Breaking News
Home / Turismo / Praça Quinze de Novembro

Praça Quinze de Novembro

PUBLICIDADE

Praça Quinze de Novembro

Aterro realizado em local onde antes coexistiam pequenas lagoas, charcos, pântanos, mangues e trechos de mar, a Praça Quinze guarda, no espaço que abrange o Paço Imperial, o Convento dos Carmelitas, o Arco do Teles e a Travessa do Mercado, muito da memória do Brasil.

Pode-se dizer que foi ali que a história do Rio começou. E, mesmo após as recentes obras de modernização e reorganização realizadas pela Prefeitura, a Praça Quinze, com seus bares, restaurantes, feiras, museus e intensa movimentação popular, mantém um charme todo especial, que só mesmo quem está ali consegue sentir.

Fonte: www.riodejaneiro-turismo.com.br

Praça Quinze de Novembro

A praça é considerada um dos locais mais importantes da cidade do Rio de Janeiro, pois nela ocorreram, durante vários séculos, os acontecimentos mais significativos que afetaram o destino não só da cidade, mas também do país.

Foi de uma sacada do Paço Real da Praça XV, em 1822, que D.Pedro I anunciou sua permanência no Brasil, no episódio conhecido como dia do Fico. E foi também no Paço da Praça XV, por exemplo, que a Princesa Isabel sancionou a Lei Áurea, em 13 de Maio de 1888, abolindo a escravatura.

A Praça faz parte do centro histórico do Rio e é margeada, de um lado, pela Baía de Guanabara e do outro pela Rua Primeiro de Março, ou antiga Rua Direita, que já foi uma das mais movimentadas e importantes da cidade.

Nela foi erguido o prédio do Palácio dos Governadores e da Casa da Moeda, futuras instalações do Paço Real e depois Imperial (por isso a antiga denominação). Foi o primeiro imóvel da cidade a ter vidros nas janelas.

Além do Paço, fazem parte do conjunto da Praça XV de Novembro, o Arco do Telles, o prédio da Bolsa de Valores, o Chafariz de Mestre Valentin e a Estação das Barcas, de onde partem as barcas que fazem o transporte de passageiros pela Baía de Guanabara, para Niterói, Paquetá e Ilha do Governador.

O que fazer no local

Uma visita histórica para conhecer a Praça XV vale muito à pena, pois você conhece grande parte das construções antigas importantes, como o Paço Imperial – que sempre tem exposições muito boas e possui um rico espaço multicultural com programação diversificada de artes plásticas, cinema, teatro, música, biblioteca, atividades educativas, seminários e serviços de lojas e restaurantes. No andar térreo há uma livraria com café – e o chafariz de Mestre Valentin.

Às quintas, sextas e sábados as ruas próximas ao Centro Cultural Banco do Brasil, como a Rua do Ouvidor, ficam cheias de mesas postas pelos bares e pessoas conversando e se divertindo com muita música, comida e bebida.

Praça Quinze de Novembro

Geralmente, o local fica cheio de gente, pessoas que acabaram de sair do trabalho, de visitar o CCBB ou a Casa França-Brasil, que saíram da Escola de Cinema Darcy Ribeiro ou que foram diretamente para lá para uma pré-night no mais novo point do centro da cidade.

Fonte: www.wikirio.com.br

Veja também

Hino Nacional da República Democrática do Congo

Debout Congolais PUBLICIDADE Debout Congolais (Levanta congolês) é o hino nacional da República Democrática do …

Locais Turísticos da República Democrática do Congo

BRAZZAVILLE PUBLICIDADE É um lugar muito interessante, muito verde, com uma Basílica, Mercados e o …

República Democrática do Congo

PUBLICIDADE O território que hoje leva o nome de República Democrática do Congo tem sido habitada por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.