Breaking News
Home / Turismo / Museu Casa do Pontal

Museu Casa do Pontal

PUBLICIDADE

Museu Casa do Pontal

Maior Museu de Arte Popular do Brasil. Localizado em um tranqüilo sítio no Recreio dos Bandeirantes, entre a Prainha e a Serra do Mar. São mais de 5.000 peças dos mais variados estilos, formas, materiais e tamanhos.

O acervo, selecionado nos últimos 50 anos pelo colecionador francês Jacques Van de Beuque, apresenta ainda um banco de dados criado para visitas de estudantes e turistas.

Endereço: Estrada do Pontal, 3295 – Recreio dos Bandeirantes

Fonte: www.riodejaneiro-turismo.com.br

Museu Casa do Pontal

A Casa do Pontal é o maior e mais significativo museu de arte popular do país. O acervo é composto por 8.000 esculturas e modelagens feitas contemporaneamente por cerca de 200 artistas populares de todas as regiões brasileiras e recobre a produção feita em toda segunda metade do século XX.

A coleção, o edifício, os jardins e a montagem da mostra foram projetados e executados pelo designer francês Jacques Van de Beuque, também responsável pela coleta das peças, no que investiu seus próprios recursos financeiros e 50 anos de pesquisas e viagens.

A exposição permanente do museu reúne, em 1.500 m² de galerias, obras representativas das variadas culturas rurais e urbanas do Brasil. Mostradas tematicamente, abrangem as atividades cotidianas, festivas, imaginárias e religiosas. Todo o percurso das galerias é acompanhado por textos explicativos em português, inglês e francês.

Tombado em 1989 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural do Rio de Janeiro, o museu recebeu, em 1996, o prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que o reconheceu como “melhor iniciativa no país em prol da preservação histórica e artística de bens móveis e imóveis”.

Segundo o International Council of Museums (ICOM), filiado à Unesco, “a Casa do Pontal não é apenas um museu completo de Arte Popular Brasileira, mas um verdadeiro museu antropológico, único no país a permitir uma visão abrangente da vida e da cultura do homem brasileiro”.

Exposição permanente

A exposição permanente do museu reúne, em 1.500 m2 de galerias, 5000 obras, produzidas desde 1950 até hoje, e representativas das variadas culturas rurais e urbanas do Brasil. A exposição é organizada tematicamente, segundo as atividades cotidianas, festivas, imaginárias e religiosas.

Todo o percurso das galerias é acompanhado por cerca de 100 textos explicativos em português, inglês e francês; ampliações fotográficas com imagens dos artistas e de festas folclóricas e cerca de 1.000 legendas de obras, com a autoria, o local de nascimento do artista e a década de criação da obra. As obras estão distribuídas em cerca de 100 vitrines iluminadas.

Fonte: www.popular.art.br

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Locais Turísticos de Burkina Faso

UAGADUGU (OUAGADOUGOU), A CAPITAL PUBLICIDADE É a capital de Burkina Faso e foi fundada há mais de …

Hino Nacional de Burkina Faso

Une Nuit Seule PUBLICIDADE Une Nuit Seule (também conhecido como L’Hymne de la Victoire ou Ditanyè) …

Bandeira de Burkina Faso

PUBLICIDADE A Bandeira de Burkina Faso é formada por duas listras horizontais, de igual largura, sendo a …

Um comentário

  1. cupom de desconto saraiva

    Eu realmente aprendi muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.