Breaking News
Home / Turismo / Carnaval no Rio de Janeiro

Carnaval no Rio de Janeiro

PRÉ-CARNAVAL

PUBLICIDADE

Carnaval no Rio de Janeiro

Na realidade citar pré-carnavalescos é contar que nas semanas que antecedem o carnaval acontecem as melhores festas, os mais animados ensaios de bandas e blocos, o concurso para a escolha dos soberanos do Carnaval, os shows de samba que deflagram o Terreirão, os ensaios finais nas quadras das escolas de samba, as exposições de fantasias, a troca de informações sobre onde e como desfilar em uma escola de samba, o ti-ti-ti para descobrir os dias e os horários de saída das melhores bandas. É viver o clima folião pouco antes do carnaval.

Bandas e Blocos

Antes do carnaval e nos quatro dias de folia o maior divertimento do carioca é poder participar das bandas e dos blocos desde os seus ensaios, que têm sido o ponto alto do período pré-carnavalesco, transformando-se nas grandes festas do verão carioca.

Terreirão do Samba

Espaço ao ar livre que revive a ambientação do berço do samba, a Praça Onze. Geralmente é inaugurado antes do carnaval, funcionando a pleno vapor nas madrugadas do tríduo momesco. Um grande palco magnetiza as atenções para os shows ininterruptos de música popular brasileira e de samba. Tudo regado a muita cerveja gelada, disponível nas barracas com serviços de alimentação.

Ensaios das Escolas de Samba

Esta é a melhor maneira de entrar em contato com o samba genuíno. Desde o momento em que se ouvem as primeiras pulsações do batuque da bateria de uma escola de samba, todo o corpo é contagiado e os pés imediatamente se manifestam no ritmo da música.

Toda a escola de samba possui uma quadra de ensaios, que funciona, na maioria dos casos, nos finais de semana. Isto é, um lugar fechado ou ao ar livre onde se dança e se aprende o samba enredo que será tocado no Carnaval. Com certeza uma experiência para não ser esquecida. Há também os ensaios gerais que acontecem na Passarela do Samba, um bom momento para vivenciar parte da grande festa que se desenvolverá no Carnaval.

Assistir aos desfiles das escolas de samba é viver o próprio carnaval. É pular, acompanhar a letra do samba, incentivar a escola, vibrar junto.

Por uma hora e vinte minutos cada escola exibe a beleza da criatividade de artesãos locais, mostrada com força, brilho e movimento. Fruto de um trabalho árduo de cada comunidade durante um ano.

Mutirões são organizados e, nos imensos barracões do Centro, o trabalho não pára.

Para quem participa de todo o desenvolvimento de uma escola de samba é quase uma religião e o rito da alegria deslumbra a todos a cada ano.

Cidade do Samba

Cidade do Samba - Rio de Janeiro
Cidade do Samba

O mais novo atrativo turístico do Rio de Janeiro é a Cidade do Samba, a qual ocupa uma área de 114.000m2, construída pela Prefeitura do Rio, na zona portuária

A escolha da localização da cidade temática tem razão de ser, pois foi lá, espécie de “Solo Sagrado”,onde nasceu o Samba Carioca.

O triângulo formado por Saúde, Santo Cristo e Gamboa concentra grande tradição da cultura popular da Cidade, notadamente de personagens e entidades ligadas ao Carnaval Carioca.

O desenho da Cidade do Samba forma uma figura geométrica, com as fábricas circundando a praça central. Parecem partes de um grupo de mãos dadas, formando uma grande roda. É como se o mundo do samba estivesse abraçando os seus ancestrais que estiveram por aqui nos séculos XVII e XVIII, trazendo a arte da dança e da música africanos,hoje incorporada às tradições culturais brasileiras.

A cidade temática transformará as atividades das Escolas de Samba numa prática permanente. Mais do que um centro de visitação turística, a Cidade do Samba se consolida como um núcleo de produção da genuína arte brasileira.

AS FÁBRICAS DE SAMBA

Barracões

Carnaval no Rio de Janeiro

Portões de 10m de largura por 7,5m de altura possibilitam a passagem dos carros alegóricos completamente montados.

No último piso, de 2.700m2 funcionam os ateliês de costura, chapelaria, adereçaria, além das oficinas de isopor e modelagem em fibra de vidro.

Um elevador de carga atende aos 4 pavimentos.

O vão de 12m de altura permite que as alegorias sejam montadas em tamanho natural.

De uma passarela externa o visitante percorrerá todas as fábricas, assistindo a montagem das alegorias através de vidraças e de uma varanda de 8m de altura.

A Passarela Professor Darcy Ribeiro está localizada na Rua Marquês de Sapucaí, na Cidade Nova. O início da Passarela faz confluência com a Avenida Presidente Vargas, na altura da Praça Onze e o seu final é na Rua Frei Caneca.

COMO CHEGAR

Para ir ao Sambódromo no Carnaval e assistir ao desfile, a melhor maneira de se direcionar é saber a localização do setor para o qual foi comprado o ingresso.

Fonte: www.rio.rj.gov.br

Veja também

Hino Nacional da República Democrática do Congo

Debout Congolais PUBLICIDADE Debout Congolais (Levanta congolês) é o hino nacional da República Democrática do …

Locais Turísticos da República Democrática do Congo

BRAZZAVILLE PUBLICIDADE É um lugar muito interessante, muito verde, com uma Basílica, Mercados e o …

República Democrática do Congo

PUBLICIDADE O território que hoje leva o nome de República Democrática do Congo tem sido habitada por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.