas de Upolu e Savai’i , a oeste.

A capital Apia e Faleolo Aeroporto Internacional está situado no litoral norte de Upolu.

A mudança de nome, em julho de 1997 (e do desaparecimento do nome Samoan eu Sísifo, isto é, “ocidental”, “Ocidente”) expressou o desejo de ver uma aproximação com a Samoa Americana e todo o arquipélago em conjunto.

Samoanos são, em ordem de importância, a segunda após a população polinésia Maori da Nova Zelândia .

Localização

O Estado Independente de Samoa está localizado no coração do sul do Oceano Pacífico, no extremo oeste da Polinésia. Apelidado de o “berço da Polinésia”, porque a ilha de Savai’i é a Hawaiki (o “país de origem”) Polinésia, Samoa são famosos por sua cultura, sua música, suas danças e artes visuais.

O país é considerado como um paraíso tropical, mas isso está muito longe da evolução econômica, social e política.

Tornou-se independente da Nova Zelândia em 1962, depois de mais de um século de dominação estrangeira e influência, Samoa (nome oficial até 1997) permanecem membros da Commonwealth.

Geografia

Os dados físicos

Localizado 2900 km a nordeste da Nova Zelândia e 4.200 milhas ao sudoeste do Havaí, Samoa, partes do arquipélago homônimo com Samoa Americana (localizado a cerca de 130 km).

Eles incluem nove ilhas espalhadas longitude 1710: O Upolu, Savai’i, Manono e Apolima, que são habitadas, e Fanuatapu, Namu’a, Nu’utele, e Nu’ulua Nu’usafee.

A maior ilha, Savai’i, cobre 1.707 km quadrados e sobe para 1.858 metros vulcão Mauga Silisili. Segundo na ilha de Upolu tamanho é 15 km a leste de Savai’i, que é separada pelo Estreito Apolima. De uma forma mais alongada e irregular do que o último, que abrange 1119 quilômetros quadrados em cinco ilhas, e culmina a 1100 metros Monte Fito. As ilhas de Manono e Apolima menor, estão no estreito que separa as duas ilhas principais.

Samoa são ilhas rochosas, nascidos de atividade vulcânica que mudou-se de leste para oeste por sete milhões de anos. Eles estão cercados por recifes de coral e lagoas rasas, exceto nas falésias costeiras formadas por fluxos de lava. As últimas erupções de Matavanu na ilha de Savai’i, teve lugar entre 1905 e 1911. O solo vulcânico de Samoa suporta uma vegetação exuberante de florestas tropicais.

Fonte: www.colegiosaofrancisco.com.br

Samoa

História

Samoa é um grupo de ilhas (formado cerca de 7 milhões de anos atrás) no Oceano Pacífico, a cerca de 15 graus ao sul do equador e cerca de 8 graus a leste do Dateline Internacional, que é de cerca de 1700 km a norte da Nova Zelândia. É composto de nove ilhas.

O Savai’i dois maiores e Upolu, conta para a maioria da população, com apenas dois outros, Manono e Apolima, sendo habitada. Os outros cinco são chamados Fanuatapu, Namu’a, Nuutele, Nuulua, Nuusafee.

As ilhas foram liquidados como parte do general liquidação do Pacífico pela cultura polinésia. Resumidamente, no final do século passado, eles tiveram um papel importante na colonização do Pacífico pelas potências ocidentais.

As ilhas foram estabelecido originalmente cerca de 1000 aC, uma data a que chegaram o namoro de cacos de cerâmica encontrados em Lapida Mulifanua.

Em 200 aC Samoa foi o centro de uma florescente comunidade polinésia com o comércio que ocorre entre Tonga, Fiji e Samoa.

Em cerca de 1300 dC um grupo de colonos de Samoa colonizado as ilhas Tokelau, explicando a semelhança entre as duas línguas.

O holandês, Jacob Roggeveen, foi o primeiro europeu a avistar as ilhas, em 1722.

Louis-Antoine de Bougainville, explorador francês, chamado de ilhas Ilhas Navigator em 1768, depois de encontrar samoanos em alto-mar canoas.

