Breaking News
Home / Turismo / Aterro do Flamengo

Aterro do Flamengo

PUBLICIDADE

O Parque do Flamengo é um complexo de lazer no Rio de Janeiro, Brasil . Foi construído em terraços sucessivos na Baía de Guanabara.O parque estende-se do Aeroporto Santos Dumont , no Centro de Bairro da cidade, no início da Praia de Botafogo , na zona sul , cobrindo a maior parte da praia do Flameng .

Entre os elementos do complexo são: o Museu de Arte Moderna , o monumento anos Mortos da II Guerra Mundial , a Marinha da Glória , o Monumento a Estácio de Sá , uma via rápida, áreas para prática de esportes, um restaurante e duas praias (a Glória e Flamengo). A forma atual do parque foi inaugurado em 1965 , com 1,2 milhões de metros quadrados .

Aterro do Flamengo
Vista aérea do parque, localizado entre a da Baía de Guanabara e os distritos de Castelo , de Movieland , da Lapa , da Glória e Flamengo

Atrações

A característica mais marcante do Parque Eduardo Gomes é a diversidade de sua flora, composta principalmente por espécies nativas selecionadas por Burle Marx .

A riqueza planta atrai diversas aves em grande número. Para os turistas de cruzeiro em direção às passarelas praia do Flamengo foram construídas com curvas suaves em pistas e viadutos sobre eles rápidos, as faixas são usadas para ambos os atletas e competições, como o ciclismo.

O local também é usado ocasionalmente para a realização de grandes eventos públicos. Apesar da oposição dos vizinhos, que temem que a incapacidade do parque transporte e predação, a que foram reduzidos eventos.

Fonte: es.wikipedia.org

Aterro do Flamengo

Parque Brigadeiro Eduardo Gomes, conhecido como Aterro do Flamengo, possui 1.200.000m² de área verde à beira-mar,com arbustos floridos, uma profusão de árvores, compondo uma das mais visitadas e belas áreas de lazer da cidade.

A idealização do parque foi de Lota Macedo Soares, de família da elite carioca.

Não fez universidade mas foi aluna de Cândido Portinari e tornou-se uma esteta com conhecimento de arquitetura e urbanismo. Lota era também conhecida por sua curiosidade e conhecimento de plantas.

Para aterrar a área, o morro de Santo Antonio foi desmanchado à jatos d’água. A mesma draga que abriu o Canal do Panamá, retirou areia do mar para criar a Praia de Botafogo.

Lota teve a idéia de iluminar o aterro à noite para permitir passeios noturnos no parque. As quadras de esporte foram idéia sua, que são alugadas todos os dias do ano, inclusive de madrugada, quando ficam tomadas por times de várias associações.

Com o aval do governador, Carlos Lacerda, reuniu um grupo de amigos notáveis: o paisagista Roberto Burle Marx,o botânico Luiz Emygdio de Mello Filho e os arquitetos Affonso Eduardo Reidy, Sérgio Bernardes e Jorge Moreira.

Era um grupo de trabalho que se reunia sob a liderança de Lota.

O tapete verde que cobre essa imensa área provocou muitas desavenças entre os membros do grupo e também com o pessoal da urbanização, da época. Lota queria apenas 2 pistas para carros (e conseguiu) enquanto o pessoal do urbanismo exigia 4 pistas.

Do entulho surgiram 11.600 árvores de 190 espécies, nativas e exóticas.

Entre as 4.400 palmeiras de 50 espécies estão preciosidades como a talipot (Corypha umbraculifera) que floresce apenas um vez e morre (como testemunhamos por volta de 2003/2004).

Além do fato de ser um parque urbano, ele tem características muito especiais, como grupos de plantas da mesma espécie, o uso de plantas brasileiras que não eram comumentemente usadas em paisagismo – como o abricó-macaco e o pau-mulato -(essa informação nos dá o arquiteto Haruyoshi Ono, que participou do projeto como estagiário e é hoje diretor do escritório Burle Marx (O Globo 5.11.2005).

O parque foi informalmente inaugurado em 12 de Outubro de 1965, Dia da Criança, com uma grande festa popular idealizada por Lota.

Nascia então uma das principais áreas de lazer da cidade, com quadras polivalentes, campos de futebol, playground, anfiteatro, pistas de skate e aeromodelismo. Há ainda um restaurante e quiosques, a Marina da Glória e o Museu de Arte Moderna – MAM.

O Aterro foi incorporado à paisagem da cidade, e se tornou um marco como o Pão de Açúcar e o Corcovado, como era o sonho de Lota.

Do Aeroporto Santos Dumont a Enseada de Botafogo, o parque oferece as mais diversas atrações. Um roteiro interessante, por exemplo, pode ser iniciado no Museu de Arte Moderna, passando-se para o Monumento aos Pracinhas, a Marina da Glória, o Museu Carmem Miranda, até o Monumento a Estácio de Sá – fundador da cidade.

Um espetáculo interessante é a troca da guarda promovida pelas três Forças Armadas, sempre no primeiro domingo de cada mês, no Monumento dos Pracinhas. Também aos domingos e feriados o Aterro e suas pistas de rolamento ficam inteiramente liberados ao público, que aproveita para se dedicar às mais variadas formas de lazer.

Aterro do Flamengo
Aterro do Flamengo

Fonte: www.riotur.rj.gov.br

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Locais Turísticos de Burkina Faso

UAGADUGU (OUAGADOUGOU), A CAPITAL PUBLICIDADE É a capital de Burkina Faso e foi fundada há mais de …

Hino Nacional de Burkina Faso

Une Nuit Seule PUBLICIDADE Une Nuit Seule (também conhecido como L’Hymne de la Victoire ou Ditanyè) …

Bandeira de Burkina Faso

PUBLICIDADE A Bandeira de Burkina Faso é formada por duas listras horizontais, de igual largura, sendo a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.