Breaking News
Home / Turismo / Lagoa Rodrigo de Freitas

Lagoa Rodrigo de Freitas

PUBLICIDADE

Lagoa Rodrigo de Freitas

Cercada pelos mais badalados bairros cariocas – Lagoa, Ipanema, Leblon, Gávea e Jardim Botânico -, emoldurada por montanhas e abraçada pelo Cristo Redentor, a Lagoa Rodrigo de Freitas impressiona pelo pôr-do-sol e o reflexo dourado em suas águas plácidas e silenciosas, tornando-se um grande ponto de encontro, tanto para os cariocas quanto para os visitantes.

Unida ao mar pelo canal do Jardim de Alah, entre Ipanema e Leblon, sua orla abriga parques, quadras de esportes, rinque de patinação, heliporto, pista para caminhadas e corrida, ciclovia e um centro gastronômico distribuído por quiosques que oferecem de comida alemã a japonesa, além de música ao vivo a partir do anoitecer. Isso sem falar nos passeios de pedalinho que, nos domingos e feriados, proporcionam ao turista uma visão única de tudo que um dos mais belos cartões-postais cariocas revela.

As margens da Lagoa são algumas das mais bem equipadas áreas de entretenimento da cidade e convidam a uma caminhada, jogging ou passeios de bicicleta, que podem ser alugadas por ali. Seus 7,5 km de extensão incorporam os parques dos Patins, Taboas e Catacumba. O conjunto dos três parques oferece uma infinidade de opções esportivas e gastronômicas. Abaixo um pequeno roteiro:

Parque dos Patins

Na área compreendida entre o clube Piraquê e o heliporto, o Parque do Patins pode ser uma boa opção de lazer com diversas atividades que vão desde patinação a shows simultâneos nos quiosques em seu entorno. Ali, pode-se também saborear as mais diversas especialidades da cozinha internacional.

Parque da Catacumba

O Parque da Catacumba pode ser visto como um belo museu ao ar livre dentro de uma pequena reserva ambiental. São ao todo 32 esculturas de artistas diversos que integram com harmonia a natureza do parque, ideal para caminhadas. Perto dessa mistura de artes, degusta-se grandes pratos e petiscos do mundo inteiro

Parque dos Taboas

Localiza-se entre dois famosos clubes do Rio, o Clube de Regatas Flamengo e o Clube Caiçaras. O parque é uma verdadeira quadra esportiva que reúne praticantes dos mais variados esportes como, futebol, tênis e skate. Quiosques também integram a área esportiva do parque.

Endereço: Avenida Epitácio Pessoa e Avenida Borges de Medeiros – Lagoa

Fonte: www.riotur.rj.gov.br

Lagoa Rodrigo de Freitas

Com 9,5 km de contorno, a Lagoa Rodrigo de Freitas está ligada ao mar pelo canal do Jardim de Alá, que separa o Leblon de Ipanema. Suas águas são o local preferido dos remadores. Por esse motivo, a lagoa é rodeada por clubes tradicionais do remo, como Flamengo e Vasco (sede náutica), e outros de lazer, como Caiçaras e Piraquê.

Às margens da lagoa, o público encontra ciclovia, pista de cooper, playground, quadras esportivas e um pequeno centro gastronômico com quiosques que oferecem de comida italiana à japonesa, além de música ao vivo à noite. Anexo está o Parque da Catacumba, que expõe ao ar livre 30 esculturas de artistas brasileiros e estrangeiros.

Desde 1995, a Lagoa Rodrigo de Freitas conta com o Parque Tom Jobim, que reúne áreas de lazer, esportes, gastronomia, entre outros. O espaço é tão democrático que abriga até o ParCão, um parque dedicado apenas ao caninos.

Fonte: www.guiadasemana.com.br

Lagoa Rodrigo de Freitas

História

A Lagoa Rodrigo de Freitas fica na Zona Sul do Rio de Janeiro. A lagoa é ligada ao Oceano Atlântico , permitindo que a água do mar entre por um canal ao longo da borda de um parque no local conhecido como Jardim de Alá .

Lagoa Rodrigo de Freitas

Embora a lagoa recebe suas águas de diversos rios afluentes das encostas circundantes, entre os que se destaca é o rio Rio dos Macacos (hoje canalizado), que introduz água salgada. A água da lagoa vem do represamento de uma abertura para o mar causado por sucessivos acúmulos de terra. Este separa do Oceano Atlântico , com exceção do Canal do Jardim Alá.

Inicialmente habitada pelos índios Tamoios que dominavam a lagoa, como piroga  ou Caminho das Garças”. A chegada do colonizador Português, Dr. Antônio Salema (1575-1578), que na época era também o Governador e Capitão Geral da Capitania do Rio de Janeiro , a intenção de instalar uma usina de açúcar nas margens da lagoa.

Para livrar-se da presença indesejável dos índios ele espalhou roupas que tinham sido usados ??por pessoas doentes com varíola ao longo das margens da lagoa com a intenção de matar os índios. Essa foi a plantação de cana-de-açúcar e construção do Engenho d’El-Rey ,onde hoje Centro de Recepção aos Visitantes do Jardim Botânico do Rio de Janeiro opera .