Samoa
O massacre de M.M. de Langle, Lamanon e outras 10 pessoas em dois barcos de La Pérouse

Em 1787, o navio francês La Pérouse pousou em Tutuila e uma equipe de terra foram atacadas, causando a morte de 12 pessoas. Este evento foi capturado pelo artista francês Nicholas Ozanne.

John Williams e Charles Barf, dois missionários da Sociedade Missionária de Londres, chegou à Samoa, em 1830, e foi responsável pela introdução do cristianismo e da religião desctruction Samoan tradicional.

Em 1857 JC Godeffroy e Filho (tomado por Negociação Alemão e Companhia Plantation quando seu negócio falhou), uma empresa alemã fundada seu depósito em Apia, um movimento que levar a Samoa tornando-se o posto de comércio mais popular no Pacífico na época.

O Tratado de Berlim foi assinado em 1889, que garantiu que iria manter Samoa independência política sob o controle de seu próprio rei, que seria aconselhado pelos cônsules norte-americanos, britânicos e alemães.

3 de dezembro de 1894, Robert Louis Stephenson, autor de livros como A Ilha do Tesouro , sequestrada e O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde morreu em sua casa em Vailima.

Em 02 de dezembro de 1899 o Tratado Tripartite substituído, Tratado de Berlim e Samoa Ocidental passou para as mãos da Alemanha, enquanto o América ganhou o que hoje é chamado de Samoa Americana.

Em 1914, no início da Primeira Guerra Mundial, a Nova Zelândia assumiu o controle da Samoa Ocidental, substituindo a Alemanha como o próprio mestre colonial, e manteve-o quando a guerra terminou sob um mandato da Liga das Nações

Uma mudança importante no governo foi feito em 1947, quando o corpo Samoan Legislativa foi alterada de tal forma que ele foi composto por uma maioria de Samoa e concedeu poderes substanciais.

Samoa Ocidental foi o primeiro estado a ganhar polinésia, indepedance obtenção da Nova Zelândia em 1962.

Em 1970, tornou-se um membro da Commonwealth.

Em julho de 1997 Samoa Ocidental aprovou formalmente o nome de “Samoa”.

Fonte: www.samoa.co.uk

Samoa

Samoa (antiga Samoa Ocidental, oficialmente o Estado Independente de Samoa, Estado Independente de Samoa e do Estado Independente de Samoa Ocidental, em Samoa e Samoa Malo o Samoa Sa’oloto Tuto’atasi anteriormente Eu Sísifo Samoa em Inglês e do Estado Independente de Samoa Samoa, anteriormente Samoa Ocidental) é um estado independente da Polinésia, incluindo quatro ilhas habitadas ( Upolu , Savai’i Manono e Apolima ) e seis ilhas desabitadas no sul Oceano Pacífico.

Este estado é a parte ocidental do arquipélago de Samoa, a parte oriental sendo administrado americano.

As duas maiores ilhas de Upolu e Savai’i, a oeste.

A capital Apia e Faleolo Aeroporto Internacional está situado no litoral norte de Upolu.

A mudança de nome, em julho de 1997 expressou o desejo de ver uma aproximação com a Samoa Americana e todo o arquipélago em conjunto.

Samoanos são, em ordem de importância, a segunda após a população polinésia Maori da Nova Zelândia.

Política

Samoa são uma monarquia constitucional independente.

A Constituição de 1960, que entrou em vigor em formalmente a independência do país, é baseado na democracia parlamentar no Reino Unido , modificado para levar em conta os costumes de Samoa.

Grande Chefe Samoan Fiame Mata’afa Faumuina Mulinu’u II foi o primeiro primeiro-ministro na altura da independência, em 1962 / Os outros dois chefs Samoan se viam conjuntamente referidas como o Chefe de Estado.

Após a morte de Tupua Tamasese Mea’ole em 1963, Malietoa Tanumafili II estava sozinho nesta posição até sua morte, em 11 de maio de 2007. Em 16 de junho do mesmo ano, o Parlamento elege Tupua Tamasese Efi Tupuola Tufuga como o O Ao Ó Malo (chefe de Estado).

Ao contrário de seus antecessores, Tufuga Tupuola Efi não é chefe de Estado para a vida, uma vez que ele foi eleito com um mandato de cinco anos. Vai ser o mesmo para os seus sucessores.

