Breaking News
Home / Turismo / Marina da Glória

Marina da Glória

PUBLICIDADE

Marina da Glória

Praticamente no centro da cidade, entre o Aeroporto Santos Dumont e o Monumento da II Guerra Mundial no Parque Brigadeiro Eduardo Gomes – Aterro da Glória, a Marina é porto náutico para esportistas e visitantes da cidade.

E quem a vê de longe tem a impressão de estar olhando uma pintura, uma obra-de-arte da natureza. Ocupa uma área de 105.000m² e dispõe de cais flutuante e cais nobre e uma infra-estrutura de apoio às embarcações turísticas e desportivas, além de restaurantes e estacionamento privativo.

Fonte: www.rio.rj.gov.br

Marina da Glória

O Rio de Janeiro, como se já não fossem muitos os seus atrativos naturais, ainda conta com o privilégio de abrigar alguns belos projetos arquiteônicos e paisagísticos, entre os quais destacam-se o Aterro do Flamengo e, nele inserido, a Marina da Glória.

A Marina, numa área de 381 km², tem localização privilegiada, pois está a 5 minutos do centro, a 10 minutos das praias da Zona Sul e é vizinha ao Aeroporto Santos Dumont. Foi inaugurada em 1979, e o projeto original é dos arquitetos Amaro Machado e de Duarte Belo.

Ela conta com cais flutuante e infra-estrutura de apoio a embarcações turísticas e desportivas, além lojas especializadas em material náutico, de conveniência, restaurantes, estacionamento privativo. Ali são ministrados cursos de vela, pesca e mergulho.

Seus visitantes desfrutam de uma das mais belas paisagens do Rio de Janeiro, com vista privilegiada do Pão de Açúcar e da Baía de Guanabara. Além disso, passar pela Marina é uma excelente oportunidade de ver belíssimos iates, entre eles o Lady Laura IV, um iate Falcon 115 do cantor Roberto Carlos, que costuma ficar ali atracado. A embarcação foi comprada em Miami, levou oito anos para ser construída, e tem cinco suítes, salas de estar, jantar, cozinha e área de lazer.

Modernização

Com os diversos eventos internacionais que têm ocorrido no Rio, é recorrente a intenção de modernizá-la. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Iphan, embargou as obras que visavam modificá-la para os Jogos Pan-Americanos 2007, uma vez que a reforma ameaçava o Parque do Flamengo, que é tombado. Ainda assim, a Marina da Glória recebeu as competições de vela dos Jogos Pan-americanos de 2007.

Desde setembro de 2009 a administração da Marina está nas mãos do grupo EBX, de Eike Batista. Novamente cogitou-se modernizá-la com o fito de torná-la apta a receber disputas na Olimpíadas de 2016, aumentando sua capacidade para 10 mil pessoas, mas ainda não há autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Em sua formatação atual, com pequenas modificações, a Marina está apta a receber competições de vela.

Estrutura

A Marina da Glória conta com pavilhões de eventos bastante concorridos. Conjuntamente os dois pavilhões contam com cerca de 4000 m² de área, abrigando até até 4500 pessoas. A marina já recebeu diversas edições do Rio Boat Show, o maior salão náutico da América Latina, que movimenta 170 milhões de reais e atrai 50 mil visitantes.

O que fazer

Passeios de barco

Da marina partem saveiros e iates para passeios pelas águas normalmente calmas da Baia da com destino a Niterói, Ilha de Paquetá e Pão de Açúcar, entre outros. Pink Fleet – Aos sábados, às 11:30h, parte do local a embarcação do empresário Eike Batista para passeios de 2:30h de duração pela Baía da Guanabara. Trata-se de um navio de 54 metros com capacidade para 450 pessoas.

Nas proximidade

– Aterro do Flamengo – Esta grande área oferece muitas oportunidades de lazer.

– Outeiro da Glória – Pela igreja localizada no alto de uma colina.

– Museu da República – Museu que conta a história do Brasil república.

Fonte: www.wikirio.com.br

Veja também

Hino Nacional da República Democrática do Congo

Debout Congolais PUBLICIDADE Debout Congolais (Levanta congolês) é o hino nacional da República Democrática do …

Locais Turísticos da República Democrática do Congo

BRAZZAVILLE PUBLICIDADE É um lugar muito interessante, muito verde, com uma Basílica, Mercados e o …

República Democrática do Congo

PUBLICIDADE O território que hoje leva o nome de República Democrática do Congo tem sido habitada por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.