Essas terras já foram adquiridos por Dr. Salema da cidade vereador , Amorim Soares, fazendo com que a lagoa a ser chamado de “Lagoa de Amorim Soares”. Com sua expulsão da cidade em 1609 o terreno foi vendido para o filho-de-lei, Sebastião Fagundes Varela, com a consequente mudança de nome para “Lagoa do Fagundes”. Isso proprietário de terras, por meio de aquisição e invasão, aumentou o tamanho de suas propriedades rurais na região, de tal forma que por volta de 1620 que possuía toda a terra de bairros de hoje do Humaitá para Leblon .

Em 1702, sua bisneta, Petronilha Fagundes, então 35 anos, se casou com o jovem Português cavalaria oficial, Rodrigo de Freitas de Carvalho, então apenas 18 anos-que empresta seu nome à lagoa. Viúvo , Rodrigo de Freitas de Carvalho voltou para Portugal em 1717 e morreu em 1748.

A região permaneceu em mãos de arrendatários, sem grande alarde, até o início do século 19. Então, em 1808, o Português Família Real chegou durante a ( transferência da corte para o Brasil Português ). O Príncipe Regente apropriou do Engenho da Lagoa (Lagoa Mill) para construir uma fábrica de pólvora e construir o Horto Botânico (Jardim Botânico Real) do -hoje real Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Durante o século 19 muitas soluções diferentes foram pensadas para o problema da estagnação de água, até que, em 1922, a Repartição de Saneamento das Zonas Rurais (apresentou um projeto para “… limpar e embelezar a Capital para as festividades da Independência do centenário. ” Esse projeto envolveu a dragagem de um canal para se reconectar a lagoa para o mar. O solo retirado para a construção do canal formou a ilha de Caiçara, sede do clube de hoje com o mesmo nome.

Em pouco tempo, taludes formados em suas bordas, que gradualmente reduziu a sua área de superfície, proporcionando terra para o Jockey Club Brasileiro, no Jardim de Alá Jardim de Alá , eo assento do esporte do Clube Naval, na ilha de Piraquê. O canal dragado agora é chamado de Jardim de Alá Channel. A lagoa representa hoje uma das principais atrações turísticas da capital do Rio de Janeiro.

Ele também é conhecido como “O Coração do Rio de Janeiro.” O bairro Lagoa nomeado após a Lagoa Rodrigo de Freitas. É uma classe média alta no bairro e tem um dos maiores índices de desenvolvimento humano do país.

Parte da lagoa é aterro que ocorreu em meados do século 20. Muitos montes, como Catacumba , Praia do Pinto, e outros, ocuparam a área ao redor da lagoa. Por muitos anos eles alojados mais de cinqüenta mil pessoas.

No entanto, devido à qualidade e segurança de construção riscos pobres, depois de mais de 20 anos nas encostas o prefeito expulsou todos os habitantes e “derrubou” os morros, enterrando uma grande parte da cidade. Os habitantes deixaram para os subúrbios e começou a viver em habitações. Edifícios de apartamentos e parques foram construídos no lugar das encostas.

Com 2,4 milhões de metros quadrados (0,93 quadrados milhas ) de área de superfície, desportos náuticos, como o remo ou simplesmente andar de bicicleta acontecem em torno de sua água refletindo.

É a casa de um estádio de remo (Estádio de Remo da Lagoa), um caminho de bicicleta pavimentada de 7,5 km (mais de 4,5 milhas ), diverso equipamento de lazer e alimentação quiosques que oferecem regionais e internacionais de gastronomia itens. Alguns dos clubes desportivos mais importantes da cidade estão à beira da lagoa:

– Clube de Regatas do Flamengo

– Jóquei Clube Brasileiro

– Clube Naval Piraquê na ilha do Piraquê

– Paissandu Atlético Clube

– Clube dos Caiçaras

– Club de Regatas Vasco da Gama (sede náutica)

– Botafogo de Futebol e Regatas (sede náutica)

A lagoa é cercada por bairros de Ipanema , Leblon , Gávea , Jardim Botânico , Copacabana , Botafogo e Humaitá . Ele atrai um grande número de visitantes durante os feriados de Natal, devido à sua famosa e gigantesca árvore de Natal, que é construído sobre uma plataforma flutuante que se move em torno da lagoa.

A Fundação Eva Klabin é localizado às margens da lagoa . A lagoa vai sediar de sprint canoa e remo eventos para os Jogos Olímpicos de 2016 e eventos de remo para os Jogos Paraolímpicos de Verão de 2016.

Lagoa Rodrigo de Freitas

Poluição da Lagoa

A lagoa tem vários problemas ambientais, incluindo água, bem como a poluição da terra. Atualmente, uma empresa privada está patrocinando um projeto para despoluir a lagoa, mas isso não será rápido ou simples. Apesar de uma colônia de peixe sobreviver ao longo de suas margens, a lagoa sofre crônicas mortandade de peixes causada por algas que proliferam e consomem o oxigênio da água.

Fonte: en.wikipedia.org

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Locais Turísticos de Burkina Faso

UAGADUGU (OUAGADOUGOU), A CAPITAL PUBLICIDADE É a capital de Burkina Faso e foi fundada há mais de …

Hino Nacional de Burkina Faso

Une Nuit Seule PUBLICIDADE Une Nuit Seule (também conhecido como L’Hymne de la Victoire ou Ditanyè) …

Bandeira de Burkina Faso

PUBLICIDADE A Bandeira de Burkina Faso é formada por duas listras horizontais, de igual largura, sendo a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.