Geografia

Samoa está localizado perto da linha internacional de mudança da data , a meio caminho entre o Havaí ea Nova Zelândia , ao sul de Kiribati ( Line Islands ).

O leste ilhas do grau 171 de longitude oeste formar a Samoa Americana e aqueles oeste Samoa Ocidental. Samoa incluem duas grandes ilhas de Upolu e Savai’i e oito ilhéus. Quase três quartos da população vivem na ilha principal de Upolu, que é também a capital, Apia.

As quatro ilhas habitadas de Samoa são chamados de Savai’i , Upolu , Apolima e Manono.

Seis ilhas desabitadas são chamados Fanuatapu, Namu’a, Nu’utele, Nu’ulua, e Nu’ulopa Nu’usafe’e.

Anteriormente chamado Arquipélago Navigator, as ilhas estão se formando Samoa original de coral ou vulcânica . A presença de fluxos de lava faz várias ilhas vulcânicas do arquipélago inabitável.

Samoa (Ocidental) são bastante montanhosa e o pico mais alto do arquipélago é Silisili Mauga (1858 m), na ilha de Savai’i.

O clima é tropical, com uma estação das chuvas a partir de novembro e termina em abril.

A fauna de Samoa é relativamente pequeno, nós encontramos apenas poucos animais: cobras , lagartos e pássaros

A flora de Samoa, no entanto, é muito rica floresta que cobre a ilha é exuberante. Muitas plantas e animais são endêmicas Samoa (não pode ser encontrado em qualquer outro lugar do planeta). É, portanto, a responsabilidade do Estado para manter. É por isso que Samoa estão equipados com o Faatotoe Muli o Ola (biodiversidade estratégia Samoa).

Os ciclones são freqüentes e devastadoras para a agricultura Samoa. Esta é a principal razão para Samoa, cuja economia depende principalmente da agricultura, ainda precisa de assistência internacional.

A 29 setembro 2009, Samoa são afetados por terremoto de magnitude 8 seguido de um tsunami, causando grandes estragos e deixando mais de 115 mortos.

A temperatura média anual é de 22 ° C.

A 30 dezembro 2011, Samoa teve os relógios para a frente por 24 horas para mudar de fuso horário.

Na verdade, Samoa e queria ser modelado sobre os horários de Austrália e Nova Zelândia são os dois principais parceiros comerciais, em vez de as do Estados Unidos. Esta mudança resultou também teve tempo para mover a linha para alterar a data para o leste do arquipélago.

Assim, samoanos foi para a cama em 29 de dezembro à noite para acordar no dia seguinte, 31 de dezembro: para eles, a data “30 de Dezembro de 2011” não existe.

Economia

As principais exportações de Samoa são: copra, o cacau, o de banana e café.

A agricultura emprega dois terços da população de Samoa e fornece 90% das receitas de exportação. Os principais países onde os produtos são exportados são a Austrália , a Estados Unidos e Japão.

O turismo é um setor em expansão, respondendo por 25% do PIB, com 88.000 visitantes em 2001.

Somente os países do Pacífico foram classificadas pela ONU na categoria de países menos desenvolvidos, isso permite receber a ajuda internacional (52 milhões em 1992, 41% do PIB). As importações de petróleo correr 99% das receitas de exportação.

Cultura

O fa’asamoa poderia liderar o caminho em Samoa.

Ele é uma espécie de código de conduta que afeta principalmente o comportamento para com os outros e implica um respeito Idosos estabelecidas autoridades, policiais, pais, etc.

O fa’asamoa também é evidente no sistema judicial de Samoa, que é separado em dois. O primeiro é um sistema baseado em estilo ocidental e uma força de polícia, bem como os tribunais administradas pelo governo central. O segundo é tradicional e está sob a jurisdição de cada aldeia.

Apesar de séculos de influência européia, Samoa mantém seus costumes históricos, sistemas sociais e sua linguagem própria que é que ela é a mais antiga forma de expressão polinésia ainda existentes (hipótese contestada por linguistas modernos).

Fonte: fr.wikipedia.org

Samoa

Samoa Ocidental, Orgulho da Oceania

Samoa é uma nação homogênea, a qual encontra-se dividida politicamente em duas partes a Samoa Ocidental, e a Samoa Oriental administrada pelos Estados Unidos.

