Breaking News
Home / Turismo / Central do Brasil

Central do Brasil

PUBLICIDADE

Construído na década de 1940, numa época de grande fervor econômico e nacionalismo durante o Estado Novo. Tem 135 metros de altura onde se encontra um grandioso relógio.

Central do Brasil
Central do Brasil

Central do Brasil
Autores: Roberto Magno de Carvalho e Escritório Robert R. Prentice (Geza Heller e Adalberto Szilard)
Data: 1937
Endereço: Estação Pedro II – Praça Cristiano Otoni, s/nº

Fonte: www.riotur.rj.gov.br

Central do Brasil

A Central do Brasil, estação de trens metropolitanos, localiza-se na Praça Cristiano Ottoni, no centro da cidade. Com seus 135 metros de altura, a estação ferroviária operada pela Supervia, é a estação de trens mais famosa do Brasil.

Através de sua linhas Deodoro, Santa Cruz, Japeri, Belford Roxo e Saracuruna, os trens fazem uma ligação do Centro aos demais bairros da Zona Norte e Oeste do Rio de Janeiro, e também aos municípios da Baixada Fluminense, inclusive o ramal de Saracuruna/Gramacho, do qual originalmente saíam da garagem de Barão de Mauá, por pertencerem à antiga Estrada de Ferro Leopoldina.

Curiosidade: Em 1858, o primeiro prédio foi construído no local, para inaugurar a linha da Estrada de Ferro Central do Brasil, a “Estação do Campo”, e em razão das obras de eletrificação e expansão do sistema, demolido nos anos 30. Em 1950, é inaugurado os trens de aço Santa Cruz e Vera Cruz, e em 1943, durante o Estado Novo, é a vez da nova estação, com o famoso relógio inspirado no movimento artístico art déco.

A estação era oficialmente chamada de Estação Dom Pedro II. Antes recebeu também o nome de “estação da Corte”. E em 1998 o nome oficial mudou para “Central do Brasil”, após as filmagens do filme que concorreu ao Oscar “Central do Brasil”, de Walter Salles com Fernanda Montenegro no elenco, popularizando o nome pelo qual a estação é conhecida hoje.

Fonte: www.wikirio.com.br

Central do Brasil

Central do Brasil é a mais importante estação de trem no Brasileiro cidade de Rio de Janeiro.

Central do Brasil
Vista da torre do relógio da estação

Central do Brasil
A estação em 1899.

É a última parada da rede ferroviária do Rio de Janeiro , bem como um hub para a conexão com o metrô da cidade e uma estação de ônibus. Central do Brasil é também uma paragem de destaque na inter-estatal ferrovia , que liga o Rio de Janeiro com São Paulo e Minas Gerais , embora a ferrovia está praticamente desativada.

A estação está localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro , ao longo da Avenida Presidente Vargas e em frente ao parque Campo de Santana .

Fonte: en.wikipedia.org

Veja também

Hino Nacional da República Democrática do Congo

Debout Congolais PUBLICIDADE Debout Congolais (Levanta congolês) é o hino nacional da República Democrática do …

Locais Turísticos da República Democrática do Congo

BRAZZAVILLE PUBLICIDADE É um lugar muito interessante, muito verde, com uma Basílica, Mercados e o …

República Democrática do Congo

PUBLICIDADE O território que hoje leva o nome de República Democrática do Congo tem sido habitada por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.