Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

PUBLICIDADE

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro

Inaugurado em 1958, o Museu de Arte Moderna tem localização privilegiada e muita história para contar. Com 130m de comprimento e 25m de largura, o prédio está instalado em meio a jardins no Aterro do Flamengo junto a Baía de Guanabara e bem próximo do centro da cidade.

Vítima de um grande incêndio no ano de 1978, o Museu de Arte Moderna mobilizou a solidariedade de centenas de pessoas em todo o mundo, o que foi fundamental para a recuperação de sua sede e de seu acervo.

Atualmente, o MAM possui uma coleção com cerca de 1.700 obras, entre pinturas, esculturas e gravuras de artistas brasileiros e estrangeiros. Além de uma biblioteca especializada em artes e uma importante cinemateca, onde acontecem as mostras mais concorridas da cidade.

Endereço: Avenida Infante Dom Henrique, 85 – Aterro – Centro

Fonte: www.riotur.rj.gov.br

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro é localizado no nordeste do Parque do Flamengo.É no Centro distrito , a oeste do Aeroporto Santos Dumont , na Baía de Guanabara.

Arquitetura

Parque do Flamengo era um projeto de planejamento urbano na costa do Rio, sob a direção de Roberto Burle Marx (1909-1994) na década de 1950 e 1960. O modernista edifício de concreto , projetado por Affonso Eduardo Reidy (1.909-1.964), foi concluída em 1955, marco jardins modernistas do museu foram projetados por Burle Marx.

O edifício principal tem uma cadência dramática de elementos pilares externos, ligados por vigas longitudinais, proporcionando um nível de cozinha livre de colunas internas ou paredes estruturais. O parque foi criado em aterro na baía, de modo que os fundamentos pilares chegar a 20 metros (66 pés) para baixo.

Um grande terraço ao ar livre é enquadrado pela entrada fachadas do edifício principal e da asa teatro. A fachada norte tem persianas de alumínio para controlar a quantidade de luz natural (baixo) entrar no espaço da galeria durante o solstício de inverno período. As janelas da galeria são orientados para o norte e sul.

Anner pátio também foi projetado por Burle Marx. Uma ampla elemento rampa em espiral atinge um nível superior, com um terraço, um restaurante, bar e lounge com vista para a Baía de Guanabara, Pão de Açúcar , e outras formações montanhosas graníticas do Rio de Janeiro.

Âmbito

O ensaio de Affonso Eduardo Reidy para o significado do museu expressa:

“A influência cultural de um museu de arte moderna não é apenas retirado da coleção de obras de arte e de cursos e conferências realizadas lá, mas mais particularmente a criação de sua própria atmosfera intelectual em que o artista é enriquecer o seu próprio trabalho e idéias em que o público pode absorver a cultura artística exigido pela mente do homem moderno “.

O escopo do museu é como um centro de artes, e inclui:

exposições – galerias para a coleção permanente e as mostras de viagem.
escola de arte – com palestras e espaços de estúdio.
teatro – para shows, peças de teatro, balés clássicos, exibições de filmes e conferências.
operações – serviços públicos (restaurantes, etc), oficinas, armazéns, coleções e escritórios da administração.

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Modernista edifício, com jardins de Roberto Burle Marx .

Fonte: en.wikipedia.org

Veja também

Pontos Turísticos da Índia

PUBLICIDADE ÍNDIA, A MAGIA DO ALÉM A Índia é fascinante. Terra onde convivem numerosas etnias e diversas …

Pontos Turísticos do Iêmen

PUBLICIDADE Aberto ao turismo de forma amável. O Iêmen oferece um paraíso de lendas e história única. …

Pontos Turísticos da Geórgia

PUBLICIDADE Locais Turísticos da Geórgia Geórgia conta com algumas cidades de grande riqueza cultural, tranquilas e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.