Todas duas falam o mesmo idioma e seguem as mesmas tradições e costumes, mas Samoa Ocidental tem mantido sua pureza cultural, enquanto a Samoa Oriental, reflete a influência dos Estados Unidos, que colocou o carimbo “tipicamente americano” em cada local.

O Estado independente de Samoa Ocidental, parte do arquipélago de Samoa, compreende as ilhas habitadas de Sabai’i, Upolu, Monono e Apolima, mais cinco ilhotas desabitadas.

Alfândega e Documentação

Passaporte em vigor, não precisa de visto para as estadias de até 30 dias e passagem de saída.

Equipamentos de Viagem

Recomenda-se levar roupa leve durante o ano todo, roupas de algodão e calçado cômodo para passear. São imprescindíveis óculos de sol, protetores solares e capa de chuva.

Idioma

O idioma oficial é o samoano e o inglês.

Religião

67,6% da população é protestantes, 21,3% católicos e uma minoria pertence aos cristãos naativos e anglicanos.

Eletricidade

A corrente elétrica é de 240 volts a 50 Hz.

Moeda e Câmbio

A unidade monetária é a Talaou ou Dólar de Samoa Ocidental (WST), dividido em 100 Sene. Fora do território não é convertível. Pode-se trocar moeda estrangeira no Bank of Westerm Samoa em Apia ou Salelogola. O horário é das 9 às 15 horas. >

Emergência, Saúde e Policiamento

Não precisa nenhum tipo de vacina para viajar a Samoa Ocidental. É recomendável levar um seguro médico de viagem para qualquer incidência. O telefone para emergências é o 999.

Correios e Telefonia

Em Apia encontram-se as escritórios centrais. O escritório de correios abre de segunda-feira à sexta-feira das 9 às 12 horas e das 13 às 15: 30 horas. O serviço de telégrafos está aberto todos os dias 24 horas. A companhia telefônica cobre apenas Apia e arredores e as ligações internacionais são lentas e difíceis. Para ligar a Samoa Ocidental deve marcar 00-685, e número de abonado (não existem prefixos de cidades).

Fotografia

É aconselhável ir provido de abundante material, pois não deixará de fazer fotografías. Leve em conta na hora de fotografar a luz solar, muito potente, e as cores muito vivas. Nas grandes localidades encontrará material fotográfico, mas não nas vilas remotas.

Horário Comercial

Os centros oficiais abrem das 9 às 12.30 horas e das 13.30 às 16.30 horas, de segunda-feira à sexta-feira. As lojas trabalham entre 8 e 12 horas e das 14 às 17 horas, de segunda-feira à sexta-feira. Sábados abrem das 8 às 12 horas. Domingo estão fechados, exceto os centros turísticos.

Gorjetas

Não costuma-se dar gorjetas e o governo também não abona isto, embora os norte- americanos estão potenciando o hábito.

Taxas e Impostos

Deve-se pagar taxas de aeroporto, mas estando de passagem, quer dizer menos de 24 horas, não precisa pagar nada.

Flora e Fauna

Na flora das ilhas dominam os bosques do tipo tropical úmido, com fetos e árvores de grande tamanho. Entre as espécies mais destacadas assinalamos o coqueiro, o taro, o àrvore do cacau, a bananeira, a árvore do pão, etc.

Quanto à fauna, as ilhas são o lar da tartaruga carei, o corvo marinho pigmeu, o didunculo, o gasterópodo, o milano vermelho, o petrel das tormentas de Markham, a raposa voadora e a tartaruga bastarda.

Gastronomia

Os pratos básicos preparam-se a base de peixe crú, carne de porco e de frango, acompanhados de folhas de taro, fruta do pão, creme de coco e bananas. Entre os mais típicos destacamos o palusami, o taofolo, o fa’ausi e o suafa’i.

Bebidas

As bebidas típicas preparam-se a base de sucos de frutas tropicais.

Compras

Poderá fazer boas compras sobretudo, de artesanato no mercado da capital, Apia, especialmente nas manhãs dos sábados, em Morris Hedestrom e na Office for Tokelau Affairs.

O mais típico do país são os trajes tradicionais, tecidos de cores brilhantes, cestos, talhas de madeira decoradas, bolsos e chapéus feitos em fibra de coco, etc. É aconselhável evitar a aquisição de produtos feitos com carcaça de tartaruga, pois é uma espécie em perigo de extinção.

População e Costumes

Em Samoa Ocidental vivem 169.100 pessoas. Quase a totalidade dos habitantes são polinésios puros, e vivem em 200 aldeias. A capital, Apia, concentra a grande parte da população.

Entre os costumes samoanas é muito sério pedir favores entre os familiares Leva-se em conta os mesmos e caso não se ajude quem necessita, a ficará com má fama.

Quando um samoano visita outro e entra em sua casa, o dono não lhe presta atenção até ter terminado suas tarefas e pronunciado uma palestra de boas vindas; enquanto isso o visitante permanecerá esperando no chão sobre um tapete, sentado.

Se o hóspede é um homem branco ou plangui, será tratado como um samoano sem título, mas se é educado, um profissional ou um oficial receberá o cargo de chefe.

Entretenimento

Entre as atividades que poderá realizar destacamos sobretudo o mergulho e a pesca. E poderá assistir torneios de rugby, jogo de bola, corridas de cavalos, praticar tênis, golfe, e jogos de fitos.

Poderá realizar atrativos cruzeiros entre as ilhas e excursões, não perca a excursão ao Lago Lanoto’o, um lugar de lazer excepcional, lhe aconselhamos ir provido de comida e bebida.

Vida noturna

Há muitos clubes noturnos, bares, cinemas e restaurantes com animação, a maioria fecha aos domingos.

Festividades

Os dias festivos oficiais são 1 de Janeiro Ano Novo, 6 de Fevereiro Dia da Nova Zelândia, 4, 5, 8 e 25 de Abril, 11 de Maio, 1, 2 e 3 de Junho, 14 de Outubro, 4 de Novembro e 25 e 26 de Dezembro Natal.

Transportes

Avião: A companhia nacional é Poynesiam Airlines, com trajetos internacionais e locais. Outras companhias a Samoa são Hawaiiam Air e Samoa Air.

Barco: Os navios comunicam as ilhas entre si. O transbordador mais importante é o Quee’s Salamasina.

Ônibus: É um meio de transporte muito popular mas deverá levar em conta que não circulam sábados de tarde e nem domingos.

Por Terra: Algumas estradas estão asfaltadas, mas não a maioria, sobretudo nas ilhas menores.

Táxi: Não terá problemas para encontrar táxi, mas não tem taxímetro assim, deverá fixar o preço antes de começar a viagem.

Arte e Cultura

As danças tradicionais são bailadas individualmente ou em grupo. Entre as mais populares está a Sa-sa, bailada em grupo e no rítmo do gong; A dança do fogo, onde segundo a tradição eram queimados os homems que mostravam medo; e a dança da Siva, que é de expressão livre.

Na cultura samoana existe a crença de que sua terra foi o berço da Polinésia. Em suas respostas á origem do mundo encontra-se a lenda da criação, protagonizada pelo Deus Tagaloa, uma história similar ao Gênesis da Bíblia.

Os samoanos moram em comunidades presididas pelo matai ou cabeça de família. A organização familiar é mais bem liberal, os anciões e os chefes são respeitados por todos. As moradas tradicionais dos samoanos carecem de muros e dispõe de persianas feitas de folhas de palmeira e o chão é coberto com pedrinhas.

As reuniões do conselho, chamado “fono” têm lugar em uma fale tele, onde juntam-se os chefes a deliberar. Há vários tipos de chefias e entre elas está a de mestre de cerimonias, grau para alguém que sabe falar bem. O vestuário e seus complementos diferenciam os marcos. A visita formal de um chefe a outro chama-se malanga, nela fazem-se presentes e pronunciam palestras, seguidas de uma festa.

As mulheres samoanas costumam reunir-se na aualuma, e o seu título depende do título do marido. Entre os jovens está perdendo o ritual da tatuagem, relacionado antes com a puberdade, e agora só alguns tatuam-se, sem o ritual. Antes levavam o cabelo curto e decorado com cal.

Localização Geográfica

Samoa ocidental é parte do arquipélago de Samoa, no Pacífico Sul, ao norte de Nova Zelândia, entre as ilhas Fiji e as Ilhas Cook. Nem todas as ilhas estão habitadas. À exceção dos atolões de formação vulcânica, que contam com arrecifes coralinos nas costas. Destaca-se no relevo o monte Silisili de 1.858 metros. Não há rios caudalosos.

O conjunto compreende as ilhas habitadas de Sabai’i, Upolu, Monono e Apolima, mais cinco ilhotas desabitadas.

Fonte: www.rumbo.com.br

Samoa

Somente os ocasionais furacões parecem perturbar a calma de Samoa, uma sociedade que, no isolamento dos mares do sul, conserva muito de seus traços tradicionais.

Samoa (antiga Samoa Ocidental) situa-se na Polinésia, região equatorial do oceano Pacífico, a aproximadamente 2.500km a nordeste da Nova Zelândia. Pertence à região oceânica da Polinésia e abrange ilhas do arquipélago de Samoa.

Ocupa uma superfície de 2.831km2, divididos em nove ilhas, das quais apenas quatro são habitadas: as duas maiores, Savaii e Upolu, e outras duas, menores, Apolima e Manono, localizadas no estreito que separa as duas anteriores. As pequenas ilhas desabitadas – Fanuatapu, Namua, Nuutele, Nuulua e Nuusafee – ficam a sudeste de Upolu.

Geografia Física

As ilhas do arquipélago de Samoa são o que ainda resta à superfície de uma antiga cadeia de montanhas submersa, com numerosos vulcões extintos. O território é extremamente acidentado, com altitudes que atingem um máximo de 1.858m na ilha de Savaii. Na ilha de Upolu, onde se encontra a cidade de Ápia, capital do país, a altitude máxima é 1.100m.

A região é assolada por maremotos e terremotos. Fortes ventos de sudoeste sopram sobre as ilhas, principalmente entre maio e novembro, quando são freqüentes os furacões de grande intensidade. Diante das costas emergem recifes coralinos. O clima é tropical úmido, com temperaturas médias anuais de 26o C e reduzida amplitude térmica anual.

População

Os samoanos são polinésios e conservaram em grande parte a estrutura social tradicional, na qual complexos laços de parentesco configuram famílias extensas que povoam vilas inteiras. São línguas oficiais o samoano, bastante relacionado com a língua de taitianos e maoris, e o inglês.

A grande maioria dos habitantes professa crenças cristãs, que foram assimiladas sem grandes traumas.

Economia

A maior parte da população dedica-se à agricultura de subsistência e à pesca. Nas plantações comerciais produz-se coco, copra, cevada, cacau, banana, manga e outras frutas tropicais. A pecuária é reduzida e se destina principalmente ao consumo local.

As poucas indústrias restringem-se às de transformação de matéria-prima agrícola e florestal. O turismo começa a desenvolver-se, e remessas de dinheiro, feitas pela comunidade samoana da Nova Zelândia, são importantes para a economia.

O comércio exterior, realizado sobretudo com a Nova Zelândia, principal parceiro comercial de Samoa, os Estados Unidos, a Austrália, o Japão e o Reino Unido, é amplamente deficitário. As exportações de matérias-primas agrícolas não cobrem em geral o valor dos produtos importados, como carne, açúcar, tecidos e veículos.

O país está ligado por serviços de transporte aéreo e marítimo com a Nova Zelândia e arquipélagos próximos.

História

O arquipélago foi descoberto provavelmente em 1722 pelo holandês Jacob Roggeveen e, durante a segunda metade do século XIX, objeto de litígio entre os Estados Unidos, a Alemanha e o Reino Unido. Em dezembro de 1899 foi celebrado em Berlim um acordo pelo qual os três países declararam a neutralidade das ilhas, sobre as quais estabeleceram um protetorado tripartite.

Em 1900, a Alemanha assumiu o controle de Samoa.

Em 1920, a Liga das Nações concedeu à Nova Zelândia um mandato sobre as ilhas e estabeleceu um conselho legislativo formado por seis membros: dois europeus e quatro samoanos.

Em 1947 Samoa foi transformada em território tutelado pela Organização das Nações Unidas que, em 1959, também recomendou a concessão de autonomia completa às ilhas.

Após o plebiscito realizado em 1962, Samoa tornou-se o primeiro país independente da Polinésia, tendo por chefes vitalícios Tupua Tamasese Meaole — que morreu em 1963 — e Malietoa Tanumafili II.

A constituição, no entanto, prevê a eleição do chefe de estado, para um mandato de cinco anos, pela Assembléia Legislativa, de 49 membros eleitos por sufrágio universal também para períodos de cinco anos.

O poder executivo é exercido pelo gabinete composto do primeiro-ministro e oito membros da Assembléia. Em julho de 1997, a Assembléia Legislativa de Samoa Ocidental aprovou a mudança do nome do país para Samoa.

Fonte: www.biomania.com.br

Samoa

Capital: Ápia.
Religião: Cristianismo 99,7%… Também bahaísmo (Templo da Fé Bahá’í).
Idiomas: Samoiano e Inglês.
Etnia / raça: Samoan 92.6%, Euronesians 7% (persons of European and Polynesian blood), Europeans 0.4%.
Soberano: Malietoa Tamumafili II (desde 1963).
Moeda: Tala (tala).
Código internacional: SAT?

A constelação mais representativa do Hemisfério Sul é a Cruz do Sul ou Cruzeiro do Sul que, além do Escudo Brasileiro, integra as Bandeiras Nacionais do Brasil, Austrália, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné e Samoa Ocidental.

As ilhas Samoa são reconhecidas como o último refúgio do romancista Robert Louis Stevenson (1850-1894), autor de A Ilha do Tesouro.

Localizado no coração do Pacífico Sul, o arquipélago de Samoa Ocidental é composto de nove ilhas.

As duas maiores abrigam a maioria da população. Montanhosas, são cobertas de florestas tropicais.

Os principais recursos vêm da exploração de madeira e frutas. O turismo cresce em importância.

Fonte: www.sergiosakall.com.br

Samoa

O Estado Independente de Samoa, conhecida como Samoa Ocidental até 1997, é composto de nove ilhas vulcânicas, dois dos quais – Savai’i e Upolu – compõem mais de 99% da terra.

Ele foi governada pela Nova Zelândia até o seu povo votou pela independência em 1961. Tem grupo do mundo segundo maior polinésia, após a Maori.

Centros profundamente conservadores e devoção cristã de Samoa da sociedade em torno da família, que é dirigido por um chefe eleito que dirige os assuntos sociais, econômicos e políticos da família e da igreja, que é um foco de vida recreativa e social.

Muitas aldeias de Samoa armazenar até 20 minutos de toques de recolher de oração à noite.

A economia gira em torno da pesca e da agricultura, que é vulnerável a ciclones e doenças.

As tentativas de diversificação reuniram-se com o sucesso.

O turismo está crescendo, graças a das ilhas atrações cênicas e belas praias.

Offshore bancário lidera uma expansão do setor de serviços. Fabricação de luz está em expansão e tem atraído investimentos estrangeiros.

Em um desenvolvimento importante para seu status comercial, Samoa aderiu à Organização Mundial do Comércio em 2012.

Apesar disso, muitos jovens samoanos estão deixando para a Nova Zelândia, os EUA ea Samoa Americana. O dinheiro enviado para casa pelos samoanos que vivem no exterior pode ser uma importante fonte de renda familiar.

Samoa
Mapa de Samoa

Política: O governante Partido de Proteção dos Direitos Humanos tem sido o partido dominante no país desde 1982.

Economia: A economia é fortemente dependente das exportações agrícolas, turismo e assistência financeira de samoanos que vivem no exterior.

Internacional: Samoa continua a manter estreitas relações com o ex-potência colonial Nova Zelândia, que ainda é o seu principal parceiro comercial.

A cronologia dos principais acontecimentos:

1722 – navegador holandês Jacob Roggeveen é o primeiro europeu a explorar Samoa.

1830 – Sociedade Missionária de Londres chega em Samoa.

1899 – Alemanha anexos Samoa Ocidental (agora chamado Estado Independente de Samoa, Samoa ou apenas), os EUA assume leste Samoa (Samoa Americana) e Grã-Bretanha retira a sua reivindicação para as ilhas, de acordo com tratado entre a Alemanha, a Grã-Bretanha e os EUA.

Samoa
Um monumento em Mulinu’u marca anexação da Alemanha de Samoa

1914 – Nova Zelândia ocupa Samoa Ocidental durante a Primeira Guerra Mundial e continua a administrá-lo após a guerra, em virtude de um mandato da Liga das Nações (e um mandato das Nações Unidas, após a Segunda Guerra Mundial).

1928 – As autoridades da Nova Zelândia atirar mortos 11 membros do movimento de resistência mau passiva.

1939-1945 – As tropas dos EUA estacionadas em Samoa Ocidental, durante a Segunda Guerra Mundial, mas não as batalhas são travadas sobre as ilhas.

Samoa
Samoa é considerado por alguns como o berço da cultura polinésia

Independência

1962 – Samoa Ocidental torna-se independente, a primeira nação insular do Pacífico a fazê-lo.

1990 – Os eleitores estreitamente aprovar sufrágio universal para o Parlamento e aumentar a duração da legislatura 3-5 anos; 10.000 pessoas estão desabrigadas pelo ciclone Ofa.

1997 – Samoa Ocidental muda seu nome para Samoa, um movimento que provoca alguma tensão com Samoa Americana.

1998 – Governo impõe severas restrições sobre a liberdade de imprensa.

2000 – Dois ex-ministros são condenados à morte pelo assassinato de um político companheiro que ameaçou expor um escândalo de corrupção, mas as penas de morte são comutadas.

Março de 2001 – O primeiro-ministro Tuila’epa Sailele Malielegaoi é reeleito para um segundo mandato depois de uma eleição penhasco cabide. Sua Proteção dos Direitos Humanos (Partido HRPP) afirma 28 assentos no parlamento de 49 lugares.

Junho de 2002 – Nova Zelândia pede desculpas formalmente para Samoa para o seu tratamento de cidadãos pobres de Samoa na época colonial. O primeiro-ministro Helen Clark faz a apologia em uma cerimônia em Apia marcando 40 anos de independência.

Fevereiro de 2004 – Austrália diz que dará Samoa US $ 7 milhões para ajudar a treinar as forças de segurança.

Abril de 2006 – O primeiro-ministro HRPP Tuila’epa governista vence eleições parlamentares.

Março de 2007 – Os direitos do grupo Mau Sitiseni se prepara para assumir a sua luta para a maioria dos samoanos indígenas a serem concedidos Nova Zelândia cidadania para a ONU.

República

Maio de 2007 – O rei Malietoa Tanumafili II morre aos 94 anos, após 45 anos no trono. Ele foi nomeado rei para a vida na independência em 1962. Ele era monarca do mundo a terceira maior reinante.

Samoa torna-se república. Parlamento elege ex-PM Tuiatua Tupua Tamasese cabeça Efi de Estado.

De dezembro de 2008 – Onze MPs forma independente oposição Tautua Samoa Party (TSP).

De setembro de 2009 – Samoa muda para dirigir na esquerda, tornando-se o primeiro país desde a década de 1970 para mudar o lado da estrada em que carros são dirigidos. A mudança traz Samoa em linha com outros países sul-Pacífico.

Tsunamis causados por um forte terremoto no Pacífico matam mais de 200 pessoas em Samoa, também batendo Samoa Americana e Tonga.

2011 Março – Partido de Proteção dos Direitos Humanos ganha vitória esmagadora nas eleições parlamentares.

2011 Dezembro – Samoa “salta” de um dia, no final do ano, indo direto 29-31 de Dezembro e saltar para o oeste através do dateline internacional para trazê-lo de acordo com sua principal parceiros comerciais Austrália e Nova Zelândia.

2012 Maio – Samoa junta-se à Organização Mundial do Comércio.

2012 Junho – Samoa marca o 50 º aniversário da sua independência da Nova Zelândia, com quatro dias de festividades na capital.

Fonte: news.bbc.co.uk

Veja também

Hino Nacional da República Democrática do Congo

Debout Congolais PUBLICIDADE Debout Congolais (Levanta congolês) é o hino nacional da República Democrática do …

Locais Turísticos da República Democrática do Congo

BRAZZAVILLE PUBLICIDADE É um lugar muito interessante, muito verde, com uma Basílica, Mercados e o …

República Democrática do Congo

PUBLICIDADE O território que hoje leva o nome de República Democrática do Congo tem sido habitada por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.